InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMotor a bater? LojaMotor a bater? V-deosMotor a bater? Fotos
Motor a bater? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Motor a bater?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 09:48

Olá maltinha,

Parece que continuo a ter mais pena da mota, que nem é minha, que o proprio dono.

Historio mto breve desta mota:

- Qd ele a comprou vi o oleo e ja estava preto, avisei logo para tratar da revisao urgentemente mas nada fez

- Depois saiu do país em trabalho e n sei q raio lhe passou pela cabeça e deixou a mota com um conhecido/amigo por praticamente 2 anos. Durante esse periodo a mota passou por mim algumas vezes na estrada. Entretanto ele recebe um telefonema de alguem a dizer q viu a mota dele sem carenagens nem nada, veio logo de frança ver o q se passava. O rapaz diz que avariou e nao pega mais e ia abrir o motor para ver o que se passava

- Fulo da vida leva a mota para casa, com diversos danos nas carenagens, pisa-pes partido, entre outros danos. De facto a mota n pegava mas dava a volta. La andei de volta dela e o problema estava nas velas que estavam uma lastima. Colocadas novas e trocada a gasolina que estava no deposito e a mota pegou

- Eis que entretanto surge o primeiro problema, pouco depois de aquecer dava-se uma ligeira subida de rpm e algo começava a fazer barulho (video 1 e 2). Pelo barulho parecia corrente/tensor, durante uns tempos fazia smp isso q a frio tudo ok e depois de quente e acelerar um pouco la aparecia o barulho.

- O oleo estava super preto entao fez-se a revisao, e nem imaginam a massa q estava aquele oleo. Pelos meus registos o fulano a quem ele deixou a mota fez perto de 10k com o mm oleo qd o meu cunhado a comprou. Ou seja, este motor pelo menos já devia ter tido 3 mudas de oleo desde a compra e n teve nenhuma. Tb estavam limalhas no iman do bujão.

- Nisto a mota deixou de fazer aquele barulho do tensor, mas no entanto foi para a oficina para colocar um novo. Esta mota no inicio da vida dela devia ter ido a um recall e não foi (mas alguem marcou no sistema da Suzuki que fez), foi possivel descobrir isso pq o primeiro tensor que mandaram era o PN corrigido e não dava na mota pois nesse recall tb eram trocadas as guias por outras, foi para trás e mandaram o de fabrica.

- Depois de pronta fui buscar a mota, n estava perfeito pois ainda se ouvia um ligeiro ruido vindo da corrente mas algo normal tendo em conta os km q tem e o estado que ja devem estar as guias. A caminho de casa passado uns 5km começo a ouvir um bater cada vez mais forte. Na estrada onde estava n podia parar (e a mota estava sem seguro) continuei por mais 1km +/- sem puxar. Assim que pude sair desliguei logo o motor e levei a pé q ja estava perto, o motor nunca foi abaixo.

O barulho n me parece do mesmo tipo que antes, obviamente que o motor tem q ser aberto para ver o que realmente o q se passa. Mas de ouvido há algum pre-diagnostico?
O mecanico disse que pode ser so as guias que se foram todas e agora ta a bater por todo o lado, ou mais grave como biela/bronzina de ter andado tanto tempo com um oleo em pessimo estado e n lubrificou. Que tendo o motor aberto é smp de aproveitar dar uma geral.
Como podem ver o motor pega impecavel e fica super estavel (video 3), mas algo bate.

video 1 e 2
https://sendvid.com/h7tvy3qr
https://sendvid.com/9abeouz6

video 3
https://sendvid.com/sb9qkj2h
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 12:24

admite lá, quando estavas a voltar com ela e o barulho voltou começaste logo a dizer mal da tua vida..... tanta altura para dar o berro e tinha logo de ser contigo lá em cima.

bem, 1º limalhas no íman do bujão, "menos mal" é sinal que essas pelo menos não andaram pelo circuito, mas n invalida que não estivessem muitas mais por lá a passear.

Quando fizeram a troca do óleo fizeram algum flush para ajudar a tirar tudo?
 

terceiro, e isto para mim é a melhor parte " com diversos danos nas carenagens, pisa-pes partido, entre outros danos. " portanto, mota andou a lavrar terreno..... e estas tu a andar nela sem saberes a extensão dos danos....
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 13:01

Sim, aquele barulho a andar faz mto mais, estava mm a ver a ficar a pé numa estrada quase via rapida e a mota sem seguro!!! Mas a valente aguentou até à saída.

As limalhas fica a duvida se é um acumular de anos e pelos menos alguns 15k q o oleo n foi trocado e ser algo normal (q n deve ser a meu ver). Ou realmente a corrente a bater nas paredes do motor ou de facto as bronzina/biela a bater mesmo.

Não fiz flush nenhum no circuito de oleo, pois o objectivo era tirar aquela massa e meter oleo novo para alguns 1000km e voltar a trocar. Depois de trocar o oleo deve ter andado 10km e foi meter o tensor, depois do tensor ando +5km e ficou assim.
O unico flush realmente feito foi no sistema de refrigeração q limpei aquilo tudo ate sair bem. Mas o sistema estava bom, ao 3º flush ja estava novo.

Os danos que aparenta parece-me mais de tombos parada pois n está raspado de alcatrão, o pisa-pes ao bater no chao partiu, manete e peso do mm lado com marcas. As carenagens como sao fibra estalou logo num ponto ou outro.

A mota desde que veio da oficina e começou a fazer isto tem estado parada. Esse ultimo video é de ante-ontem, parada desde Abril. Ignorando aquele tac-tac-tac-tac medonho ela pega bem, fica estável, responde ao punho e o proprio trabalhar ta bom.

Ele quer as coisas mas sem ter trabalho e gastos, smp o avisei q ha coisas q n se pode facilitar e o resultado está à vista. O tipico q a unica coisa q ve é a gasolina e mais nada. Irrita-me pq preocupo-me mais eu com a mota q ele q é o dono, agora obviamente n vou la meter dinheiro meu. Se fosse minha ou ja tinha ido buscar uma aí a lisboa q está a ser vendida completa (documentos abatidos, o q acho estranho mas isso já é outro tema) ou este motor ja estava na bancada do mecanico.

O resto q ela necessita é estetica, se a minha teve a frente toda desfeita e ficou nova esta ainda ia dar menos trabalho e despesa.
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 13:11

Compreendo perfeitamente  Laughing o que vale é ele ter amigos como tu que vão mantendo a coisa debaixo de olho.

Pensa assim, ao menos já tens um "brinquedo" para abrir e ver como está por dentro  Twisted Evil Twisted Evil ou não te queres aventurar nisso?

O barulho do 3º vídeo é para lá de medonho.... nem sei como aguentaste tanto tempo com ela ligada
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 13:23

Ui eu a abrir o motor, agora ainda pega depois de eu lhe mexer nunca mais tinha salvação!!!

Mm com o manual de serviço podia chegar a algum lado, mas depois falta ferramentas proprias, espaço e principalmente aquele conhecimento que so se ganha com a pratica. Com certeza que olhava para aquilo e n dava com o problema, um mecanico so com a cor das paredes dos cilindros ve logo se ta bom ou nao (depois claro têm as ferramentas para meter a ver se ta nas tolerancias)

Era de valor se me oferece-se a mota!!! eheheh
Ja mandei para o ar mas nada, ele para já está a ver se a consegue vender
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 15:18

O meu vizinho (mecanico de motos) acha que qd lhe trocaram o tensor n confirmaram o ponto ou algo já estava nos limites e com o andar com tensão não aguentou, o barulho será muito provavelmente o pistão a bater na valvula ou algo do tipo. Mas claro so abrindo para se ver.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 15:30

Até era gajo para abrir isso.. sem compromissos de tempo claro!
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 15:48

Pistão na marmelada com a válvula.... E andas tu a mandar gazadas ao motor 😂😂
(tou a brincar)

Ele vender isso.... Ele que te dê a mota e fazes um projecto para pista! Só o que se vai gastar a arranjar isso....
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 9th 2021, 19:07

O som dos primeiros vídeos, parecia mesmo tensor, ou falta dele. Agora do ultimo, juntamente com limalha à mistura, claramente está aí uma banda de metal.
Esse motor bem precisa de uns mimos.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 12:36

Bom...com amigos desses que violam a mota do amigo mais vale deixar a mota no Aleixo com a chave na ignição.

Motor a bater? OIP.mz8oFVe1JueaH19HnFaQHwHaHa?w=205&h=205&c=7&r=0&o=5&pid=1

Digo eu na minha humilde falta de conhecimento de mecânica que esse motor deve estar mais kinado que uma mula de carga na terceira idade.

E vender isso ás peças e comprar outra mota? Não seria uma opção mais em conta? É só uma ideia... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 12:52

Tb não percebi que raio lhe passou pela cabeça em entregar assim a mota qd foi para fora. Ja lhe disse que a estupidez paga-se, não perde o dinheiro que deu pela mota qd a comprou mais praticamente metade ja ardeu.

A mota está à venda inteira a ver se alguem pega, vai ficar mais uns tempos. Se n der em nada entao fazer uma listagem de peças e atribuir valor a ver se a coisa fica ela por ela. Algumas peças vao rapido, outras não mas isso ja se sabe.

Este modelo de 96/98 é carburadores e de 98/00 passou a ser de injecção. Sabem se dá para usar o motor a carburadores? Ou seja, dará para trocar admissão de um motor para o outro?
Pois se n der tem q se trocar todo o chicote e ECU. Está uma mota completa em Lisboa que se o rapaz fizer no maximo ate 1000€ acho q pode justificar, dá para doar toda a mecanica e eletrica (se necessario), peças miudas q seja necessario e depois ha toda uma serie de peças que sobram e o motor avariado para vender e tentar recuperar parte do valor da compra. Tou a pensar mal?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 13:00

PSonic escreveu:

Este modelo de 96/98 é carburadores e de 98/00 passou a ser de injecção. Sabem se dá para usar o motor a carburadores? Ou seja, dará para trocar admissão de um motor para o outro?

Teoricamente, tudo é possível. Se vale o esforço?
Digo isto porque a malta dos Unos andava sempre à caça do bloco 1301cc porque era mais robusto do 1372. Mas eram ambos injecção.

Mudando de carbs para injecção a cablagem e ECU tem de mudar, porque a versão carbs não deve saber o que é pulse width de um injector.

Se tiveres acesso a specs de ambos os modelos, sempre dá para comparares os specs e ver se vale a pena. E até tens esse vizinho mecânico, por isso nada como perguntar a quem realmente percebe da poda. O não é sempre garantido.

Mas uma coisa é certa, às peças, é capaz de render mais, se bem que é um mercado bem mais reduzido.
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 13:15

As motas estao completas, no cenario de comprar uma mota doadora:

- Doador é de carburador, entao troca-se a injecção para o "novo" motor pq a mota avariada ja toda ela é de injecção
- Nao sendo possivel trocar admissão a doador dá o motor, carburação, chicote e ecu

Reparar uma mota acho que nunca compensa, vejo pela minha o q gastei para a meter como está. Mas como vejo o OLX ao vender n teria prejuizo (valor da compra + reparação), mas ficou caro reparar pois vai smp aparecendo surpresas pelo caminho.

O mercado portugues está estupidamente caro em motas, tenho visto alguns anuncios em Espanha e é o dia para a noite. Uma F4i ca na casa dos 3500/4000€, em Espanha +/-2000€
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 13:34

Eu pessoalmente não mudaria uma admissão por injecção por uma a carburador, ainda por cima sabendo que teria de mudar mais uma série de componentes. E é quase certo que essa mota andou aos trambolhões e há-de de ter mais uns cócós que ainda não foram detetados.

O que eu faria era ter muita calma, não ter pressa e tentava encontrar um motor desse modelo de modo a que a troca fosse plug and play. Dava-lhe 1 a 3 meses para ver se a coisa aparecia. Se não aparecesse vendia mesmo isso ás peças e quando tivesse algum montante jeitoso amealhado das peças acrescentava-lhe mais algum do meu bolso e comprava outra mota. A mota certa ao preço certo há-de aparecer mesmo estando o mercado como estiver.

Isso parece-me mais uma questão de jogo de paciência do que outra coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 13:52

Concordo com o jogo da paciência....

Eu que não tenho nenhuma, se a moto fosse minha neste momento já estava motor fora e aberto a ver o que raio era o tek tek tek da filmagem. Se os cilindros estivessem todos raspados ou outra coisa qualquer, era ir buscar a outra pelos 1000€ e fazer a troca de tudo.

Com sorte durava ainda mais uma carrada de anos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4070
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 14:46

Nuno MSA escreveu:
Eu pessoalmente não mudaria uma admissão por injecção por uma a carburador, ainda por cima sabendo que teria de mudar mais uma série de componentes. E é quase certo que essa mota andou aos trambolhões e há-de de ter mais uns cócós que ainda não foram detetados.

O que eu faria era ter muita calma, não ter pressa e tentava encontrar um motor desse modelo de modo a que a troca fosse plug and play. Dava-lhe 1 a 3 meses para ver se a coisa aparecia. Se não aparecesse vendia mesmo isso ás peças e quando tivesse algum montante jeitoso amealhado das peças acrescentava-lhe mais algum do meu bolso e comprava outra mota. A mota certa ao preço certo há-de aparecer mesmo estando o mercado como estiver.

Isso parece-me mais uma questão de jogo de paciência do que outra coisa.

A troca era ao contrario, a mota doadora é a carburador, esta do meu cunhado ja é de injecção. Caso não desse para o motor da doadora receber a injecção aí é q se tinha q trocar tudo, mas tendo a doadora completa n seria um problema.

pbmonteiro84 escreveu:
Concordo com o jogo da paciência....

Eu que não tenho nenhuma, se a moto fosse minha neste momento já estava motor fora e aberto a ver o que raio era o tek tek tek da filmagem. Se os cilindros estivessem todos raspados ou outra coisa qualquer, era ir buscar a outra pelos 1000€ e fazer a troca de tudo.

Com sorte durava ainda mais uma carrada de anos.

É que pelos 1000€ acho que nem justifica abrir o motor e até na eventual sorte de nao ser nada de serio com certeza deve la ficar no minimo 500€ para o reparar.

Tenho q me tentar desligar da mota do meu cunhado, nao é minha e ele tb n sabe o que quer.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitimesetembro 10th 2021, 22:10

PSonic escreveu:


Tenho q me tentar desligar da mota do meu cunhado, nao é minha e ele tb n sabe o que quer.

Não tinha percebido que era para colocar a doadora a injecção. Sendo um upgrade talvez valha a pena. Se isso vai dar e será a melhor coisa a fazer? Motor a bater? OIP.ZQsF0RKkobqqP-jRa26gZAAAAA?w=158&h=180&c=7&r=0&o=5&pid=1 

Se o teu cunhado não sabe o que quer não te aborreças com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Motor a bater? Empty
MensagemAssunto: Re: Motor a bater? Motor a bater? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Motor a bater?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Motor da CBR 900 a " bater "
» motor
» um bater ao relenti cb1000r
» Se é para bater vamos fazer isso a sério...
» Stoner: 'Pedrosa e Lorenzo podem bater Rossi'

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Motor, Embraiagem, Transmissão e Sistema de Refrigeração-