InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarPorquê escolher uma Honda LojaPorquê escolher uma Honda V-deosPorquê escolher uma Honda Fotos
Porquê escolher uma Honda Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Porquê escolher uma Honda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 1st 2015, 16:04

Em forma de desabafo e de fazer passar um pensamento que vem ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, venho por este meio da escrita falar um pouco sobre a qualidade de serviços existentes ao dispor do cliente português.
Como alguns de vós sabem, faço uns pequeno trabalhos em mecânica de motas e tenho lidado directamente com vários fornecedores, lojas, concessionários, etc.
Por via do meu trabalho, procuro arranjar peças, lubrificantes, aditivos e afins com o melhor preço possível e com entrega rápida. Pois é neste ponto que vou focar a minha abordagem ao tema, expondo algumas situações que se foram passando nos últimos tempos. Como a minha intenção não é denegrir concessionários, representantes, lojas e fornecedores, não vou citar nomes.

Tive à uns tempos uma Yamaha FZR 400 Genesis de 1990 para restaurar, houve algumas peças de chassi e motor que tive de adquirir fora do meu principal fornecedor Ebay (lol), fiz uma pesquisa na net de um representante Yamaha com secção de peças na minha área de residencia ou de trabalho, encontrei um representante, e lá fui eu na minha saga.
Devo dizer que a pessoa que está atrás do balcão de peças nesse concessionário é a unica razão que me faz lá voltar, porque tudo o resto é assustador... No primeiro round comprei 4 vedantes, 1 junta e 2 retentores e posso dizer que ficou lá em dinheiro mais do dobro que pensava despender.
A secção de peças está muito mal organizada e é minuscula perante todo o material que la tem. Existe outra particularidade é parecer um verdadeiro bunker.
Mais tarde o user Burgão preciso de mudar o retentor da cambota da sua R1 e la fui eu outra vez ao concessionário encomendar o dito retentor, verdade seja dita, de tudo o que la comprei, havia tudo em stock, agora os preços é que são assustadores.
Comprei um tensor de corrente de distribuição de uma Fazer 600 e posso dizer que o valor é quase o dobro de um tensor para a Honda Hornet 600. Alem de o tensor vir totalmente desarmado e quase ser preciso recorrer aos servições de um relojoeiro para o montar.
Mais recentemente pensei em adquirir um bujão de carter de uma XJR, e queriam-me roubar 18€ + iva por um "bocado de ferro com rosca".

Outra situação, e mudando de marca, costumo ter algumas Suzuki's para fazer intervenções, estou neste momento a fazer um restauro a uma RF 900 de 1994, e precisei dos guarda pós da suspensão frontal. Existe um stand da Suzuki perto do meu trabalho e como é mais comodo lá ir fui lá encomendar os guarda pós. Estava ciente que não haveria em stock, não estava era a espera era que esse dito stand que até é bastante conhecido por ter muito trabalho não tivesse stock de nada! Quando digo nada, é mesmo NADA! A secção de peças mais uma vez é na cave, e é constituída por uma pessoa sentada numa secretária de escritório e um computador.
Os guarda pós que encomendei eram banhados a ouro, alem de demorarem 2 semana a chegarem, ainda tive de dar um sinal em dinheiro. O mais estranho é que o preço foi-me dito verbalmente, nunca cheguei a ver nada escrito nem em papel nem no computador, quando fui buscar o material em causa paguei o restante de faltava, e quando solicitei uma factura ou recibo para fazer contas com o cliente disseram-me que a impressora estava estragada, teria de levantar a factura noutro dia...

Como nem tudo é mau, já tive a possibilidade de adquirir material num stand Kawasaki na zona de Lisboa, e tenho a dizer maravilhas, no caso era liquido de refrigeração que estava com uma promoção fantástica, o atendimento foi muito bom, e ainda deu para me fazerem uma visita guiada à oficina. A comprar que era para durar 5 min tornou-se em 1 hora de conversa e de visita às instalações.
Não sou nada fã da marca Kawasaki (secalhar será por já ter tido duas), mas fiquei fã do concessionário e das pessoas que ali trabalham.

Prosseguindo na saga das peças impossíveis de comprar, fui solicitado para fazer uma revisão a uma Daelim S2 125 onde uma das coisas a fazer era proceder a troca do filtro de ar. Pois parece que neste país e principalmente nesta marca, a troca do filtro de ar (que se devo fazer de 8 em 8 mil km) é uma coisa que tem tanto de espetacular como de impossível.
Na primeira tentativa, fui a uma casa de peças de motas que costumo frequentar e qual o meu espanto que me informaram que só na origem é que posso obter o dito filtro.
Desloquei-me a um sub-representante da marca Daelim no qual me pede 32€ pelo filtro de ar, com a possibilidade de espera de 2 semana a 1 mês. Como achei um absurdo o preço, desloquei-me mesmo a um representante oficial, que por acaso também é representante da Triumph. E é aqui que começou uma autentica tourada...
A pessoa que me atendeu é o suposto proprietário do stand, homem de 50 e muitos anos, sapatos pele de crocodilo (ou imitação), porta chaves da Mercedes a sair do bolso e com um enorme jogo de braços.

Eu: Boa tarde, quero comprar um filtro de ar para uma Daelim S2 125 de 2011, mas antes saber o seu valor.

Artista de cinema mudo: Boa tarde, ora filtro de ar... Deixe cá ver... A mota é sua?

Eu: Hummmm... Por acaso não...

Artista de cinema mudo: Não temos stock de peças, terá de ser encomendado e agora não sei quando irei encomendar peças.

Eu: Mas não não tem nenhum para venda? Quanto tempo ira demorar a chegar? Qual o preço?

Artista de cinema mudo: Isso é barato... 12€ PVP. Eu agora não vou encomendar peças, e só com valor de encomenda acima de 500€ é que não pago portes, portanto só quando prefazer esse valor em encomendas é que poderei pedir o filtro.

(Ao mesmo tempo observava eu em segundo plano, a oficina ao fundo e 2 mecânicos a fazerem revisões a scooter's)

Eu: Então mas os portes são assim tão caros é? E não tem nenhum filtro de stock ali para a oficina...?

Artista de cinema mudo: Ouve lá pá, é como te tou a dizer... Se quiseres esperar tudo bem, ainda te posso safar, agora se queres as coisas para ontem, vieste bater à porta errada!!!

Eu: Mas você está a alar com quem? Está-me a confundir com o seu filho ou quê!! Então vai-me dizer que se vier uma S2 para a revisão você não tem filtro de ar para a mota e terá de esperar uma carrada de tempo?!?!?

Artista de cinema mudo: É como te tou a dizer, queres, queres! Não queres... Andamento! O stock de oficina é a parte!

Eu: Ahhh então é mesmo má vontade!

Artista de cinema mudo: Voçês acham que isto é fácil, é tudo como vocês querem, isto está muito mau para fazer stocks, vocês nem imaginam como está complicado sobreviver... Você é um gaiato, ainda tem muito que viver, não sabe o que é a vida e o que são sacrifícios...

Moral da história, ainda houve mais uns gritos antes de me vir embora com as mão a abanar, e passados uns dias escrevi um mail à Deco a expor o caso, do qual ainda não tive resposta.
Depois de muito procurar e de nada encontrar, arranjei um filtro de ar de uma S2 125 acidentada com 1500km por um preço simbólico. E tive de explicar toda esta situação ao cliente.

A grande diferença é esta, nos ultimos 8 anos penso ter gasto em concessionários Honda em peças milhares de euros, conheço quase todos os stands directa ou indirectamente da zona de Lisboa.
Posso afirmar que já tive situações de enganos em que estive 1/2 semanas a espera de peças. Mas a esmagadora maioria das vezes quando não há em stock (a Honda tem um stock muito grande de peças, principalmente de peças de desgaste e manutenção), demora 2/3 a chegar, mandam-me SMS ou telefonam a informar.
O concessionário que costumo frequentar mais vezes, tem um caixeiro chamado Renato, que é de uma enorme disponibilidade. Em algumas duvidas na identificação de peças, sendo aconselhado outros meios como o Ebay, e mesmo solicitando a ajuda de mecânicos para desfazer algumas duvidas com material.
Posso dizer que a unica reclamação que posso fazer, será que o outro caixeiro que costuma estar a atender além do Renato, é o campeão em trocar referencias. Meia volta peço casquilhos, e lá vem segmentos...
De referir, que apesar dos preços na Honda não serem baratos, mas não entram no exagero de outras marcas...

A minha conclusão, e na óptica de quem é utilizador mas também de quem dá manutenção e se vai apercebendo de todos estes aspectos, é que todas as marcas tem os seus calcanhares de aquiles, as Yamaha's consomem óleo, as Kawasaki's são umas verdadeiras bruxas de motor, as Suzuki´s não tem travões, mas sim abrandadores, para não falar dos problemas eléctricos, e as Hondas posso fazer uma autentica lista de avarias que cada modelo tem em historial, mas fico-me pelos retificadores de correntes, pelos tensores de distribuição, pelos statores e pelos problemas de embreagem e cambota que alguns modelos específicos dão!
Tudo isto é bastante discutível, o que começo a observar é que cada vez mais tenho que ter em conta numa mota quando a compro, tudo o que vem para alem da compra, a sua manutenção!
E neste sentido, pelo menos em Portugal, ninguém trabalha tão bem a nível de disponibilidade e preços de material como a Honda.

(Quem teve paciência para ler tudo isto, o meu muito obrigado)
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
R.MOTA
CBR 600F2
R.MOTA

Pendura : Raramente tenho...

Número de Mensagens : 1737
Idade : 38
Localização : Por todos os lados...
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000 RR 2008...
Data de inscrição : 31/03/2012

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 1st 2015, 16:23

Eu acabei de ler e desde ja agradeço o tempo e disponibilidade para o fazeres porque por mim falo, gosto de ler e ter conhecimento de quem realmente esta no meio e trabalha com as coisas e vive as situaçoes...
Mais uma vez gostei de ver alguem que trabalha com todo o tipo de motas e marcas das mesma a falar "bem" da honda e respectivos modelos porque como acabas te de referir ninguem (marca) e mais que ninguem e seja nova ou usada e preciso sorte na comprar (mais em usadas, claro)...
Obrigado e gostei de ler todas as palavras de escreves te principalmente o artista do sapato de pele e porta-chaves mercedes a sair do bolso... Laughing...
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 1st 2015, 17:06

Grande post! Adorei! Li tudo com muito interesse! Mais tópicos destes!
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 1st 2015, 19:06

Tópico excelente!!
Belo review dos "belos" serviços que temos por cá!
A cena do artista foi bem caricata Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 1st 2015, 21:24

Boas 666........bom tópico.......realmente por algum motivo se houve muito a expressão "Honda é Honda". Eu a única queixa que tenho da Honda é dos preços de algumas peças que não justifica o que eles cobram como foi o caso de um filtro de ar para a minha FSport que custou 48 ou 49 euros com IVA incluido na Motoboxe. Como não havia da concorrência na Zedelga (loja onde compro tudo habitualmente) e tinha de esperar 15 dias pela encomenda e não podia esperar por precisar da mota para me deslocar para o trabalho devido a uma avaria no carro, lá tive que abrir os cordões à bolsa e dar os euros para a peça que já agora custava 26 euros aftermarket igual ao de origem. De resto não tenho queixas e fui sempre bem atendido na Honda e sempre me esclareceram as minhas dúvidas, por vezes até além daquilo que lhes competia. Isto quando eles sabem do que estão a falar porque já houve uma ou duas ocasiões em que meteram os pés pelas mãos mas como errar é humano e a excepção não confirma a regra o meu voto na Honda é no geral muito positivo.
Quanto ao que disseste sobre o que ter em conta na compra de uma mota não podia ser mais verdadeiro e já agora acrescento que o mesmo se aplica aos carros pois já pude aobservar o mesmo padrão nos meus. Contudo deixo aqui uma dica que é pedir sempre vários orçamentos em várias lojas pois já me aconteceu na concorrência quererem mais dinheiro do que marca e vice-versa. Moral da história cada caso é um caso e nenhum é igual.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 01:51

Mais um excelente tópico companheiro, depois de ler fiquei mais convencido em ficar na Honda, pois é tudo muito bonito mas quando se precisa de peças e afins é que se revelam os verdadeiros problemas ...
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 08:50

Obrigado Tiago!

Abc!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 10:10

Bem, que grande aventura Razz
Por acaso já tinha ouvido umas histórias parecidas no que diz respeito à Daelim, é complicado de arranjar peças. Pior mesmo só as chinesas Very Happy
Pessoalmente frequento a MotoMil, e não tenho qualquer razão de queixa.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 10:11

Realmente é um motivo muito importante para preferir a Honda.
Avarias todas têm, pelo menos que tenhamos bom e rápido atendimento.

Obrigado pela partilha.

_________________________________________
Porquê escolher uma Honda R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
tiagofumi46
CBR 250R
tiagofumi46

Número de Mensagens : 262
Idade : 46
Localização : Lisboa e Campo Maior
Mota/Modelo : CBR 954RR/ex_600RR/125Futura/M70SP
Data de inscrição : 23/01/2013

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 10:24

Muito Bom, haja paciência Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Mocas
CBR 500R
Mocas

Número de Mensagens : 786
Idade : 39
Localização : Oeiras
Mota/Modelo : YZF R1 - RN22 Ex: YZF R1 - 2006 Ex: YZF R1 - 2004 Ex: CBR 600rr - 2005
Data de inscrição : 01/10/2013

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 14:02

Tiago, obrigado pelo texto, desconhecia grande parte destes "Problemas".
Ir para o topo Ir para baixo
CBR600F
CBR 500R
CBR600F

Número de Mensagens : 855
Idade : 35
Localização : Amadora
Mota/Modelo : EX:Honda CBR 600F3, Honda Cbr1000RR 2008
Data de inscrição : 18/03/2011

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 14:18

Grande post  Wink e como diz o Nuno Msa " Honda é Honda"
Ir para o topo Ir para baixo
Asa Negra
CBR 400RR
Asa Negra

Número de Mensagens : 707
Idade : 44
Localização : Numa estrada qualquer
Mota/Modelo : cbr 650 f
Data de inscrição : 03/11/2011

Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitimemarço 2nd 2015, 16:13

concordo! e' bom saber a opiniao de quem esta' por dentro!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Porquê escolher uma Honda Empty
MensagemAssunto: Re: Porquê escolher uma Honda Porquê escolher uma Honda Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Porquê escolher uma Honda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Pneus...o que escolher e como escolher????
» É só escolher!!
» Ajudem-me a escolher...
» Que pneus escolher
» Escolher um carolo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: COMUNIDADE :: Histórias do motard-