InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarNinja ZX10R com Quick_Shifter LojaNinja ZX10R com Quick_Shifter V-deosNinja ZX10R com Quick_Shifter Fotos
Ninja ZX10R com Quick_Shifter Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Ninja ZX10R com Quick_Shifter

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 00:31

Aqui fica um movie que fiz em Abril deste ano, quando montámos o sistema Quick-Shifter na Ninja ZX10R do Rui Reigoto com que ele correu no Campeonato Open de Velocidade, na classe Stock Sport 1000.

Enjoy it


_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
Passadão
CBR 900RR
Passadão

Pendura : Passadona

Número de Mensagens : 10932
Idade : 45
Localização : Lisboa + Xangai
Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR
Data de inscrição : 06/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 02:26

Epah, este som até arrepia!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
nunotlc
CBR 400
nunotlc

Número de Mensagens : 432
Idade : 45
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 600 F
Data de inscrição : 30/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 11:09

Tu é que tens sorte.

Também quero acelerar assim.

Bom trabalho engenheiro.
Ir para o topo Ir para baixo
MeGaHeRtZ
CBR 400RR
MeGaHeRtZ

Número de Mensagens : 572
Idade : 36
Localização : Porto
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 04/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 11:20

Niceeeeeeeeee Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/MeGaHeRtZ/
JEBF13
CBR 250R
JEBF13

Número de Mensagens : 303
Idade : 46
Localização : Torrao
Data de inscrição : 15/12/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 18:34

Boas!!!

Bom video, mas gostava de ver do outro lado, vê-lo a meter mudanças... porque metê-las acima acho que sei como é, mas metê-las abaixo temos que usar a embraiagem é isso ??? Explica-me Ed_acelera.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 18:52

JEBF13 escreveu:
Boas!!!

Bom video, mas gostava de ver do outro lado, vê-lo a meter mudanças... porque metê-las acima acho que sei como é, mas metê-las abaixo temos que usar a embraiagem é isso ??? Explica-me Ed_acelera.

Abraços

É assim:

O sistema Quick Shifter permite passar de caixa sem desacelerar e sem utilizar a embraiagem, mas só a passar de caixa (1ª - 2ª - 3ª - 4ª - 5ª - 6ª). Nas reduções é tudo igual como cá fora na estrada, ou seja: embraiar, dar a dupla de acelerador, reduzir e voltar a desembraiar.

Este sistema corta a ignição aquando a passagem de caixa, permitindo que se poupem alguns micro-segundos preciosos em corrida, uma vez que o motor quase que não perde rotação.

Pode-se utilizar tanto em caixa normal (1ª para baixo e restante para cima) ou caixa invertida como a grande maioria dos pilotos usa (1ª para cima e restantes para baixo), variando apenas no tirante que se vai utilizar: Caixa normal, o tirante trabalha à compressão e em caixa invertida, o tirante trabalha à tracção.

Para se utilizar este sistema, é necessário que se tenha uma centralina programável, ou então Power Commander ou Rapid Bike.

Espero que tenhas ficado esclarecido, caso contrário estás à vontade, que eu posso explicar-te detalhadamente como funciona.

P.S. - Por acaso neste filme, estávamos a utilizar caixa normal, dá para ver o Augusto a meter as mudanças para cima. De qualquer forma tanto o Reigoto como o Tiago e o Coimbra optaram por caixa invertida.

Só houve uma corrida em que se utilizou caixa normal, foi na ultima prova de Braga e foi porque emprestámos a moto ao Fernando Neto da Moto Jornal, para um teste que ele fez à nossa moto.

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140


Última edição por Ed_acelera em dezembro 23rd 2008, 10:50, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
JEBF13
CBR 250R
JEBF13

Número de Mensagens : 303
Idade : 46
Localização : Torrao
Data de inscrição : 15/12/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 22nd 2008, 23:22

Boas Ed_acelera!!!

Muito grato pela tua explicação Smile

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Mark Paul
CBR 400RR
Mark Paul

Número de Mensagens : 558
Idade : 49
Localização : Charneca da Caparica-Almada
Mota/Modelo : VTR 1000 SP1
Data de inscrição : 29/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 23rd 2008, 19:50

Ganda som migo é musica para os meus ouvidos......
Ir para o topo Ir para baixo
luisinho
CBR 600F2
luisinho

Número de Mensagens : 1614
Idade : 41
Localização : lisboa
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 23rd 2008, 20:37

boas amigos, uma grande dificuldade que eu tinha na mota, é se reduzir sem acelerar, ela da-me um coice e trava--me a mota. começa logo a derrapar.

algo que reparei que nesta mota nao acontece.

ed tavas a dar gas quando reduzias?

e é normal sairem as chamas pelo escape»?
Ir para o topo Ir para baixo
Dark_Jak
CBR 400RR
Dark_Jak

Número de Mensagens : 513
Idade : 36
Localização : Guimarães
Mota/Modelo : Tracer 900 GT 2018 & VT600 95-> Tracer 700 2018 -> Ex-600RR 05-> ex-CBR 600F ex- CRF 250 ex-KXF 250
Data de inscrição : 03/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 23rd 2008, 22:08

Isso de reduzir/acelarar ao mesmo tempo como ed disse "dar dupla de acelarador" em ingles Blip The Throttle, ou seja ao mesmo tempo que travas, dar uma pequena acelaradela, ao reduzires.
O objetivo disto, é para manteres a rotação do motor ao mesmo que a tracçao na roda trazeira, para ajudar a impedir que ela bloqueie e ajuda a travar com o motor.
Quase toda a gente que conheço que anda em competiçao usa este truque, vesse muito a usar em motos a 2t.

Isso das chamas a sair pelo escape é do cruzamento de valvulas, ou seja no momento em que a valvula de escape não fecha rapido o suficiente fazendo com que alguma parte sai-a pelo escape...

Espero ter ajudado, mas o Ed talvez te conssiga explicar melhor...

Cumprimentos "V"
Ir para o topo Ir para baixo
procoelho
Honda Monkey
procoelho

Número de Mensagens : 22
Idade : 114
Localização : West
Mota/Modelo : GSX-R 600 97 Cú de Abelha!
Data de inscrição : 15/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 23rd 2008, 22:47

Essas passagens de caixa são alguma coisa do outro mundo...
brutal mesmo....


Muito bom mesmo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 24th 2008, 01:03

luisinho escreveu:
boas amigos, uma grande dificuldade que eu tinha na mota, é se reduzir sem acelerar, ela da-me um coice e trava--me a mota. começa logo a derrapar.

algo que reparei que nesta mota nao acontece.

ed tavas a dar gas quando reduzias?

e é normal sairem as chamas pelo escape»?

Deve-se sempre dar a "aceleradela" antes de reduzir, para evitar que a roda de trás bloqueie. As motos mais recentes (como esta) vêm com embraiagem deslizante para evitar bloquear a roda, mas mesmo assim pode bloquear um pouco caso não se dê a tal dupla aceleradela aquando as reduções, mas é certo que atenua e bastante esse efeito. Por isso luisinho... nas reduções é obrigatório dar a dupla de acelerador para não bloquear a roda traseira e não apanhar nenhum susto.

Sim, nesta moto "dava-se gás" quando se reduzia. Se reparares, quando o Augusto está a reduzir, ouve-se ele a dar a dupla antes de reduzir, e essa dupla serve para manter a velocidade dos dois veios da caixa aproximadamente igual por forma a que o engrenamento dos carretos se faça mais fácilmente.

Nas reduções, pode acontecer alguma mistura ar/gasolina não ser queimada na câmara de combustão e sair pelo escape (durante o tal cruzamento de válvulas, também chamado de "lavagem"). Como o sistema de escape está "em brasa" detona a mistura dando origem às chamas que saiem pelo escape.

Volto a repetir... o sistema Quick Shifter só se utiliza em aceleração e para subir de caixa. Nas reduções funciona como na minha e nas vossas motos. Caso contrário, dá-se cabo da caixa.

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 24th 2008, 01:14

Dark_Jak escreveu:
O objetivo disto, é para manteres a rotação do motor ao mesmo que a tracçao na roda trazeira, para ajudar a impedir que ela bloqueie e ajuda a travar com o motor.

Yep... nem mais. Eu não explicava melhor Basketball

Dark_Jak escreveu:
Quase toda a gente que conheço que anda em competiçao usa este truque, vesse muito a usar em motos a 2t.

Diria mais... toda a gente que anda de moto usa esse truque cheers

Dark_Jak escreveu:
Isso das chamas a sair pelo escape é do cruzamento de valvulas, ou seja no momento em que a valvula de escape não fecha rapido o suficiente fazendo com que alguma parte sai-a pelo escape...

Espero ter ajudado, mas o Ed talvez te conssiga explicar melhor...

Mais ou menos... é mistura de ar/gasolina que não é queimada na câmara de combustão e sai pelo escape (durante o cruzamento de válvulas) e é queimada/detonada no sistema de escape

Se repararem isso acontece nas reduções, quando se dá a tal dupla (aceleradela).

Diogo, estou a ver que entendes do assunto, obrigado pela ajuda nas explicações cheers

Abraço

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
Dark_Jak
CBR 400RR
Dark_Jak

Número de Mensagens : 513
Idade : 36
Localização : Guimarães
Mota/Modelo : Tracer 900 GT 2018 & VT600 95-> Tracer 700 2018 -> Ex-600RR 05-> ex-CBR 600F ex- CRF 250 ex-KXF 250
Data de inscrição : 03/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimedezembro 24th 2008, 13:19

De nada Ed, sim entendo um pouco de competiçao, não porque ja tenha andado la, queria ver se entrava na Promocup mas esta dificil.
Quaze tudo o que aprendi foi a base de muita leitura e investigação sobre o assunto, e claro tambem cheguei a tirar um curso de mecanica que invelizmente nao pude acabar.

Cumprimentos "V"
Ir para o topo Ir para baixo
Nhecas
Honda Monkey
Nhecas

Número de Mensagens : 38
Idade : 42
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 600 RR
Data de inscrição : 28/07/2009

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimenovembro 5th 2009, 22:27

brutal, deve ser epetacular pilotar uma máquina com este sistema
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimenovembro 6th 2009, 02:10

brutal... que abuso...
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimenovembro 6th 2009, 13:58

Ponham brutal nisso Wink

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
MORALEZ
CBR 600F4i
MORALEZ

Número de Mensagens : 3534
Idade : 41
Localização : PAÇO DE ARCOS
Mota/Modelo : CBR 1000RR FIREBLADE
Data de inscrição : 21/10/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimenovembro 6th 2009, 15:57

Que barulhinho!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Ninja ZX10R com Quick_Shifter Empty
MensagemAssunto: Re: Ninja ZX10R com Quick_Shifter Ninja ZX10R com Quick_Shifter Icon_minitimenovembro 14th 2009, 00:45

Fica aqui mais um... movie. Este foi o primeiro dyno que fizemos para medir o primeiro mapa Wink Na altura 182 cv à roda sem efeito Ram Air Suspect