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 Mudanca de mota..

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carlosand
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MensagemAssunto: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 14th 2010, 20:07

Boas ppl
O meu percurso como motard comecou ha cerca de 1 ano na famosa cb500 em que foi a altura que tirei a carta e tudo. Agora passei para a cbr 600rr, em que ainda me estou a habituar a ela mas pelo que ja ouvi dizer as cb500 sao motas mto tolerantes quer em curvas, quer em mudancas de caixa,etc e as cbr600rr ja nao sao assim.. o ppl se puder dar umas dicas para que tudo corra pelo melhor agradeco..
Boas curvas cumprimentos
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dino
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 14th 2010, 21:05

Boas

realmente passas-te duma "trotinete"pra 1 motorizada engraçada

o ke eu noto na minha de perigoso sao as passagens de caixa de 2ºpra 3º em curva, a roda da frente por vezes levanta e qd acenta no chao é sentido o tal safanao no guiador,já me aconteceu várias vezes e nao é nada agradavel,o amortecedor de direçao corrige grande parte desses safanoes,eu nao tenho ainda mas é 1 das minhas proximas mod´s

de resto é uma questao de umas boas voltas em serra pra ir conhecendo a mota

o ke axo da minha é ke é mt maneirinha e relativamente facil de conduzir
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Edgar_Oliveira
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 14th 2010, 23:37

tal como o digo disse, e isso n acontece so na rr, tmb acontece na F se fores minimamente em altas, tens de ter cuidado em curva, tenta fazer reduções e travar o que necessitas antes da curva.

amortecedor de direcção é SEMPRE uma mais valia Very Happy cheers
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NunoTeixeira
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 14th 2010, 23:42

Ela só anda o que tu quiseres..se achas que não tás preparado para conduções

agressivas é simples não rodes o punho todo! Abraço e boa sorte com o bixo! É

uma exelente máquina!
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koffeebiker
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 14th 2010, 23:59

Não quero estar aqui a dar dicas de condução mas que eu saiba não se trocam relações de caixa nas curvas, nem de carro nem de mota...nas curvas mantem-se a velocidade tão sujeitos a que a roda de trás perca tracção...
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Edgar_Oliveira
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 00:03

oh koffe desculpa la mas num carro a puxar a frente, no meio da curva meter uma abaixo é brutaaaaal e sais mto melhor de curva!!!!
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sombrio
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 00:13

fazer curvas de carro é um espectaculo!
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Edgar_Oliveira
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 00:19

claro que n é o mesmo que de mota, companheiro..Wink

mas quando se tem de andar de enlatado por este ou por aquele motivo, há que curtir como se pode. Cool
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Doc_Daniel
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 00:37

O melhor é ires com calma e aprenderes por ti proprio, o que eu acho melhor pode não ser bom para ti ou ao contrario.
Cada um tem a sua maneira de conduzir, se fores com calma começas a conhecer a mota e a fazer as coisas como te sentires mais à vontade.

Koffee porque dizes que não deves ir à caixa em curva? Eu troco mudança a meio da curva quando ela chega perto do corte e se entrar mal na curva tambem mexo na caixa para segurar melhor a mota...
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 00:39

ja me aconteceu trocar de mudanca na curva e a mota dar um coice. mais um pouco e fazia um high side.
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koffeebiker
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 10:21

sombrio escreveu:
ja me aconteceu trocar de mudanca na curva e a mota dar um coice. mais um pouco e fazia um high side.


O que acontece é que quando se usa a caixa em curva a ao usar a embraiagem afectamos a distribuição do peso sobre as rodas de um veiculo o que pode dar origem a uma das rodas perderem a aderencia e escorregarem...

De carro com estas brincadeiras já saí de frente uma vez...reduzir é antes da entrada da curva para entrarmos com a velocidade certa, agora é claro que há reduções e reduções e há motos que perdoam e admitem correcções a meio da curva...
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dino
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 19:20

O koff a tua explicaçao nao tá errada de todo(jogas mt seguro)

mas imagina ke tás a fazer 1 curva ke tem um angulo fexado e dps a meio abre e já vais perto do redline,vais deixar o motor a ir a cortar!??

de carro é a mm coisa,por exemplo o meu carro é engraçado de conduzir sempre a puxar e qd ele pede outra mete-se(requer o tal cuidado de qd largar embraiagem e acelerar ao mm tempo,nao ser mt forçado)mas se for tb se corrige

as rodas tem ke virar pra a direita a fazer uma curva á esquerda.

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carlosand
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 20:32

boas ppl
com a cb500 em todas as situacoes sempre recorri a mudanca de caixa e nunca tive qualquer problema. Com as cbr dizem que tem de ser ter mto cuidado e tal..sabem aquelas historias que se ouve tipo: " n sei quem que tinha 1 tipo xpto de mota e comprou 1 cbr e numa curva aconteceu isto e aquilo" " nas desportivas e muito mais dificil fazer curvas porque a malta tem de se deitar muito..." E que muitas vezes existem essas historias porque alguem pensou que ja sabia tudo e depois deu nisso...
Tirando o que se ouve falar o que noto na mudanca de uma mota para a outra sao os consumos consideravelmente mais altos mas isso e normal, a fazer as curvas nao noto diferenca talvez porque ja com a cb500 me deitava e depois claro na conducao urbana tipo para e arranca ate doi ouvir a mota a trabalhar porque nao foi definitivamente feita para aquilo...hehe
Se puderem dar ai umas dicas para alem das que ja foram mensionadas agradeco
boas curvas cumps
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 15th 2010, 22:23

Eh malta,
Acho que o que se quis dizer com as trocas de caixa em curva é para a situação de redução em curva.
Cuidado, muito cuidado com as passagens de caixa para baixo em curva. Mesmo com embraiagem deslizante.
As passagens de caixa em curva para cima são necessárias e quase obrigatórias em curvas largas em que se esgota a mudança que está engrenada. Aí, nada de mais.
Reduzir caixa em curva, com a moto inclinada e numa rotação muito elevada, aí que pode dar malho pode.
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 16th 2010, 11:55

outra dica...
cuidado com as travagens, 90 % dos acidentes sozinhos
são por exagero nas travagens, portanto é preferível
travar cedo e sair a acelerar, do que queimar a travagem
e ter uma surpresa..

Boas curvas
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 16th 2010, 12:11

Edgar_Oliveira escreveu:
oh koffe desculpa la mas num carro a puxar a frente, no meio da curva meter uma abaixo é brutaaaaal e sais mto melhor de curva!!!!

no carro é como na mota, depende da curva, até proque se for um automovel (entenda-se com potencia) ao acelarar a meio da curva sendo esta apertada da asas é a fugir de frente, dai para acelarar tens que fazer como na mota, travas antes e ai sim aceleras a meio (entenda-se em curvas mais lentas)
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 16th 2010, 22:50

Sim jota santos se for FWD tem ke ser como dizes em RWD é diferente,pode acelerar durante a curva,começa-se a "perder" a trazeira em casos de carros com mt jarda,mas isso acaba por ser divertido Very Happy DRIFT
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 09:12

dino escreveu:
Sim jota santos se for FWD tem ke ser como dizes em RWD é diferente,pode acelerar durante a curva,começa-se a "perder" a trazeira em casos de carros com mt jarda,mas isso acaba por ser divertido Very Happy DRIFT

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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 14:57

Boas,
olha eu estou exactamente na mesma situação que tu, com a diferença que esta a fazer 2 anos que tenho a minha 600.

Acho que nao é preciso cuidados extras para esta mota em relação aquilo que o bom senso recomenda e que ja foi dito atras pelo pessoal e julgo se aplica para todas as motas.
O mais importante é andares ao teu ritmo, em que te sintas confortável e com calma vais "descobrindo" a mota.

Boas curvas
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 15:07

Ganda açorda, uma coisa é subir caixa em curva outra totalmente diferente é reduzir, claro que estou a falar em curvar em apoio, eu em curva subo a relação se ela o pedir, reduzir não, já entro pa curva com a relação que acho mais apropriada!

Reduzir em apoio e se a rotação ja for alguma, o mais certo é o resultado nao ser muito agradável, pelo menos seguro não é! De todo!

Oh Edgar depois tens de me explicar isso de botar abaixo em curva num carro FWD... o porquê de ser brutal e onde está a eficácia dessa "manobra"....

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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 17:02

Eu costumo dizer que esse tipo de moto (600RR) até ensina a curvar!!Agora vai de cada um saber o seu limite!
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 17:43

Boas, Carlosand

Cada um é como cada qual e o que te posso recomendar para teres umas dicas é leres ou veres vídeos deste senhor Keith Code em especial este"- A Twist of the Wrist II DVD Making of"

La podes ver bastantes coisas interessantes.
Depois é fazer Km com a tua moto.

Abraço e boas curvas
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 17:55

bfcmartins escreveu:
Boas, Carlosand

Cada um é como cada qual e o que te posso recomendar para teres umas dicas é leres ou veres vídeos deste senhor Keith Code em especial este"- A Twist of the Wrist II DVD Making of"

La podes ver bastantes coisas interessantes.
Depois é fazer Km com a tua moto.

Abraço e boas curvas

Se quiseres envio-te o vídeo e o livro.
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 21:49

Boa companheiro

O conselho que te posso dar pela minha (pouca) experiência é que faças as coisas com suavidade ... isto aplica-se ao acelerador e ao travão. Relativamente à CB500 o poder de travagem da CBR é maior mas o poder de aceleração é MUITO maior.

Ou seja, mesmo "sem querer" pode acontecer que chegues a uma curva que tás habituado a fazer a 60 km/h na CB 500 e com a CBR vês-te a 100-120 e depois?
Agarraste aos travões e andas aos papeis e podes acabar no tapete ou travas com suavidade... deitas a mota e até fazes a curva Twisted Evil
Mas pra isso convém que estudes alguma teoria e vejas alguns vídeos educativos sobre técnicas de condução (travagem, trajectórias em curva, counter-steering, etc.)

Mais que tudo faz as coisas ao teu ritmo e sempre de forma "confortável" nas manobras. A estrada não é uma pista Wink

Desculpa o testamento... muita sorte e boas curvasssss

V
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitimenovembro 17th 2010, 22:13

silver_bullet escreveu:
Ganda açorda, uma coisa é subir caixa em curva outra totalmente diferente é reduzir, claro que estou a falar em curvar em apoio, eu em curva subo a relação se ela o pedir, reduzir não, já entro pa curva com a relação que acho mais apropriada!

Reduzir em apoio e se a rotação ja for alguma, o mais certo é o resultado nao ser muito agradável, pelo menos seguro não é! De todo!

Oh Edgar depois tens de me explicar isso de botar abaixo em curva num carro FWD... o porquê de ser brutal e onde está a eficácia dessa "manobra"....

km falou em eficacia?

se juntares a isso uns cortes de direcção secalhar ja fica mais engraçado... geek
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MensagemAssunto: Re: Mudanca de mota.. Mudanca de mota.. Icon_minitime

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