InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarPrimeira aula de condução! - Página 8 LojaPrimeira aula de condução! - Página 8 V-deosPrimeira aula de condução! - Página 8 Fotos
Primeira aula de condução! - Página 8 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Primeira aula de condução!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 12:03

Katty Sarmiento escreveu:
olá bom dia meninos.
Venho pedir uma ajudinha, andei a ver se encontrava algo na net decente que me falasse sobre a XJ600N Yamaha. Vou a exame e pediram-me para estudar um pouco a mota.  só encontrei fichas técnicas em que dizem a distância entre eixos etc etc. Eu queria mais qualquer coisa. Não sei que raio de perguntas o instrutor me vai fazer.. O exame é já amanhã e já estou em frangalhos com nervos...
Bjus!
Todas as motas conduzem-se da mesma maneira... tal como os carros... por isso podes deixar isso.
Mas tens que saber onde são os piscas, ligar o motor, desligar e buzina.

As três perguntas que me fizeram foram - 
O que é isto? (apontou para o óleo do travão)
É onde está o óleo do travão da frente.

Depois... no painel... o que é a lampada do Alladin (vermelha) e se acender o que significa?
Falta de pressão de óleo no motor. Devemos parar imediatamente a mota.

Devemos circular com alguma luz?
Sim, com os médios, independentemente da altura do dia.

São perguntas de caracaca.

Não te preocupes.
O pior é teres que andar ao lado da mota e segura-lá.
Eu só soube 10 min antes do exame....
Fazes assim.
Pegas na mota do lado direito, tiras o descanso.... nadas com ela.
Travando com o travão da frente, paras no local e colocas o descanso.
Depois é que podes meter-te na mota.
NUNCA subas sem o descanso posto!
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 12:12

olá lusso isso de andar com a mota de lado já sabia e não tenho dificuldade nisso. Estou mais preocupada com os 8 que há dias que são perfeitos e outros que são uma desgraça!

Agora as questões básicas sobre a mota ninguém me deu nada disso na aula.
sei o que sei por estudar sozinha.. MAs agradeço deu muito jeito essas dicas.

Edgar Obrigada também Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 12:18

Katty Sarmiento escreveu:
olá lusso isso de andar com a mota de lado já sabia e não tenho dificuldade nisso. Estou mais preocupada com os 8 que há dias que são perfeitos e outros que são uma desgraça!

Agora as questões básicas sobre a mota ninguém me deu nada disso na aula.
sei o que sei por estudar sozinha.. MAs agradeço deu muito jeito essas dicas.

Edgar Obrigada também Smile
Preocupada com os 8?
Não te preocupes. Eu também ás vezes fazia bem e noutros mal.
Isso varia consoante o nosso estado de espirito e empenho.
Eu caí antes do exame.... mas depois durante o mesmo, fiz 3 oitos de forma limpinha!
Não valem a pena os nervos. E o exame de carro quando é que será?
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 14:22

Lusso escreveu:
Mas tens que saber onde são os piscas, ligar o motor, desligar e buzina.
Isto é quase igual em todas, quase... Há umas, principalmente as Hondas mais novas como a minha, que trocaram o lugar da buzina com o pisca. Então sempre que pego noutra moto, quando vou a meter piscas, buzino... lol. E logo eu que tenho o vício de estar constantamente a ir lá desligar... o pessoal à minha volta deve de pensar que não bato bem. lol

Lusso escreveu:
NUNCA subas sem o descanso posto!

Isto é importante. Independentemente das "regras" (não faço ideia se são rígidos ou não com isso), é meio caminho andado para deixares cair a moto. É muito fácil um gajo desiquilibrar-se ao subir a uma moto sem descanço posto.

_________________________________________
Primeira aula de condução! - Página 8 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 14:44

daikoni escreveu:

Isto é quase igual em todas, quase... Há umas, principalmente as Hondas mais novas como a minha, que trocaram o lugar da buzina com o pisca. Então sempre que pego noutra moto, quando vou a meter piscas, buzino... lol. E logo eu que tenho o vício de estar constantamente a ir lá desligar... o pessoal à minha volta deve de pensar que não bato bem. lol
cm te entendo ahaha eu quando tinha a 600f e a pcx era sempre isso k me acontecia, qd pegava na pcx era pipi em todo o lado Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 15:23

Lusso escreveu:

Preocupada com os 8?
Não te preocupes. Eu também ás vezes fazia bem e noutros mal.
Isso varia consoante o nosso estado de espirito e empenho.
Eu caí antes do exame.... mas depois durante o mesmo, fiz 3 oitos de forma limpinha!
Não valem a pena os nervos. E o exame de carro quando é que será?

Pois preocupada com os 8 , em fim. O de carro será na próxima terça logo ás 9h.  Vamos lá ver... 

Pois eu isso do descanso da mota soube logo de início com o meu namorado ele faz sempre da forma correcta. Algumas coisas que aprendi foi com ele por observar como faz.
Ir para o topo Ir para baixo
Leitão
CBR 500R
Leitão

Número de Mensagens : 837
Idade : 47
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR954RR/ CBR1100XX
Data de inscrição : 08/10/2008

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 16:34

Katty Sarmiento escreveu:
Pois preocupada com os 8 , em fim.
Katty, os 8 são fáceis. Mas eu também espetei com a mota da escola algumas vezes no chão até que o instrutor já farto de se rir à minha conta me explicou que não podia desacelerar nem apertar a embraiagem para controlar a  velocidade que a meu ver era excessiva (coisas de maçarico Very Happy ). O truque está em usar o travão de trás suavemente. A partir deste momento, nunca mais caí a fazer os 8...
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 16:57

Leitão o meu instrutor não me deixa acelerar, estou proibida de tocar no acelerador. Só mexo na embraiagem e travão de trás. Eu não caio a fazer oitos em espaços pequenos ou meto o pé no chão. Eu faço mal os oitos em zonas com passeios pequeninos ou valetas...vou sempre parar fora da estrada e pior se tiver carros estacionados ao pé! Vou sempre ter com os carros. é uma questão psicológica sabes... Tenho medo dos obstáculos de estragar algo que vou lá parar...
Obrigada, bjus
Ir para o topo Ir para baixo
Leitão
CBR 500R
Leitão

Número de Mensagens : 837
Idade : 47
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR954RR/ CBR1100XX
Data de inscrição : 08/10/2008

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 22:58

Eheh, era onde o meu me punha a fazer os 8. Entre carros estacionados em zonas com pequenos passeios. Mas é assim, o que não nos mata torna-nos mais fortes. Mas também me dizia, "se é para cair, cais com as motas da escola que não és tu que pagas." Lá nisso era impecável.
Acredita, sei bem o que essa parte da pressão psicológica de estar a fazer essas manobras no meio de carros mexe connosco. Tenta ignorar essa parte. Não olhes muito para os carros. Sabes que temos tendência a direcionar a viatura que conduzimos para onde estamos a olhar por isso foca-te no traçado que queres fazer e não naquele que tens medo de seguir (em direção aos carros ou aos passeios). E continua a dar uso ao travão de trás paz!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 18th 2015, 23:50

Leitão escreveu:
E continua a dar uso ao travão de trás paz!

Esta é uma boa dica, até porque o travão de trás não "chateia" tanto a suspensão (principalmente a da frente), como o travão frontal.
Este tem mais tendência a fazer a suspensão "abocanhar", e desequilibrar a moto, principalmente meio a curvar como a fazer os 8, e baixa velocidade.

Nisto, sempre que precisares de travar neste tipo de situações, segue a sugestão do Leitão que ele sabe do que fala!

Em travagens normais (digo direito), situações de condução normal (alguém trava à tua frente, precisas de abrandar rápido para um semáforo, etc), não te esqueças que aqui, pelo contrário, o que importa é o da frente, porque é o único que te pára rápido. Idealmente usa ambos, nunca esquecendo que a maior parte da força, é para a frente.

Qualquer das maneiras, acho que já estás farta de saber isto... Very Happy

Quanto ao acelerador/embraiagem, eu acho que deves de fazer com te der mais jeito.
Por exemplo, o meu instructor aconselhou-me a usar embraiagem, e comigo funcionou melhor, isto porque a moto a fazer os 8's, principalmente a Suzuki 250cc que me deram nos 2-3 primeiros dias, era uma sacaninha no acelerador. Por muito suave que fosse no acelerador, era sempre aos "esticões", motor parecia ON/OFF. Nos 8's não ajudava...

No entanto, numa 600cc, mesmo relantim aguenta a velocidade suficiente para os 8's na primeira mudança, e ele deve de te ter dito isso para teres menos com que te "baralhar". Assim preocupas-te só com acelerador, em vez de acelerador e embraiagem, e sincronização de ambos.

O que importa, é que arranjes a "tua maneira", segue a dica do Leitão para pequenos abrandamentos, e o resto é conversa!

_________________________________________
Primeira aula de condução! - Página 8 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:17

Primeira aula de condução! - Página 8 2vl4kfc


Só para deixar esta imagem. Depois falamos. Beijos e obrigada a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:24

Parabéns!!! Very Happy

_________________________________________
Primeira aula de condução! - Página 8 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:33

Parabéns Katty Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
André83
CBR 125R
André83

Pendura : Sozinho é que se curva bem.

Número de Mensagens : 143
Idade : 40
Localização : AE
Mota/Modelo : cbr 600f4
Data de inscrição : 09/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:36

Parabéns.
O meu aproxima-se. Vai correr bem de certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:38

Ayeeeeeeeeeeeee!
Boa!! parabéns!
Já podes andar legalmente nos motões. Estás a ver que foi fácil =)
Agora carta de carro e depois a motinha na garagem, se quiseres.
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 17:40

Obrigada!!!
Estou muito feliz.
Ir para o topo Ir para baixo
Marc34sv
CBR 125R
Marc34sv

Número de Mensagens : 149
Idade : 43
Localização : Covilhã
Mota/Modelo : Sv650N/ ex GSR750
Data de inscrição : 04/02/2015

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 18:19

Parabéns.
Ir para o topo Ir para baixo
SeveNN
CBR 600F
SeveNN

Número de Mensagens : 1092
Idade : 31
Localização : Margem Sul / Lisboa
Mota/Modelo : Suzuki Hayabusa / Harley Davidson 1200XL
Data de inscrição : 24/11/2013

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 19:29

Parabens, isso agr qer ė a tal 600RR na garagem Razz.. hehehe!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 19:40

Mais uma vez obrigada. 
A RR vai esperar um anito ou dois. Agora é uma mais canita hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 19:41

SeveNN escreveu:
Parabens, isso agr qer ė a tal 600RR na garagem Razz.. hehehe!!!!!!
Ahah para de meter sangue porque mortinha pra isso tá a Katty  Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 19:43

Katty Sarmiento escreveu:
Mais uma vez obrigada. 
A RR vai esperar um anito ou dois. Agora é uma mais canita hehe.
Isso agora é preciso é andares e somares experiencia,vais ver que daqui a um ano ou ano e pouco tás pronta para a tão desejada RR Wink 
Mais uma vez parabens pois à pouco ate fiquei com ideia de ter sido so o codigo...afinal é mesmo a carta  fixe! fixe!
Gazz  paz!
Ir para o topo Ir para baixo
R.MOTA
CBR 600F2
R.MOTA

Pendura : Raramente tenho...

Número de Mensagens : 1737
Idade : 38
Localização : Por todos os lados...
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR 2008...
Data de inscrição : 31/03/2012

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 20:03

Muitos Parabens...
Boa sorte nesta nova fase boa da vida...
Boas curvas...
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 20:06

Na, agora é ver com muita calma as coisas.
Nem me perguntaram nada sobre a mota, demorou uns trinta minutos ou até menos. Um avaliador muito simpático e viu-me bem que depois só me disse "sabes o caminho para o centro de exames?" e eu abanei o capacete de forma afirmativa, ele terminou dizendo "entao vais sozinha sem te dar indicações" e assim fiz.
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 20:07

Katty Sarmiento escreveu:
Na, agora é ver com muita calma as coisas.
Nem me perguntaram nada sobre a mota, demorou uns trinta minutos ou até menos. Um avaliador muito simpático e viu-me bem que depois só me disse "sabes o caminho para o centro de exames?" e eu abanei o capacete de forma afirmativa, ele terminou dizendo "entao vais sozinha sem te dar indicações" e assim fiz.
fixe! fixe!
Entao e como é que correu o exame?? JA agora eheheh
Ir para o topo Ir para baixo
Katty Sarmiento
CBR 500R
Katty Sarmiento

Pendura : Mochila :p

Número de Mensagens : 837
Idade : 39
Localização : Centro Coimbra
Mota/Modelo : CBR 250R
Data de inscrição : 24/12/2014

Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitimemarço 19th 2015, 20:11

Na, agora é ver com muita calma as coisas.
Nem me perguntaram nada sobre a mota, demorou uns trinta minutos ou até menos. Um avaliador muito simpático e viu-me bem que depois só me disse "sabes o caminho para o centro de exames?" e eu abanei o capacete de forma afirmativa, ele terminou dizendo "entao vais sozinha sem te dar indicações" e assim fiz.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Primeira aula de condução! - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira aula de condução! Primeira aula de condução! - Página 8 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Primeira aula de condução!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 8 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Minha primeira aula de condução!!!!
» 1ª AULA DE CONDUÇÃO
» Primeira Aula
» A primeira aula...
» Condução

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Histórias do motard-