| | Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? | |
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jvicente1971 Honda Monkey
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![Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 4th 2020, 15:15 | |
| Boas, coloquei uma transmissão nova e quero ver se mantenho a corrente sempre bem lubrificada. Andei a ler mas as opiniões divergem...Sobre que óleo usar na corrente. Fui a uma loja e comprei o Motul C4 sem saber. Foi o que o logista me aconselhou mas agora leio que esse óleo só é bom para quem faz longos percursos ou corrida onde a corrente tem tempo de aquecer. Outros dizem que nem o c4 nem o c2 são muito bons etc...Agora tenho lá a embalagem do C4 novinha Eu só ando em estrada e voltinhas normalmente pequenas tirando ao fim de semana que faço umas viagens maiores...Mas não sou de corridas nem de limites... Outra pergunta...uns dizem que a cada 1000km devemos limpar e lubrificar, outros dizem que a cada 500km....fico sem saber...Será que o melhor é inspeccionar a corrente e ver se ainda tem aquela "goma" do óleo antes de cada viagem? Digam lá os CBRianos o que é melhor? Obrigado desde já |
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![Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? Empty](https://2img.net/i/fa/empty.gif) | Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 4th 2020, 16:13 | |
| Eu agora só uso o lubrificante da Motorex e é top, nunca usei nenhum da motul mas não devem ser maus, cheguei a experimentar um lubrificante da WD-40 mas aquilo é horrível e para o preço que é esquece nunca compres esse.
Em relação ao kms não faço ideia, eu limpo e lubrifico a corrente todos os f-d-s, quer ande muito durante a semana, quer ande pouco ou mesmo quando fica a mota parada durante a semana faço sempre questão de limpar/lubrificar todos os f-d-s. |
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| - D.G escreveu:
- quer ande pouco ou mesmo quando fica a mota parada durante a semana faço sempre questão de limpar/lubrificar todos os f-d-s.
Haja paciência... fogo! |
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| Concordo, nao compres o oleo da WD40 q aquilo caga tudo. Motul nunca testei. Usava um q adorava da Castrol, foi substituído por outro q e é outra porcaria q caga tudo. Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
Este é o meu ritual com a corrente: - lubrificada a cada 500km (2 depósitos), pelo lado interior e apenas uma volta e sempre que possível ao chegar pois a corrente está quente e faz o oleo entrar melhor nos elos - lavagem depende do estado mas tem aguentado bem entre revisões, a cada 6000km. Lavada com querosene e depois lubrificada.
Ao andar à chuva o espaço entre lubrificações e lavagem tem q ser encurtada. Assim qd se anda tb em locais de mto pó/terra. Existem obviamente óleos pensados para esses cenários caso seja esse o ambiente de uso da mota.
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| - Lusso escreveu:
Haja paciência... fogo! Prefiro fazer assim porque custa menos a limpar não demora nada 10/15m e está feito se deixar andar é pior passo mais tempo de volta daquilo. - PSonic escreveu:
- Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
É o que eu uso também e é espectacular ![fixe!](/users/2712/73/00/72/smiles/3223044276.gif) |
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| - PSonic escreveu:
- Concordo, nao compres o oleo da WD40 q aquilo caga tudo. Motul nunca testei.
Usava um q adorava da Castrol, foi substituído por outro q e é outra porcaria q caga tudo. Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
Este é o meu ritual com a corrente: - lubrificada a cada 500km (2 depósitos), pelo lado interior e apenas uma volta e sempre que possível ao chegar pois a corrente está quente e faz o oleo entrar melhor nos elos - lavagem depende do estado mas tem aguentado bem entre revisões, a cada 6000km. Lavada com querosene e depois lubrificada.
Ao andar à chuva o espaço entre lubrificações e lavagem tem q ser encurtada. Assim qd se anda tb em locais de mto pó/terra. Existem obviamente óleos pensados para esses cenários caso seja esse o ambiente de uso da mota.
Boas Bem, por agora tinha 600km feitos com corrente nova. Ainda tinha lubrificação e o mecânico até disse que só precisava lubrificar aos 1000km..mas testei o C4 da Motul e pelo menos uma coisa é certa....não caga a jante...fica esbranquiçado e parece ter uma boa lubrificação...em fim...sou novato nestas andanças e vou vendo como este C4 se comporta....daqui a uns km volto a ver... |
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| Os Motul C2 (road) e C4 (factory line) são os melhores óleos de corrente que experimentei. Pela minha experiência, o C4 é o que melhor lubrifica, e também tem a facilidade de deixar a corrente branca quando metes, sabes mais facilmente o que está lubrificado ou não.
No entanto, o C4 tem alguns contras comparativamente vs o C2, ao ser mais líquido / menos pegajoso, também sai mais da corrente mais facilmente, pelo que o C2 tem a vantagem para viagens mais longas / mais tempo ou kms entre lubrificações, e chuva (que também é boa para mandar o óleo fora e dar cabo das correntes mais rapidamente).
Resumidamente, C4 lubrifica melhor, mas requer lubrificação mais frequente. C2, não deixa a corrente tão soltinha, mas aguenta mais tempo. Ambos são bons, e a diferença não é abismal. _________________________________________ |
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| - Daikoni escreveu:
- Os Motul C2 (road) e C4 (factory line) são os melhores óleos de corrente que experimentei.
Pela minha experiência, o C4 é o que melhor lubrifica, e também tem a facilidade de deixar a corrente branca quando metes, sabes mais facilmente o que está lubrificado ou não.
No entanto, o C4 tem alguns contras comparativamente vs o C2, ao ser mais líquido / menos pegajoso, também sai mais da corrente mais facilmente, pelo que o C2 tem a vantagem para viagens mais longas / mais tempo ou kms entre lubrificações, e chuva (que também é boa para mandar o óleo fora e dar cabo das correntes mais rapidamente).
Resumidamente, C4 lubrifica melhor, mas requer lubrificação mais frequente. C2, não deixa a corrente tão soltinha, mas aguenta mais tempo. Ambos são bons, e a diferença não é abismal. Fixe...então não deitei dinheiro fora....vou continuar a testar o C4 a ver o que acontece...Obrigado |
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| Também uso o c4, é porreiro, costuma cagar mais se meter e for andar de seguida, se meter ao chegar a casa e só andar no dia seguinte caga menos, meia dúzia de pingas na jante e na carenagem esquerda inferior. Uma coisa que também gosto é que fica meio aborrachado quando seca, não faz aquela cagada monumental na zona do pinhão, escorre só uma pasta preta para a zona do veio da caixa... O melhor é fazer como o D.G e ir limpando, mas eu sou um bocado preguiçoso nisso e só o faço quando vejo que já só estou a meter lubrificante por cima de lixo, até porque tenho 2 tubos de refrigeração e a vareta do pedal a passar à frente da tampa do pinhão e perco a vontade só de olhar para eles... Brevemente devo experimentar óleo de caixa de alta viscosidade, já me recomendaram mais que uma vez e estou curioso... |
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| Boas
Aproveito para atualizar a experiência com o Motul C4. Este fim de semana no sábado fui até monte junto e deu para ganhar um pouco mais de velocidade que até então andava aqui pelas voltinhas locais...Afinal ele caga bem a jante...mas pelo menos a corrente mantém-se lubrificada. Como não tenho comparativo com outros lubrificantes não sei se caga mais ou menos... |
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| É normal cagar se abusamos do lubrificante.
Se depois de limparmos a jante continuar a cagar é outra coisa.
Porque só devia cagar em diarreias temporárias, não de maneira crónica. |
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| - jvicente1971 escreveu:
- Boas
Aproveito para atualizar a experiência com o Motul C4. Este fim de semana no sábado fui até monte junto e deu para ganhar um pouco mais de velocidade que até então andava aqui pelas voltinhas locais...Afinal ele caga bem a jante...mas pelo menos a corrente mantém-se lubrificada. Como não tenho comparativo com outros lubrificantes não sei se caga mais ou menos... Mas estiveste a dar banho de Motul à corrente? Qualquer um dos Motuls, mesmo o C4 nunca achei que me sujassem jante ou o quer que seja, algum pinguito pequenito é normal.. Mas se for a fazer demasiada sujidade significa é que deitaste óleo a mais. E puseste o óleo em que zona da corrente? O óleo mete-se do interior para o exterior, com a força centrífuga da corrente a girar, já o puxa para o exterior o suficiente. Aqui, e nesta direcção, por norma eu falo a apontar para um elo, e para o outro, de modo a lubrificar também exteriormente a zona dos o'rings (ou x-rings, etc). ![Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? Chain10](https://i.servimg.com/u/f69/19/61/61/04/chain10.png) O óleo com os movimentos da mesma também entra para o espaço entre os pratos e o roller, e assim lubrificar por dentro, mas 2 coisas, uma nem tudo entra, principalmente se não rodares a corrente umas quantas vezes antes de arrancares (para o óleo ir sendo 'absorvido'/entrando na corrente), outra tem limite de absorção. Tudo o que é óleo a mais, eventualmente sai fora com a força centrífuga da corrente. Por isso, tenta lubrificar bem (bem não é muito) a corrente e uniformemente, mas sem acumular demasiado óleo em ponto nenhum... É tipo passar o spray muito rapidamente e já está. _________________________________________ |
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| - Daikoni escreveu:
Mas estiveste a dar banho de Motul à corrente? Qualquer um dos Motuls, mesmo o C4 nunca achei que me sujassem jante ou o quer que seja, algum pinguito pequenito é normal.. Mas se for a fazer demasiada sujidade significa é que deitaste óleo a mais. E puseste o óleo em que zona da corrente?
O óleo mete-se do interior para o exterior, com a força centrífuga da corrente a girar, já o puxa para o exterior o suficiente.
Aqui, e nesta direcção, por norma eu falo a apontar para um elo, e para o outro, de modo a lubrificar também exteriormente a zona dos o'rings (ou x-rings, etc).
![Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? Chain10](https://i.servimg.com/u/f69/19/61/61/04/chain10.png)
O óleo com os movimentos da mesma também entra para o espaço entre os pratos e o roller, e assim lubrificar por dentro, mas 2 coisas, uma nem tudo entra, principalmente se não rodares a corrente umas quantas vezes antes de arrancares (para o óleo ir sendo 'absorvido'/entrando na corrente), outra tem limite de absorção. Tudo o que é óleo a mais, eventualmente sai fora com a força centrífuga da corrente.
Por isso, tenta lubrificar bem (bem não é muito) a corrente e uniformemente, mas sem acumular demasiado óleo em ponto nenhum... É tipo passar o spray muito rapidamente e já está. Boas Coloquei óleo como dizes mas também por fora da corrente... Ou seja por baixo e por cima o que então foi demais... Passei uma boa dose por cada elo e nos primeiros km não babou nada más só porque andei muito devagar na voltinha saloia perto de casa... Afinal agora vejo que exagerei no óleo... Porque quando fui à autoestrada cheguei a casa com a jante de outra cor kkk... Quase.... Mas para a próxima vou experimentar como dizes. Uma coisa é certa a corrente está bem lubrificada Obrigado pelas dicas |
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