| | Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? | |
| Autor | Mensagem |
---|
jvicente1971 Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 53 Localização : A dos Cunhados Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 17/07/2020
| Assunto: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 4th 2020, 15:15 | |
| Boas, coloquei uma transmissão nova e quero ver se mantenho a corrente sempre bem lubrificada. Andei a ler mas as opiniões divergem...Sobre que óleo usar na corrente. Fui a uma loja e comprei o Motul C4 sem saber. Foi o que o logista me aconselhou mas agora leio que esse óleo só é bom para quem faz longos percursos ou corrida onde a corrente tem tempo de aquecer. Outros dizem que nem o c4 nem o c2 são muito bons etc...Agora tenho lá a embalagem do C4 novinha Eu só ando em estrada e voltinhas normalmente pequenas tirando ao fim de semana que faço umas viagens maiores...Mas não sou de corridas nem de limites... Outra pergunta...uns dizem que a cada 1000km devemos limpar e lubrificar, outros dizem que a cada 500km....fico sem saber...Será que o melhor é inspeccionar a corrente e ver se ainda tem aquela "goma" do óleo antes de cada viagem? Digam lá os CBRianos o que é melhor? Obrigado desde já |
| | | D.G CBR 500R
Número de Mensagens : 890 Idade : 33 Localização : Lisaboa Mota/Modelo : Trotinete Data de inscrição : 23/11/2016
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 4th 2020, 16:13 | |
| Eu agora só uso o lubrificante da Motorex e é top, nunca usei nenhum da motul mas não devem ser maus, cheguei a experimentar um lubrificante da WD-40 mas aquilo é horrível e para o preço que é esquece nunca compres esse.
Em relação ao kms não faço ideia, eu limpo e lubrifico a corrente todos os f-d-s, quer ande muito durante a semana, quer ande pouco ou mesmo quando fica a mota parada durante a semana faço sempre questão de limpar/lubrificar todos os f-d-s. |
| | | Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 4th 2020, 18:01 | |
| - D.G escreveu:
- quer ande pouco ou mesmo quando fica a mota parada durante a semana faço sempre questão de limpar/lubrificar todos os f-d-s.
Haja paciência... fogo! |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4075 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 5th 2020, 11:05 | |
| Concordo, nao compres o oleo da WD40 q aquilo caga tudo. Motul nunca testei. Usava um q adorava da Castrol, foi substituído por outro q e é outra porcaria q caga tudo. Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
Este é o meu ritual com a corrente: - lubrificada a cada 500km (2 depósitos), pelo lado interior e apenas uma volta e sempre que possível ao chegar pois a corrente está quente e faz o oleo entrar melhor nos elos - lavagem depende do estado mas tem aguentado bem entre revisões, a cada 6000km. Lavada com querosene e depois lubrificada.
Ao andar à chuva o espaço entre lubrificações e lavagem tem q ser encurtada. Assim qd se anda tb em locais de mto pó/terra. Existem obviamente óleos pensados para esses cenários caso seja esse o ambiente de uso da mota.
|
| | | MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| | | | D.G CBR 500R
Número de Mensagens : 890 Idade : 33 Localização : Lisaboa Mota/Modelo : Trotinete Data de inscrição : 23/11/2016
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 6th 2020, 16:52 | |
| - Lusso escreveu:
Haja paciência... fogo! Prefiro fazer assim porque custa menos a limpar não demora nada 10/15m e está feito se deixar andar é pior passo mais tempo de volta daquilo. - PSonic escreveu:
- Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
É o que eu uso também e é espectacular |
| | | jvicente1971 Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 53 Localização : A dos Cunhados Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 17/07/2020
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 11th 2020, 12:39 | |
| - PSonic escreveu:
- Concordo, nao compres o oleo da WD40 q aquilo caga tudo. Motul nunca testei.
Usava um q adorava da Castrol, foi substituído por outro q e é outra porcaria q caga tudo. Uso agora o Motorex Racing (óleo branco) e estou muito contente com ele. Ao tempo que meti a corrente ainda nem tive q a esticar vez nenhum, tb n ando em cavaladas e arranques malucos.
Este é o meu ritual com a corrente: - lubrificada a cada 500km (2 depósitos), pelo lado interior e apenas uma volta e sempre que possível ao chegar pois a corrente está quente e faz o oleo entrar melhor nos elos - lavagem depende do estado mas tem aguentado bem entre revisões, a cada 6000km. Lavada com querosene e depois lubrificada.
Ao andar à chuva o espaço entre lubrificações e lavagem tem q ser encurtada. Assim qd se anda tb em locais de mto pó/terra. Existem obviamente óleos pensados para esses cenários caso seja esse o ambiente de uso da mota.
Boas Bem, por agora tinha 600km feitos com corrente nova. Ainda tinha lubrificação e o mecânico até disse que só precisava lubrificar aos 1000km..mas testei o C4 da Motul e pelo menos uma coisa é certa....não caga a jante...fica esbranquiçado e parece ter uma boa lubrificação...em fim...sou novato nestas andanças e vou vendo como este C4 se comporta....daqui a uns km volto a ver... |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 11th 2020, 17:34 | |
| Os Motul C2 (road) e C4 (factory line) são os melhores óleos de corrente que experimentei. Pela minha experiência, o C4 é o que melhor lubrifica, e também tem a facilidade de deixar a corrente branca quando metes, sabes mais facilmente o que está lubrificado ou não.
No entanto, o C4 tem alguns contras comparativamente vs o C2, ao ser mais líquido / menos pegajoso, também sai mais da corrente mais facilmente, pelo que o C2 tem a vantagem para viagens mais longas / mais tempo ou kms entre lubrificações, e chuva (que também é boa para mandar o óleo fora e dar cabo das correntes mais rapidamente).
Resumidamente, C4 lubrifica melhor, mas requer lubrificação mais frequente. C2, não deixa a corrente tão soltinha, mas aguenta mais tempo. Ambos são bons, e a diferença não é abismal. _________________________________________ |
| | | jvicente1971 Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 53 Localização : A dos Cunhados Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 17/07/2020
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 11th 2020, 18:10 | |
| - Daikoni escreveu:
- Os Motul C2 (road) e C4 (factory line) são os melhores óleos de corrente que experimentei.
Pela minha experiência, o C4 é o que melhor lubrifica, e também tem a facilidade de deixar a corrente branca quando metes, sabes mais facilmente o que está lubrificado ou não.
No entanto, o C4 tem alguns contras comparativamente vs o C2, ao ser mais líquido / menos pegajoso, também sai mais da corrente mais facilmente, pelo que o C2 tem a vantagem para viagens mais longas / mais tempo ou kms entre lubrificações, e chuva (que também é boa para mandar o óleo fora e dar cabo das correntes mais rapidamente).
Resumidamente, C4 lubrifica melhor, mas requer lubrificação mais frequente. C2, não deixa a corrente tão soltinha, mas aguenta mais tempo. Ambos são bons, e a diferença não é abismal. Fixe...então não deitei dinheiro fora....vou continuar a testar o C4 a ver o que acontece...Obrigado |
| | | JoelAntunes CBR 600F2
Número de Mensagens : 1623 Idade : 25 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Cbr 600 rr 07 Ex:Cbr 600 F4; Crm 125; Cb125f ; Cm 125 Data de inscrição : 02/02/2016
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 11th 2020, 22:59 | |
| Também uso o c4, é porreiro, costuma cagar mais se meter e for andar de seguida, se meter ao chegar a casa e só andar no dia seguinte caga menos, meia dúzia de pingas na jante e na carenagem esquerda inferior. Uma coisa que também gosto é que fica meio aborrachado quando seca, não faz aquela cagada monumental na zona do pinhão, escorre só uma pasta preta para a zona do veio da caixa... O melhor é fazer como o D.G e ir limpando, mas eu sou um bocado preguiçoso nisso e só o faço quando vejo que já só estou a meter lubrificante por cima de lixo, até porque tenho 2 tubos de refrigeração e a vareta do pedal a passar à frente da tampa do pinhão e perco a vontade só de olhar para eles... Brevemente devo experimentar óleo de caixa de alta viscosidade, já me recomendaram mais que uma vez e estou curioso... |
| | | jvicente1971 Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 53 Localização : A dos Cunhados Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 17/07/2020
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 19th 2020, 12:15 | |
| Boas
Aproveito para atualizar a experiência com o Motul C4. Este fim de semana no sábado fui até monte junto e deu para ganhar um pouco mais de velocidade que até então andava aqui pelas voltinhas locais...Afinal ele caga bem a jante...mas pelo menos a corrente mantém-se lubrificada. Como não tenho comparativo com outros lubrificantes não sei se caga mais ou menos... |
| | | Gilette CBR 250
Número de Mensagens : 203 Idade : 53 Localização : Sintra Mota/Modelo : Honda PCX 125 2021 Candy Red Data de inscrição : 18/07/2020
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 19th 2020, 17:38 | |
| É normal cagar se abusamos do lubrificante.
Se depois de limparmos a jante continuar a cagar é outra coisa.
Porque só devia cagar em diarreias temporárias, não de maneira crónica. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 22nd 2020, 10:30 | |
| - jvicente1971 escreveu:
- Boas
Aproveito para atualizar a experiência com o Motul C4. Este fim de semana no sábado fui até monte junto e deu para ganhar um pouco mais de velocidade que até então andava aqui pelas voltinhas locais...Afinal ele caga bem a jante...mas pelo menos a corrente mantém-se lubrificada. Como não tenho comparativo com outros lubrificantes não sei se caga mais ou menos... Mas estiveste a dar banho de Motul à corrente? Qualquer um dos Motuls, mesmo o C4 nunca achei que me sujassem jante ou o quer que seja, algum pinguito pequenito é normal.. Mas se for a fazer demasiada sujidade significa é que deitaste óleo a mais. E puseste o óleo em que zona da corrente? O óleo mete-se do interior para o exterior, com a força centrífuga da corrente a girar, já o puxa para o exterior o suficiente. Aqui, e nesta direcção, por norma eu falo a apontar para um elo, e para o outro, de modo a lubrificar também exteriormente a zona dos o'rings (ou x-rings, etc). O óleo com os movimentos da mesma também entra para o espaço entre os pratos e o roller, e assim lubrificar por dentro, mas 2 coisas, uma nem tudo entra, principalmente se não rodares a corrente umas quantas vezes antes de arrancares (para o óleo ir sendo 'absorvido'/entrando na corrente), outra tem limite de absorção. Tudo o que é óleo a mais, eventualmente sai fora com a força centrífuga da corrente. Por isso, tenta lubrificar bem (bem não é muito) a corrente e uniformemente, mas sem acumular demasiado óleo em ponto nenhum... É tipo passar o spray muito rapidamente e já está. _________________________________________ |
| | | jvicente1971 Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 53 Localização : A dos Cunhados Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 17/07/2020
| Assunto: Re: Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? agosto 22nd 2020, 14:30 | |
| - Daikoni escreveu:
Mas estiveste a dar banho de Motul à corrente? Qualquer um dos Motuls, mesmo o C4 nunca achei que me sujassem jante ou o quer que seja, algum pinguito pequenito é normal.. Mas se for a fazer demasiada sujidade significa é que deitaste óleo a mais. E puseste o óleo em que zona da corrente?
O óleo mete-se do interior para o exterior, com a força centrífuga da corrente a girar, já o puxa para o exterior o suficiente.
Aqui, e nesta direcção, por norma eu falo a apontar para um elo, e para o outro, de modo a lubrificar também exteriormente a zona dos o'rings (ou x-rings, etc).
O óleo com os movimentos da mesma também entra para o espaço entre os pratos e o roller, e assim lubrificar por dentro, mas 2 coisas, uma nem tudo entra, principalmente se não rodares a corrente umas quantas vezes antes de arrancares (para o óleo ir sendo 'absorvido'/entrando na corrente), outra tem limite de absorção. Tudo o que é óleo a mais, eventualmente sai fora com a força centrífuga da corrente.
Por isso, tenta lubrificar bem (bem não é muito) a corrente e uniformemente, mas sem acumular demasiado óleo em ponto nenhum... É tipo passar o spray muito rapidamente e já está. Boas Coloquei óleo como dizes mas também por fora da corrente... Ou seja por baixo e por cima o que então foi demais... Passei uma boa dose por cada elo e nos primeiros km não babou nada más só porque andei muito devagar na voltinha saloia perto de casa... Afinal agora vejo que exagerei no óleo... Porque quando fui à autoestrada cheguei a casa com a jante de outra cor kkk... Quase.... Mas para a próxima vou experimentar como dizes. Uma coisa é certa a corrente está bem lubrificada Obrigado pelas dicas |
| | | Gilette CBR 250
Número de Mensagens : 203 Idade : 53 Localização : Sintra Mota/Modelo : Honda PCX 125 2021 Candy Red Data de inscrição : 18/07/2020
| | | | Conteúdo patrocinado
| | | | | Motul C4 vs C2 vs qual o melhor? | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| Últimos assuntos | » Trackday 12 Maio Estoril outubro 7th 2024, 20:43 por sasnag» Vamos rir!! Anedotas&companhiasetembro 26th 2024, 12:45 por F1CT1C10U5» Indicador de mudança F3agosto 29th 2024, 15:17 por PMina» Vibração agosto 13th 2024, 23:07 por JoelAntunes» Tópico dos desabafosagosto 6th 2024, 09:16 por Paulo Laia-HULK» Temperatura Cbr 600RR 06julho 18th 2024, 10:05 por pbmonteiro84» Lacar jantes! Onde?julho 17th 2024, 15:05 por Diogo Magalhães» Tensor de corrente CBR 1000fjunho 8th 2024, 11:07 por Gphillip» Honda Cbr 954 Não liga Retificador ou Stator?junho 8th 2024, 11:03 por Gphillip» Pastilhas de travão junho 4th 2024, 11:06 por pbmonteiro84» Onde comprar amortecedor de direçãojunho 3rd 2024, 16:10 por Paulo Laia-HULK» Estranha avariajunho 3rd 2024, 16:06 por Paulo Laia-HULK» Manual de Alterações de caraterísticas maio 29th 2024, 22:55 por M.Afonso» CBR 1100 XX Temperaturamaio 23rd 2024, 22:18 por leao» Honda CBR 1000F - estava a passar pelos 200km/h quando...maio 3rd 2024, 12:19 por luisr320@gmail.com» Descubra a beleza de Ponte da Barca: Um passeio encantador pelo coração do Minhoabril 26th 2024, 07:20 por parchao» Cbr 600f4i 2007abril 22nd 2024, 15:06 por Paulo Laia-HULK» MotoGP Portimão Março 2024abril 17th 2024, 10:47 por Paulo Laia-HULK» manomtero fuel cbr 600 f2abril 12th 2024, 17:57 por PSonic» Natureza SELVAGEM : QUEDAS de Água do Gerês Xurésabril 7th 2024, 14:09 por parchao» Motovloggers em Evolução: Desconstruindo Hábitosmarço 26th 2024, 15:52 por PSonic» CBR 600 f 2 perde água não aciona ventoinha março 19th 2024, 23:18 por paulowax» Mota, Estradas e Paisagens: Da Régua a Amarante - Portugalmarço 3rd 2024, 09:25 por parchao» Problema CBR 125rfevereiro 19th 2024, 17:18 por PSonic» Novo no forum e duvida com o encendidofevereiro 19th 2024, 17:09 por PSonic |
outubro 2024 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom |
---|
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | | | | Calendário |
|
Quem está conectado? | Há 126 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 126 visitantes :: 3 motores de busca
Nenhum
O recorde de usuários online foi de 2383 em novembro 22nd 2020, 14:41
|
|