InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntraralgumas dúvidas  Lojaalgumas dúvidas  V-deosalgumas dúvidas  Fotos
algumas dúvidas  Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 algumas dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
heiland
Honda Monkey
heiland

Número de Mensagens : 6
Idade : 38
Localização : porto/lisboa (?)
Data de inscrição : 17/08/2010

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 29th 2010, 19:13

Boas,


Como sou newbie nesta coisa das motas, tenho imensas dúvidas, talvez me possam ajudar:

- Tipos de arrefecimento: a ar ou a liquido ? Quais são as vantagens/desvantagens?

- Como não tenho carta de mota, tenciono comprar uma 125 4T:
vale a pena comprar uma CBR ou é preferível uma naked? (visto que certamente irei cair e as carenagens não devem ser baratas...)
O preço da manutenção é muito diferente?
Visto estas motas andarem à volta dos 100km/h a protecção aerodinâmica é assim tão importante?


Obrigado,

Ab



Ir para o topo Ir para baixo

CBR 600F4i
Tó

Número de Mensagens : 3775
Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY
Data de inscrição : 08/12/2008

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 29th 2010, 19:47

Teoricamente um motor arrefecido a ar está sujeito a maiores variações termicas.
A temperatura ambiente (verão ou inverno) tem muita influencia, e o facto de estar a trabalhar parado ou em movimento pode alterar significativamente a temperatura devido á deslocação do ar.

Um motor de arrefecimento liquido como implica a difusão do calor para um material em circulação, evitando grandes variações e permitindo conservar uma temperatura mais proxima da ideal.

Teoricamente, num motor de refrigeração liquida consegue-se extrair maior potencia. No entanto, este sistema é pouco tolerante a temperaturas extremas de frio e calor.
Neste aspecto, o motor de refrigeração a ar é mais tolerante.

Mas sem sombra de duvidas escolheria um arrefecido a Liquido


Quanto a naked ou com carenagens é uma opção de gosto de cada um sendo que consegues maior velocidade numa com carenagens .

Manutenção desde que não caias é igual em ambas sendo que ao teres uma simples queda os valores duplicam ou triplicam numa cbr do que numa naked.

A protecção aerodinâmica é sempre importante ainda mais nestes modelos de menor cc visto irem depois verificar se maiores consumos na naked para velocidades iguais pq o motor na cbr despende de menor esforço


Última edição por telgui em agosto 31st 2010, 08:33, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
heiland
Honda Monkey
heiland

Número de Mensagens : 6
Idade : 38
Localização : porto/lisboa (?)
Data de inscrição : 17/08/2010

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 29th 2010, 23:02


Obrigado pelas respostas.

Mas,
porque escolherias sem sombra de dúvida um arrefecido a ar?

Segundo o que escreveste, não seria melhor o contrário?




Ab




Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 29th 2010, 23:59

sinceramente compra a ar.. aposta que esta pergunta veio porque estás indeciso entre a cbf e cbr 125, certo?

tive a ver, experimentei as duas e digo-te a cbr parece que vais em cima duma tabua enquanto na cbf tens mais conforto, se caíres na cbr já sabes que te vai sair mais do bolso (n penses mt nisto, vai é com calma), a cbf faz-te consumos de 2 a 100 km/h e 2,3 a punho trancado enquanto a cbr faz 3l a 100 e 3.5 a punho trancado, a cbr é mais bonita sim senhora, mas são mais 1000 euros e em caso de crédito a taeg é o dobro..na minha opniao e dos próprios concessionários se quiseres uma mota para "bater", fazer kms, economica, confortavel enfim para o dia-a-dia.. sem duvida a cbf é a mellhor opção Wink

ps: sei isto tudo pq tenho andado a analisar para comprar uma para a susana.
Ir para o topo Ir para baixo
heiland
Honda Monkey
heiland

Número de Mensagens : 6
Idade : 38
Localização : porto/lisboa (?)
Data de inscrição : 17/08/2010

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 30th 2010, 22:27

Sendo sincero, eu nao gosto da CBF 125, acho-o a feia... aqui na minha rua há uma... e não me convence...


Eu preciso de uma mota para o dia a dia, como não tenho carta, pensei numa 125...

Das 125 que existem no mercado e para a minha carteira, estava virado para:

- Uma naked coreana, tipo daelim ou hyosung, nova..

- Uma CBR usada...


O que me fez gostar da CBR, é que uma mota pequena, com arrefecimento a liquido, é Honda, tem protecção aerodinamica, tem 6 velocidades.. etc

As nakeds nunca as vi ao vivo... mas parecem ser mais motas, tinha garantia de 2anos, o corpo da mota é copia da suzuki gs500, portanto a ciclistica deve ser boa..etc...


Estou muito perdido?
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 30th 2010, 22:54

la está são gostos.. com 200 e poucos euros metes carnagens laterais na cbf e fica logo com outro aspecto, bebe menos que a cbr AINDA, podes comprar nova pois custa menos 1000€ que a cbr125.. em cidade no dia a dia pouco ou nada consegues dar uso a 6 e é mesmo so para consumos pois n é como numa 600 ou 1000 que consegues andar a 60/70/80 em 6 sem que ela se engasgue.

agora tu é que sabes.. essas motas coreanas que falas, sinceramente prefiro honda devido ao factor fiabilidade e as marcas coreanas ainda n tem provas decentes dadas.

depois é o factor peso Wink

para a maria que n tem carta de mota, quere-a para o dia a dia, é realmente uma boa opção a cbf125.

só n acho piada ao facto de n ter conta rotações, mas tmb ja ha uns digitais no ebay porreiros para adaptar no volante! tudo tem solução meu caro.

quando ela ganhar confiança e já se desenrascar bem, logo lhe deixo experimentar a 600 e quem sabe tirar a carta de mota!
Ir para o topo Ir para baixo

CBR 600F4i
Tó

Número de Mensagens : 3775
Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY
Data de inscrição : 08/12/2008

algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitimeagosto 31st 2010, 08:33

heiland escreveu:

Obrigado pelas respostas.

Mas,
porque escolherias sem sombra de dúvida um arrefecido a ar?

Segundo o que escreveste, não seria melhor o contrário?




Ab






Enganei me ao escrever , escolheria sim arrefecido a liquido Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




algumas dúvidas  Empty
MensagemAssunto: Re: algumas dúvidas algumas dúvidas  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

algumas dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Algumas duvidas cbr 1000rr 08
» Ajuda em compra cbr 250 , algumas duvidas .
» EXPLICAÇÕES IMPORTANTES PARA ALGUMAS DÚVIDAS QUE POSSAS TER SOBRE CERVEJA
» Mais algumas?
» Algumas boas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-