InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarNacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  LojaNacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  V-deosNacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  Fotos
Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 47
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  Empty
MensagemAssunto: Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  Icon_minitimeoutubro 13th 2010, 01:56

Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  11102010jonathangil1qxo

Jonathan Gil fechou sua participação no Campeonato
com uma vitória


Na derradeira jornada do Campeonato, em Álcacer do Sal, Jonathan Gil fechou a época com um triunfo, Tiago Gomes garantiu o título de vice-campeão e Pedro Loureiro confirmou a vitória no Troféu Basic.

A quinta e última prova do "Nacional" de Quad-cross disputou-se em Álcacer do Sal, numa organização do Clube Quadmania. A acção aconteceu numa pista construída propositamente para o efeito, mas cujo nível qualitativo se situou aquém do patamar já atingido pela modalidade no nosso país. Além de exíguo – apenas 850 metros – o traçado apresentava saltos em piso de saibro mas o restante terreno em areia, ficando esta muito "cavada" à passagem dos concorrentes. Aliás, as duas mangas de QX Open tiveram duração inferior ao habitual – apenas 20 minutos mais duas voltas – para minorar a degradação do piso. Quanto às condições climatéricas, embora tenha chovido na noite anterior, hoje apenas cairam esporadicamente alguns "pingos".

Aquilo que já ficou dito não põe em causa o empenho patenteado pela Câmara Municipal de Alcácer na realização deste evento, concretizado através da disponibilização de homens e máquinas para a construção da pista e intervenções no dia da prova, assim como também disponibilizou o parque de campismo para servir de “paddock”, constituindo este um bom espaço para o acolhimento dos participantes.

Apenas 5 pilotos da classe QX Open competiram em Álcacer. Jonathan Gil dominou as operações nas duas mangas, ganhando ambas destacado. À sua rectaguarda travou-se a luta pelo título de vice-campeão entre Tiago Gomes e João Vale. Durante mais de metade da primeira manga esses dois pilotos foram trocando de posições, mas na parte final Gomes conseguiu isolar-se para ser 2.º classificado.

Na segunda manga Tiago Gomes arrancou em 2.º, resistiu bem à pressão inicial exercida por Vale, e depois a diferença entre eles aumentou de forma significativa. Assim, e face à regra de descontar o pior resultado, Tiago Gomes fechou esta campanha como vice-campeão, apenas com mais 1 ponto útil que João Vale. Já Diogo Campos foi sempre 4.º classificado, posição que também alcançou no Campeonato.

Nesta ronda alentejana estava ainda em aberto a vitória global no Troféu Basic, mas o líder Pedro Loureiro começou a desiludir a concorrência logo na primeira manga. De facto, Hugo Pinto encabeçou o pelotão de 10 pilotos durante a maior parte da corrida, sempre pressionado por Loureiro, acabando este por subir ao comando a três voltas do fim, para vencer com 5,5s sobre Pinto.


Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  11102010classifica2010q

Pedro Loureiro foi o melhor no Troféu Basic em 2010


Os dois pilotos referidos tiveram contratempos na segunda manga, quando estavam em luta e ficaram presos na areia. Depois, Hugo Pinto abandonou na sétima volta por problemas eléctricos, enquanto Pedro Loureiro teve de moderar drasticamente o ritmo devido a furo num pneu dianteiro, acabando em 8.º - mas mesmo assim garantiu a vitória no Troféu. Na altura em que ficaram "atascados" ascendeu ao comando Diogo Moura, mas a este foi atribuída uma volta de penalização, por ultrapassagem com bandeiras amarelas e ter atalhado caminho numa curva. Após tantas peripécias, a vitória nesta manga coube a Vando Duarte, com 2,2s sobre Luís Salgueiro, enquanto Luís Mira bisou no 3.º lugar.

Na classe de Iniciados esta prova era também decisiva para a atribuição do título, conquistado por Guilherme Santos ao ganhar as duas mangas. Na primeira o seu adversário directo, João Santos, começou por liderar entre 8 pilotos, mas sensivelmente a meio Guilherme ultrapassou-o para vencer. História diferente houve na segunda corrida, pois Guilherme Santos foi o único comandante, enquanto João falhou uma passagem de "caixa" no arranque e perdeu preciosos segundos, acabando por conseguir apenas o 3.º lugar, atrás de Henrique Alves. Ainda, refira-se que esta manga teve duas partidas, sendo interrompida a primeira logo no início da terceira volta, para prestar assistência a Frederico Nazaré, após ter capotado.


Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  11102010classifica2010q

Guilherme Santos conquistou o título na classe de Iniciados



Finalmente, seis pequenos quad-crossistas deram corpo à última etapa do Troféu de Infantis, com Martim Cerqueira a confirmar o êxito nessa competição com duas folgadas vitórias nestas mangas alentejanas, sempre seguido nas posições imediatas por João Tomás e Pedro Martins.


Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título  11102010classifica2010q

Nos Infantis, Martim Cerqueira foi a grande estrela em 2010


Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal
Fotos: Carlos Faria
Ir para o topo Ir para baixo
 

Nacional Quad Cross: Jonathan Gil vence título

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Nacional Quad-Cross: João Vale vence
» Quad-Cross: Pilotos lusos arrasam em Espanha
» SBK Assen 2: Jonathan Rea faz a dobradinha!
» Jonathan Rea foi o mais rápido
» Sem titulo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMPETIÇÃO :: Nacional de Velocidade, Troféus e TrackDays-