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 Manutenção da suspensão

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MensagemAssunto: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 00:56

boas a todos,
a seguinte duvida assombra-me, de quantos em quantos km's devemos fazer o chamado carregamento da suspensao?

isto porque a minha bicha aproxima-se da revisao dos 30000 km's e pelo que li, alguns artigos apontam para os 30000 km's e outros dizem que se deve trocar óleo algo entre os 2 e os 4 anos de uso.

como fazem com as vossas maquinas?

estou a falar da suspensao da frente mas e quanto ao amortecedor? tem o mesmo periodo de revisao?

é mota de estrada e nao de pista tendo ido lá um par de horas.

boas curvas
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Gabriel Gonçalves
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 08:25

2 em 2 anos Ricardo , a minha tem 5 anos e ainda nao a fiz , a ver se de inverno faço !!
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RicardoP
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 11:52

acho que é daquelas coisas que por se ir degradando lentamente nem notamos até chegarem ao ponto critico mas quando se faz a revisao nota-se imenso.
obrigado Gabriel =)

ja agora isto é trabalho para quantos €?
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 12:04

2 em 2 anos à frente, as de trás, na sua maioria, não são preparadas para serem recondicionadas, mas há quem o faço e acho que se deve de fazer. Muitas delas ao fim de 10 anos já perderam todo o nitrogenio e o óleo já deve ser mais pasta cinzenta que óleo...

Para a frente com duas horas de mão de obra mais óleo, isto é, se não mudares os retentores.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 12:17

piresito escreveu:
2 em 2 anos à frente, as de trás, na sua maioria, não são preparadas para serem recondicionadas, mas há quem o faço e acho que se deve de fazer. Muitas delas ao fim de 10 anos já perderam todo o nitrogenio e o óleo já deve ser mais pasta cinzenta que óleo...

Para a frente com duas horas de mão de obra mais óleo, isto é, se não mudares os retentores.

Já que está a mexer, muda-se logo os retentores. Não são caros e fica logo com a segurança que de hoje para amanhã não rebentem e ficam a babar óleo.
Na minha opinião, a mexer, troca-se logo tudo (óleo e retentores), não custa nada e fica a garantia de um trabalho bem feito. Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 12:18

Neutral eish que cena... estou quilhado... cada vez mais me convenço que mota é veículo de luxo =(
Obrigado pela info =)
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 12:22

RicardoP escreveu:
acho que é daquelas coisas que por se ir degradando lentamente nem notamos até chegarem ao ponto critico mas quando se faz a revisao nota-se imenso.
obrigado Gabriel =)

ja agora isto é trabalho para quantos €?

Tens PM
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 11th 2013, 14:30

mais ao fim do dia falo ctg =)
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 10:54

RicardoP escreveu:
Neutral eish que cena... estou quilhado... cada vez mais me convenço que mota é veículo de luxo =(
Obrigado pela info =)
pah sem te querer enganar.. os ultimos k troquei na 600F, foi oleo e retentores cerca de 60€ (50€ de retentores e 10€ de 1l de oleo bom para suspencoes depois pagas 2h de trab (isto varia de onde faça tanto podes custar 30, como 60€)... abraço
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 11:48

50€ de retentores? posso estar enganado mas julgava-os bem mais baratos.
Portanto estás a dizer que aos 60 euros tenho de acrescentar 2 horas, ou seja 40 a 50 euros...
no fim ficava entre 100 a 120 euros.
nao compro.... esse preço nao é aceitavel, por muito pouco que perceba do assunto parece-me exagerado.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:01

Ricardo, eu só troquei pq tinha um rebentado e ja k ia mexer, troquei os dois e meti oleo novo claro esta.. assim fiquei descansado... mas tu se nem cavaladas fazes?!

isso nao rebenta assim com tanta facilidade... Wink

mas ve a pm do cbr666, pode ser k ele csg o material com bom desconto Very Happy
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:04

50€ os retentores?? Nem comprados na Honda custam esse preço.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:07

secalhar foram retentores e guarda-pós?

No meu caso, fiz a mudança de óleo nas minhas sem mudar os retentores.
Acontece que se daqui a 6 meses os retentores começarem a verter, volto a fazer a manutenção, até fará bem o "flush" de oleo.
Com o preço que me custam os rententores, e seriam da Suzuki, prefiro arriscar...embora consciente que não seria má ideia mudar logo retentores, especialmente se já tiverem muitos quilometros em cima.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:09

aproveito o tópico para saber o que são retentores?

nem sabia que se fazia revisão da suspensão... a minha e de 2003 e não sei se alguma vez fez... mas sinto a suspensão boa...
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:12

CBR666 escreveu:
50€ os retentores?? Nem comprados na Honda custam esse preço.
na altura paguei o k me pediram e o trabalho ficou bom.. salvo erro o kit ou la k é k tem isso, foi 25 ou 30  euros cada....
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:22

Edgar:
Quase decerteza que tinha os guarda pós englobados no preço, os guarda pós já um pouco puxadotes nos preço, e só mesmo em caso de estarem ressequidos é que vale a pena meter.


Parra:
Se a memoria não me falha a marca aconselha mudança de óleo de suspensão de 36 em 36 meses. E já que se está a mexer, como disse lá em cima, mete-se logo retentores novos.
Os retentores é o que impede o óleo de sair da jarra, mas que deixa correr a baínha para ter a suspensão a funcionar. Esses retentores estão sujeitos a fortes pressões, devido ao comprimento da suspensão e o óleo ficar pressionado, se já estiverem em mau estado começam a deixar passar o óleo, ou seja ficas com a suspensão da frente a babar óleo, e quantos menos óleo ela tiver menos função de "amortecedor" vai fazer, fica apenas a fazer efeito mola. Ficas com a frente complectamente indomável.
Tenta procurar na net um esquema de suspensão duma mota para perceberes do que se trata.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:29

thanks, que tenha visto nunca babou oleo
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 12:47

Parra09 escreveu:
thanks, que tenha visto nunca babou oleo

Sim mas quase de certeza que o óleo que lá tens dentro já perdeu grande parte das propriedades.
Informa-te sobre isso, são coisas simples que a malta às vezes se esquece ou por não saberem.
Outro ponto que tenho "batalhado" muito com o pessoal com quem vou falando é as mudanças de anti-congelantes, no caso da Honda, recomenda a mudança em cada 24 meses. 60% das motas que circulam na estrada com mais de 4 anos, ainda tem o anti-congelante de fábrica. É outro ponto de manutenção bastante simples e que só dá saúde ao sistema de refrigeração e bloco do motor.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 13:44

isso já fiz eheh
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 13:54

Viva

Gonçalo para teres uma ideia de como pode estar o óleo...Manutenção da suspensão 935611_256016651204372_1932659112_n
Acredito que apenas uma pessoa que esteja habituado a várias motas antes e depois de tocar o óleo possa avaliar o estado da suspensão... 

Todos os donos das motas a quem tenho mudado o óleo sentem bastante diferença e nenhum deles fazia ideia que o óleo estivesse tão mau e se ao princípio desconfiam da minha opinião no final não têm dúvidas. 
De uma Hornet com cerca de 20 mil km... neste caso foi retirado apenas porque uma das suspensões estava a vazar, apenas por isso. 
Manutenção da suspensão 156432_217721475033890_752280057_n 
Suspensões com mais curso geralmente castigam mais o óleo. Nas suspensões com afinação pode ser mais difícil de avaliar porque podem ser afinadas para compensar o mau estado do óleo (erradamente claro).
Retentor é a peça responsável por evitar a passagem de líquidos em eixos com movimentos rotativos e ou axiais. Nas motas pode ser encontrado na cambota, veios da caixa, jantes, suspensões, bombitos dos travões, entre outros. 

Cumprimentos 
Faustino


Última edição por jfvf87 em setembro 13th 2013, 08:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : informação incorrecta)
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 14:06

isso é que foi uma explicacao detalhada =) muito construtiva sim senhor, ja levaste um + hehe.
tambem vou trocar o anticongelante nesta proxima revisao, ja me tinha apercebido que era de 2 em 2 anos.

é como disse anteriormente, por se deteriorarem lentamente nao notamos a diferenca mas quando renovamos o óleo da suspensao deve-se notar imenso.
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 12th 2013, 18:06

faustino ja agora aproveito o topico para saber, tenho o meu retentor do la direito a babar e mt despendiozo trocar os dois??
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 13th 2013, 00:24

Na minha resposta anterior onde está radial deve ler se rotativo. Amanhã corrijo.
Cbr600f tenta ver isso com o teu mecânico. Ele deve conhecer melhor a tua mota e dar.te um preço muito próximo do real.

Cumprimentos
Faustino
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 13th 2013, 23:01

que bela aula... a ver se trato disso mas mais para o próximo verão, que de inverno não deverei andar tanto.

Trampa das motas so me lixam os €€€€ todos pah
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitimesetembro 14th 2013, 17:51

Excelente explicação Faustino,
Obrigado, nem me passava pela cabeça que o óleo fica-se nesse estado...
Abraço
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MensagemAssunto: Re: Manutenção da suspensão Manutenção da suspensão Icon_minitime

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