InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarA minha opinião sobre os escapes LojaA minha opinião sobre os escapes V-deosA minha opinião sobre os escapes Fotos
A minha opinião sobre os escapes Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 A minha opinião sobre os escapes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 1st 2009, 22:52

As nossas motos, as R’s, sejam elas de que marca forem são de origem cada vez mais silenciosas. As restritivas normas Europeias assim obrigam. Longe vão os tempos em que se ouvia a moto a km de distância.

Estas mesmas restritivas normas obrigam os fabricantes de motos de alta performance a malabarismos diabólicos com a electrónica, válvulas, e outros de modo a contornarem essas rígidas leis.

Depois vimos nós, compradores utilizadores, não gostando o ruído das nossas máquinas e trocamos o silenciador por um mais ruidoso ao gosto de cada um. Isto só por si a única coisa que produz na moto é a melhoria do ego do dono.

Há também os que trocam a linha completa de escape e “enganam” a electrónica da moto colocando os conhecidos Power Comander ou similares e filtros de ar com grelha de abertura maior.

O look e ruído da moto ficam, dependendo da opinião muito melhor, muito mais bonito. E a eterna discussão de a minha moto agora é que anda.

A nossa moto agora ficou com um ruído fantástico, o ruído é tão bonito e gostamos tanto de o ouvir que abrimos mais o acelerador e temos a impressão que agora é que ela anda à brava.

Gastamos até agora na linha completa do escape, na electrónica, no filtro de ar, na ordem dos 2000 Euros e o que fizemos foi eliminar o fosso que todas as motos têm um pouco antes das 5000 e até às 6000 rpm. A anterior velocidade máxima baixou, a aceleração provavelmente também piorou.

De origem todas as motos apresentam o tal fosso à volta das 5000 rpm, é aí nessa zona que se mede o ruído, as emissões poluentes das tais obrigatórias normas restritivas. Com a moto de origem consegue-se maior velocidade máxima, conseguem-se melhores consumos, provavelmente até melhor aceleração.

Todas as trocas que fizemos mais não fizeram que melhorar o ego do proprietário, em relação à moto nada a evoluíram. Queremos ganhar algo, queremos ganhar velocidade máxima, nada mais fácil que aumentar em número os dentes do pinhão, ou diminuir os dentes da cremalheira. Claro que nisto, já perdemos aceleração, vulgo arranque. Se queremos mais arranque é só fazer o contrário. Isto é a solução barata, pois podemos também “mexer” nas relações de caixa para obter os mesmos resultados.

Se queremos tudo melhor, aceleração, binário, velocidade instantânea mais elevada, a única coisa a fazer é, no nosso caso Honda encomendar à HRC uma nova centralina, e, trocar também tudo, escapes filtros, etc. Esta é a única solução. É também a solução mais cara. A Honda, via HRC vende-nos tudo, a preços de várias motos. Aí sim, melhoramos, e como lhe elevamos o regime máximo de rotação, temos mais velocidade máxima instantânea.

No caso anterior além de nada terem melhorado na moto tornamo-la ilegal em termos de ruído e sujeitos à tal multita ou até à apreensão.
Eu, mas isso sou eu. Prefiro gastar este dinheiro numas jantes de carbono e aí sim, melhorar a segurança. Ao diminuir o peso rotativo atenuo o efeito giroscópio, torno a moto mais maneável. Como diminuo o peso rotativo provavelmente melhoro a aceleração e a travagem. E acima de tudo como as medidas são iguais às de origem nada está ilegal com o mesmo gasto em Euros.

VVV
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
RR-Rompe_e_Rasga
CBR 250R
RR-Rompe_e_Rasga

Número de Mensagens : 323
Idade : 49
Localização : ..eu sei lá manina.....
Mota/Modelo : CBR1000RR'2006
Data de inscrição : 18/04/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 1st 2009, 23:10

.... e o nosso Zé esta inspirado.

zézinho, que foi o jantar?
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 1st 2009, 23:42

RR-Rompe_e_Rasga escreveu:
.... e o nosso Zé esta inspirado.

zézinho, que foi o jantar?

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 1st 2009, 23:46

RR-Rompe_e_Rasga escreveu:
.... e o nosso Zé esta inspirado.

zézinho, que foi o jantar?

O jantar foram queijos, patês, chouriço, cogumelos e pão alentejano, pode ter sido do pessego, nestes dias em que não saio costumo fazer uma mistela com:
1 lata de pêssego em calda com a calda, 2 garrafas de champanhe, muito gelo, coloco tudo num batedor grande, no caso Kenwod, bate tudo muito bem e vai-se bebendo. Como somos só dois a beber esta mistela, o pêssego dá uma moca dos diabos. Razz Razz Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
RR-Rompe_e_Rasga
CBR 250R
RR-Rompe_e_Rasga

Número de Mensagens : 323
Idade : 49
Localização : ..eu sei lá manina.....
Mota/Modelo : CBR1000RR'2006
Data de inscrição : 18/04/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 1st 2009, 23:47

prontos, ta visto.....
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 2nd 2009, 00:12

Concordo com o que dizes, é a realidade, eu falo por por mim fico mais satisfeito em ouvir a mota um pouco mais que o normal.
Eu a mota anterior tinha-a toda de origem, agora tenho mais umas coisas nesta, escape, filtro, nada de mais e a única diferença que noto, é mesmo o ronco.
O rendimento é o mesmo, noto só é uma ligeira diferença porque esta tem mais uma dúzia de cavalos. De resto é mesmo isso, é o nosso ego motivado muito por causa do MotoGp, SBK, etc.
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
lutu
Honda Monkey
lutu

Número de Mensagens : 38
Idade : 65
Localização : Cascais, Portugal
Data de inscrição : 16/11/2008

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 2nd 2009, 19:51

jam escreveu:
[size=12]......Eu, mas isso sou eu. Prefiro gastar este dinheiro numas jantes de carbono e aí sim, melhorar a segurança. Ao diminuir o peso rotativo atenuo o efeito giroscópio, torno a moto mais maneável. Como diminuo o peso rotativo provavelmente melhoro a aceleração e a travagem. E acima de tudo como as medidas são iguais às de origem nada está ilegal com o mesmo gasto em Euros.

VVV

Caro Zé sobre as jantes de carbono deixa-me dar-te um alerta, de facto o peso rotativo baixa e os efeitos giroscópicos atenuam-se, mas as jantes de carbono não se empenam, DESFAZEM-SE. Embora tenham de levar muita porrada para que tal aconteça, se forem duma origem credível, o que é certo é que a probabilidade que tal aconteça a velocidades elevadas é muito grande....e não te desejo esse risco Evil or Very Mad
Tens a certeza que vale o investimento, mesmo numas Marchesini? affraid
Para a segurança, bons pneus, amortecedores e travões, e luvas de pelica alien

Abraço,
LUTU
Ir para o topo Ir para baixo
Planzinho
CBR 750
Planzinho

Pendura : De preferência alguém do sexo feminino

Número de Mensagens : 6940
Idade : 48
Localização : Ao pé da Praia
Mota/Modelo : ex CRM 50, ex DT 50 LC, ex FT 500, ex DT 50 LC, ex XT 600, ex R6, ex Hornet 600, ex CBR 1000RR, actual XR 650
Data de inscrição : 19/10/2008

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 2nd 2009, 20:15

Opinões... Nada melhor que consultar livros técnicos para o efeito.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 3rd 2009, 00:04

lutu escreveu:
jam escreveu:
[size=12]......Eu, mas isso sou eu. Prefiro gastar este dinheiro numas jantes de carbono e aí sim, melhorar a segurança. Ao diminuir o peso rotativo atenuo o efeito giroscópio, torno a moto mais maneável. Como diminuo o peso rotativo provavelmente melhoro a aceleração e a travagem. E acima de tudo como as medidas são iguais às de origem nada está ilegal com o mesmo gasto em Euros.

VVV

Caro Zé sobre as jantes de carbono deixa-me dar-te um alerta, de facto o peso rotativo baixa e os efeitos giroscópicos atenuam-se, mas as jantes de carbono não se empenam, DESFAZEM-SE. Embora tenham de levar muita porrada para que tal aconteça, se forem duma origem credível, o que é certo é que a probabilidade que tal aconteça a velocidades elevadas é muito grande....e não te desejo esse risco Evil or Very Mad
Tens a certeza que vale o investimento, mesmo numas Marchesini? affraid
Para a segurança, bons pneus, amortecedores e travões, e luvas de pelica alien

Abraço,
LUTU

Pelo que sei, as jantes de carbono têm uma duração de 4 anos e depois pode efectivamente acontecer o que dizes, pode acontecer que as moléculas se separem. Acontece com tudo o que é carbono e está sujeito a esforços grandes e prolongados.
No caso das jantes, posso falar das que conheço, só utilizei ainda jantes BST compradas directamente à fábrica e fiquei surpreendido por trazerem na brochura que as acompanham um alerta para a utilização por 48 meses e após esse tempo terem que ser enviadas à fábrica para inspecção.
Já tive por 3 vezes jantes BST sem ter qualquer problema, mas é um facto que raramente tenho uma moto mais de 2 anos e quando as vendo entrgo-as sempre com as jantes originais. As de carbono ficam na garagem a ocupar espaço até irem para o lixo.
Já confirmei que são efectivamente resistentes aos buracos e paralelo que temos no Porto. Mas de facto não arrisco andar mais de 3 anos nem arrisco vendê-las quando vendo as motos. Pura e simplesmente vão para reciclagem.
A Marchesini não fabrica jantes de carbono para utilização particular, não sei se o faz para competição. Para utilização particular, que é o nosso caso a Marchesini só "vende" jantes de aluminio e de magnésio, estas de magnésio é que tenho algum receio de utilizar pois são espectaculares mas algo frágeis às pancadas e à fadiga.


Última edição por jam em maio 3rd 2009, 00:09, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Lars
CBR 600F4i
Lars

Número de Mensagens : 3293
Idade : 38
Localização : Rio Tinto - Porto
Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 22/03/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 3rd 2009, 00:06

Agora fiquei curioso...
E se as mandasses para a fábrica antes de venderes a mota?
Não percebi se eles cobram pela substituição ou arranjo.
Se não cobrassem, era bom negócio.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 3rd 2009, 00:16

Lars escreveu:
Agora fiquei curioso...
E se as mandasses para a fábrica antes de venderes a mota?
Não percebi se eles cobram pela substituição ou arranjo.
Se não cobrassem, era bom negócio.
Oi,
Não cobram nada se não for necessário qualquer tipo de reparação, mas após os 48 meses devem ser analizadas todos os 6 meses, há que envia-las para Africa do Sul e demora sempre 6 meses entre envio, testes e volta, daí que de vez em quando compro umas e quando vendo a moto vão para o lixo. Outra situação das jantes é que só servem o modelo especifico para que são fabricadas, qualquer alteração para outro modelo de moto tem que ser feito na fábrica.
Já agora a titulo de curiosidade, para a CBR 1000 RR de 2008/2009 custam com transporte 2600 Euros (creio que para a tua moto são iguais). Com alguma sorte não se pagam direitos alfandegários e iva. Mas isso é ter muita sorte, o normal é ter que se pagar mais cerca de 15% e iva.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
ZÉKRUSTACEO
CBR 400RR
ZÉKRUSTACEO

Número de Mensagens : 537
Idade : 48
Localização : setubal
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 03/11/2008

A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitimemaio 25th 2009, 12:01

para mim o escape tem de ter um pouco de ruido se não parece que venho no aspirador da maria, e sim faz mais ruido mas a aceleração é mais rápida e velocidade de ponta maior e no uso em estrada é muito bom para alertar os enlatados da nossa presença
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A minha opinião sobre os escapes Empty
MensagemAssunto: Re: A minha opinião sobre os escapes A minha opinião sobre os escapes Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

A minha opinião sobre os escapes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Duvida sobre velas para a minha CBR 600 F2 - OPINIÃO
»  Sai uma Opinião Sobre o Forum
» opinião sobre preços
» opiniao sobre ponteira
» Opniao sobre os actuais escapes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Modificações, Tuning & Xuning-