InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarCondução de veiculos da categoria A1 LojaCondução de veiculos da categoria A1 V-deosCondução de veiculos da categoria A1 Fotos
Condução de veiculos da categoria A1 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Condução de veiculos da categoria A1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 18th 2009, 00:01

A Lei n.º 78/2009 vem permitir “o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da categoria A1 à Carta de Condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B”. Desta forma, os titulares de Carta de Condução válida para veículos da categoria B passam a considerar-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3.
Esta disposição aplica-se a todos os titulares de Carta de Condução válida para a categoria B com idade igual ou superior a 25 anos ou titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores. Caso não cumpram nenhuma destas condições, estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.

A presente Lei entra em vigor dia 14 de Agosto e, no prazo de 30 dias, o Governo regulamentará os requisitos técnicos do exame referido.
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 10:32

Não entendo o porquê dos 25 anos para não fazer exame!! Com 24 anos não se sabe andar, mas com 25 já se sabe LOOL

Lei ridicula.... na minha opinião.... deviam-se preocupar mais com leis q obrigassem a colocar protecções em todos os rails, em vez de habilitar legalmente quem não sabe conduzir motos...
Mas enfim.... prioridades!
Ir para o topo Ir para baixo
Lars
CBR 600F4i
Lars

Número de Mensagens : 3293
Idade : 38
Localização : Rio Tinto - Porto
Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 22/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 12:18

Fisioterapeuta...

Por esse prisma até podes dizer que com 17 anos e muitos meses, também sabes conduzir, votar, etc.

Tem que haver um limite, e acho que os 25 até estão bem.

Acho que com essa idade já se é menos impulsivo.

Eu próprio noto que estou mais calmo do que quando comprei a primeira mota aos 18. Não muito, mas estou! geek
Ir para o topo Ir para baixo
César Coriolano
Fundador
César Coriolano

Pendura : Mafa

Número de Mensagens : 8581
Idade : 46
Localização : Braga / S.M.Feira
Data de inscrição : 24/09/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 12:30

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Lars
CBR 600F4i
Lars

Número de Mensagens : 3293
Idade : 38
Localização : Rio Tinto - Porto
Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 22/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 12:32

Podes fundir os tópicos César.

Assim escusa-se de andar a saltar entre tópicos iguais.
Ir para o topo Ir para baixo
César Coriolano
Fundador
César Coriolano

Pendura : Mafa

Número de Mensagens : 8581
Idade : 46
Localização : Braga / S.M.Feira
Data de inscrição : 24/09/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 12:38

Vou deixar tal como está porque no outro tópico considera-se como sendo um anuncio da aprovação do decreto-Lei, daí estar na secção - GERAL > News do mundo motociclista

Este tópico será uma informação da Lei já em vigor, estando na secção - GERAL > Legislação

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 39
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 12:45

Isto é só para se venderem mais motas..é uma ajuda do estado aos concessionários..

Esta lei não faz sentido.
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 14:49

Na minha opinião esta lei, foi feita com o objectivo de tirar os carros das cidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 19:02

NunoTeixeira escreveu:
Isto é só para se venderem mais motas..é uma ajuda do estado aos concessionários..

Esta lei não faz sentido.

Concordo plenamente ctg.... Já imaginaram 1 gajo com 1a DTR q nc se pos em cima de uma moto????isso agora já é possivel LEGALMENTE...... no minimo ridiculo...

Lars... estás a falar de coisas diferentes.... o que eu digo que não concordo é que com 25 aninhos se quer ter moto... faz como os outros... tira a carta de moto...

Porque estar a tirar a carta???? então quem anda numa 125 tb anda numa 250... e depois numa 600...

Há que habilitar as pessoas a utilizarem certas e determinadas coisas, e uma moto não é brincadeira nenhuma... Pode ser o responsavel por vários acidentes.... e suas consequências... :S

Aicilop... se querem reduzir mesmo o número de carros.... baixem os preços das cartas... agora quem saiba conduzir um carro não significa que saiba conduzir uma moto...

Já tou a ver esses gajos de 125, quando nunca viram uma moto..... :S

isto assusta Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 19th 2009, 19:05

Ahh eu por ex... com 23 aninhos não me sinto lá mto diferente que com 18... quero é enrolar a fundo Very Happy e com 25 aninhos... parece me q vai ser o mesmo... hahha

contudo não é isso que está em causa.... mas sim, não sabe andar... :S
Ir para o topo Ir para baixo
Lars
CBR 600F4i
Lars

Número de Mensagens : 3293
Idade : 38
Localização : Rio Tinto - Porto
Mota/Modelo : GSX-R 1000 K8
Data de inscrição : 22/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 20th 2009, 00:45

Eu até apoiaria mais a tua opinião do "ser melhor tirarem a carta" se o caso das cartas de condução em Portugal não estivesse completamente e exclusivamente virado para o negócio.

Hoje em dia já não se "tiram" cartas. "Compram-se" cartas. É bem diferente!

Posso-te dizer que num leque chegado de amigos meus (5 ou 6), 3 "compraram" a carta literalmente.

E tanto acontece isso nos carros como nas motas.

Eu só imagino pessoas que gostam de andar de mota a aproveitar esta lei.

Aqueles que não sabem mesmo conduzir enfiam-se em carros e compram cartas.

Esses sim, são um perigo na estrada!

Até porque um carro a provocar um acidente faz bem mais danos que uma mota.

No caso da mota já não se pode facilitar tanto como vejo essas abéculas facilitarem nos carros.

É que se corre mal, dói cair no chão! Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimeagosto 20th 2009, 09:27

Lars escreveu:
Eu até apoiaria mais a tua opinião do "ser melhor tirarem a carta" se o caso das cartas de condução em Portugal não estivesse completamente e exclusivamente virado para o negócio.

Hoje em dia já não se "tiram" cartas. "Compram-se" cartas. É bem diferente!

Posso-te dizer que num leque chegado de amigos meus (5 ou 6), 3 "compraram" a carta literalmente.


Epah a ideia é mesmo saber onde se mete mudanças e onde são os travões.... saber o minimo....

lol!

O pior não são eles q se magoam.... o pior é se te mandam para o chão a ti ou a mim... depois doi aos dois :S


Com esta historia quem ganha são os seguros! flower
Ir para o topo Ir para baixo
hmapc
CBR 250
hmapc

Número de Mensagens : 245
Idade : 46
Localização : Loures
Mota/Modelo : Honda CBR 600Fi
Data de inscrição : 24/12/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 2nd 2009, 22:27

O instrutor da escola onde tirei a carta, sempre dizia que lá só ensinavam a passar no exame. Aprender a conduzir é depois, à nossa custas. É triste mas é a realidade da maior parte dos casos..
Ir para o topo Ir para baixo
infiltrado k7
CBR 600F4i
infiltrado k7

Número de Mensagens : 3580
Idade : 48
Localização : barreiro
Mota/Modelo : gsx-r 1000 K7
Data de inscrição : 07/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 2nd 2009, 23:52

hmapc escreveu:
O instrutor da escola onde tirei a carta, sempre dizia que lá só ensinavam a passar no exame. Aprender a conduzir é depois, à nossa custas. É triste mas é a realidade da maior parte dos casos..


Sim,mas uma pessoa fica cm uma ideia cm se conduz.
Agr pr "dezemburrar" tem que ser na estrada.
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 3rd 2009, 10:48

O stock das 125CC está esgotado............
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 3rd 2009, 11:05

Aicilop escreveu:
O stock das 125CC está esgotado............


affraid Panico... tenham mto medo lLOLL
Ir para o topo Ir para baixo
infiltrado k7
CBR 600F4i
infiltrado k7

Número de Mensagens : 3580
Idade : 48
Localização : barreiro
Mota/Modelo : gsx-r 1000 K7
Data de inscrição : 07/10/2008

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 3rd 2009, 21:29

Quando verem uma 125CC e fugir dela.... LOLOLOLOLOL
Ir para o topo Ir para baixo
Raspunsen
CBR 400RR
Raspunsen

Número de Mensagens : 708
Idade : 38
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : CBR 125R '04
Data de inscrição : 06/08/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 3rd 2009, 22:06

infiltrado k7 escreveu:
Quando verem uma 125CC e fugir dela.... LOLOLOLOLOL
Não é preciso fugir porque ela pouco anda! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Borges
CBR 250
Borges

Número de Mensagens : 232
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 F
Data de inscrição : 14/04/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 10th 2009, 00:02

Eu acho que é uma faca de dois gumes, por um lado ja vi imensa gente que ve nesta uma oportunidade de ouro para poder conduzir mota, poupar combustivel e arranjar estacionamento facil, por exemplo no aeroporto (onde trabalho) muita gente que andava no meio das motas ficou muito contente com esta lei. Eu estou a tirar a carta, mas não quis esperar pela lei, prefiro ficar ja habilitado a conduzir qualquer cilindrada, mas acho que esta lei deveria ser acompanhada de perto pela segurança rodoviaria, ou mesmo pelas escolas de condução, mesmo pelo prisma de oportunidade de negocio. Se as escolas fizessem umas "aulas de formação para as 125" a preços acessiveis, acho que teria grande afluencia. Espero sinceramente ver cada vez mais a cidade cheia de motos, mas acima de tudo de condutores civilizados, seguros e a divertirem-se nas suas motas
Ir para o topo Ir para baixo
ZéLento
CBR 650
avatar

Número de Mensagens : 5661
Idade : 104
Localização : Onde menos se espera...
Data de inscrição : 27/07/2009

Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitimesetembro 10th 2009, 12:23

infiltrado k7 escreveu:
Quando verem uma 125CC e fugir dela.... LOLOLOLOLOL

Eu nao diria fugir mas... desviarmo-nos bastante é capaz de ser conveniente... Condução de veiculos da categoria A1 Lol
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Condução de veiculos da categoria A1 Empty
MensagemAssunto: Re: Condução de veiculos da categoria A1 Condução de veiculos da categoria A1 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Condução de veiculos da categoria A1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Veículos Autónomos
» Carta Categoria A
» Será que é categoria A
» Carta categoria A .... 154cm......
» SBK: Laverty sobe de categoria

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-