InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarRotundas - Página 2 LojaRotundas - Página 2 V-deosRotundas - Página 2 Fotos
Rotundas - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Rotundas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 48
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 14:01

Edgar_Oliveira escreveu:
ora ai esta.. o meu assunto ta nos advogados da protecção juridica, se eles n resolverem sem pagar nada, resolve a susana com ajuda de amigos do ramo dela.

com equipamento e tudo, ainda da para fazer umas belas férias, alem de pagar o que gastei para tratar dela Twisted Evil

mai nada, tem que se cumprir o que esta no codigo, nao o que os segurinhos querem isso é que era bom, so espero o primeiro lindo que nao me deixe entrar na 3 saida!!!
Ir para o topo Ir para baixo
oestux
CBR 400RR
oestux

Número de Mensagens : 578
Idade : 44
Localização : Caldas da Rainha / Bruxelas
Mota/Modelo : CBR 900RR
Data de inscrição : 16/02/2011

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 14:09

Pessoal, não se julguem mais espertos que os outros, o código da estrada não menciona só as rotundas mas também a mudança de faixa que é essa que devem ler!!

Essa do papel do ipo devias explicar isso bem explicado pq tanto quanto sei não são ouvidos nem achados!! (só faltava mais essa)

aqui fica um texto duma seguradora:


Citação :
Regularização de Sinistros

Sem prejuízo do exposto, na determinação da responsabilidade nos acidentes ocorridos em rotundas há que ter em atenção que a culpa será sempre do condutor que muda de via de trânsito, invadindo a via paralela.

Se um condutor, vindo de uma fila interior, embater num outro que transite numa fila exterior (ou viceversa), a culpa será do primeiro por mudança de via de trânsito sem tomar as devidas precauções, manobra essa causal do acidente.

O condutor que circule na via da direita da rotunda sem que pretenda tomar a 1.ª saída pode incorrer na prática de uma contra-ordenação leve, sancionável apenas com coima, por não circular na via de trânsito mais conveniente ao seu destino (porque, por exemplo, queria tomar a 3.ª saída da rotunda).

Nada mais e muito menos ser responsabilizado por um acidente provocado por quem muda de fila de trânsito.

É por isso que quem circula em Lisboa pode observar todos os taxistas – e autocarros da Carris - a circularem pela via exterior do Marquês de Pombal, porque dessa forma, embora teoricamente possam incorrer numa contra-ordenação leve, na prática nunca são culpados nos acidentes ocorridos nas rotundas.

Se a ideia é informar não acho que se deva dar bitaites de 1 ou 2 casos isolados sob pena de induzirem todos em erro, é certo que cada um deve pensar por si próprio mas não temos o direito de influenciar negativamente os outros só porque achamos que assim é sem provas que acompanhem as opiniões.

Tentei falar sobre os factos e sobre o que conheço pois vejo regularização de sinistros todos os dias daí opinar sobre o que acontece na maioria dos casos mas interpretem como querem.

Cumprimentos e boas curvas!!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 14:11

mas é mesmo.. no meu primeiro acidente so n contestei pq me deram 50% do valor orçamentado na marca e pq eu n estava propriamente bem posicionado na faixa de rodagem quando ele me bateu, agora eu ir na minha via descansado e um gajo mete-se a frente a toa? é ate fazer sangue!!!! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
oestux
CBR 400RR
oestux

Número de Mensagens : 578
Idade : 44
Localização : Caldas da Rainha / Bruxelas
Mota/Modelo : CBR 900RR
Data de inscrição : 16/02/2011

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 14:12

Edgar_Oliveira nesse caso foi o outro que invadiu a tua faixa de rodagem logo "ajoelhou vai ter qui rezà" Smile
Ir para o topo Ir para baixo
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 48
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 14:13

eu so tou a falar de casos que soube, mas eu continuo a seguir a minha claro, o pior nao é isso, vens todo lançado dentro da rotunda ate ai tudo nice., mas quando chegas para sair ja se encontra o carro fora da rotunda com o seu pisca e tal, o pior é que tu nao sabes se ele vai sair na 1 saida ou na 2 porque nao viste onde o carro entrou, ai sim , para provarmos isso nao sei nao, mas pronto isso vai de cada qual, agora dizerem que as seguradoras e que sabem e so assim pagam, ehehehehe naaaa
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 15:23

Edgar_Oliveira escreveu:
é verdade sim senhora, nem imaginam as vezes que ja discuti com gajos e com gajas por causa disto, são BURROS n aprendem, dass No

n custa mt, basta eles irem mais a direita, com a teoria de andar mais a direita mas a fazer m**** na rotunda, e nós que vamos no meio querermos sair na 2 ou 3 saída e ao ir para a direita para sair na próxima saída, ainda apitam cm mta razão pois vão tmb sair naquela.. ENFIM

conheço muito bem essa sensação, mas a maioria dos condutores pensam e embirram q as rotundas é sempre por fora, para além de falta notória de conhecimento sobre o assunto e de bom senso a maioria dos casos foram assim instruidos nas escolas de condução com o seguinte argumento "é sempre por fora, se vos baterem os culpados são eles".
Ir para o topo Ir para baixo
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 48
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 15:26

PSonic escreveu:


conheço muito bem essa sensação, mas a maioria dos condutores pensam e embirram q as rotundas é sempre por fora, para além de falta notória de conhecimento sobre o assunto e de bom senso a maioria dos casos foram assim instruidos nas escolas de condução com o seguinte argumento "é sempre por fora, se vos baterem os culpados são eles".

ora ai estaaaa, mai nadaaa!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 15:27

Às vezes gostava de pegar no pessoal que diz e afirma que é a assim e coloca-los na rotunda do marquês de pombal em Lx para fazer a rotunda toda por fora para sair na ultima saida. Cresci e vivi muitos anos em lisboa e bem via as asneiras todos os dias nessa rotunda e só la passava 2x por dia por poucos minutos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
DanielP
CBR 600F
DanielP

Pendura : Mala de viagem

Número de Mensagens : 1016
Idade : 39
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : CB600F Hornet 01
Data de inscrição : 27/09/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 20:03

Olá boa tarde.
Eu digo que nem um nem outro têm razão, ambos a têm, deixem-se lá de teimosias.

O código da estrada pode ter várias interpretações (não devia mas pronto é o que temos), então se o que está escrito é isto (coisa que não é difícil de interpretar) estes 3 artigos penso que se consiga tirar algumas conclusões... Ora vejamos...

Artigo 11.º

Condução de veículos e animais

1 - Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as excepções previstas neste Código. ( nada de chamarem animais vadios porque todos têm de ter condutor)

2 - Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança. (deixem-se lá de embirrarem com os velhotes de boina, com as mulheres, com os animais conduzidos ou com o caracol que vai a tentar atravessar a estrada, todos cometemos erros na estrada, aprendam a não serem impacientes é mais fácil do que parece...).

Artigo 13.º

Posição de marcha

1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes. (mas existe um "mas"...)

2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direcção. (este é um "mas")

Artigo 14.º

Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção. (aqui está outro "mas" e ainda há mais).

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar. (será que este "mas" esclarece alguma coisa??)

3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento. (fantástico o código da estrada afinal não é tão complicado).


Agora mais a sério, deixem lá de querer responsabilizar o outro pelos acidentes.
Abram bem os olhos e evitem acidentes, quando um acidente é fatal para alguém não interessa responsabilizar alguém, interessava era minimizar os danos causados ou mesmo evitar o acidente nem que para isso se tenha de abdicar da prioridade.

Conduzam, não se deixem conduzir....

Ir para o topo Ir para baixo

CBR 600F4i
Tó

Número de Mensagens : 3775
Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY
Data de inscrição : 08/12/2008

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 20:13

DanielP escreveu:
Olá boa tarde.
Eu digo que nem um nem outro têm razão, ambos a têm, deixem-se lá de teimosias.

O código da estrada pode ter várias interpretações (não devia mas pronto é o que temos), então se o que está escrito é isto (coisa que não é difícil de interpretar) estes 3 artigos penso que se consiga tirar algumas conclusões... Ora vejamos...

Artigo 11.º

Condução de veículos e animais

1 - Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as excepções previstas neste Código. ( nada de chamarem animais vadios porque todos têm de ter condutor)

2 - Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança. (deixem-se lá de embirrarem com os velhotes de boina, com as mulheres, com os animais conduzidos ou com o caracol que vai a tentar atravessar a estrada, todos cometemos erros na estrada, aprendam a não serem impacientes é mais fácil do que parece...).

Artigo 13.º

Posição de marcha

1 - O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes. (mas existe um "mas"...)

2 - Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direcção. (este é um "mas")

Artigo 14.º

Pluralidade de vias de trânsito

1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção. (aqui está outro "mas" e ainda há mais).

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar. (será que este "mas" esclarece alguma coisa??)

3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento. (fantástico o código da estrada afinal não é tão complicado).


Agora mais a sério, deixem lá de querer responsabilizar o outro pelos acidentes.
Abram bem os olhos e evitem acidentes, quando um acidente é fatal para alguém não interessa responsabilizar alguém, interessava era minimizar os danos causados ou mesmo evitar o acidente nem que para isso se tenha de abdicar da prioridade.

Conduzam, não se deixem conduzir....


Não leste o que já em cima tinha dito de haver legislação para as rotundas

Por isso deixo aqui em baixo para todos poderem ler


http://www.ecgrupocolombo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=178&lang=pt
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Leite
CBR 650
Nuno Leite

Pendura : Fatima Margarida

Número de Mensagens : 5230
Idade : 44
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR HRC
Data de inscrição : 13/04/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 20:29

segundo me disseram na escola de conducao quem circula dentro da rotunda e nao der prioridade ao veiculo q circula pela direita e considerado culpado.
ja la vao 10 anos a conduzir assim e nunca tive problemas e ja vejo muitos condutores a conduzir assim. mas la ta tem de sinalizar a manobra, senao em caso de acidente e culpado.
nao sei se sabem mas numa AE com 2 ou mais faxas de rodagem se te ultrpassarem pela direita e se eu lhe der um toque eu e que sou considerado culpado. desta nao sabia.

la esta a regra da prioridade.
Ir para o topo Ir para baixo
DanielP
CBR 600F
DanielP

Pendura : Mala de viagem

Número de Mensagens : 1016
Idade : 39
Localização : Torres Vedras
Mota/Modelo : CB600F Hornet 01
Data de inscrição : 27/09/2009

Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2011, 20:34

Tó escreveu:


Não leste o que já em cima tinha dito de haver legislação para as rotundas

Por isso deixo aqui em baixo para todos poderem ler


http://www.ecgrupocolombo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=178&lang=pt

Acredita que conheço bem o que está nessa pagina, ao contrário do que aqui foi dito isso é o que se ensina nas escolas de condução já há muitos anos...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Rotundas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Rotundas Rotundas - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Rotundas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Somos o País das rotundas. Rotundas para quê?
» O meu historial...
» As eternas rotundas
» Alteração no novo Código da Estrada à circulação em rotundas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-