InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarNovos Michelin Road 5 - Página 4 LojaNovos Michelin Road 5 - Página 4 V-deosNovos Michelin Road 5 - Página 4 Fotos
Novos Michelin Road 5 - Página 4 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Novos Michelin Road 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
tokenize
Honda Monkey
tokenize

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Sintra
Data de inscrição : 22/09/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 15:00

F1CT1C10U5 escreveu:

Frente vai fazer-me 10k, talvez chegue aos 11k.
Trás 13/14k à vontade.
A durabilidade de um pneu é um tópico subjectivo. Há malta que estoira S21s em 3 ou 4 mil kms... há pessoal que faz 20k.
À chuva, e em seco, são o melhor pneu que já tive (tirando os D212, mas isso "não é" para andar na rua).
Entretanto percebi. De facto são números bons. Cheira-me que no meu caso o de trás não deve durar tanto. Eu costumo esticar-me nas acelerações parvas, que é o que mais consome o pneu de trás.

F1CT1C10U5 escreveu:
Tens razão... podia ter sido mais específico. Se calhar não é um "não"... é um depende. Depende do que esperas que aconteça. Pessoalmente experimentei uma vez essa combinação de frente mole, traseira rijo, no meu caso atrás era um Pilot Road 3, à frente já nem me lembro. Não achei grande piada.
Certo, percebido. Acho que para a CBR vou abandonar essa opção também.

Daikoni escreveu:
A situação deverá ser semelhante à tua experiência anterior. A questão é que os pneus são feitos para funcionar um com o outro, quando misturas, estás a criar situações de incoerência.
Se dizes que gostas de ter um pneu mais aderente à frente, a pores RS à frente e um PR5 atrás poderás ter isso em condições ideias (temperatura mais alta e seco), chegas a molhado ou temperaturas mais baixas, provavelmente terás um de trás mais aderente. Até o tipo de piso faz variar a aderência entre modelos de pneus diferentes. Há uns que agarram melhor nuns pisos outros noutros.

Por pneu mais 'macio' / desportivo à frente, não quer dizer que tenhas sempre mais aderência nesse. E a incoerência entre umas vezes teres mais aderência atrás e outras à frente, acaba é por te neutralizar a confiança, porque não sabes com o que contas, e até pores-te em risco desnecessariamente.

Se gostaste dos PR4, podes pôr os PR5 que são bastante melhores em seco (diria que são praticamente Power3 a nível de aderência).
E a aderência também me parece melhor ao longo da vida, os PR4 eu gostava muito deles enquanto eram novos, mas no último terço da vida, nem por isso. Nestes PR5 já estou +- com 12.000km neles, e não estou nada descontente com a aderência para os kms que têm.

O meu conselho seria, escolhe um modelo, e mete ambos os pneus desse modelo.
Bom feeedback, obrigado. Acho que vou seguir o teu conselho e meter pneus iguais. Agora estou é mega indeciso em quais. Se dizes que o PR5 tem um nível de aderência superior ao PR4, estou fortemente inclinado para esses. É só ter atenção ao tempo de aquecimento. Se calhar até dou um toque na suspensão para ficar ligeiramente mais rija, que deve diminuir o tempo de aquecimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 14th 2018, 15:52

tokenize escreveu:
Bom feeedback, obrigado. Acho que vou seguir o teu conselho e meter pneus iguais. Agora estou é mega indeciso em quais. Se dizes que o PR5 tem um nível de aderência superior ao PR4, estou fortemente inclinado para esses. É só ter atenção ao tempo de aquecimento. Se calhar até dou um toque na suspensão para ficar ligeiramente mais rija, que deve diminuir o tempo de aquecimento.

Depende do que queres, se calhar para condução mais desportiva, Power RS, S21/S22, Diablo Rosso3, seriam os mais indicados.
Se fizeres também AE, passeios mais tranquilos, os Sport-Touring actuais estão muito bons, e não perdem assim tanto para os Sport como possam pensar.

Quanto à suspensão, cuidado com o "toque para ficar ligeiramente mais rijo", mais rijo não significa automaticamente melhor.
Se por mais rijo entendes mais pré-carga (pre-load), o que vai acontecer é que vais reduzir o SAG, e vais ter a suspensão a trabalhar elevada, o que além de ficar a funcionar fora do ponto óptimo dela, vai-te alterar também a ciclística à mota, por elevares a frente. A pré-carga deve de ser usada exclusivamente para adaptares a suspensão ao teu peso (e respectiva carga da mota).
Se por mais rijo entenderes aumentar o rebound e/ou compression à suspensão, o que vai acontecer é que na verdade estás a fazer a suspensão trabalhar mais lenta, pelo que podes fazer com que deixe de acompanhar o piso como deve de ser, e te cause problemas de aderência, instabilidade, falta de conforto, e pores-te em perigo desnecessariamente.

Nunca alteres as configurações de uma suspensão a pensar "mais rijo é melhor". É o primeiro erro e mito.
Poderá fazer sentido em fazeres umas pequenas alterações de rebound/compression quando fores para a pista, e neste caso aumentar um pouco a rigidez (na verdade, o que acontece é diminuir a velocidade que a suspensão trabalha), em que podes tirar algum benefício nas travagens mais fortes e outras situações, mas é exclusivamente porque as condições de pista são diferentes de estrada, as irregularidades são muito menores, não há buracos, etc.

Não digas é que vais 'endurecer' a suspensão para aquecer mais facilmente os pneus..
Reduzir um pouco a pressão dos pneus faz com que aqueçam mais rápido, sem os prejuízos na suspensão Razz

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 4 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
tokenize
Honda Monkey
tokenize

Número de Mensagens : 28
Idade : 35
Localização : Sintra
Data de inscrição : 22/09/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 14th 2018, 16:05

Bem, agora sinto que levei um raspanete Razz

Mas sim, tens razão, falei de forma muito leviana. Estava a referir-me a aumentar a compressão apenas. Li isso num forum internacional, de forma a que o pneu esteja sobre um pouco mais de carga. E claro que isso tem consequências, não existe fórmula mágica. De qualquer forma, isto é já off topic.

Desta vez vou meter os S22. Dependendo do que eles durem, na próxima muda logo vejo.

Obrigado pelo excelente feedback.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 14th 2018, 17:48

tokenize escreveu:
Bem, agora sinto que levei um raspanete  Razz

Não foi com esse sentido, sorry lol!
Estava só a tentar explicar-te que ao pensares que estavas a fazer bem, poderias estar a fazer pior. Ninguém nasce ensinado, e há muita informação na internet, umas certas, e outras menos certas, que por vezes nos levam ao engano.

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 4 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 16th 2018, 14:38

Daikoni escreveu:

Reduzir um pouco a pressão dos pneus faz com que aqueçam mais rápido, sem os prejuízos na suspensão Razz

Ao contrário meu amigo, se encheres mais é que aquecem mais depressa!  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 16th 2018, 22:45

MotardFeio escreveu:
Ao contrário meu amigo, se encheres mais é que aquecem mais depressa!  cheers

Que andas a fumar? doido

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 4 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 18th 2018, 11:54

É o teu fabricante preferido de pneus que o diz, não sou eu:

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Captur11
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 18th 2018, 12:27

estás a confundir aquecimento mais rápido com aquecimento excessivo...são coisas diferentes...
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 18th 2018, 14:57

Wolf escreveu:
estás a confundir aquecimento mais rápido com aquecimento excessivo...são coisas diferentes...

Exactamente Wolf.

Feio, estás a confundir conceitos.

Uma coisa é o sobreaquecimento do pneu num ponto (que também contribui para o desgaste excessivo), que é o que falam, se tu aplicas 100NM de binário num cm^2, é diferente do que dividires esse binário por 10cm^2.
Isto nada tem a ver com o aquecimento global de um pneu, como um todo.

O que cria aquecimento de um pneu é a fricção. Fricção com o piso, e também entre ele mesmo (com o flectir / deformar). Maior a pressão, menor a deformação, menos calor gerado.

Por algum motivo o "Cold Tear" é associado a excesso de pressão, e "Hot Tear" a falta de pressão.

Retirado de outro fabricante de pneus:
Novos Michelin Road 5 - Página 4 Captur15

E mais outro lado:
Novos Michelin Road 5 - Página 4 Captur16

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 4 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3609
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitimedezembro 18th 2018, 15:19

AH! Então é isso, rapidez de aquecimento vs aquecimento excessivo.

Sempre a aprender!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Novos Michelin Road 5 - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 4 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Novos Michelin Road 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4

 Tópicos semelhantes

-
» Michelin Pilot Road 4
» Michelin Pilot Road 3 - Análise
» Novos pneus Pilot Road 3
» Os Novos Pneus da Michelin...os Power Pure
» Novos Pneus: Bridgestone BT 003 RS | Michelin Power One | Pirelli Angel ST

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-