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sergio7alves Honda Monkey

Número de Mensagens : 12 Idade : 47 Localização : Braga Mota/Modelo : Cbr650f Data de inscrição : 20/09/2017
 | Assunto: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 13:45 | |
| Boas, A minha CBR650F 2017 é um pouco alta para mim gostaria de obter algumas opiniões e ideias de como rebaixá-la para me sentir mais confortável com ela parada ou quando vou parar. Será boa ideia só rebaixar a traseira? Terei de rebaixar a frente também? Outro ponto a ter em conta é que não quero comprometer a segurança e desportividade da moto. Recomendam algum kit já existente no mercado? Qual? Agradeço a todos os que me possam ajudar. Sérgio Alves |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9157 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 14:00 | |
| Quando mexes numa, mexes na outra por norma, se não provoca desequilíbrio entre traseira e frente.
O mais básico que poderias fazer, era reduzir a pré-carga, de ambas as suspensões, isto poderia baixar ligeiramente a suspensão porque a faria trabalhar mais abaixo no percurso, mas não é DE TODO a solução ideal. Isto porque estás a provocar alterações na ciclística, e comportamento da suspensão (pré-load é configuração para peso, e não é este o objectivo). Além de que a tua nem tão pouco tem ajuste de pré-carga à frente, e equilibrar, sem inventar, seria complicado. O que quero dizer sem trocar de suspensão, ou fazer-lhe alterações significativas e/ou alterar ciclística e o ponto de funcionamento da mesma, não podes pegar neste ponto para alterar a altura.
Iria mais por outro lado, por exemplo, banco. Se lhe retirares espuma lateral, e em altura, por norma facilita-te chegares com os pés ao chão. É por exemplo o que a Madd aqui do fórum fez, é só falares com um bom estofador. Se te for suficiente, é o ideal, é relativamente barato, e não te 'estraga' nada.
Já agora, quanto medes? _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube Life is a trip, from point A (birth), to point B (death). Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between. Think for yourself. Live your life. Make it count. |
|  | | S.Pacheco CBR 600F

Pendura : Normalmente Solo!!!
Número de Mensagens : 1019 Idade : 42 Localização : Vila Nova de Milfontes Mota/Modelo : CBR1000 RR 2008+ EX: GSX-R 1000 K1 EX: XF-21 50cc kkkkkkk Data de inscrição : 01/11/2016
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 14:20 | |
| Uma outra coisa que podes fazer é alterar a barra do pneu. Suponho que os teus pneus sejam barra 55 se alterares para uma barra 50 diminuis um pouco a altura da mota. tens é que alterar os dois, lá está para não alterar a ciclística da mota. |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9157 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 14:22 | |
| Mesmo alterando os 2, a medida não fica exactamente igual (dificilmente baixas a mesma medida em ambos o traseiro e frente), e como tal mesmo apenas alterando a altura dos pneus, já estás a alterar a ciclística, ainda que possa não ser muito significativo. _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube Life is a trip, from point A (birth), to point B (death). Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between. Think for yourself. Live your life. Make it count. |
|  | | guiZmo CBR 500R

Número de Mensagens : 877 Idade : 37 Localização : Belas Mota/Modelo : Hornet F7 - ex PCX v2 125 Data de inscrição : 14/11/2016
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 14:48 | |
| Fora nao ser a medida de livrete...
E encontrar pneus 120/65 e 180/50 nao deve d ser tao facil assim. quando a medida standard é 120/70 e 180/55 |
|  | | Daikoni Administrador

Número de Mensagens : 9157 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 15:13 | |
| - guiZmo escreveu:
- E encontrar pneus 120/65 e 180/50 nao deve d ser tao facil assim. quando a medida standard é 120/70 e 180/55
Atenção que ao contrário do que maior parte das pessoas pensam, as medidas não funcionam assim, o /65 não é 65mm, nem tão pouco o /50 é 50mm. Fazendo as contas: 120/70 = 84mm de altura; 120/65 = 78mm de altura; 180/55 = 99mm de altura; 180/50 = 90mm de altura. Essa redução iriam reduzir 6mm de altura à frente, 9mm atrás. Não é drástico, provavelmente a nível de comportamento nem notariam nada, mas há alterações. Este tipo de alteração, quando mais exagerada, faz com que a frente circule "alta" e a traseira "baixa", faz com que a mota tenha tendência para alargar trajectórias, a frente fique "leve", com falta de feeling, instável e com tendência para fugir, a mota com resistência a inclinar, etc... O que quero dizer, é cuidado com as 'invenções', principalmente se não sabem as consequências de cada invenção. Atenção que não estou a criticar nada, até porque ninguém nasce ensinado, mas apenas estou a alertar para mais um erro / mito muito frequente "se quero reduzir um /70 para /65, reduzo os mesmos /5 atrás e fica tudo bem" - Errado. Só alterar a altura da mota provoca diferenças de ciclística, então quando se junta desequilíbrios entre frente e traseira....  _________________________________________ Youtube | Vimeo Novo canal (não relacionado com motas, paisagístico): Youtube Life is a trip, from point A (birth), to point B (death). Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between. Think for yourself. Live your life. Make it count.
Última edição por Daikoni em Setembro 28th 2017, 15:46, editado 2 vez(es) |
|  | | PSonic CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3475 Idade : 37 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 15:32 | |
| Penso que já foi dito quase tudo, que o ideal (dependendo do qt que seja necessário baixar) é mexer no banco e nada de especificações da mota.
A minha antiga CBR600 tinha um ajuste de altura para ficar mais baixa do antigo dono (escola de condução, para dar para toda a gente), que era na mesa de direcção. Ou seja, subiram as suspensões mais para cima da mesa que do q me lembro alguns 2 dedos em relação à posição original. Resultado disso? No mesmo dia que a comprei (já depois de ter tirado a carta nela) caiu do descanso, pois onde a parei a mota ficou demasiado direita e pumba para o outro lado. Durante uns tempos lá tive q ter esse cuidado como ficava no descanso, mas assim que chegou a altura da revisão das suspensões da frente voltaram logo à posição original.
Em condução não notei nada de especial mas tb estamos a falar de uma mota de 1988 que não estaria tão pensada ao milímetro como as actuais. O que notei foi melhor resposta da mota, mas tb acredito neste caso por conta da revisão das suspensões que levou retentores novos e óleo.
Se no ultimo recurso vais mexer nas suspensões terás que encurtar o descanso lateral tb senão a probabilidade de ela cair para o outro lado é enorme. |
|  | | sergio7alves Honda Monkey

Número de Mensagens : 12 Idade : 47 Localização : Braga Mota/Modelo : Cbr650f Data de inscrição : 20/09/2017
 | Assunto: Re: Rebaixar CBR 650 F 2017 Setembro 28th 2017, 21:42 | |
| OK... Estou a entender a ideia. Mas que dizem daqueles kit da Hiperpro? Ou de outra marca..Em que rebaixam a moto em 20mm ou 30mm. |
|  | | sergio7alves Honda Monkey

Número de Mensagens : 12 Idade : 47 Localização : Braga Mota/Modelo : Cbr650f Data de inscrição : 20/09/2017
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