InícioPortalCalendárioBuscarRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

bateria ou rectificador de corrente??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
daro
CBR 1100XX

Número de Mensagens: 2709
Mota/Modelo: cbr 929rr

MensagemAssunto: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 6:18 am

pessoal, aqui vai mais uma pergunta, dêem la a vossa ajuda sff...

na altura que comprei a mota, andei cerca de uma semana com ela e entretanto fiquei mal, a mota deixou de pegar... sem duvida que o problema era a bateria, porque as luzes do mostrador estavam fracas e a mota ja nem dava sinal, apenas fazia "tic tic". comprei uma bateria nova, dei a carga de 4h30 que era recomendada pelo fabricante e.... problema resolvido por mais 3 ou 4 semanas. mas por exemplo, depois de quente e com o medios ligados, bastava travar que ela ia abaixo. de cada vez que carregava a bateria e se fizesse apenas o trajecto para o trabalho ela durava me +/- 1 mes sem problema (6km ir e vir). mas se fizesse uma viagem de por exemplo 30km, ela depois de parada pegava, mas ja se notava que estava a ficar sem carga. e entao se fizesse mais 30 ou 40km, ai ela ja nao pegava, so de empurrao. optei por comprar um rectificador de corrente, porque um mecanico aqui da zona me aconselhou -"eh pah, se nao carrega a bateria tens de comprar um rectificador de corrente e tens o problema resolvido".

Rectificador de corrente novo, bateria com 4 meses, tinha tudo para o problema estar resolvido, mas nao, se estiver quente e se travar ela ja nao vai abaixo, parto do principio que o que causava esse problema era o outro rectificador que estava avariado... acabei de fazer 50km. fui ao porto, parei a mota, fui fazer o que tinha a fazer e quando cheguei para vir embora ela ja nao pegou, so de empurrao.

ou seja, como eu nao estou bem dentro do assunto e visto que o rectificador chegou a 2 semanas, parto do principio que que a bateria esteja berrada.....

mecanicos e entendidos do forum, ajudem me, pois ja me estou a passar e sem vontade nenhuma de pegar na p#$% da mota.....
kaos
CBR 1000RR

Número de Mensagens: 3870
Mota/Modelo: Suzuki GSXR 1000 K6 All Black Ex: ZZR600 94 EX:Honda CBR 600 RR 2004

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 6:52 am

Sou um niel abaixo de leigo nessa matéria...
Mas penso que partindo do princicio que a bateria e o rectificador foram novos e têm tão pouco uso o problema poderá estar noutro lado...
e agora perguntas : qual?

Ed chega aquiiiiiiiiiiiiiii SFFFF
HugoCBR
CBR 900RR

Pendura: Monolugar

Número de Mensagens: 1337
Mota/Modelo: CBR 600 F Sport Rossi

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 7:56 am

O facto de teres andado com a bateria nova e com o rectificador de corrente avariado não poderá ter estragado a bateria?

Eu na minha aconteceu isso. Depois de por o rectificador de corrente, tive de por tb uma bateria.

Os "expert" que se cheguem á frente... vá... onde andam eles?
http://www.cbrportugal.com
Wolf
CBR 600RR

Número de Mensagens: 778
Mota/Modelo: cbr954rr

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 10:13 am

concordo com o Hugo a causa era o rectificador que acabou por estragar a bateria nova... de qualquer maneira convem verificar se a mota está a carregar a bateria tens de medir e com a mota ao relantin tem de dar cerca de 14 voltes....
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 10:57 am

pois, mas nao da 14v
da 12 ponto qualquer coisa....
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 10:57 am

para alem do rectificador e da bateria poderá haver mais algum problema????
HugoCBR
CBR 900RR

Pendura: Monolugar

Número de Mensagens: 1337
Mota/Modelo: CBR 600 F Sport Rossi

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 11:00 am

Com a mota a trabalhar dá 12v?

Alternador?
http://www.cbrportugal.com
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 11:38 am

deixa me ver se eu entendi, mesmo podendo ser a bateria danificada tem de dar ao ralenti 14v???? se der, quer dizer que esta a passar carga para a bateria mas esta por sua vez nao carrega (esta danificada).

por outro lado, se nao estiver a 14v quer dizer que o problema esta na peça que faz carregar a bateria. ou seja o alternador. é isso???

Ed, vem ca dar a tua palavra..... sff
j_santos
CBR 1100XX

Número de Mensagens: 2788

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 12:19 pm

mede com a mota desligada e ligada, depois liga os maximos e traba e verifica se os volts baixam muito eles tem que manter nos nos 12 ao subir de rotação os volts deviam subir mas pouco..
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Sex Abr 23, 2010 2:08 pm

amanha vou ver isso entao.....
Ed_acelera
Admin
Admin

Número de Mensagens: 6431
Mota/Modelo: Lifan 140 (Pit Bike)

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Seg Abr 26, 2010 4:31 am

OK, OK, já cá estou Razz

Pode muito bem, a bateria nova já ter dado o berro e/ou esse rectificador novo também já estar estragado.

Para encontrar o problema há que pegar no multímetro e fazer medições!

Primeiro que tudo: medir a tensão da bateria com a moto desligada. Tem que dar um valor superior a 12,8V.

Segundo: medir a tensão aos bornes da bateria (a bateria tem que estar completamente carregada) com a moto a trabalhar, com os máximos ligados e os piscas a trabalhar. Tem que dar valores à volta dos 14V

Terceiro: acelera a moto até às 5000 rpm (com os máximos e os piscas ligados). Tem que dar uma tensão entre os 13V e os 15,5V. À medida que há um aumento de rotação, há também um aumento de tensão. Caso a tensão diminua com o aumento de rotação, então é um problema de carga.

Quarto: Desligar a ficha do alternador e medir a resistência entre todos os terminais. Esta medição tem que dar SEMPRE infinito ou OL (Over Load). Caso dê um valor, é porque os terminais estão em curto-circuito e tens que substituir o alternador.

Quinto: Medir a resistência de todos os terminais do alternador à massa. Tem igualmente que dar infinito ou OL

Ou seja... O problema pode vir de três diferentes componentes: bateria, rectificador ou alternador!

http://www.cbrportugal.com/
rossi voador
CBR 1100XX

Número de Mensagens: 2623
Mota/Modelo: cbr600f

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Seg Abr 26, 2010 4:42 am

Boas. Á possibilidades de reparar o alternador ou tem mesmo de levar novo caso esteja estragado?. É que a minha levou bateria nova, retificador novo pois quando ela estava quente e reduzia a velocidade ela engasgava-se- Limpei as fichas todas pois estavam algumas com verdete e experimentei andar com ela e aparentemente parece estar melhor e não engasgar mas sempre que acelero noto um aumento considerável na luz frontal e traseira. será o alternador a carregar mal?
Ed_acelera
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Seg Abr 26, 2010 5:23 am

Deve dar para reparar, mas normalmente nunca fazemos isso. Eu pelo menos, não conheço que faça esse serviço!

Normalmente, acontece esse efeito nas 600F: Diminuição da intensidade da luz, quando se acelera. Acho que não é defeito, mas sim feitio. A minha, também fazia isso Wink

rossi voador
CBR 1100XX

Número de Mensagens: 2623
Mota/Modelo: cbr600f

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Seg Abr 26, 2010 9:14 am

LOL. Então vou ver dessde que ela não engasgue é o importante o resto que se lixe. lol. Tenho de medir a voltagem
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Seg Abr 26, 2010 9:55 am

Obrigado ed, esclareceste me bastante. eu fiz as mediçoes mas nao da o que deveria dar pelos vistos. eu nao tirei apontamento mas vou te dizer mais ou menos o que deu:
bateria carregada e mota desligada - 12,4V
mota ligada e maximos ligados - 13,2V
mota ligada, maximos ligados e a travar - 13,7V (altera para 13,9)
mota ligada e a acelerar fica na media dos 13 volts e tal, mas nunca xega a entrar na casa dos 14V.

Agora é o seguinte, carreguei a bateria no fim de semana e ja noto que esta a ficar um nada mais fraca quando quero meter a mota a trabalhar, enfim so me da vontade de a mandar pela ponte abaixo.

Agora so mais uma coisa, deram me na quinta feira anterior o numero de um suposto artista aqui da zona que é uma maquina a mexer em motas do genero da minha (antiga com carburadores e tal) e eu hoje liguei armado em burro e encontrei me com ele.
O gajo viu a minha mota e fartou se de a elogiar, que com esta mota dava para fazer brincadeiras que com as mais modernas nao da, e que podia mete la a andar muito, enfim, coisas que se calhar nem me dao muito jeito e eu nao estou pra ai virado. mas quando lhe disse que ela nao dava mais que 250km/h ele disse logo para eu a deixar em casa dele para a semana que vem (porque esta ja nao dava) porque ele ia ver o que se passava, porque nao era normal, pela mota que é tem de andar mais. (palavras do suposto entendido) Disse me que pelo barulho do motor tinha a correia gasta ou solta (eu nao percebo nada disso), que tinha de afinar carburadores e mais uma serie de coisas. falei lhe do problema da bateria e tal. Ele falou me que pelos sintomas era o "CDI" que nao tinha potencia suficiente para a mota. é assim, eu disse "amen" a tudo o que ele me dizia, porque para ser sincero eu nao percebo mesmo nada de mecanica e logo de motas.....

agora eu pergunto, sera que o tal "CDI" que o men falou pode ter alguma coisa a ver???

obrigado pelas dicas, vejam la isto e digam me alguma coisa.

nao sei se lhe meto a mota nas maos ou nao.... mas a partida vou aproveitar para fazer uma revisao geral, ela esta a precisar....

llooll
Ed_acelera
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Ter Abr 27, 2010 2:04 am

O CDI controla apenas a ignição e nada na bateria Wink

Por isso esquece o CDI

Edgar_Oliveira
RC212 V

Pendura: Susana_Pires

Número de Mensagens: 18888
Mota/Modelo: EX CBR 600 F4i

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Ter Abr 27, 2010 5:04 am

la conversa tem ele.. qql das formas, se fosse eu arriscava.. mesmo n sendo do cdi, ele que encontre o problema, já que é uma "...maquina a mexer em motas do genero da minha...".

abraço
andrezzr
CBR 900RR

Pendura: Biker Angel

Número de Mensagens: 1461
Mota/Modelo: Kawasaki ZZR600D3

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Ter Abr 27, 2010 5:31 am

Ó Ed, explica lá essa de "Caso a tensão diminua com o aumento de rotação, então é um problema de
carga" s.f.f?!

daroliveira, isso da tua ter que dar mais de 250km/h é daquelas coisas que até nem custa a acreditar... Mas nem tudo são rosas, provavelmente ficas com uma moto menos "citadina" com pior resposta em baixas e com um pouco mais de ponta!
daro
CBR 1100XX

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Ter Abr 27, 2010 6:59 am

pois, la esta, aquela situaçao de alterar o pinha de ataque e etc.

eu ja conheço isso.

Em relaçao ao resto o homem mostrou se prestavel apenas. E vindo da pessoa que me aconselhou que tem uma ninja e é esse homem o mecanico da mota eu passo a confiar.

voltando ao problema da minha bateria. Eu no fim de semana que passou pus a carga, desliguei algumas das fichas da mota, incluindo a do rectificador e meti um bocado dakele spray para limpar circuitos. voltei a colocar tudo direitinho no lugar. no domingo fiz 100km a rasgar com a mota, tenho ido para o trabalho com ela e ate ver nao tenho tido mais o problema.
ela pega a primeira sem kk problema tanto de manha como a noite.
vamos la ver se nao volta a acontecer.
Ed_acelera
Admin
Admin

MensagemAssunto: Re: bateria ou rectificador de corrente??   Qua Abr 28, 2010 3:16 am

Yep, esperemos que tenhas resolvido o problema da carga Wink

Às vezes a fonte do problema é uma coisa simples e fácil de se resolver.

Depois vai dizendo coisas para sabermos se resolveu o problema de vez ou não.

MCumps

bateria ou rectificador de corrente??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos similares

-
» Quanto tempo dura a bateria do seu N9?
» Ligação da Bateria em Série e em Paralelo
» Será rectificador corrente ?!?
» Rectificador de corrente
» Bateria, Rectificador ou outro qq

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Mecânica & Truques-