InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarAmortecedor de direcção como usar? LojaAmortecedor de direcção como usar? V-deosAmortecedor de direcção como usar? Fotos
Amortecedor de direcção como usar? Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Amortecedor de direcção como usar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
brunoluz
Honda Monkey
brunoluz

Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Vale da Amoreira
Mota/Modelo : Yamaha R6
Data de inscrição : 14/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 11:39

Bom dia,

Gostava de saber como é que o pessoal usa o amortecedor de direcção?

Quando é que se usa ao máximo? quando não se deve usar? Quando é que roda a meia pressão? Esse tipo de coisas...

Normalmente quando estou em auto-estrada rodo tudo de maneira a que fique com a direcção toda fechada, provavelmente está errado! Mas parece ter logica já que vou andar a maior velocidade sem grandes ajustes de direcção... Mas é como vos digo, não conheço a norma de utilização disto!


Só para verem como sou nabo. Uma vez esquecime que tinha aquilo assim no máximo e quando ia para meter a mota na garagem ia caindo por não conseguir virar...parecia uma bailarina, que figura!

Abraço!!
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 12:12

Eu nunca tranquei o amortcedor, por norma uso a meio para andar na cidade e pequenas tiragens em ae, se for viagem pela ae aumemnto dois cliques de dureza!

Mas acho que a regulaçao do amortecedor vai do gosto de cada um!

_________________________________________
Amortecedor de direcção como usar? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Doc_Daniel
CBR 600F3
Doc_Daniel

Número de Mensagens : 2078
Idade : 42
Localização : Lisboa / Bombarral
Mota/Modelo : Hornet 600 F8
Data de inscrição : 12/04/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 13:22

O meu anda sempre a meio.
Ir para o topo Ir para baixo
R12001
CBR 500R
R12001

Número de Mensagens : 764
Idade : 41
Localização : Viana do Castelo
Mota/Modelo : Yamaha YZF R1-'01
Data de inscrição : 02/02/2010

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 13:31

O amortecedor anda ao gosto de cada um, pessoalmente acho que nunca se deve andar com aquilo no máximo.

Normalmente faz mais falta numa condução muito brusca, com fortes travagens, mudanças de direcção rápidas e saidas de curva em aceleração ainda com a moto bastante inclinada. Normalmente este tipo de condução só acontece em pista.

De resto o amortecedor de direcção não é muito necessario se tivermos uam condução "pacifica".

Eu ponho mais ou menos a meio e quando fiz o primeiro track day dei mais uns cliques.

CVmps
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.shop4motos.com
brunoluz
Honda Monkey
brunoluz

Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Vale da Amoreira
Mota/Modelo : Yamaha R6
Data de inscrição : 14/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 13:54

Começo e ver a sua utilidade...

De facto em estrada nunca abuso e a roda da frente vai sempre colada ao chão, talvez seja exagerado da minha parte meter aquilo ao máximo. Até porque a unica vez que senti a direcção a abanar foi quando passei uma lomba a acelerar, o amortecedor estava todo rodado para leve...obviamente não fez nada.

Gostava de começar a fazer trackdays...na estrada nunca vou poder usufruir da mota "Em segurança"

Obrigado a todos !
Ir para o topo Ir para baixo

CBR 600F4i
Tó

Número de Mensagens : 3775
Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY
Data de inscrição : 08/12/2008

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 13:57

Ja quase tudo foi dito a meio ou 1 a 2 clicks para duro é suficiente pq no maximo o que pode acontecer é teres um encontro de 1º grau com o alcatrão. Mete a meio e sente se não esta muitopreso a partir dai é so afinares a teu gosto
Ir para o topo Ir para baixo
brunoluz
Honda Monkey
brunoluz

Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Vale da Amoreira
Mota/Modelo : Yamaha R6
Data de inscrição : 14/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 14:09

Tó escreveu:
Ja quase tudo foi dito a meio ou 1 a 2 clicks para duro é suficiente pq no maximo o que pode acontecer é teres um encontro de 1º grau com o alcatrão. Mete a meio e sente se não esta muitopreso a partir dai é so afinares a teu gosto


Ok, vou testar as dicas.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 20:21

Facil!!!

tenham motas com amortecedor electrónico LOLOLOL
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 20:26

nem dado Razz Estou a brincar mas nao gostei nada de experimentar o electronico no entanto é melhor que nada!

_________________________________________
Amortecedor de direcção como usar? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
HugoCBR
CBR 600F
HugoCBR

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 1434
Idade : 43
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Yamaha YZF 600R Thundercat´96
Data de inscrição : 17/10/2008

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 20:30

Penso q a meio é o ideal.

Eu também andava com ele mais preso porque não necessitava de grandes manobras e o mecânico avisou-me que se por acaso eu viesse a pecisar do amortecedor, da forma que ele tava não ia ajudar nada, disse que o mais certo era ela dar "coiçe" por estar muito preso.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Maddog
CBR 650
Maddog

Pendura : Angel

Número de Mensagens : 5868
Idade : 52
Localização : margem sul - Charneca de Caparica
Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I
Data de inscrição : 26/09/2008

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 20:38

silver_bullet escreveu:
nem dado Razz Estou a brincar mas nao gostei nada de experimentar o electronico no entanto é melhor que nada!

podes querer...ja tive algumas situações que se tivesse sido com a 600 e sem amortecedor, talvez tivesse corrido mal.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimenovembro 3rd 2010, 20:45

Eu nao gosto de sentir a direcçao tipo bibla, e quando a mota esta a baixa velocidade o electronico deixa a direcçao solta e detesto isso!
se a mota levantar a roda solta também, e uma coisa é num cavalo, outra e por exemplo numa oscilaçao que faça a frente saltar, solta logo a direcçao o que é uma bosta!

Numa curva na serra ja apanhei uma pedra mesmo na rota e nao havia nada a fazer se nao passar.lhe por cima a roda da frente salta e pousa logo no chao e eu alem se sentir isso o ohlins tratou de tudo e nem estremeceu, com um electronico nao sei nao!

_________________________________________
Amortecedor de direcção como usar? Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
SbKrR
CBR 600F4i
SbKrR

Pendura : O meu PIT adoraria :)

Número de Mensagens : 3262
Idade : 40
Localização : Torres Novas Home/ STR Work
Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3
Data de inscrição : 27/06/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimedezembro 30th 2010, 00:12

O meu normalmente anda sempre 1 ou 2 clicks acima do meio,seja na nacional ou em ae,e da um jeitao do caraças,porque antes de o ter apanhei uns sustos com ela...
Ir para o topo Ir para baixo
marciomartins
CBR 600F
marciomartins

Pendura : Faz peso na mota

Número de Mensagens : 1174
Idade : 45
Localização : Mira
Mota/Modelo : ex-KAWASAKI ZX9R;ex-CBR F 98;HONDA CBR F 89;PIT BIKE 125;JAWA 350;CBR 929
Data de inscrição : 01/08/2010

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 2nd 2011, 13:47

boas ,axo que já foi tudo dito,eu sempre andei sem amortecedor,mas quando comprei a nova montada ,já o trazia e tudo fechado ao inicio como nao conhecia bem mota pensei que fosse normal certas coisas ate que foi regulando e ficou como eu me sentia mais á vontade,´mas na minha modesta opinião ,visto que já andei numa igual a minha mas sem amortecedor,axo que dá muito jeito,assim que andei na mota sem o amortecedor ta-vamos a experimentar a mota para possível compra a minha 1ª reclamação entre aspas assim que parei foi ,que falta faz o amortecedor,pareçe muito mais leve mas muito,porque mesmo com ele todo desapertado sempre é melhor do que sem nada, Axo eu
bom ano para todos
Ir para o topo Ir para baixo
brunoluz
Honda Monkey
brunoluz

Número de Mensagens : 51
Idade : 42
Localização : Vale da Amoreira
Mota/Modelo : Yamaha R6
Data de inscrição : 14/08/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 2nd 2011, 16:52

marciomartins escreveu:
boas ,axo que já foi tudo dito,eu sempre andei sem amortecedor,mas quando comprei a nova montada ,já o trazia e tudo fechado ao inicio como nao conhecia bem mota pensei que fosse normal certas coisas ate que foi regulando e ficou como eu me sentia mais á vontade,´mas na minha modesta opinião ,visto que já andei numa igual a minha mas sem amortecedor,axo que dá muito jeito,assim que andei na mota sem o amortecedor ta-vamos a experimentar a mota para possível compra a minha 1ª reclamação entre aspas assim que parei foi ,que falta faz o amortecedor,pareçe muito mais leve mas muito,porque mesmo com ele todo desapertado sempre é melhor do que sem nada, Axo eu
bom ano para todos

Fogo!
Andaste com ele todo fechado??
Quando dizes fechado é com a pressão ao máximo (pesada)?

Eu só andei uma vez assim e ia logo caindo para o lado. Queria virar a mota para entrar na garagem e a gaja não virava...não sei se já experimentaram desligar um carro com direcção assistida em andamento e tentar virar, é que a sensalçao é muito parecida.
Ir para o topo Ir para baixo
marciomartins
CBR 600F
marciomartins

Pendura : Faz peso na mota

Número de Mensagens : 1174
Idade : 45
Localização : Mira
Mota/Modelo : ex-KAWASAKI ZX9R;ex-CBR F 98;HONDA CBR F 89;PIT BIKE 125;JAWA 350;CBR 929
Data de inscrição : 01/08/2010

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 3rd 2011, 01:00

andei algum tempo,só me custou arrancar de Lisboa onde comprei,mas depois na a8 maravilha,depois achava pesada e passado pai uma semana comecei a mexer,mas ando bem com ele fechado ,mas é mais lixado nas pequenas manobras ,mas nada que não faças depois de tares habituado,mas não convém andar todo apertado
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 3rd 2011, 02:05

que amortecedor e marca tens?

o meu ohlins tem 18 posições e anda no meio... mais rijo, custa a fazer as manobras parado e ja a encostei com cogumelos no chão a pala disso..
Ir para o topo Ir para baixo
marciomartins
CBR 600F
marciomartins

Pendura : Faz peso na mota

Número de Mensagens : 1174
Idade : 45
Localização : Mira
Mota/Modelo : ex-KAWASAKI ZX9R;ex-CBR F 98;HONDA CBR F 89;PIT BIKE 125;JAWA 350;CBR 929
Data de inscrição : 01/08/2010

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 6th 2011, 22:38

meu é hiperpro de 22 posicoes
Ir para o topo Ir para baixo
FLORES
CBR 400RR
FLORES

Pendura : ALWAYS ALONE

Número de Mensagens : 614
Idade : 47
Localização : SETUBAL
Mota/Modelo : CBR954RR;Ex-YZF600R
Data de inscrição : 28/12/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 6th 2011, 23:15

Comprei há pouco tempo um ohlins com 20 posições, deve estar para aí na 13ª ou 14ª posição para mais rijo, é assim que tenho sentido mais confiança!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 7th 2011, 09:33

Nem me preocupo com o da minha moto.
Não se dá conta dele e sempre que é preciso está lá.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Jukebox
CBR 250R
Jukebox

Número de Mensagens : 277
Idade : 37
Localização : Faro
Mota/Modelo : R1 2008 / KTM 525 SM 2006
Data de inscrição : 16/05/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 7th 2011, 21:57

Na realidade um amortecedor de direcção dá o mais importante de tudo, establidade na mota, uma das funções e para mi o mais importante é que previne oscilações e inputs indesejados nas curvas da nossa parte ou pelo menos reduz.

Tudo no máximo dá uma falsa noção da vossa frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 8th 2011, 16:33

jam, pq será que há malta a meter tmb um manual?

segundo tenho ouvido dizer, o electrónico só actua em situações extremas e apartir de certa velocidade.

para mim, o importante no amortecedor é a frente n oscilar a sair de curva, curvar seja a 150 ou 250 sem a frente mexer/tremer/levantar e ao poisar a roda da frente no chão, n dar esticões de um gajo quase mudar a fralda, como os que apanhei antes de o ter.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 8th 2011, 16:53

Edgar, nunca senti nada de anormal neste amortecedor. Nem se dá conta que lá está mas deve actuar sempre que é preciso. Nunca a frente abanou nem varejou. Mesmo quando a roda levanta não abana nem quando levanta nem quando pousa.
Na anterior ainda senti umas abanadelas, leves e sem significado mas senti, nesta nunca senti nada. Não tenho necessidade de trocar por um de afinação manual. Sei que nas super bikes é usado um de afinação manual, mas no campeonato britânico e no alemão é usado o electrónico de origem.
É provável que numa utilização sempre no limite seja melhor afinar o amortecedor de direcção a gosto do piloto e sempre com a mesma afinação. Na utilização diária este serve-me perfeitamente e até esqueço que existe.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 8th 2011, 16:59

sendo assim deve ser derivado a ciclistica da tua mota ser melhor que a da anterior 1000.

na minha como nem há electrónico é manual e mt bom!!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitimejaneiro 8th 2011, 18:04

Houve evolução do amortecedor electrónico já no modelo anterior acho que em 2007, depois neste de 2008 também houve evolução.
Não tem nada a ver com a ciclista, tem a ver com as evoluções da electrónica e do feed back que foram tendo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Conteúdo patrocinado




Amortecedor de direcção como usar? Empty
MensagemAssunto: Re: Amortecedor de direcção como usar? Amortecedor de direcção como usar? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Amortecedor de direcção como usar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» amortecedor de direcção
» Amortecedor de direccao
» Amortecedor direcção
» Amortecedor de direcção
» Amortecedor de direcção WP????

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-