InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMota sem ponteira, estraga a mota? LojaMota sem ponteira, estraga a mota? V-deosMota sem ponteira, estraga a mota? Fotos
Mota sem ponteira, estraga a mota? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Mota sem ponteira, estraga a mota?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Ganso
CBR 400
Ganso

Número de Mensagens : 483
Idade : 29
Localização : Porto-Maia
Data de inscrição : 15/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 16:11

como o próprio nome indica, gostaria de esclarecer esta dúvida que tenho.
andar de mota sem ponteira, só com o tubo onde esta encaixa (por exemplo nas 954, 600f's) tem consequências negativas na mota?
já pesquisei um pouco, mas não encontrei muitas respostas, apenas sei que pela lógica:
- a mota perde potência;
- é maior a emissão de gases;
- e como é óbvio, faz um barulho infernal.

poderá também estar sujeito a multa? penso que sim, pelo barulho.

cumprimentos cheers


Última edição por Ganso em março 19th 2013, 19:36, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 16:15

Ganso escreveu:
poderá também estar sujeito a multa?

O que é que achas? psp

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
nuno.ripper
CBR 600F
nuno.ripper

Pendura : marlene

Número de Mensagens : 1414
Idade : 39
Localização : alfragide
Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125
Data de inscrição : 20/01/2010

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 18:40

multa claro que estas sujeito devido ao barulho infernal.

qt ao estragar, acho que isso já aqui foi debatido, teoricamente poderá estragar uma vez que o ar frio pode mais facilmente entrar pela saida do escape e causar um "choque termico"

ve este topico
https://www.cbrportugal.com/t21822-sem-ponteira
Ir para o topo Ir para baixo
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Idade : 33
Localização : MargemSul
Mota/Modelo : Daytona 675
Data de inscrição : 30/12/2011

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 18:57

dizem que uma saida tao ampla de gazes arrebenta os segmentos num instante, agora se é verdade ou nao....
Ir para o topo Ir para baixo
sentinela
CBR 600F2
sentinela

Pendura : Marina_mas só no 207...ou corsa!!!

Número de Mensagens : 1545
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : yamaha dtr 125 sm/ el traidora: GSX-R 1000 K5: ex: 600rr do bafolas
Data de inscrição : 08/12/2009

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 20:22

VERDADE...
Ir para o topo Ir para baixo
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 21:39

Tens um desgate mais agravado dos segmentos mas não rebentas com o motor por dares uma volta na palhaçada ou para acordares os vizinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimemarço 19th 2013, 22:31

Doc_Daniel escreveu:
Tens um desgate mais agravado dos segmentos mas não rebentas com o motor por dares uma volta na palhaçada ou para acordares os vizinhos.

Ficas com maior abertura de saída de gases de escape, vais ter um desgaste muito maior nos segmentos, principalmente no 1º segmento denominado de segmento de compressão. Em ultimo caso poderá mesmo parti-lo!
Mas como o doc disse, dar uma voltinha só na palhaçada não vai ter grandes implicações.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 8th 2013, 21:51

Então e limpar uma ponteira por dentro (tirar a lã de vidro)? Tipo as da Akrapovic para os modelos de 2004 (1000rr)....

Faz o mesmo "mal"?
Ir para o topo Ir para baixo
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 02:36

Gosto destas teorias...

Aqui vai a pergunta aos "entendidos".

Qual é a diferença entre ter um tubo directo até ao fim... ou uma ponteira tipo a minha termignoni, que é um nada mais que um "tubo" e depois esse tubo está perfurado para para poder abafar o som... Rolling Eyes

Resumindo, tudo o que for ponteiras after market estraga os segmentos...
Ir para o topo Ir para baixo
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 08:22

Adri escreveu:
Resumindo, tudo o que for ponteiras after market estraga os segmentos...

Umas mais que outras, quanto mais directo for mais estraga, se fores a ver o que disse anteriormente é mais ou menos isso, dá mais desgaste mas não rebenta logo.
Ir para o topo Ir para baixo
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 12:09

Doc_Daniel escreveu:


Umas mais que outras, quanto mais directo for mais estraga, se fores a ver o que disse anteriormente é mais ou menos isso, dá mais desgaste mas não rebenta logo.

Diz-me lá a explicação/razão cientifica para isso acontecer...
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 14:07

Pelo que tive a ver, isso do ar frio e choque térmico só se aplica se nao tivesses mesmo nada, nem colectores xD

As motas mais recentes já têm alguma capacidade de "ajustar" os parâmetros para compensar a falta de back pressure.

E também duvido que marcas como Termignoni, Akrapovic ou outra qualquer fizesse ponteiras que danificam segmentos.

Entao e o pessoal que mete tudo directo?? Ainda tem mais desgaste prematuro? Que tipo de desgaste estamos a falar? Ou é do tipo de desgaste que nem sequer se vai notar?
Ir para o topo Ir para baixo
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 14:15

L.Delgado escreveu:
Pelo que tive a ver, isso do ar frio e choque térmico só se aplica se nao tivesses mesmo nada, nem colectores xD

As motas mais recentes já têm alguma capacidade de "ajustar" os parâmetros para compensar a falta de back pressure.

E também duvido que marcas como Termignoni, Akrapovic ou outra qualquer fizesse ponteiras que danificam segmentos.

Entao e o pessoal que mete tudo directo?? Ainda tem mais desgaste prematuro? Que tipo de desgaste estamos a falar? Ou é do tipo de desgaste que nem sequer se vai notar?

A nivel pratico ao meu ver... posso tar enganado, mas entre ter uma ponteira aftermarket que olhas la pra dentro e é nada mais que um abafador de som, ou ter um um simples tubo de medida idêntica, é a mesma coisa, só que faz mais barulho
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 14:23

Adri escreveu:


A nivel pratico ao meu ver... posso tar enganado, mas entre ter uma ponteira aftermarket que olhas la pra dentro e é nada mais que um abafador de som, ou ter um um simples tubo de medida idêntica, é a mesma coisa, só que faz mais barulho

Sim... A mim tambem me parece.
Ir para o topo Ir para baixo
PauloBairrinho
CBR 500R
PauloBairrinho

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 841
Idade : 39
Localização : Norte / V.N. Famalicão
Mota/Modelo : REPSOL Honda 1000RR
Data de inscrição : 20/04/2010

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 20:16

"Running without any kind of exhaust will cause 2 problems. First off, your fuel system is designed to provide the right fuel/air mixture based on the airflow through the engine. Exhaust systems cause back pressure, and without that back pressure, you get more air flowing through which throws off the mixture. Not only that, the back pressure actually tends to draw the exhaust away from the engine and out the pipes.

Secondly, if you have no exhaust pipes on, you run the risk of burning your valves. The exhaust valves get extremely hot when the engine is running. When you shut them off, cold air can immediately be drawn in around the valve, causing it to cool down faster than it was designed to and cause it to warp. This leads to all sorts of problems and is a very expensive fix.

Thirdly, on a bike like a ZZR, you have all sorts of plastic fairings and such that can easily burn. Without exhaust, you will be shooting open flames and extreme heat directly out the heads and pointing them at areas that they weren't intended to go, which worst case could melt fairings and/or cause a fire. Best bet is to leave the pipes on"


Pode não haver nenhuma artigo cientifico a explicar o caso, mas ha coisas com bastante logica
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000838902342
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 20:30

PauloBairrinho escreveu:
"Running without any kind of exhaust will cause 2 problems. First off, your fuel system is designed to provide the right fuel/air mixture based on the airflow through the engine. Exhaust systems cause back pressure, and without that back pressure, you get more air flowing through which throws off the mixture. Not only that, the back pressure actually tends to draw the exhaust away from the engine and out the pipes.

Secondly, if you have no exhaust pipes on, you run the risk of burning your valves. The exhaust valves get extremely hot when the engine is running. When you shut them off, cold air can immediately be drawn in around the valve, causing it to cool down faster than it was designed to and cause it to warp. This leads to all sorts of problems and is a very expensive fix.

Thirdly, on a bike like a ZZR, you have all sorts of plastic fairings and such that can easily burn. Without exhaust, you will be shooting open flames and extreme heat directly out the heads and pointing them at areas that they weren't intended to go, which worst case could melt fairings and/or cause a fire. Best bet is to leave the pipes on"


Pode não haver nenhuma artigo cientifico a explicar o caso, mas ha coisas com bastante logica

Ou seja, sem escape. (desde os colectores)
A questão aqui levantada é substituir a ponteira por um "tubo". Logo essa explicação não se aplica.
Ir para o topo Ir para baixo
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 21:33

Adri já agora consegues arranjar alguma explicação/razão cientifica para defender a tua tese?
É que ser do contra só porque sim é facil, mandei pm ao qual até agora não tive resposta, como te disse gosto sempre de aprender mais qualquer coisa.

Como te disse na PM a minha opinião é fundamentada por conversas com o meu mecanico, como deves calcular eu não tenho conhecimentos para estudar motores a esse nivel, resta-me acreditar em quem eu deposito alguma credibilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitimeabril 9th 2013, 22:14

Doc_Daniel escreveu:
Adri já agora consegues arranjar alguma explicação/razão cientifica para defender a tua tese?
É que ser do contra só porque sim é facil, mandei pm ao qual até agora não tive resposta, como te disse gosto sempre de aprender mais qualquer coisa.

Como te disse na PM a minha opinião é fundamentada por conversas com o meu mecanico, como deves calcular eu não tenho conhecimentos para estudar motores a esse nivel, resta-me acreditar em quem eu deposito alguma credibilidade.

Ainda não vi PM's, como não recebo notificações de PM's (não sei porque) nunca reparo se tem lá algo ou não.

Quanto a minha explicação, passa pelo simples facto, de não estar a alterar em nada o "curso ou saida" de escape, mas sim substituir o silenciador por um tubo com as mesmas características.

Resumindo do meu pouco conhecimento, sei bem que um motor convém ter back-pressure, principalmente para obter uma melhor potencia a media/baixa rotação.

Ou seja, se tivermos um escape com uma maior saída iremos ter um motor com pouco rendimento em baixas e melhor em altas e vice versa. Ok, aqui nada fala sobre a fiabilidade.

As conversas com mecânicos é tudo muito relativo, pois já ouvi mecânicos dizerem barbaridades inimagináveis e mecânicos a trabalhar em marcas conceituadas, como zés da esquina com bom conhecimento de causa.

Uma vez mais EU não vejo qual a diferença em ter um tubo com característica iguais à ponteira como a minha por exmp, que olho lá pra dentro e não tem qualquer tipo de bloqueia, ou lá ter a ponteira.

Posso estar enganado e se tiver, gostaria de saber a razão cientifica para tal, pois também gosto de aprender. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Mota sem ponteira, estraga a mota? Empty
MensagemAssunto: Re: Mota sem ponteira, estraga a mota? Mota sem ponteira, estraga a mota? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Mota sem ponteira, estraga a mota?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Cor de mota
» 1 Ano de mota
» Sem mota
» Duvida na 1ª mota
» lavagem de mota

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Modificações, Tuning & Xuning-