InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarComo colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? LojaComo colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? V-deosComo colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Fotos
Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 29th 2021, 02:42

Boas a todos.

Tenho um Scorpion exo 1000 com 8 ou 9 anos que começou a descolar o trim do rebordo inferior do capacete em ambos os lados. Que cola usar para colar o dito cujo? Li algures que uma cola de epoxi é o melhor, acho que onde li alguém mencionou a marca Araldite. Alguém tem uma sugestão melhor?

E o trim? Limpo os restos de cola seca e colo só o que está a descolar ou retiro o trim todo, limpo tudo e colo tudo de raíz? E valerá apena lixar o rebordo do capacete ao de leve para a cola ter onde agarrar ou será que não vale a pena?


Quanto á viseira, está toda riscada e fusca. Vai levar uma nova mas gostava de tantar recuperar esta. Ontem tentei usar um composto tipo polish para farois de acrilico mas pouco ou nada fez, limpou foi lixo que já la tinha agarrado que pensei que não ia sair por nada  Razz. Depois tentei usar polish para pintura automovel e foi o mesmo que usar saliva, ao menos não amarelou a lente e não piorou. A titulo de aventura usei um tira riscos mas acho que ainda acrescentei mas alguns. Estou mesmo inclinado para ir buscar um polish para plastico e uma almofada daquelas de buffer que encaixe na black&decker e tentar polir mecanicamente. Só ainda não me passou pela cabeça usar lixas de fino para mais fino e polir no fim mas está na ementa.

O que acham? Alguém já recuperou uma viseira? Gostava de ouvir opiniões.

Jocas e abraços geek
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 11:40

Riscos em plasticos acho q tem sempre solução, a minha viseira original da mota tinha alguns e manchas de oleo dos travoes do antigo dono. Um pintor de automoveis disse q resolvia isso, e verdade seja dita, aquilo veio completamente novo. Por isso com os produtos certos e ferramentas é possivel, à mao n te safas com toda a certeza, agora q produtos usou tentei saber com o pintor mas n disse.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 14:25

Para a viseira, sendo que o material é (supostamente) o mesmo que dos faróis dos carros, há um kit da 3M que fez maravilhas no meu carro e estavam baças como tudo.
-->Kit Reparação Faróis. 
De certeza que é vendido em mais sítios.
No fundo é só seguir as instruções incluídas e os resultados foram impec!

Quanto ao trim/forro... isso é outra história.
Em primeiro lugar deves garantir que nenhum dos produtos utilizados é inflamável e que não emane/produza gazes/cheiros tóxicos. Ficar zonzo em cima de duas rodas não me parece um bom plano.
Agora quanto a materiais. Depende.
É rígido? então epoxi pode ser uma solução.
É poliestireno (esferovite)? então deverá ser uma cola própria (sem solventes) caso contrário derrentes o material.
É espuma? fita de dupla face pode safar a coisa..

No fundo, o que quero dizer é que depende apenas do que pretendes colar.
Tens fotos da coisa?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 19:38

Boas malta.

No que diz respeito á viseira. O polish na primeira aplicação (á mão) pareceu não ter resultado nenhum visivel. Tentei dois tipos de polish. Um microfino que vinha num kit de reparação de farois da Turtle Wax e um polish fino da redex para pintura automovel. O meu medo com o da redex é que fosse amarelar o plastico mas não teve efeitos nefastos. Como não vi resultados obvios segui as instrucções do kit de reparaçao de farois á risca e no final ainda ficou pior.

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Turtle10
O kit que usei foi o acima. Os abrasivos que vinham no kit criaram ainda mais micro riscos o que tornou a lente ainda mais baça e deu-me mais problemas para reparar para além dos originais. 

A unica coisa que o kit fez de positivo foi que retirou os riscos mais profundos e diminui consideravelmente a profundidade dos picotados que a viseira tinha de pedradas que levou durante a vida dela. Mas no final fiquei com a lente pior porque as zonas que estavam claras e boas ficaram danificadas pelos abrasivos.

Ora, como eu sou teimoso voltei ao polish, fiz dezenas de aplicações á mão e fui vendo, aos poucos, melhorias. O baço desapareceu e os micro riscos foram melhorando e desaparecendo. Mas os resultados estão a ser muitos lentos pois estou a polir á mão. Acho que com uma máquina de polir eu já tinha resolvido isto mas não tenho uma e não quero de momento gastar 60 ou mais € numa até porque uma viseira nova custa menos do que isso.

Vou tentar ver se encontro uma máquina barata. Alguém sabe se os discos dessas máquinas podem ser aplicados num berbequim? Se isso fosse viável talvez fosse uma solução. Deixo uma fotos da viseira para se ver o estado atual dela.

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Img_2010Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Img_2011

Isto da viseira será trabalho em evolução. Quanto ao trim do capacete deixo também aqui umas fotos.

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Img_2012Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Img_2013

Este trim é o que cobre o rebordo inferior do capacete e é maleável. Está a descolar dos dois lados e um bocadinho atrás também. Pelo que já pesquisei a maioria das recomendações passa pelo uso de cola de epoxi. Depois há quem diga que o rebordo interior tem de ser lixado para a cola ter onde aderir e há quem diga que se a cola for boa não é preciso. Também me questiono se não será melhor retirar o trim todo e colá-lo todo novamente para mais tarde não vir a descolar o que não levou com cola nova. Também tenho que remover aqueles restos de cola seca do interior do rebordo para promover a aderência.

Se eu resolver estas duas coisas o kiko fica impek porque de pintura está bom e os forros e fivelas estão em muito bom estado. O mais importante é o trim porque piora cada vez que ponho e tiro o balde e porque posso sempre mandar vir uma viseira nova enquanto não reparo a velha e fico com o casco operacional.

Como o casco tem cerca de 9 ou 10 anos eu já perdi o amor a uns euros e encomendei um exo 490 preto mate na norboxe que deve chegar na quarta feira. A titulo de curiosidade posso dizer que experimentei muitos capacetes de várias marcas e preços e fiquei muito admirado por capacetes de alta gama e carissimos não terem o conforto e extras que tem o exo 1000 mesmo sendo por vezes mais leves. 

Depois faço um review do exo 490 que apesar de não ter anel duplo nem bolsas insuflaveis como o exo 1000 pareceu ser muito confortável, tinha viseira solar interior e tem uma patilha que permite tal como o exo 1000 ter uma brecha da viseira sempre entre-aberta pois é a caracteristica que mais gosto nos cascos desta marca e que não se encontrei em mais nenhuma marca.

Obrigado desde já pela ajuda e um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 19:48

Boas!

estou a achar estranho o kit da turtle wax ter ficado baço .... só se for pelo material da viseira em si mesmo, pq esse kit é um dos melhores que anda no mercado.

https://youtu.be/O4MR_hfEwKI?t=929

Se quiseres entrar a pés juntos e ir com os pads, sim, podes usar com um berbequim normal, só tens de ter o adaptador para isso.
o dificil vai ser escolheres os pads correctos mas se falares com uma loja de detalhe pode ser que eles te recomendem algo

sobre o trim, na minha opinião, é 3/3/3
-podes colocar o epoxi e isso nunca mais sair dai nem o resto pq está bom!
-podes colocar o epoxi e voltar a sair pq não agarrou bem / a lado nenhum
-podes colocar o epoxi, agarrar de forma impec e começar a sair tudo o resto
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 19:56

Para a viseira, acho que com um pouco mais de "elbow grease" e vai lá.

Para o trim, epoxi sem dúvida!

No entanto, da Araldite tens várias opções mas para esta aplicação podes ir com o Standard. 
A diferença é que o tempo de cura é ligeiramente mais longo que o Rapid e Instant, mas o tempo de trabalho também, por isso terás mais margem de manobra e ficas com uma reparação sólida na mesma.

E se vais mexer, faz tudo!
Arranca o trim todo, remove os resíduos do interior do trim (lixa) e no lado da calota limpa tudo "minimamente". Aplica epoxi no lado do trim, para quando o encaixares vai espremer o material uniformemente. Um pouco de fita pintor para fixar (e descargo de consciência) e senta-te nele durante 5min para terminar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 21:27

pbmonteiro84 escreveu:
estou a achar estranho o kit da turtle wax ter ficado baço .... só se for pelo material da viseira em si mesmo, pq esse kit é um dos melhores que anda no mercado.

O ter ficado baço eu considero normal pois como usei as lixas do kit os micro riscos gerados por elas provocam isso mesmo. Também desconfio que o material da viseira é mais duro do que acrilico e é por isso que estou a ter dificuldade em polir a lente e retirar os riscos provocados pelas lixas. 

Nunca usei o kit em opticas. Usava-o para retirar riscos pequenos e manchas de paineis de acrilicos de caixas de computador e funcionava muito bem só usando o polish, nunca tinha dado uso ás lixas do kit.

De qualquer forma por muito bom que o kit seja não consegui remover totalmente os picotados das pedradas. Já deu para perceber que vou ter de usar lixas mais grossas do que as que o kit contem e depois lixar gradualmente com lixas mais finas e polir no final. Vou mesmo falar com uma loja de detalhe para ver se consigo encontrar o tal adaptador para berbequim e ver que pads me recomendam se bem que prefiro usar um pad macio e passar mais tempo a polir do que um duro e exagerar na dose.

pedro.sousa escreveu:
Para a viseira, acho que com um pouco mais de "elbow grease" e vai lá.

Para o trim, epoxi sem dúvida!

No entanto, da Araldite tens várias opções mas para esta aplicação podes ir com o Standard. 
A diferença é que o tempo de cura é ligeiramente mais longo que o Rapid e Instant, mas o tempo de trabalho também, por isso terás mais margem de manobra e ficas com uma reparação sólida na mesma.

E se vais mexer, faz tudo!
Arranca o trim todo, remove os resíduos do interior do trim (lixa) e no lado da calota limpa tudo "minimamente". Aplica epoxi no lado do trim, para quando o encaixares vai espremer o material uniformemente. Um pouco de fita pintor para fixar (e descargo de consciência) e senta-te nele durante 5min para terminar.

Enquanto não arranjo pads e adaptador para o berbequim vou continuar a aplicar polish á mão para ver até onde é que aquilo melhora. Também acho que um bocadinho de "elbow grease" vai dar resultados. Vamos ver.

Quanto á cola também acho que epoxi deve ser a escolha mais acertada. Não acho que vá comer nem derreter nada e irá ser forte e vedar bem.

Vi muitas marcas no leroy mas realmente vê-se a Araldite como marca referênciada em muito fórum. Entre o standard e os rapid ou instant, pelo que li nas embalagens o tempo de cura parece andar sempre nas 24 horas, a aderência inicial é que parece ser muito mais rapida nos rapid\instant e dá a entender que esses não vão dar tanto tempo como o standard para reposicionar o trim se for necessário. Devo optar pelo standard.

Também desconfio que realmente o caminho é retirar o trim todo para poder limpar bem o lixo e residuos de cola e poder lixar onde necessário sem ser uma dor de cabeça monumental. Ainda estou a pensar é como é que vou aplicar a cola. Em videos vi malta a aplicar aquilo com "espátulas" de metal muito finas. Como não tenho nada semelhante devo utilizar cotonetes ou a parte de plastico das cotonetes.

Vai ser uma aventura  Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? 1f60b .

Vou continuando a dar updates disto que tenho a certeza que irá ser util para alguém no futuro.

Obrigado pela ajuda e opiniões.

Um abraço Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? 1f609 .


Última edição por Nuno MSA em agosto 31st 2021, 01:21, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimeagosto 30th 2021, 23:09

Tens sempre a hipótese do araldite standard mas em bisnaga dupla. Vem com um bico misturador e quando sai já vem misturado e consegues aplicar em espaços pequenos como o trim. Não há como estudar bem a coisa.

O kit 3M que falei já vem com tudo. Adaptador de berbequim e tudo. Amanhã tiro foto a um que tenho em stock.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimesetembro 8th 2021, 19:42

A foto demorou mas chegou..
3M

3M

O kit já vem com o adaptador de berbequim btw
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 03:33

Muchos arigatos Pedro.

Por acaso já tinha procurado por ele e dei com um exemplar no leroy por 19 aéreos.

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? 15307782-0100-reparador-faris3m
Realmente na embalagem diz lá "For use with household drill" e na tua foto da traseira da embalagem parece que a marca sugere ser adequado para o plástico dos cascos.

Tenho mesmo de experimentar isso porque o polimento á mão ficou mais ou menos mas não ficou como eu queria.

Entretanto pequeno update as reparações do balde.

Após muita googlisse verifiquei que no fabrico de cascos usa-se cola de contacto e\ou cola de cianoacrilato (super cola) para colar trims e vedantes. Desisti da epoxi porque pelos vistos não resiste a torções e é preciso lixar as superficies a colar para promover a aderência.

No trim usei esta cola. Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? 13837572-0100-supercola3-universalgelpowerflexloct3gr

Pelos que diz a loctite, tem um componente que lhe dá flexibilidade o que a torna resistente a torções. Como o capacete dá sempre de si um pouco quando puxamos as fivelas para o lado para enfiar o balde na cabeça achei que seria uma boa escolha. Limpei os residuos muito bem com alcool isopropilico, apliquei camadas muito finas de cola e apliquei pressão até agarrar bem. Fui colando por secções pequenas e esperando que a cola secásse entre aplicações. No fim dei 24 horas para a cola curar e para já parece que ficou muito bom. O trim não parece querer sair do sitio nem puxando por ele com força moderada.

Entretanto inspeccionei o capacete todo e verifiquei que o vedante da viseira também já estava a descolar por todo. Retirei o vedante, limpei-o por dentro e ao casco novamente com alcool e usei a cola e o método do video abaixo para o colar.



Fica abaixo uma foto da cola.

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? 82000429-0100-supercola3-loctiteplascticblister2gr

Agora é esperar para ver se com o uso, calor e humidade se a cola resiste. Se a cola der de si depois faço um update ao tópico.

Quanto á viseira, hei-de de usar o tal kit da 3M e um polish para plástico da mesma marca e depois dou um veredicto. Não vai ser é para já pois o preço do kit e do polish era sensivelmente o preço de uma viseira nova portanto a nova já foi encomendada e entretanto estou a usar o novo casco por isso não tenho pressa em reparar a viseira. Vou aproveitar a onda e antes de polir vou lixar a viseira para tentar retirar os picotado de predradas que não sairam nem com o kit de farois da turtle wax nem com polimento. Espero que o resultado final seja bom pois a viseira do Exo 1000, pelos vistos, é compativel com a do novo kiko, um exo 490 e vice-versa e assim fico com uma viseira sobresselente para ambos caso venha a precisar.  fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 08:38

Bom trabalho!
Estás pronto para abrir um negócio 🤣
Em relação à viseira,  realmente se uma nova é o mesmo preço que arranjar a velha, vale só mesmo pela experimentação,  porque pelo trabalho que vai dar..
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Empty
MensagemAssunto: Re: Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como colar trim do capacete? E é possível reparar viseira em mau estado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» viseira para arai viper gt| onde arranjar(reparar) o capacete
» Reparar capacete
» Capacete - Viseira embacia facilmente
» Viseira para Capacete AGV Modular
» Viseira para capacete Scorpion!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Dúvidas e questões-