InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarCaça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 LojaCaça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 V-deosCaça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Fotos
Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Caça desonesta e desculpas sem sentido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:03

Atenção que se for como na imagem, em que a mota se encontra a passar lado a lado ou pelo meio dos veículos na mesma via de trânsito, poderá ser considerado ultrapassagem.
 
Tens que ser mais explícito no que te aconteceu para podermos perceber exactamente.

Se dizes que estavas na via de trânsito atrás dos carros, então não tens com que te preocupar, agora se passaste no meio dos carros ou passaste pela direita algum carro na mesma via de trânsito, aí não podes fazer nada, já parte do bom senso do Policia que verificar a situação.
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:04

F1CT1C10U5 escreveu:
Mesmo que fosse assim, não é uma ultrapassagem.

sim desde que ele não ultrapassa-se não era ultrapassar, só estava a tentar perceber o ponto de vista do policia, mas já percebi que ele viu uma mota e pensou em faturar como não tinha como, foi por ali.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:10

jorgetaveira escreveu:

Basketball  O pessoal continua sem perceber a diferença de pluralidade de vias de trânsito ou trânsito em filas paralelas (como lhe quiserem chamar), e ultrapassagens...

Primeiro - Se um carro vai a 50 km/h na via da esquerda não posso passar na via da direita ou em qualquer outra via caso tenha mais de duas vias, que é considerado ultrapassagem? Se puderes fazer o favor mete-me aqui o artigo do código da estrada em que isso venha bem explícito    é que assim então era toda a gente a condicionar o trânsito de toda a gente...lol!

Trânsito em filas paralelas, como já disse nas páginas anteriores. O facto de eu andar mais rápidamente na via da direita, da esquerda, ou do meio, ou em qualquer outra, caso tenha mais vias, que o condutor que esteja noutra via que não a minha, não é considerado ultrapassagem!!!

Eu diria que o Wolf já colocou a informação toda face à questão da ultrapassagem na página anterior.

Pluralidade de vias de trânsito e trânsito em filas paralelas, são duas coisas totalmente diferentes. Ou seja, não é como lhe quiserem chamar, é chamar correctamente (o querer podem querer o que quiserem, isso é Smile ).

No teu "primeiro", falas em situação de trânsito em filas paralelas como falas em baixo? Se sim, está mais que dito e sabido que ultrapassar em situações de trânsito em filas paralelas (vulgo filas de trânsito, trânsito congestionado, etc.) não é considerado ultrapassagem. Até aí tudo bem.

Agora se não houver trânsito e se te encontrares fora duma localidade (diremos uma auto-estrada para se ser mais específico), ultrapassar pela direita não é ultrapassagem? É essa a tua dúvida? Ou referes-te apenas aquando a existência de trânsito em filas paralelas?
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:20

Numa auto-estrada tens o melhor exemplo de trânsito em filas paralelas. Para haver ultrapassagem tens de estar na mesma via de trânsito do veículo que queres ultrapassar, independentemente se vais fazê-lo pela direita (que o podes fazer nalgumas situações previstas dentro e fora das localidades que não autoestradas nem vias reservadas) ou pela esquerda...
Já dou código da estrada há 7 anos, se neste momento estivesse com algum tipo de dúvida em relação a temática 1, acho que tinha o meu trabalho comprometido.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:23

jorgetaveira escreveu:
Numa auto-estrada tens o melhor exemplo de trânsito em filas paralelas. Para haver ultrapassagem tens de estar na mesma via de trânsito do veículo que queres ultrapassar, independentemente se vais fazê-lo pela direita (que o podes fazer nalgumas situações previstas dentro e fora das localidades que não autoestradas nem vias reservadas) ou pela esquerda...
Já dou código da estrada há 7 anos, se neste momento estivesse com algum tipo de dúvida em relação a temática 1, acho que tinha o meu trabalho comprometido.

Pois... é pena é a Brigada de Trânsito não ter aulas contigo então.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:25

F1CT1C10U5 escreveu:


Pois... é pena é a Brigada de Trânsito não ter aulas contigo então.

Já lá tive alguns
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:37

jorgetaveira escreveu:
Numa auto-estrada tens o melhor exemplo de trânsito em filas paralelas. Para haver ultrapassagem tens de estar na mesma via de trânsito do veículo que queres ultrapassar, independentemente se vais fazê-lo pela direita (que o podes fazer nalgumas situações previstas dentro e fora das localidades que não autoestradas nem vias reservadas) ou pela esquerda...
Já dou código da estrada há 7 anos, se neste momento estivesse com algum tipo de dúvida em relação a temática 1, acho que tinha o meu trabalho comprometido.

Volto a repetir: estamos a falar de trânsito em filas paralelas? Se a resposta é sim, então eu já disse e volto a dizer que em situações de trânsito em filas paralelas não são consideradas ultrapassagens, quer se faça pela direita, esquerda, cima ou baixo.

Se não estamos a falar em situações de trânsito em filas paralelas, então ultrapassar pela direita ou pela esquerda (vou situar em situações de autoestrada para evitar as excepções) é considerado ultrapassagem.

Acrescento ainda: para haver ultrapassagem temos que estar na mesma faixa de rodagem do veículo que queremos ultrapassar, não é na mesma via de trânsito mas sim na mesma faixa de rodagem.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:37

jorgetaveira escreveu:
F1CT1C10U5 escreveu:


Pois... é pena é a Brigada de Trânsito não ter aulas contigo então.

Já lá tive alguns

Então não aprenderam bem a lição.
Isto deu na TV, ninguém me contou. Equipa de reportagem de TV no carro patrulha, e os Srs. agentes a multarem um tipo que ia na via da direita por ultrapassar outro que ia na via do meio, e não mudou de via. Quando inquiridos de porquê multarem o condutor que "ultrapassou" e não o que seguia na faixa do meio, a razão apresentada é que das duas manobras, a ultrapassagem era a mais perigosa.

Por isso, não querendo duvidar de ti, porque estás mais qualificado que qualquer um de nós para esta discussão, se a BT quiser multar, multa... e depois tu é que tens que ir ter o trabalho e a despesa para te safares, e ainda tens que pagar adiantado.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 17:58

F1CT1C10U5 escreveu:


Então não aprenderam bem a lição.
Isto deu na TV, ninguém me contou. Equipa de reportagem de TV no carro patrulha, e os Srs. agentes a multarem um tipo que ia na via da direita por ultrapassar outro que ia na via do meio, e não mudou de via. Quando inquiridos de porquê multarem o condutor que "ultrapassou" e não o que seguia na faixa do meio, a razão apresentada é que das duas manobras, a ultrapassagem era a mais perigosa.

Por isso, não querendo duvidar de ti, porque estás mais qualificado que qualquer um de nós para esta discussão, se a BT quiser multar, multa... e depois tu é que tens que ir ter o trabalho e a despesa para te safares, e ainda tens que pagar adiantado.

Isso é para rir! lol!  Ao multar não quer dizer que estejam certos...
Então e o que aconteceu ao fulano na via do meio?
Essa agora da ultrapassagem pela direita um fulano que vai na via da direita a uma velocidade superior ao que vai na via do meio ainda por cima em auto estrada, e dizerem que o fulano da direita está a ultrapassar, quando no artigo 42º do código da estrada, isso está bem explicito que não é considerado ultrapassagem.
Estamos entregues aos "bichos"já dizia o outro.
E ainda por cima na televisão nacional a passar em todo o país e as pessoas sem reação nada fazem lol. Se realmente isso aconteceu, é RIDICULO!

Já tive alguns episódios que me quiseram autuar por situações semelhantes inclusivé a ultima em corredores de circulação na calçada de carrishe e acabaram por não o fazer após uma breve discussão com o agente, que tinha entendido que estava a circular no corredor, e eu lhe estava a indicar a diferença entre circular e utilizar.
Mas como essas há muitas mais que se começasse a falar iria dar panos para muitas mangas, e não vale a pena estar a criar mais off-topic.


A pessoa pode sempre impugnar ou contestar a multa.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:00

Já se debateu isto aqui, eu faço-o todos os dias praticamente, já que todos os dias apanhamos carradas de empatas na estrada! Contudo dado tudo que apurei com alguns agentes da autoridade é que consideram ultrapassagem, e se quiserem multam e pronto!

Não é considerado caso o tráfego seja intenso, dado que não há forma de mudar para a via mais à esquerda para efectuar a manobra! 

O wolf já pôs aí os artigos do cde.....

Se têm razão ou não ao fim de tantas opiniões vindas de todos o lados e departamentos uma pessoa quase que se perde, vai-se fazendo e contando com o bom senso das autoridades. Eu vou continuar a passar, até ao dia!

_________________________________________
Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:13

jorgetaveira escreveu:
Essa agora da ultrapassagem pela direita um fulano que vai na via da direita a uma velocidade superior ao que vai na via do meio ainda por cima em auto estrada, e dizerem que o fulano da direita está a ultrapassar, quando no artigo 42º do código da estrada, isso está bem explicito que não é considerado ultrapassagem.
Estamos entregues aos "bichos"já dizia o outro.

Artigo 42º
Citação :
Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.

Artigo 14º
Citação :
Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades
2 - Dentro das localidades, os condutores  devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.

Artigo 14º-A
Citação :
Rotundas
(refere-se a rotundas, avancemos)

Artigo 15º
Citação :
Trânsito em filas paralelas
1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respetiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direção, parar ou estacionar.

Recapitulemos tudo o que o Wolf colocou aqui anteriormente:
Como tu, jorgetaveira, disseste e bem, o artigo 42 fala em situações que não são consideradas ultrapassagens. Que situações são essas? O artigo 42 diz "Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º", ou seja, o artigo 42 não se refere a uma ultrapassagem de forma geral, mas refere-se sim aos casos previstos nos artigos 14 e 15.
E que casos falam esses artigos? No 14º fala da pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades, no 14º-A fala nas Rotundas e no 15º fala em trânsito em filas paralelas.

Posto isto, o que tenho a dizer é que se, de facto, tu és intrutor há inúmeros anos, concordo plenamente que, infelizmente, estamos entregues aos bichos.
Acho que fui explícito na minha explicação e apenas tens que ler com atenção o artigo 42º para perceber que o mesmo se refere a outros artigos e, por conseguinte, ir numa AE a uma velocidade superior na via da direita face a um veículo na via do meio, é considerado ultrapassagem e é aplicável coima pelas nossas autoridades. Simples assim.

EDIT: e para quem quiser um Português não tão formal como no código, há o site do IMTT em que tem um pdf com a questão das ultrapassagens explicado: Clicar aqui.
Obviamente que aí diz exactamente o que o código diz (mas de forma mais "perceptível").
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:26

Trollitito escreveu:


Artigo 42º


Artigo 14º


Artigo 14º-A

(refere-se a rotundas, avancemos)

Artigo 15º


Recapitulemos tudo o que o Wolf colocou aqui anteriormente:
Como tu, jorgetaveira, disseste e bem, o artigo 42 fala em situações que não são consideradas ultrapassagens. Que situações são essas? O artigo 42 diz "Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º", ou seja, o artigo 42 não se refere a uma ultrapassagem de forma geral, mas refere-se sim aos casos previstos nos artigos 14 e 15.
E que casos falam esses artigos? No 14º fala da pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades, no 14º-A fala nas Rotundas e no 15º fala em trânsito em filas paralelas.

Posto isto, o que tenho a dizer é que se, de facto, tu és intrutor há inúmeros anos, concordo plenamente que, infelizmente, estamos entregues aos bichos.
Acho que fui explícito na minha explicação e apenas tens que ler com atenção o artigo 42º para perceber que o mesmo se refere a outros artigos e, por conseguinte, ir numa AE a uma velocidade superior na via da direita face a um veículo na via do meio, é considerado ultrapassagem e é aplicável coima pelas nossas autoridades. Simples assim.

EDIT: e para quem quiser um Português não tão formal como no código, há o site do IMTT em que tem um pdf com a questão das ultrapassagens explicado: Clicar aqui.
Obviamente que aí diz exactamente o que o código diz (mas de forma mais "perceptível").

Ficas com a tua opinião e eu fico com a minha lol lol!
Ir para o topo Ir para baixo
MaLLaiKu
CBR 500R
MaLLaiKu

Pendura : Mónica

Número de Mensagens : 961
Idade : 39
Localização : Alhandra
Mota/Modelo : Honda CBR 600
Data de inscrição : 04/11/2013

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:29

Podes sempre ir ao posto e pedir o livro de reclamações! Pode não fazer nada...mas se pensarmos todos que não faz nada..
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:35

jorgetaveira escreveu:

Ficas com a tua opinião e eu fico com a minha lol lol!

A sério???

Depois de te explicar tim-tim por tim-tim, achas isto uma questão de opinião? Ou então percebeste que te escapou a primeira parte do artigo 42º? Smile

Não digo isto por mal, mas para bom entendedor numa breve leitura, já deves ter percebido que o artigo 42º é claro àquilo que se refere e que uma ultrapassagem numa AE pela direita é, de facto, uma ultrapassagem.

Não pretendo criar conflitos nem nada, mas se pelo menos te pude ajudar a perceberes isso, fico feliz e espero que ensines correctamente os teus alunos. Agora se vais numa de opiniões e ensinas a ultrapassar pela direita... rtfm


De qualquer das formas, Sam_CBR, desculpa lá tanto off-topic por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:46

Trollitito escreveu:


A sério???

Depois de te explicar tim-tim por tim-tim, achas isto uma questão de opinião? Ou então percebeste que te escapou a primeira parte do artigo 42º? Smile

Não digo isto por mal, mas para bom entendedor numa breve leitura, já deves ter percebido que o artigo 42º é claro àquilo que se refere e que uma ultrapassagem numa AE pela direita é, de facto, uma ultrapassagem.

Não pretendo criar conflitos nem nada, mas se pelo menos te pude ajudar a perceberes isso, fico feliz e espero que ensines correctamente os teus alunos. Agora se vais numa de opiniões e ensinas a ultrapassar pela direita... rtfm


De qualquer das formas, Sam_CBR, desculpa lá tanto off-topic por aqui.

Já te disse o facto de andar mais rapidamente que o condutor da outra fila de transito NUMA AUTO ESTRADA não faz disso uma ultrapassagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:51

jorgetaveira escreveu:

Já te disse o facto de andar mais rapidamente que o condutor da outra fila de transito NUMA AUTO ESTRADA não faz disso uma ultrapassagem.

Sendo assim não leste nada do que eu disse e também não leste o pdf que se encontra no site do IMTT que diz, passo a citar:

Citação :
Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem.

E se estamos a argumentar para só lermos o que queremos, mais vale não argumentarmos. Desse modo, agradeço pelo debate e está aqui finalizado o assunto das ultrapassagens. Smile

Sam_CBR, se tiveres novidades, vai postando.  fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 18:54

Trollitito escreveu:


Sendo assim não leste nada do que eu disse e também não leste o pdf que se encontra no site do IMTT que diz, passo a citar:



E se estamos a argumentar para só lermos o que queremos, mais vale não argumentarmos. Desse modo, agradeço pelo debate e está aqui finalizado o assunto das ultrapassagens. Smile

Sam_CBR, se tiveres novidades, vai postando.  fixe!

Trânsito em filas paralelas
1 - Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da respetiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direção, parar ou estacionar.


Tu numa auto estrada ou via reservada, páras e estacionas? Isso é relativo á regra geral que não inclui nem autoestrada ou via equiparada.

O que poderá acontecer numa autoestrada ou via reservada é uma imobiliação forçada do veículo motivado por avaria ou acidente, nunca em caso algum uma paragem ou estacionamento. Logo o artigo 15º e 14º como estás a querer fazer parecer, não se inclui nestas vias. Daí ter falado no artigo 42º que é o que costumo falar no geral no que á pluralidade de vias e filas paralelas diz respeito.


E ainda te estou a dar conversa neste tema lol

Eu vou-te simplificar a vida, onde tu vejas como excepção "salvo para mudar de direcção, parar ou estacionar" não está incluído auto estrada nem via reservada. Pode ser assim?


Última edição por jorgetaveira em julho 14th 2015, 19:01, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 19:00

Estás a falar a sério?? Nem acredito no que leio. Aliás, não acredito que sejas instrutor numa escola de condução. Para o bem de futuros condutores, espero ter razão. De modo nenhum pretendo ser insultuoso.

Continuação, abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
jorgetaveira
CBR 250R
avatar

Pendura : Nece

Número de Mensagens : 266
Idade : 35
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : ex-thundercat, ex-r6, ex-rr, ex-gsxr-k5 750, actual Cbr 1100 XX
Data de inscrição : 07/02/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 19:03

Trollitito escreveu:
Estás a falar a sério?? Nem acredito no que leio. Aliás, não acredito que sejas instrutor numa escola de condução. Para o bem de futuros condutores, espero ter razão. De modo nenhum pretendo ser insultuoso.

Continuação, abraço.


Sim estou a falar a sério amigo. Se assim fosse então o código da estrada estaria a contradizer-se de uma maneira absurda.

Se não podes parar nem estacionar (vai ver a definição de paragem e estacionamento) numa auto estrada ou via equiparada então não é aplicável nas excepções em que o podes fazer do artigo 14 e 15.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 19:22

E o que isso tem a ver?  Por dois artigos nao se incluirem,  por razões obvias, o outro é bem claro,  ja por isso se chamam excepçõe. Nem vejo onde está a dúvida sequer. Numa auto estrada ou via equiparada só se pode passar pela direita em situações de impossibilidade de o fazer,  ou seja,  trânsito. Está lá bem explicito.

_________________________________________
Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
GFortinho
CBR 400RR
GFortinho

Número de Mensagens : 506
Idade : 38
Localização : Porto
Mota/Modelo : CBR 1000RR TRICOLOR '04
Data de inscrição : 20/08/2010

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 20:08

Ora vou falar pelo peixe que me venderam na escola de condução há muito tempo...

Uma ultrapassagem significa passar o carro que vai a tua frente (na tua faixa). Sais de trás do carro e vais para a esquerda passas o carro e retornas ou não a via onde estavas...

Caso estejas na faixa da direita o a tua frente esteja mais à esquerda e tu passes o carro e nunca mudes de faixa não é considerado ultrapassagem mas sim uma passagem...

Em tempos multaram o meu mecanico e o que o snr agente lhe disse foi o seguinte:

(duas faixas 90km/h max e um condutor na esquerda)

O senhor passou o individuo pela direita... e isso não tem qualquer problema pois o individuo estava a circular erradamente... o problema foi que o senhor vinha na faixa da direita, passou o individuo e depois foi para a esquerda (tinha um camião mais a frente) como mudou de faixa e neste caso para a faixa da outra viatura é considerado uma ultrapassagem... se tivesse continuado sempre na faixa não o multava.

Eu nunca tive problemas com psp, gnr ou bt... aqui nas redondezas... sempre tratei bem e com respeito e o mesmo fizeram comigo até facilitando compreendendo o meu/nosso lado... Mas sei que há sempre o TAL que não gosta de nós (motociclistas) e que quando nos apanham...... tá tudo dito...

Desejo-te muito boa sorte e que consigas resolver isso da melhor maneira...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/CBRTricolor
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 21:08

Pois é natural que te tenham dito isso numa escola de condução, temos aqui um instrutor que não consegue interpretar o código , ou falo à sua maneira, contínuo a ver os carros das escolas a fazer as rotundas todas na faixa de fora, por isso é normal que tanta gente continue a conduzir mal e a ser multado
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 21:23

Wolf escreveu:
Pois é natural que te tenham dito isso numa escola de condução, temos aqui um instrutor que não consegue interpretar o código , ou falo à sua maneira, contínuo a ver os carros das escolas a fazer as rotundas todas na faixa de fora, por isso é normal que tanta gente continue a conduzir mal e a ser multado

Pois, eu ainda há uns poucos dias atrás abri um tópico devido a ter assistido e acompanhado um carro duma escola de condução a andar na via do meio durante uns 10 minutos. Eu deixei-me ir, ultrapassei, deixei-me ser ultrapassado e a instrutora ia descontraída com o braço de fora e a pobre da rapariga com as mãos no volante a 70km/h e assim foi o tempo todo. Direita livre, eu até a "desimpedi".

E questiono eu: quando a rapariga tiver a carta (supondo que passa no exame scratch) e for naquela AE, vai fazer o quê? Tal e qual como aprendeu, daí que muitas vezes ao vê-los a fazer isso me pergunto se são azelhas ou se tiveram o azar de aprender mal.

Felizmente nas rotundas até hoje sempre os vi a fazer correctamente. A passo de caracol, mas lá a fazem bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315
Idade : 26
Localização : KA100
Data de inscrição : 15/12/2014

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 21:40

Bem ja nao ha nada a acrescentar por aqui por isso so te desejo boa sorte e que seja tudo tratado com bom senso e justiça Wink 
Força Sam Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Michael23
CBR 600F4
Michael23

Pendura : Nada a declarar...

Número de Mensagens : 2810
Idade : 45
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7
Data de inscrição : 05/07/2010

Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitimejulho 14th 2015, 21:51

Já levei a mm multa mas ia de carro a circular na A1 perto de leiria. A subir circulo o mais á direita possivel onde uma carrinha carregada que tinha entrado à pouco na Autoestrada, entrou e passou para a faixa do meio. Eu segui pela a faixa da direita passando a carrinha normalmente pois ela ia carregada e bem mais lenta...
Disse, protestei, agurmentei, etc etc etc... tive que pagar a multa, fui a tribunal e como com aquela multa era a 3ª fiquei 4 meses sem poder conduzir.
Hoje em dia com a perseguição toda que estamos a ser alvos mais vale a pena dizer logo que não tenho os documentos. esqueci-me da carteira em casa sei la!
Com isto tudo mereçem é que qq dia começe tudo a andar sem matricula e a nao parar nas OPS!
Se somos tratados como criminosos, mais vale a pena aproveitar a fama!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Caça desonesta e desculpas sem sentido Caça desonesta e desculpas sem sentido - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Caça desonesta e desculpas sem sentido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Próximo passeio dia 26 de Fevereiro Curvas do Tramagal
» Pedido de desculpas! MIkasPT
» Pedrosa pede desculpas à equipa por queda em Indy
» Desculpas a alguns, esclarecimentos a outros, pela minha ausencia
» Caça à multa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-