InícioPortalRegistrar-seConectar-seHomologações & Averbamentos - Página 13 LojaHomologações & Averbamentos - Página 13 V-deosHomologações & Averbamentos - Página 13 Fotos
Homologações & Averbamentos - Página 13 Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9098
Mota/Modelo : CBR600F 2012

Homologações & Averbamentos - Página 13 Empty
MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 5th 2019, 17:00

paulao escreveu:
Bem porreiro, infelizmente o valor da Inspecção é que ninguém devolve... IMT no seu melhor, garantidamente o Organismo Estatal que pior funciona.

Yup, os €€ da inspecção (e supostamente teria de ir reboque para lá, e pagá-lo, o que não fiz), o tempo perdido e chatices, isso nunca há devolução, nem compensação.
Enfim. Mesmo que seja injusto / prescrito, há sempre prejuízos e chatices.

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 6th 2019, 18:28

Daikoni, tentei ler grande parte das 13 páginas deste post para entender o que se passou contigo, por isso desculpa-me aqui disser algo que já foi falado ou explicado mais atrás. No entanto gostaria de aqui deixar o meu contributo, uma vez que esta coisa das homologações fazem parte das minhas responsabilidades profissionais.

Sobre este tema de alterações de características dos veículos, as autoridades/IMT tem como base a European Community Whole Vehicle Type Approval (ECWVTA) mais conhecido em Portugal como Ficha de Informações do Veículo (Anexo II do Decreto Lei nº 238/2003 de 3 de Outubro).

Este WVTA é um documento que "desmembra" o veículo todo, descrevendo de forma pormenorizada todos os componentes e sistemas que o compõem. Essa descrição vai desde desenhos com cotas, descrição do componente, resultados dos ensaios, número da homologação, marca do fabricante entre outras informações relevantes.

Também o sistema de escape vem descrito no WVTA e caso as autoridades consigam aceder ao mesmo, conseguem saber se a moto está ou não original! 

Sei que o que disse não resolverá nada, e provavelmente nem ajudará caso suja no futuro outra situação como esta com outro membro. 

De qualquer forma não quiz deixar de partilhar convosco esta informação por forma a entenderem como isto funciona!  

MCumps

http://www.cbrportugal.com/
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 7th 2019, 10:02

A questão nunca foi se estava original. A questão é a legalidade de substituir um escape, com homologação europeia, para determinada mota. E visto que até existe decreto-leis a especificar as características que devem de ter os escapes e catalisadores não-de-origem, não vejo o sentido de ter que estar tudo de origem.

É simples como a questão de código, do IMT nº1019:
Homologações & Averbamentos - Página 13 Captur17

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 7th 2019, 11:04

Entendo e concordo.

Se a EU, fornece/homologa um determinado componente, o país membro deverá aceitar o mesmo como legal, mesmo que este não seja o original do veículo!

http://www.cbrportugal.com/
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 7th 2019, 11:55

O país membro não deverá aceitar, tem que aceitar, pela própria lei. Enquanto portugal estiver na UE, não tem hipóteses legais.

Agora, se multam / apreendem ilegalmente.... Isso já é outra história.

PSonic
CBR 600F4i
PSonic

Número de Mensagens : 3270
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeAgosto 7th 2019, 12:28

Concordo a 100%, ainda n vi nenhum policia de cu para o ar a ver se as panelas dos carros ainda sao as de fabrica ou nao.
A maioria dos carros com alguns anos ja tiveram que trocar a panela e vai-se a qq casa trocar, normalmente mete-se um normal mto parecido ao original fisicamente para encaixar e nunca vi a verem isso, logo sao panelas aftermarket e com as especificaçoes das originais. Pq raio nas motas a maioria das autoridades sao tao quadradas!? Que esteja a fazer mto (demasiado) barulho ok concordo, agora ter um homologado, certificado para aquela mota e com o dbkiller n tinham sequer q levantar qq questao.

Entao o pessoal por algum azar cai lixa o escape e é obrigado a por original qd os aftermarket sao bem mais baratos? Eu acho q é apenas um abuso de autoridade, qts trocam os colectores (linha) e eles nem sabem ver se é original ou nao, limitam-se a olhar unicamente para a ponteira e pronto.

A IPO B tb deve haver forma de obter o reembolso, se o veiculo vai à IPO tal e qual da forma como foi multado e passa então fica provado que a autoridade estava errada e isso tem q ser reembolsado.
Agora se vai-se a uma IPO B as peças trocadas e ja n se pode reclamar.

(n estou obviamente a considerar os de rendimento q alguns metem nos carros)
GalpusPT
Honda Monkey
GalpusPT

Número de Mensagens : 25
Mota/Modelo : yamaha MT07

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 10:50

Boas como ja alguns viram coloquei um akrapovic na minha mt 07 com Db killer como manda a norma para devida legalizacao, e como quem nao quer a coisa mandei um email par um centro laboral de homologacoes de Braga a perguntar quais os procedimentos para respetiva homologacao do escape, eis a resposta:
Bom Dia

No seguimento do vosso mail informo que o imt não autoriza essa homologação .

🙄 e agora?
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3511
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 10:54

agora vai onde compras-te e devolve caso te tenham vendido como homolgado para estrada....ou tira o db, já que vai dar multa na mesma, ao menos é ouvido quando passas...
PSonic
CBR 600F4i
PSonic

Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 10:58

N sei ate q ponto isso é verdade.
Já vi inumeras alterações (carros) q vao em mto para la do original da viatura e é possivel legalizar. O exemplo mais rapido q me lembro é aquele youtuber Yuri q tem o Civic dele com motor do Integra (mto acima das especificações do motor mais alto desta serie), para alem de outras coisas, e ele tem tudo legal.

Acho q tem q se ir a um local proprio para se validar as alterações por algum tipo de engenheiro que depois dá a papelada para a legalização no IMT. Tudo é possivel (dentro dos limites aceitaveis de segurança), apenas se resume a €uros.
Parece-me q te despacharam a toda a velocidade, ainda mais motas q somos sempre os parentes pobres, n faz sentido algum um produto aftermarket devidamente certificado pelas leis UE ser recusado a respectiva escrita no livrete, q nem devia ser necessario visto a peça estar devidamente certificada para o veiculo.

Ha motas que vêm de origem (ou como extra antes da compra) com essas ponteiras de alto rendimento, duvido q as mesmas venham descritas no livrete.

Acho q o Yuri deve ter feito um video sobre o processo de legalização, tenta encontrar.

Tb gostava de uma coisa dessas na minha, anda aqui uma igual com uma ponteira e q cantar tao lindo. Mas como n estou para me preocupar com as autoridades vou ficando com meu original.
Ah a minha 50cc o original estragou-se há varios anos e tem desde entao um aftermarket q nem parecido é ao original (q realmente n gosto la mto dele), eles sabem la se é de origem ou nao. Qd tiver q o trocar algum dia ja vi aftermarket igual ao original, é o q vai levar, sabem la eles se é suzuki ou nao.
Nas desportivas pronto ja se sabe q marram naquilo às vezes e acabou-se, uma Ducati xpto ja deve ver com essas de origem e como se resolve qd marrarem com um gajo?
Como disse antes n os vejo nos carros de cu para o ar a ver se o sistema de escape é de origem ou nao. Nas motas acho q so deviam poder multar caso o nivel de DB e libertação de CO2 fosse superior ao legalizado, eles n têm como o fazer por isso é apenas com a desculpa "não é de origem". Acho que nem numa IPO B conseguem medir correctamente os DB, o CO2 sim, e sendo provado q a mota foi erradamente obrigada a ir a uma IPO B eles deviam ter q pagar, rapidamente pensavam 2x antes de mandar as motas para as IPO B
RAFAMIX1980
CBR 250
RAFAMIX1980

Número de Mensagens : 240
Mota/Modelo : CBR 600 F4i FS Rossi Edition; Ex Thunderace

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 13:41

Há muitos anos que faço as inspecções as minhas motos (Açores é obrigatório), e nunca tive algum problema com as ditas inspecções.
Já por uma vez um policia tentou implicar comigo e uns amigos, mas mostrei a folha de inspecção e não houve stress.
PSonic
CBR 600F4i
PSonic

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 14:30

RAFAMIX1980 escreveu:
Há muitos anos que faço as inspecções as minhas motos (Açores é obrigatório), e nunca tive algum problema com as ditas inspecções.
Já por uma vez um policia tentou implicar comigo e uns amigos, mas mostrei a folha de inspecção e não houve stress.
Vamos la ver como vai ser aqui, tb podem se lembrar de implicar com tudo.
guiZmo
CBR 500R
guiZmo

Número de Mensagens : 828
Mota/Modelo : Hornet F7 - ex PCX v2 125

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 14:57

Tens de ir à Yamaha pedir o papel de homologaçao, e depois com esse certificado, mais da Akrapovic vais ao IMT e legalizas no livrete...

A brincadeira toda fica te a uns 165e se nao estou em erro

E vai dar dor de cabeça!
sfamoreira
CBR 400RR
sfamoreira

Pendura : Mala

Número de Mensagens : 683
Mota/Modelo : CBR600 F4i Sport Rossi Edition, Ex- CBR600 F4i

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 16:36

guiZmo escreveu:
Tens de ir à Yamaha pedir o papel de homologaçao, e depois com esse certificado, mais da Akrapovic vais ao IMT e legalizas no livrete...

A brincadeira toda fica te a uns 165e se nao estou em erro

E vai dar dor de cabeça!
Isto partindo do principio que o consgue fazer!
https://www.facebook.com/sfamoreira
GalpusPT
Honda Monkey
GalpusPT

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 16:37

sfamoreira escreveu:

Isto partindo do principio que o consgue fazer!
Nao tem k fazer nenhum inspeção nem nada?
RAFAMIX1980
CBR 250
RAFAMIX1980

Número de Mensagens : 240
Mota/Modelo : CBR 600 F4i FS Rossi Edition; Ex Thunderace

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 17:40

PSonic escreveu:

Vamos la ver como vai ser aqui, tb podem se lembrar de implicar com tudo.
Pois, para mim o pior das inspecções é o preço, pois €23.77 para 5 minutos!!!
sfamoreira
CBR 400RR
sfamoreira

Pendura : Mala

Número de Mensagens : 683
Mota/Modelo : CBR600 F4i Sport Rossi Edition, Ex- CBR600 F4i

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 21:12

RAFAMIX1980 escreveu:

Pois, para mim o pior das inspecções é o preço, pois €23.77 para 5 minutos!!!
E como e' que sao as Inspeccoes ai?
https://www.facebook.com/sfamoreira
GalpusPT
Honda Monkey
GalpusPT

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 3rd 2019, 23:24

Ja tenho os documentos de homologação do escape, agora preciso marcar algum tipo de inspecção ou é so ir ao imt largar€€?
matt
CBR 600F2
matt

Número de Mensagens : 1566
Mota/Modelo : cbr 600 f

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitimeOutubro 4th 2019, 10:05

creio q é o imt que faz a marcação da inspeção .. depois diz-te qual o centro e o dia da inspeção .. acho eu ..

matt
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Homologações & Averbamentos Homologações & Averbamentos - Página 13 Icon_minitime

Homologações & Averbamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 13 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-