InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .
 

 SBK: Nova “Superpole” aprovada pelos pilotos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Pardal
CBR 600F3
avatar

Número de Mensagens : 2310
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira
Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R
Data de inscrição : 29/09/2008

MensagemAssunto: SBK: Nova “Superpole” aprovada pelos pilotos Janeiro 29th 2009, 09:03






Nos recentes testes em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve, as equipas de SBK tiveram a oportunidade de experimentar o novo sistema de “Superpole”, utilizado por este campeonato para definir as posições dos pilotos na grelha de partida.

A fórmula agora testada e que será utilizada a partir do início da próxima temporada de SBK, baseia-se em três sessões de doze minutos cada. As duas primeiras sessões são em formato “knock-out”, em que os vinte pilotos mais rápidos passam para dezasseis, e de seguida para oito.

Na terceira e última sessão, os oito pilotos “batalham” entre si, para garantir o melhor lugar dentro das duas primeiras filas da grelha de partida. Entre cada sessão há um intervalo de sete minutos, e todos os pilotos têm um total de dois pneus de qualificação à sua disposição.

A aprovação final à “Nova Superpole” foi dada pelos próprios pilotos.

“Gostei bastante desta nova fórmula de superpole. Tivemos algo semelhante nas últimas quatro corridas de BSB – British Superbikes – e foi deveras divertido. Na TV também parece melhor e para quem está no circuito também será do seu agrado” disse Shane Byrne, piloto da Sterilgarda Ducati, que ficou com a “pole” virtual durante os testes em Portimão.

Para Carlos Checa, este novo modelo torna tudo mais excitante, e só coloca em dúvida o tempo de intervalo de sete minutos entre as sessões

“Em Portimão obviamente não houve a mesma tensão que existe durante um fim-de-semana de corrida, mas não há dúvida que assim é muito mais excitante! Não se pode cometer nenhum erro e temos ainda de gerir melhor os pneus. Só acho é que os sete minutos entre sessões é demasiado curto, pois temos de fazer tudo à pressa, e corremos o risco de fazer tudo demasiado freneticamente”

Já para Max Biaggi, que estreia a nova Aprilia RSV4 – juntamente com Nakano – em 2009, o novo formato vem beneficiar quem conseguir um melhor acerto de afinações, ao contrário do formato anterior.

“Com o formato antigo conseguíamos esconder o facto de não termos a moto afinada correctamente, pois apenas tínhamos de fazer uma volta. Agora já não é assim, e quem não acertar nas afinações arrisca-se a partir do fim da grelha de partida, mas de qualquer maneira este formato é sem dúvida mais excitante”.



MADE IN MOTOCICLISMO
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.myspace.com/miguelcbr
 

SBK: Nova “Superpole” aprovada pelos pilotos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMPETIÇÃO :: MotoGP & Superbikes-