InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarComo fazer uma boa rodagem? NH-X 125 LojaComo fazer uma boa rodagem? NH-X 125 V-deosComo fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Fotos
Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 29th 2021, 01:21

Antes de mais um abraço a toda a malta do fórum.

Estive desde 2018 sem vir ao fórum por motivos vários. Coisas da vida...enfim.

Após alguns anos sem mota finalmente arranjei uma mulita. Ultima mota foi uma cbr 600 F Sport mas desta vez queria uma mota poupadinha para o dia a dia. Procurei muito por uma usada mas não encontrei nenhuma que me agradásse e acabei por comprar uma SYM NH-X 125 nova. Fui buscá-la na quinta feira e fiz uns 50kms com ela para matar as saudades das duas rodas e ganhar um feeling á mota.

Ora a bicha ainda está na rodagem. É a primeira viatura a que faço a dita cuja rodage e estou com algumas dúvidas. No stand só me disseram para não passar de metade das rotações (6000rpm) e não foram muito claros quanto a velocidades máximas. No manual por outro lado diz para não ultrapassar os 90kms hora e não passar das 8000rpm sem carga.

Na primeira volta que dei com ela não passei das 7000 rpm nem dos 80 kms hora. Como não quero fazer cagada achei que devia perguntar. Devo seguir o que diz o manual? Ou sigo o que diz o stand? Andar até aos 1000 kms nas 6000 rpms parece-me um bocadinho soft demais não? Tendo em conta que o manual indica o acima referido fico mesmo na dúvida. Sei que devo ter cuidado com o punho e não fazer acelerações bruscas, condução suave e progressiva e tal mas será que as instrucções do stand não são um bocadinho  exagero? Se não puxar um bocadinho pela mota (até aos limites do manual) ela não vai ficar meia perra?

Digam o vosso parecer porque muitas cabeças são melhores do que uma.

Quanto á mota tenho que postar umas fotos na apresentação e depois ainda tenho que abrir tópico sobro o meu kiko que está a descolar o trim e com a viseira toda comida.

Umas coisas posso dizer sobre a dita cuja, é bonitinha, escolhi o modelo dourado pois não havia o preto Razz, achei muito confortável, o banco é de luxo e tem uma postura de condução muito boa. Achei muito estável e segura para uma 125 pois eu nunca tinha conduzido nada abaixo dos 250cc. Apesar dos apenas 10cv achei que o motor responde bem e desenvolve sem problemas. O painel tem tudo o que é preciso para o dia a dia. Tem descanso central que dá um jeitásso muito grande, uma tomadinha usb e boa iluminação. Estava um bocadinho receoso de passar de uma 600 para uma 125 mas acho que vou gostar muito da mota até porque faço muita cidade e como os consumos são bons vou poder usar a mota como viatura principal que não podia fazer isso com uma 600.

Obrigado desde já pelos conselhos e beijinho na bunda.  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 29th 2021, 11:38

Nuno MSA escreveu:
Antes de mais um abraço a toda a malta do fórum.

Estive desde 2018 sem vir ao fórum por motivos vários. Coisas da vida...enfim.

Após alguns anos sem mota ... acabei por comprar uma SYM NH-X 125 nova.

Obrigado desde já pelos conselhos e beijinho na bunda.  lol!
Antes de mais, deixa de ser assim e aparece aqui de vez em quando
Compraste um aspirador... pronto, podias ter dito que estás a desistir da vida de outra forma
Levanta-a no cavalete, metes 6a e redline durante 10 minutos... ó... ficará uma maravilha... menos um problema na estrada.

Quando tive a MSX também fiz a rodagem e senti que começou a soltar-se mais a partir dos 500km rodados. Vai aumentando o ritmo aos poucos...

Andas com muitos desejos de dar beijinhos nos rabos... essa ausência está a bater
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 29th 2021, 13:13

Boas,
Penso que deverás sempre seguir o manual,  afinal de contas o fabricante é que sabe. Claro que os concessionários também deverão ter isso presente ainda assim..

Quanto a processo de rodagem, há várias opiniões e até porque os motores já vem rodados, mas ainda assim não deve ser nem 8 nem 80 mas sim variar entre os 2.

Não que tenha experiência pessoal na matéria mas li e vi alguns artigos sobre o tópico.
Deixo uns links do que considero opiniões (decentemente) fundamentadas:
https://youtu.be/xpoglovyy_8
https://youtu.be/u74jYkItdD8
Uma coisa é certa, se a tratares bem ela tratará bem de ti 😉
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 30th 2021, 20:10

Boas.

Estive a dar uma olhada a esses videos e achei os resultados da MC Garage muito interessantes. Pensei que abusar da mota no periodo de rodagem fosse ter efeitos mais nefastos. De qualquer das formas e como não há uma receita ideal, moderação parece ser a palavra de ordem e vou ter cuidado com a velocidade e rpms durante a rodagem.

Quem tiver feito a rodagem á sua moto, por favor deixe um comentário a mencionar os cuidados que teve e a sua experiência que é sempre algo que desperta a curiosidade e é bom saber.

Um abraço.  paz!
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 31st 2021, 09:27

A unica mota q tive (tenho) que passou por um periodo de rodagem foi a 50. Mas veio do stand limitada a 45km/h, depois na primeira revisao deslimitaram ate aos 65km/h e na segunda tiraram qq limite e o motorzinho ja podia mostrar toda a sua gloria e dá uma loucura de 90km/h.
Tendo esta limitação mecanica nunca dava para abusar.

No entanto anos mais tarde gripou, foi reparado e a rodagem das novas peças fez-se normalmente. Acelerações moderadas e n levar a mota ao limite, não lhe dava mais de 60/65km/h.

Sendo uma 125 n vejo problema em andares confortavelmente a velocidades de 80/85 (tb n sei q rpm ela atinge a esta velocidade), mas em centro urbano tb n deves necessitar propriamente de velocidades altas e deves fazer bem o periodo de rodagem sem te atrapalhar na faixa dos 60/80. Acelerações em cidade ja dao sempre jeito, mas nesta fase esquece arrancar primeiro q os carros nos semaforos e tal, chegaste mais à direita para n teres q levar com os apressados nos arranques e inicias a marcha com uma subida moderada de rpm.

Isso tb 1000/2000km de rodagem fazes num instante
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 828
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 31st 2021, 12:22

pedro.sousa escreveu:
Boas,
Penso que deverás sempre seguir o manual,  afinal de contas o fabricante é que sabe. Claro que os concessionários também deverão ter isso presente ainda assim..

Quanto a processo de rodagem, há várias opiniões e até porque os motores já vem rodados, mas ainda assim não deve ser nem 8 nem 80 mas sim variar entre os 2.

Não que tenha experiência pessoal na matéria mas li e vi alguns artigos sobre o tópico.
Deixo uns links do que considero opiniões (decentemente) fundamentadas:
https://youtu.be/xpoglovyy_8
https://youtu.be/u74jYkItdD8
Uma coisa é certa, se a tratares bem ela tratará bem de ti 😉

Do pessoal que sigo, estão aqui 2 boas referencias.
Há um terceiro, mas não é relacionado com este tema, que recomendo a todos irem ver os videos dele.
Dave Moss - 2 clicks out.

Sobre a rodagem, quando comprei a 125 estava a aprender a andar de mota, por isso foi mais a pancada que ela sofreu fisicamente do que a nível de motor  Rolling Eyes
2 anos depois e 22k km, motor zero problemas e eu era um "dont care" em relação a cuidados (óleo, filtros....) para alem de andar todos os dias com ela "no red line" devido a fazer 40km de autoestrada.
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 31st 2021, 13:57

pbmonteiro84 escreveu:
(...)Do pessoal que sigo, estão aqui 2 boas referencias.
Há um terceiro, mas não é relacionado com este tema, que recomendo a todos irem ver os videos dele.
Dave Moss - 2 clicks out.(...)
Se posso dizer que percebo alguma coisa de Suspensões é graças ao Dave Moss: SAG, pre-load, rebound e compression... (queiram desculpar os estrangeirismos)
E diga-se de passagem que é uma ciência mas que depois de a entender,  não é nenhum bicho de 7 cabeças como muitos fazem.
Curiosamente, numa das revisões à suspensão frente, a determinada altura estive meio empancado. 
Mandei-lhe um email a pedir opinião. O não era garantido. Respondeu quase instantaneamente com dicas, mas entretanto já tinha safado a coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 31st 2021, 21:03

Do que voçês me foram lembrar. Esse Dave Moss é uma lenda man. Quando quis aprender sobre como regular as suspensões da FSport vi uma série de videos dele e esse é o homem do "Static Sag". Num espaço de 5 minutos num video ele dizia esse termo umas 50 vezes Razz. Mas vê-se bem o calo que esse senhor tem, muita experiência.

Quanto á rodagem o que me fez confusão foi a norboxe ter-me dito para não passar das 6k rpms e depois o manual ter um limite bem superior. Aquilo não me fazia sentido e realmente não tem nexo nenhum. Como já foi dito, nem 8 nem 80. Náo vai ser nenhum quebra cabeças.

Estou é mortinho por ter o kiko novo que deve chegar amanhã pois ainda não reparei o velho e já estou a ressacar por andar de mota outra vez.

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 2Q== doido lol!
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 828
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimeagosto 31st 2021, 22:19

ehehehehehe

Quando souber que o mr 2 clicks vem a PT dou um rim para ele me dar nas orelhas e ver a mota.


@Nuno MSA sobre a rodagem, acho que mais do que não ultrapassar as rpms, é a forma como lá chegas.
Ou por exemplo, não ligar a mota e arrancar logo no redline ou estar ali no corte. 
Pessoalmente (e eu sou ninguem atenção) acho estes pequenos pontos mais importantes do que se fores numa AE e de vez em quando subires um pouco as rpm só para acompanhar o transito.
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8671
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 2nd 2021, 11:11

Nuno

É SEMPRE A FUNDO  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 2nd 2021, 20:10

Paulo Laia-HULK escreveu:
Nuno

É SEMPRE A FUNDO  Very Happy

Coitadinha da mula Hulk geek.

Esta, se eu quiser que ela ande vou ter que lhe fazer uma mod deste género...Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 1ph0k3 lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8671
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 09:52

ESPETACULO
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 13:06

Não baixes das 3.000 e não subas das 8.000, até teres feito a muda de óleo dos "1000 km's".

Faz tão mal andar com elas a baixíssimas rotações a esforçar em mudanças altas como o inverso.

A partir daí, é não acelerar a fundo enquanto o motor não estiver devidamente aquecido e o resto é para usar.
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 15:41

MotardFeio escreveu:
A partir daí, é não acelerar a fundo enquanto o motor não estiver devidamente aquecido e o resto é para usar.

Isto seja em rodagem e depois dela, nenhum veiculo meu é dar à chave e arrancar, deixo smp a rodar um bocadinho. Mas qd tem q ser é ir com mta calma durante um bocado, sem puxar rpm.

Vejo tanta e tanta gente q mal o motor pega ja estão a arrancar e logo a acelerar.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 18:02

Rodar a chave primeiro é sempre! Depois da tempo para meter os tampões, carolo, luvas..
Ai já está pronta a rolar!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 21:49

Evitar as altas rotações tem sido fácil, as baixas já nem tanto, mas já lhe estou a apanhar o jeito. Não estava habituado á relação de caixa das 125 e a NHX para além da falta de potência de um motor 125cc tem uma relação de caixa meio manhosa com uma terceira um bocado longa em relação ás restantes. Nada de crítico, daqui a uns tempos já lido com ela só pelo trabalhar do motor.

Admito que estou mortinho que termine a rodagem para rodar o punho um bocadinho mais á vontade. De resto tem sido uma motinha muito boa de conduzir e até estou muito satisfeito com ela.  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 828
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 22:47

só agora fui ver o que era a NHX-125

Curiosidade, e é mm só curiosidade, não chegaste a ponderar a CB125F?
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
Nuno MSA
CBR 600F
Nuno MSA

Pendura : ......é peso a mais.

Número de Mensagens : 1144
Idade : 39
Localização : Porto
Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport
Data de inscrição : 12/06/2011

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitimesetembro 3rd 2021, 23:39

Cheguei sim senhor monteiro. Meti-me em cima de uma cbf das novas e uma usada de 2014 ou 2016 (já não me recordo do ano em concreto) e achei ambos os modelos pequenos e atarracados, não me sentia confortável em cima delas. E aquele pneu traseiro de bicicleta delas também me fez um bocado de espécie para ser sincero. Também experimentei uma keeway rkv, uma rks, uma rkf, uma scooter Vieste, uma benelli, uma zontes e mais uma ou duas chinesadas que encontrei pelo caminho e todas foram pelo mesmo caminho que as cbf. Pequenas e desconfortáveis. A NHX foi a única que preencheu as minhas medidas muito bem com uma posição de condução e banco muito confortáveis e não sentia a mota pequena debaixo de mim. Aliás, minto, a NHT ainda conseguiu ser melhor nesses apectos mas achei muito pesada para o motor, que era o mesmo da NHX, para além de que a NHX era bem mais bonita. Junta-se a isso o facto de que mota vinha com tudo o que eu queria de fábrica, bom look e mais barata que a maioria das motas acima referidas....a escolha foi bem fácil.  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Empty
MensagemAssunto: Re: Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Como fazer uma boa rodagem? NH-X 125

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como NÂO fazer uma entrada
» Como fazer o amor...
» Como aprender a fazer Cavalinhos!!
» Como é possivel fazer isto?
» como não fazer um burn out de carro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Dúvidas e questões-