InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarA Geração à Rasca... foi a dela!!! LojaA Geração à Rasca... foi a dela!!! V-deosA Geração à Rasca... foi a dela!!! Fotos
A Geração à Rasca... foi a dela!!! Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 A Geração à Rasca... foi a dela!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Bad4company
CBR 750
Bad4company

Pendura : Sagres/Super Bock... depende!

Número de Mensagens : 6407
Idade : 62
Localização : MAFRA
Mota/Modelo : BMW R 1100 RT
Data de inscrição : 25/04/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 17th 2011, 22:07



Da autoria duma jovem de 61 anos (isso mesmo!)...

«Geração à rasca foi a minha. Foi uma geração que viveu num país vazio de gente por causa da emigração e da guerra colonial, onde era proibido ser diferente ou pensar que todos deveriam ter acesso à saúde, ao ensino e à segurança social.

Uma Geração de opiniões censuradas a lápis azul. De mulheres com poucos direitos, mas de homens cheios deles. De grávidas sem assistência e de crianças analfabetas. A mortalidade infantil era de 44,9%. Hoje é de 3,6%.

Que viveu numa terra em que o casamento era para toda a vida, o divórcio proibido, as uniões de facto eram pecado e filhos sem casar uma desonra.
Hoje, o conceito de família mudou. Há casados, recasados, em união de facto, casais homossexuais, monoparentais, sem filhos por opção, mães solteiras porque sim, pais biológicos, etc.

A mulher era, perante a lei, inferior. A sociedade subjugava-a ao marido, o chefe de família, que tinha o direito de não autorizar a sua saída do país e que podia, sem permissão, ler-lhe a correspondência.

Os televisores daquele tempo eram a preto e branco, uns autênticos caixotes, em que se colocava um filtro colorido, no sentido de obter melhores imagens, mas apenas se conseguia transformar os locutores em "Zombies" desfocados.

Hoje, existem plasmas, LCD ou Tv com LEDs, que custam uma pipa de massa.

Na rádio ouviam-se apenas 3 estações, a oficial Emissora Nacional, a católica Rádio Renascença e o inovador Rádio Clube Português. Não tínhamos os Gato Fedorento, só ouvíamos Os Parodiantes de Lisboa, os humoristas da época.

Havia serões para trabalhadores todos os sábados, na Emissora Nacional, agora há o Toni Carreira e o filho que enchem pavilhões quase todos os meses. A Lady Gaga vem cantar a Portugal e o Pavilhão Atlântico fica a abarrotar. Os U2, deram um concerto em Coimbra em 2010, e UM ANO antes os bilhetes esgotaram.

As Docas eram para estivadores, e o Cais do Sodré para marujos. Hoje são para o JET 7, que consome diariamente grandes quantidades de bebidas, e não só...

O Bairro Alto, era para a malta ir às meninas, e para os boémios. Éramos a geração das tascas, do vinho tinto, das casas do fado e das boites de fama duvidosa. Discotecas eram lojas que vendiam discos, como a Valentim de Carvalho, a Vadeca ou a Sasseti.

As Redes Sociais chamavam-se Aerogramas, cartas que na nossa juventude enviávamos lá da guerra aos pais, noivas, namoradas, madrinhas de guerra, ou amigos que estavam por cá.

Agora vivem na Internet, da socialização do Facebook, de SMS e E-Mails cheios de "k" e vazios de conteúdo.

As viagens Low-Cost na nossa Geração eram feitas em Fiat 600, ou então nas viagens para as antigas colónias para combater o "inimigo".

Quem não se lembra dos celebres Niassa, do Timor, do Quanza, do Índia entre outros, tenebrosos navios em que, quando embarcávamos, só tínhamos uma certeza... ...a viagem de ida.

Quer a viagem fosse para Angola, Moçambique ou Guiné, esses eram os nossos cruzeiros.
Ginásios? Só nas coletividades. Os SPAS chamavam-se Termas e só serviam doentes.

Coca-Cola e Pepsi, eram proibidas, o "Botas", como era conhecido o Salazar, não nos deixava beber esses líquidos. Bebíamos, laranjada, gasosa e pirolito.

Recordo que na minha geração o País, tal como as fotografias, era a preto e branco.
A minha geração sim, viveu à rasca. Quantas vezes o meu almoço era uma peça de fruta (quando havia), e a sopa que davam na escola. E, ao jantar, uma lata de conserva com umas batatas cozidas, dava para 5 pessoas.

Na escola, quando terminei o 7ºano do Liceu, recebi um beijo dos meus pais, o que me agradou imenso, pois não tinham mais nada para me dar. Hoje vão comemorar os fins dos cursos, para fora do país, em grupos organizados, para comemorar, tudo pago pelos paizinhos.

Têm brutos carros, Ipad's, Iphones, PC's, .... E tudo em quantidade. Pago pela geração que hoje tem a culpa de tudo!!!
Tiram cursos só para ter diploma. Só querem trabalhar começando por cima.
Afinal qual é a geração à rasca...???

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.floraldesign.com.pt
LTmaverick
CBR 600RR
avatar

Pendura : Vai a pé como eu :(

Número de Mensagens : 4036
Idade : 36
Localização : Paredes
Mota/Modelo : Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Ex. CBR 600 Custom, Actual GSXR 750
Data de inscrição : 07/06/2011

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 17th 2011, 22:12

affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 125R '04
Data de inscrição : 06/08/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 12:08

E esta é infelizmente uma verdade que muitos não querem ver.
Ir para o topo Ir para baixo
fernandes_85
CBR 250R
fernandes_85

Número de Mensagens : 336
Idade : 39
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 09/04/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 13:51

Eu so faço uma pergunta, entao se no tempo deles eram assim tao bons, porque é que o país nessa altura nao cresceu e nao se tornou o mais desenvolvido do mundo??

Todas as gerações têm os seus defeitos e virtudes, é preciso ver o contexto em que cada uma se insere, e é obvio que cada uma enfrenta problemas diferentes, agora esta pensamento de "no meu tempo é que era..." nao acho de todo correcto. Que hade ter pensado a geração de europeus que combateram na I e II guerra mundial da geração que veio seguir??

E atençao que vai ser esta nova geraçao que (ainda nao percebi como) vai ter de pagar as reformas e direitos adquiridos por esta "geraçao de ouro", ja para nao falar dos encargos assumidos que vao ser pagos nos proximos 20, 30 anos...

Mais importante do que rotular gerações é tentar melhor este país para os que haode vir encontrarem um país melhor do que é agora,ísso é que era..
Ir para o topo Ir para baixo
teixeira
CBR 750
teixeira

Número de Mensagens : 6076
Idade : 54
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR
Data de inscrição : 30/09/2008

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 14:24

Não eram rosas naquele tempo, mas havia valores que infelizmente se perderam
Ir para o topo Ir para baixo
Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 125R '04
Data de inscrição : 06/08/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 14:34

fernandes_85, o texto não diz que os tempos deles é que eram bons, bem pelo contrário.
Critica-se a geração actual, que se queixa de tudo de barriga cheia, se comparar-mos com a situação da geração retratada no texto.
Ir para o topo Ir para baixo
Bad4company
CBR 750
Bad4company

Pendura : Sagres/Super Bock... depende!

Número de Mensagens : 6407
Idade : 62
Localização : MAFRA
Mota/Modelo : BMW R 1100 RT
Data de inscrição : 25/04/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 14:50

Exactamente... aqueles tempos ñ eram bons de certeza e ninguém os quer de volta...a geração actual com as armas que teem nas mão é que nada fazem pelo País, além de que se queixam de nada terem, mas tbm nada fazem por isso.

Efectivamente perderam-se muitos valores pelo caminho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.floraldesign.com.pt
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 39
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 15:47

Toda gente devia ler isto..pura verdade..
Ir para o topo Ir para baixo
killer
CBR 600F3
avatar

Pendura : paula r.

Número de Mensagens : 2032
Idade : 41
Localização : olhao
Mota/Modelo : HONDA VFR 800 V-TEC `02
Data de inscrição : 07/07/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 16:15

exelente relato,hoje em dia ,cada vez k digo estar a sentir a crise,revejo esses tempois idos como forma de pensar de outra forma,um pouco mais realista,infelizmente,um pouco mais conformista...... hoje em dia temos tudo á mao,é só ir buscar,basta ter possibilidades para isso,ha quem se queixe por tudo e por nada,por um numero de calças k esgotou,por lcd led de 107cm k esta caro demais em relaçao á concorrencia,por um carro de 50.000€ k nao existe em cor de rosa..etc,agora cada um queixa-se o mais k pode ,como se tratasse de um direito obrigatorio,só porque dentro do mundinho dessa pessoa,ha mais um capricho k tem de ser alimentado......
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 19:03

Para mim o pior é gente com a minha idade e até mais novos dizerem que se envergonham de ir trabalhar para o Mc Donalds ou para uma loja do centro comercial. Muitos são os anúncios que vejo diariamente a dizer: "empregado/a precisa-se". Onde estão eles? Mas atenção: HÁ CRISE....!! (é bom não esquecer) Basketball Depois criticam que esses postos de trabalho sejam preenchidos por imigrantes...Por favor.

Ironia à parte:

É certo que nos esforçamos para tirar um curso, que muitos se esforçam para evoluir intelectualmente na esperança de ter um trabalho melhor, mas não devemos esquecer que a humildade é uma excelente componente do carácter e ninguém é menos que ninguém por começar do zero. Muito pelo contrário. Revela adaptação, força interior e vontade de se autonomizar, o que só revela maturidade Wink

Sempre ouvi dizer e realço que somos reconhecidos e admirados pelo CARÁCTER e não pelos trocos que temos no banco ou pelo status que adquirimos na vida.

Por isso gente da minha geração: vamos apoiar-nos uns aos outros e fazer valer a vida que os nossos pais nos deram com todo o carinho e dificuldade cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 125R '04
Data de inscrição : 06/08/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:14

Exactamente Raquel, infelizmente criou-se o preconceito de que quem não é tratado por senhor doutor ou senhor engenheiro é menos do que os outros.

Parabéns por essa forma de pensar, infelizmente é cada vez menos comum na nossa geração.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:35

Raspunsen,

Obrigada pelas palavras! O que dizes é bem verdade. Já ouvi comentários desses proferidos por colegas meus de faculdade e agora de Mestrado que me deixam de boca aberta. Em tempos de crise não existem propriamente escolhas, temos que nos agarrar ao que temos e às oportunidades que vão surgindo. Apesar do que dizem, em cada trabalho mesmo que seja no Mc Donalds aprendemos algo mais que não seja no que concerne às relações humanas!

Um beijo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:38

Raquel escreveu:
Para mim o pior é gente com a minha idade e até mais novos dizerem que se envergonham de ir trabalhar para o Mc Donalds ou para uma loja do centro comercial.



Porra!!!...trabalho numa loja num centro comercial geek ....

Mas não gosto mesmo nada de trabalhar.... Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:43

Citação :
Porra!!!...trabalho numa loja num centro comercial ....

Mas não gosto mesmo nada de trabalhar....

Temos que ser um bocadinho pró-activos, digo eu....para fazer o país andar um bocadinho geek (mas só um bocadinho para não te cansares muito) cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:52

Raquel escreveu:


Temos que ser um bocadinho pró-activos, digo eu....para fazer o país andar um bocadinho geek (mas só um bocadinho para não te cansares muito) cheers

Esqueci-me de dizer que não gosto de trabalhar, mas gosto do trabalho que tenho geek ....

E só brincadeira lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 18th 2011, 20:56

Citação :
Esqueci-me de dizer que não gosto de trabalhar, mas gosto do trabalho que tenho ....

E só brincadeira

Gosto de teu sentido de humor apurado e do que se lê entre linhas. Ahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
MalaMen
Honda Monkey
MalaMen

Número de Mensagens : 20
Idade : 41
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 23/08/2010

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 08:52

Vivemos no tempo em que todos querem tudo, mas quanto mais querem, menos querem fazer. Mas como em tudo na vida, o tempo vai filtrar todos estes "jovens", pode demorar mais... pode demorar menos, mas no fim a incompetência e a chico espertice dilui-se.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
blue_angel
CBR 600F2
blue_angel

Número de Mensagens : 1705
Idade : 94
Localização : +
Data de inscrição : 21/07/2010

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 10:11

eu trabalho com o MC Donalds e não tenho vergonha nenhuma de o dizer, faço limpezas também, não vejo onde está a vergonha... e recebo o salário minimo mais o extra das limpezas...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 10:51

Citação :
eu trabalho com o MC Donalds e não tenho vergonha nenhuma de o dizer, faço limpezas também, não vejo onde está a vergonha... e recebo o salário minimo mais o extra das limpezas...

Eu também não vejo qual o problema e repugno pessoas que pensam que existem cidadãos de primeira e segunda categoria...!
Ir para o topo Ir para baixo
MalaMen
Honda Monkey
MalaMen

Número de Mensagens : 20
Idade : 41
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 23/08/2010

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 11:09

É o país onde trabalhar no "macdonalds" é visto como um trabalho de segunda categoria, e depois alguém que vai comer ao "macdonalds" muito bem vestido num grande carro, com dinheiro oriundo de fuga aos impostos e aldrabices financeiras é visto como um Sr. Dr.!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 11:13

Citação :
e depois alguém que vai comer ao "macdonalds" muito bem vestido num grande carro, com dinheiro oriundo de fuga aos impostos e aldrabices financeiras é visto como um Sr. Dr.!!!

Esse Sr. Dr. vai ao Mc drive para não ser visto....mas vai!
Ir para o topo Ir para baixo
blue_angel
CBR 600F2
blue_angel

Número de Mensagens : 1705
Idade : 94
Localização : +
Data de inscrição : 21/07/2010

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 11:29

Axo que também não podemos generalizar assim tantos as coisas. Penso que por causa de uns não devem "pagar" os outros... mas é só a minha humilde opinião.
eu gosto de ir ao Drive para comer em casa, porque só peço o Hamburguer, o dinheiro não dá para o menu completo... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 11:35

Oh blue o teu emprego com o mac também eu queria Laughing Por falar nisso tenho de falar contigo!!!

_________________________________________
A Geração à Rasca... foi a dela!!! Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Convidad
Convidado
Anonymous


A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 11:35

Citação :
Axo que também não podemos generalizar assim tantos as coisas. Penso que por causa de uns não devem "pagar" os outros... mas é só a minha humilde opinião.

Tens toda a razão. Não estou a generalizar, desculpa se não me expliquei bem. Só mencionei algo que já vi ao vivo e a cores. Um beijo blue-angel
Ir para o topo Ir para baixo
blue_angel
CBR 600F2
blue_angel

Número de Mensagens : 1705
Idade : 94
Localização : +
Data de inscrição : 21/07/2010

A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitimeagosto 19th 2011, 12:00

Nem todos os Drs. e Engenheiros são "cromos"... Wink
beijo pra ti Raquel
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A Geração à Rasca... foi a dela!!! Empty
MensagemAssunto: Re: A Geração à Rasca... foi a dela!!! A Geração à Rasca... foi a dela!!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

A Geração à Rasca... foi a dela!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» 12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, pela demissão de toda a classe política
» Mais um... "Á Rasca".
» Diário dela e dele
» Estava mesmo à rasca!!
» mais um pra dar continudade a geraçao

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-