InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarComo desmontar disco de travão?!!! LojaComo desmontar disco de travão?!!! V-deosComo desmontar disco de travão?!!! Fotos
Como desmontar disco de travão?!!! Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Como desmontar disco de travão?!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
yoshimura
CBR 250R
yoshimura

Número de Mensagens : 359
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 30/09/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 25th 2009, 16:04

Olá a todos.

Eu sei que isto pode parecer uma dúvida parva de tão básica que é, mesmo assim, fica a pergunta.

A questão é sobre um disco de trás de uma CBR 600.

Há alguma 'ciência',
ou algum truque na desmontagem de um disco, neste caso o de trás.

É que pediram-me ajuda para desmontar um, e eu, olhei para aquilo e pareceu-me simplesmente 4 parafusos sextavados.
O caso mudou de figura quando tento desenroscá-los, simplesmente não desenroscaram.

É falta de força, falta de jeito, tem truque, ou só mesmo à máquina para ficar bem (desmontado e montado)?

Obrigado.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/pais/99cbr600/
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 25th 2009, 16:59

nada disso é só cola nos parafusos lol... tens de ter uma boa chave, para não moer a cabeça do parafuso porque depois é que já é preciso ciencia para os tirar de resto é força lol
Ir para o topo Ir para baixo
Accident
CBR 600F
Accident

Número de Mensagens : 1218
Idade : 38
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Target 50 Kitada
Data de inscrição : 01/10/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 25th 2009, 17:24

Gosto sempre de sublinhar o desapertar (e apertar) em estrela, para não entortar nada ...
Ir para o topo Ir para baixo
anatol
CBR 250R
anatol

Número de Mensagens : 371
Idade : 41
Localização : Faro
Mota/Modelo : Honda VTR SP1
Data de inscrição : 25/03/2009

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 25th 2009, 17:42

exactamente, estao com cola, com um roquete safas te bem.. é mesmo so esses 4 parafusos e um bocado de força.. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
yoshimura
CBR 250R
yoshimura

Número de Mensagens : 359
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 30/09/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 25th 2009, 23:35

Obrigado a todos!

Pois, é melhor arranjar uma sextavada de encaixe num roquete.

É que a chave que ele tinha era daquelas sextavadas em L, e caramba, fartei-me de fazer força naquilo, marquei a mão, mas o parafuso não mexeu um milímetro sequer.

Como tal, pensei, ainda estrago qualquer coisa a fazer para aqui força à parva, e isto pode ter truque.

Obrigado, mais uma vez!
"V"
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/pais/99cbr600/
RR-Rompe_e_Rasga
CBR 250R
RR-Rompe_e_Rasga

Número de Mensagens : 323
Idade : 49
Localização : ..eu sei lá manina.....
Mota/Modelo : CBR1000RR'2006
Data de inscrição : 18/04/2009

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 26th 2009, 01:02

e por acaso lembraste te de por um tubo na dita chave em L??

assim so por acaso, nao??? nada???
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 26th 2009, 01:02

yoshimura, de facto tal como já foi dito aqui, para tirar o disco basta desapetares aqueles parafusos sextavados interiores.

Eles têm frenador ou Loctite, mas com um pouco de força, consegues desapertar.

Podes utilizar essa chave sextavada interior em L, mas para aumentares a "alavanda" encaixa uma chave de lunetas Wink Eu utilizo esse truque para não se necessário fazer tanta força e marcar a mão.

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
yoshimura
CBR 250R
yoshimura

Número de Mensagens : 359
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 30/09/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimemaio 26th 2009, 16:05

Mais uma vez, obrigado a todos pela paciência das vossas repostas a esta pergunta básica.

Eu lembrar-me de tentar encaixar algo mais comprido para multiplicar a força lembrei, mas, como nunca fiz tal coisa, e já não é a primeira vez que a força ganha mais força que a razão, e depois percebo que havia razão para não fazer tanta força, preferi colocar por aqui a pergunta na expectativa que alguém me pudesse elucidar, antes de fazer alguma asneira.

Obrigado, mais uma vez!
"V"
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/pais/99cbr600/
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimejunho 15th 2009, 03:49

Como já fui dito os parafusos novos têm um "freio" de fibra para evitar o desaperto, uma vez desapertados, ou se metem parafusos novos com freio em fibra, ou, utiliza.se LOCtite, se o paterial estiver em estado utiçizavel. ATENÇÃO: Atenão ao torque destes paarafusos,eles fazem trabalho ao corte e não à tracção! Por isso verificar o torque no manual da manutenção, não apertar até cheirar a alho!
Abraço,

Como desmontar disco de travão?!!! Loctite-243-mComo desmontar disco de travão?!!! Loctite_243_lg
Ir para o topo Ir para baixo
yoshimura
CBR 250R
yoshimura

Número de Mensagens : 359
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4
Data de inscrição : 30/09/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimejunho 15th 2009, 13:39

Bem, desde já obrigado a todos.

Aqui há umas semanas, lá arranjamos uma chave como deve ser, e agora, como já estava convencido que não ía fazer asneira, até parece que não foi preciso assim tanta força, lol.

Lá saíram os parafusos.

Quanto ao aperto, é que foi mais complicado, pois não havia nenhuma chave dinamométrica, não foi 'até cheirar a alho', mas tudo correu bem.

Essa cola de parafusos é que é cara como um raio.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bikepics.com/members/pais/99cbr600/
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimejunho 17th 2009, 22:46

yoshimura escreveu:
Bem, desde já obrigado a todos.

Aqui há umas semanas, lá arranjamos uma chave como deve ser, e agora, como já estava convencido que não ía fazer asneira, até parece que não foi preciso assim tanta força, lol.

Lá saíram os parafusos.

Quanto ao aperto, é que foi mais complicado, pois não havia nenhuma chave dinamométrica, não foi 'até cheirar a alho', mas tudo correu bem.

Essa cola de parafusos é que é cara como um raio.

Abraço.

Pois isso é... Foi pena eu não ter visto este tópico à mais tempo... eu podia-vos arranjar um pouco deste produto! Maid in USA... e importado para um "Pais" de xulos, é o que é Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
MECHANIC
CBR 150
MECHANIC

Número de Mensagens : 169
Idade : 49
Localização : Sao Domingos de Rana
Mota/Modelo : Honda CBR900RR SC33
Data de inscrição : 12/07/2009

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimejulho 22nd 2009, 20:49

quando quiseres cola de roscas mais vale comprares no ebay, assim nao te sujeitas a xuliçe deste pais, é que realmente fogo comprar coisas em portugal é de loucos. a melhor coisa que podes usar para tirar parafusos tipo os de disco é usares uma " chave de impacto" esta chave serve nao so para sesapertar como apertar também. e podes tambem usar chaves de bocas nela. coma chave sextavada interior normal podes sem querer desfazer a cabeça do para fuso ou esbeiça-lo. com esta chave o que acontece é o seguinte, primeiro roda-la para o sentido que queres, apertar ou desapertar, depois de a teres no parafuso da-se uma martelada com um maço e nao um martelo ( para nao dares cabo da chave ) e o que ela faz é empurrar a cave contra o parafuso ( nao o estragando uma vez que nao foge dos entalhes) e roda ao mesmo tempo com um torque espectacular. espero nao ter sido muito confuso.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno s
CBR 600F
Nuno s

Pendura : Vanessa

Número de Mensagens : 1174
Idade : 46
Localização : Casal de Cambra.....
Mota/Modelo : YZF R1 & TDM 850
Data de inscrição : 08/11/2008

Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitimejulho 22nd 2009, 22:34

MECHANIC escreveu:
quando quiseres cola de roscas mais vale comprares no ebay, assim nao te sujeitas a xuliçe deste pais, é que realmente fogo comprar coisas em portugal é de loucos. a melhor coisa que podes usar para tirar parafusos tipo os de disco é usares uma " chave de impacto" esta chave serve nao so para sesapertar como apertar também. e podes tambem usar chaves de bocas nela. coma chave sextavada interior normal podes sem querer desfazer a cabeça do para fuso ou esbeiça-lo. com esta chave o que acontece é o seguinte, primeiro roda-la para o sentido que queres, apertar ou desapertar, depois de a teres no parafuso da-se uma martelada com um maço e nao um martelo ( para nao dares cabo da chave ) e o que ela faz é empurrar a cave contra o parafuso ( nao o estragando uma vez que nao foge dos entalhes) e roda ao mesmo tempo com um torque espectacular. espero nao ter sido muito confuso.

Foi uma chave dessa,que salvou de uma trabalheira,tirar o barafuso dos tubos de travão,do bombito,que estava a ficar sem estrias,e a chave sextavada,que se estava a passar....mal entou a chave impacto...5****,desapertou logo....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Como desmontar disco de travão?!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Como desmontar disco de travão?!!! Como desmontar disco de travão?!!! Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como desmontar disco de travão?!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-