InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDesligar mota com ventoinha ligada? LojaDesligar mota com ventoinha ligada? V-deosDesligar mota com ventoinha ligada? Fotos
Desligar mota com ventoinha ligada? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Desligar mota com ventoinha ligada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
RicardoLopes
CBR 250
RicardoLopes

Número de Mensagens : 224
Idade : 43
Localização : braga
Mota/Modelo : sport classic gt
Data de inscrição : 07/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 15:09

Vou colocar uma dúvida ao pessoal mais experiente.

Nesta altura que o calor já se faz sentir, é fequente as motas aquecerem, principalmente no trânsito, depois de passar +/- os 98 graus a ventoinha dispara.

Se no final de uma volta, a mota ainda estiver quente, acima dos 98 ou 100 graus, acham aconselhável desligar a mota com essa temperatura ou será melhor mante-la a trabalhar até baixar a temperatura?

Já vi quem desligue a mota e depois ligue a ignição só para manter a ventoinha a trabalhar, mas penso que o circuito de água fica parado, logo de pouco valerá.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 15:47

Tanto quanto sei deverás deixar a mota a trabalhar até a ventoínha desligar.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
anatol
CBR 250R
anatol

Número de Mensagens : 371
Idade : 41
Localização : Faro
Mota/Modelo : Honda VTR SP1
Data de inscrição : 25/03/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 15:59

ou desliga se por complecto, ou entao deixa se a mota a trabalhar ate desligar a ventoinha..

a mota parada, mas so a ventoinha a trabalhar nao faz rigorasamente nada, porque o liquido nao circula.. ou seja nao vai haver refrigeração...

ou deliga se tudo, ou deixa se a trabalhar ate desligar.. no meu caso opto por desligar de uma vez.. e nao ha qualquer problema..
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 20:30

Eu também desligo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Lady RR
CBR 650
Lady RR

Pendura : Não!! porque deixam baba de caracol =)

Número de Mensagens : 5529
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira
Mota/Modelo : hornet 600 2002 - CBR 1000 RR 2004 - CBR 1000 RR HRC 2007- CBR 600 RR 2005
Data de inscrição : 18/01/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 21:39

RicardoLopes escreveu:
depois de passar +/- os 98 graus a ventoinha dispara.

Se no final de uma volta, a mota ainda estiver quente, acima dos 98 ou 100 graus,
a minha dispara aos 106º...
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 21:43

Normalmente desligo logo tudo,mas se a ventoinha ja estiver a trabalhar a algum tempo e a temperatura estiver perto de fazer a ventoinha desligar ai deixo a mota a trabalhar ate a ventoinha parar...
a ventoinha liga ao 101º e desliga aos 98º

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
Lady RR
CBR 650
Lady RR

Pendura : Não!! porque deixam baba de caracol =)

Número de Mensagens : 5529
Idade : 40
Localização : Baixa da Banheira
Mota/Modelo : hornet 600 2002 - CBR 1000 RR 2004 - CBR 1000 RR HRC 2007- CBR 600 RR 2005
Data de inscrição : 18/01/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 21:57

mas a temperatura do disparo da ventoinha é igual para qualquer mota?
Ir para o topo Ir para baixo
Accident
CBR 600F
Accident

Número de Mensagens : 1218
Idade : 38
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Target 50 Kitada
Data de inscrição : 01/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimeabril 30th 2010, 23:08

Não,

as das 600RR ligam aos 104 ou 106 não me recordo.
Ir para o topo Ir para baixo
manuels
Honda Monkey
manuels

Número de Mensagens : 77
Idade : 64
Localização : Almada
Mota/Modelo : Honda 100 Lead
Data de inscrição : 29/04/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 00:36

Boas,

O ideal é desligar a moto depois da ventoinha parar, isto pq enquanto a moto estiver a trabalhar a bomba de água tb está.

È mais eficaz, obriga a circulação do liquido de refreguiração, passar pelo ninho radiador sendo forçado a refrigerar pela pressão de ar exercida nesse ponto pela ventoinha.

nota:

Existem algum modelos, que mesmo desligando a chave se a temperatura do liquido de refrigeração, for alto, automáticamente ventoinha, continua em funcionamento.

Boas Curvas
Ir para o topo Ir para baixo
Carapuça
CBR 250R
Carapuça

Número de Mensagens : 271
Idade : 43
Localização : Faro
Mota/Modelo : CBR1000rr
Data de inscrição : 30/03/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 01:23

eu deixo a ventoinha parar e dpx é ke desligo!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 02:21

sinceramente é uma questão que há dias me surgiu..

é raro a ventoinha da minha 600F ligar.. mas qql das formas quando isso acontece (Ao fim de um bom tmp parada a trabalhar, depois de uma viagem)

ate agora tenho feito como nos carros.. quando para a ventoinha, desligo a chave...Wink

principalmente em carros com turbo, n convém mt desligar com a pressão do turbo em altas e o carro quente de mais...
Ir para o topo Ir para baixo
T@go
CBR 650
T@go

Pendura : ..............Sofia!!

Número de Mensagens : 5395
Idade : 47
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Hornet
Data de inscrição : 01/05/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 03:56

bem eu na minha nao consigo ouvir quando ela esta a bolir, mas ja me informei que nao existe qualquer tipo de problema de desligar a mota tipo quando se chega a casa e pronto fica pronta para o dia a seguir, nao faz mal algum, pelo menos foi um entendido na coisa que me informou, na hornet liga um pouco mais do meio, depois de desligada arrefece e ta novaaa.
Ir para o topo Ir para baixo
Passadão
CBR 900RR
Passadão

Pendura : Passadona

Número de Mensagens : 10932
Idade : 45
Localização : Lisboa + Xangai
Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR
Data de inscrição : 06/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 04:01

a minha liga aos 104... eu tb desligo a mota mm com a ventoinha a trabalhar
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 10:22

Num dia de verão é complicado mesmo com ela parada e a ventoinha a funcionar, o motor arrefecer. Ainda leva um bocadinho e a 95 não anda assim tão barata para andar a queima la sem uso.

Penso que não tem mal, já nos carros com turbo tem mal mas isso é por outras razões que não se aplicam as motas.

Fica ao critério de cada um o desligar ou não a mota. eu também a desligo.
Ir para o topo Ir para baixo
Xavi
CBR 500R
Xavi

Número de Mensagens : 926
Idade : 41
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : GSX-R 750 K8
Data de inscrição : 01/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 12:54

A minha liga aos 102 ou 104, n tenho a certeza agora, e desliga aos 98...

E tambem desligo a mota c a ventuinha a bulir... a partir do momento que o motor deixa de bulir, a mota começa a arrefecer, apesar de ser mais lentamente, tem alguma logica acho eu..logo nao deve fazer diferença!!!!!
Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 14:37

Eu também desligo, ora se o motor se desliga deixa de gerar temperatura logo nunca causará problemas e vai arrefecer rapidamente!

Quanto aos carros turbo não tem nada a ver com estabilizar pressão, pois a pressão ao relanti é 0 em qualquer circunstancia, o que acontece é que ao desligar o carro após uma longa utilização a lubrificação do turbo é "cortada" e este ainda se encontra a girar, daí ser saudável esperar cerca de 1 minuto antes de o desligar após utilização intensa!

_________________________________________
Desligar mota com ventoinha ligada? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
TWEETY
CBR 600F2
TWEETY

Pendura : DEUS

Número de Mensagens : 1831
Idade : 51
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Suzuki Gsx-r 750 K1
Data de inscrição : 03/02/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 16:33

a minha dispara aos 107º e depois só desliga quando fica com 96º

acontece-me sempre que vou de mota para o trabalho, chego lá com a ventoinha a trabalhar normalmente deligo-a e pronto, passa nada....
Ir para o topo Ir para baixo
http://Luispiupiu@gmail.com
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 1st 2010, 21:42

Eu desligo a mota mesmo estando a trabalhar.
Ir para o topo Ir para baixo
KRUX
CBR 600F
KRUX

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 1408
Idade : 49
Localização : Lisboa/Paços Ferreira
Mota/Modelo : CBR 954 RR
Data de inscrição : 07/02/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 2nd 2010, 02:17

SbKrR escreveu:
Normalmente desligo logo tudo,mas se a ventoinha ja estiver a trabalhar a algum tempo e a temperatura estiver perto de fazer a ventoinha desligar ai deixo a mota a trabalhar ate a ventoinha parar...
a ventoinha liga ao 101º e desliga aos 98º

Abc

--- Igual Desligar mota com ventoinha ligada? Lol
Ir para o topo Ir para baixo
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimemaio 4th 2010, 04:07

lady hornet rr escreveu:
mas a temperatura do disparo da ventoinha é igual para qualquer mota?

Acho que depende de modelo para modelo,cada modelo deve ter o seu ponto de ligacao da ventoinha tal como a desligar...
Ir para o topo Ir para baixo
luís alves
Honda Monkey
luís alves

Pendura : susana

Número de Mensagens : 82
Idade : 49
Localização : açores
Mota/Modelo : cbr1000rr 2005
Data de inscrição : 16/11/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimenovembro 24th 2010, 20:23

o disparo da ventoinha por norma é sempre acima dos 100, variando de motor para motor ou marca.......desligar pra mim é, a melhor opçao imagine-se num dia quente pra quê sacrificar mais o motor se se pode logo acabar.....pois com o motor parado a temperatura só desce nunca vai aumentar mais do que está ......eu penso assim ..pois embora é um assunto interessante ,,,,no livro que a minha cbr 1000rr trouxe....nada disso explica.........
haja saude
Ir para o topo Ir para baixo
M.Afonso
CBR 600RR
M.Afonso

Pendura : Tem k merecer esse privilegio

Número de Mensagens : 4232
Idade : 44
Localização : MALPARTIDA-ALMEIDA-GUARDA
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06___SUZUKI RMZ 250
Data de inscrição : 29/12/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimenovembro 24th 2010, 20:44

Eu se me aperceber k ta a trabalhar, deixo parar, mas caso contrario desligo logo...
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimenovembro 24th 2010, 21:35

se desligares a mota mas deixares a chave rodada, a ventoinha continua a trabalhar ate a mota arrefecer.

eu actualmente faço assim.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimenovembro 24th 2010, 21:56

Edgar, assim só vais arrefecer o radiador. Com a moto desligada o liquido de refrigeração não circula.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitimenovembro 24th 2010, 22:16

Edgar_Oliveira escreveu:
se desligares a mota mas deixares a chave rodada, a ventoinha continua a trabalhar ate a mota arrefecer.

eu actualmente faço assim.

assim mais vale desligares tudo......sempre fiz e sempre me ensinaram para nunca desligar a mota k a ventoinha a trabalhar.....a agua nao circula e pode mesmo sobreaquecer o bloco.....pode se pensar k se desligar a mmota arrefeçe logo pelo contrario ainda fica um bom tempo quente e a aquecer.....mas nao aqueçe por ai alem Smile ....carros k turbo e mesmo o k se referiram mas nao devido a temperatura simplesmente o turbo fica a trabalhar a seko.....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Desligar mota com ventoinha ligada? Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Desligar mota com ventoinha ligada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Portatil com ventoinha sempre ligada
» 600rr ligada as maquinas
» Desligar luz de HISS
» Desligar bateria CBR 600f
» CBR 929 - Assobio constante apos desligar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-