InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrartravar uma mota Lojatravar uma mota V-deostravar uma mota Fotos
travar uma mota Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 travar uma mota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
denver
CBR 600F4i
denver

Pendura : Marlene

Número de Mensagens : 3048
Idade : 40
Localização : Southampton-UK
Mota/Modelo : CBR300Ra,Ex CBR1100XX/Suzuki GSF 600 Bandit S /EX Triumph Legend 900 TT. Ex CBR125
Data de inscrição : 23/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 01:37

depois de experimetar quase um ano travagens sempre acompaniadas de travagem de motor cheguei a conclusao que trava se melhor só com os travoes sem usar a reducçao na caixa de velocidades,isto seja em caso de emergencia a alta velocidade,ou a aproximaçao dos semaforos.
agora estou tentar mudar do estilo e usar as reduçoes de caixa só em andamento sem usar a caixa como instrumento de travar,só reduzir a velocidades altas.
mais vale trocar umas pastilhas de travao que sao mais baratas,do que chegar a trocar a caixa de velocidades
Ir para o topo Ir para baixo
ivosoares
CBR 400
ivosoares

Número de Mensagens : 430
Idade : 38
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : HONDA CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/02/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 10:35

denver escreveu:
depois de experimetar quase um ano travagens sempre acompaniadas de travagem de motor cheguei a conclusao que trava se melhor só com os travoes sem usar a reducçao na caixa de velocidades,isto seja em caso de emergencia a alta velocidade,ou a aproximaçao dos semaforos.
agora estou tentar mudar do estilo e usar as reduçoes de caixa só em andamento sem usar a caixa como instrumento de travar,só reduzir a velocidades altas.
mais vale trocar umas pastilhas de travao que sao mais baratas,do que chegar a trocar a caixa de velocidades

Boas vizinho. Não me interpretes mal mas tentares travar uma mota só com os travões, sem recorreres à caixa, vindo em alta velocidade não me parece lá muito boa ideia porque provavelmente não vais parar no sítio onde queres e tendo em conta isso mais vale dares cabo da caixa do que do pêlo Razz

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
cb1000r
CBR 250R
cb1000r

Número de Mensagens : 254
Idade : 55
Localização : Na tua traseira
Data de inscrição : 16/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 10:42

Não concordo Denver....
A travagem deve ser efectuada com o auxilio da caixa.... Sempre.

Se forem motas mais recentes tens as que trazem embraiagem deslizante, podes reduzir de 6º para 1º que a roda não bloqueia. Nas mais "antigas" se fizeres istoa roda bloqueia e vais com ela a deslizar, nas que teem a embraiagem deslizante isso nao acontece.



Só o meu ponto de vista.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 11:08

cb1000r escreveu:
Não concordo Denver....
A travagem deve ser efectuada com o auxilio da caixa.... Sempre.

Se forem motas mais recentes tens as que trazem embraiagem deslizante, podes reduzir de 6º para 1º que a roda não bloqueia. Nas mais "antigas" se fizeres istoa roda bloqueia e vais com ela a deslizar, nas que teem a embraiagem deslizante isso nao acontece.



Só o meu ponto de vista.

Que motas é que têm essa caixa deslizante? A partir de que ano mais ou menos?
Ir para o topo Ir para baixo
escarigo
CBR 250R
escarigo

Número de Mensagens : 358
Idade : 46
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002
Data de inscrição : 30/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 12:14

Eu acredito que uma travagem deve ser sempre acompanhada de uma redução com bom senso. Reduz a distancia de travagem a meu dar dá estabilidade.

Trollitito; a embraiagem deslizante não tem a vez com o ano da moto mas sim se traz ou não de serie px ktm 660 sm, tem...
A embraiagem deslizante evita que em reduções a roda de traz fuja em virtude do atrito brusco de uma redução. Ou seja não precisas de fazer algo que nos carros se chama ponta trancão que consiste em dar uma aceleração sempre que carregas na embraiagem para fazer uma redução.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
kaos
CBR 600RR
kaos

Número de Mensagens : 4101
Idade : 43
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : Ex-Suzuki GSXR 1000 K6 All Black Ex: ZZR600 94 EX:Honda CBR 600 RR 2004
Data de inscrição : 09/02/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 12:20

Hummm...

A embraiagem deslizante faz com que nas reduções nao exista o bloqueio da roda motora. Não faz com que a traseira não fuja, isso é uma consequência da roda bloquear. ( por seu lado isso tem a ver com a embraiagem deslizante Smile ).

Isso que falas (escarigo) de acelerar numa redução... Serve para que os carretos numa caixa não sofram o impacto duro da engrenagem da mudança. Com a aceleração estás a meter o carreto secundário com uma rotação mais ou menos idêntico ao veio secundário que recebe movimento por força do eixo motor. Assim os dois carretos +- há mesma velocidade causa menos desgaste.


Espero ter explicado bem. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
escarigo
CBR 250R
escarigo

Número de Mensagens : 358
Idade : 46
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002
Data de inscrição : 30/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 12:32

Sim concordo contigo mas também evita o atrito adicional proveniente da subida de rotação ( que no fundo é o que faz a roda perder a aderência ).
Este é daqueles assuntos que se percebe mas difícil de explicar.

A embraiagem deslizante nunca testei só li algumas coisas não sei se dá para reduzir de 6 para 1ª. parece-me difícil que ela consiga gerir tanta diferença de rotação da roda/velocidade nunca andei com nenhuma quem já testou que se chegue a frente.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 12:45

Estou a perceber. Embora na prática eu nunca tenha feito tal coisa, não sei como é a "sensação", mas na teoria acho que entendo.

Então como posso saber se a minha tem embraiagem deslizante (uma 929)? Ou logo à partida não tem?
Ir para o topo Ir para baixo
kaos
CBR 600RR
kaos

Número de Mensagens : 4101
Idade : 43
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : Ex-Suzuki GSXR 1000 K6 All Black Ex: ZZR600 94 EX:Honda CBR 600 RR 2004
Data de inscrição : 09/02/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 13:28

Eu na minha já tive de reduzir de 5º para 1º e aguentou-se. Se mesmo asism lhe dá saude? Não sei....



Para veres se tem embraiagem deslizante experimenta fazer uma redução de caixa forte (atenção ao faze-lo) se a roda de trás bloquear a mota deve fugir de traseira, ou ficar o pneu marcado no chão.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 13:32

Trollitito escreveu:
Estou a perceber. Embora na prática eu nunca tenha feito tal coisa, não sei como é a "sensação", mas na teoria acho que entendo.

Então como posso saber se a minha tem embraiagem deslizante (uma 929)? Ou logo à partida não tem?

Duvido que tenha...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 13:35

Hmm, eu um dia quando tiver mais acostumado experimento fazê-lo, prefiro saber o que acontece do que um dia não contar e ainda me espalhar. What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 13:36

Só tens que ter cuidado a largar a embraiagem... Tens que largar progressivamente e não "à bruta"...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
escarigo
CBR 250R
escarigo

Número de Mensagens : 358
Idade : 46
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002
Data de inscrição : 30/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 13:49

Não deves ter embraiagem deslizante pelo menos de origem não tem mas olha um teste simples que podes fazer é alcatrão polido e húmido, pneu frio e moto a descer. Vais devagar tipo em 3ª as 3000rpm e metes 2ª a vais sentir a moto a prender de traz e a traseira a dar a dançar, se fizer isto não tem )

Bem reduzir de 6ª para 1ª haja coragem... ( estamos a falar em alta rotação e não em ir as 1.500 rpm em sexta, pois não Smile )

Uma vez a entrada para uma curva no karting que tinha na altura mudanças tipo toyota hiace e queria reduzir de 6ª para 5ª mas enganei-me e meti a 3ª fiz logo pião despistei-me e parti o motor por causa das altas rotações que este atingiu.
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 14:15

Percebo. Eu normalmente quando as mudo, vou sempre 'largando' a embraiagem em vez de a soltar à bruta, mesmo quando aumento. E quando reduzo faço igual, mas isto também é devido à minha inexperiência. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
fernandes
CBR 400
fernandes

Número de Mensagens : 402
Idade : 48
Localização : leiria
Mota/Modelo : cbr 954 rr
Data de inscrição : 27/01/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 17:08

Trollitito escreveu:


Então como posso saber se a minha tem embraiagem deslizante (uma 929)? Ou logo à partida não tem?
De origem, não tem Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
http://rui.sfernandes@gmail.com
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 17:17

E já que o tópico se destina à travagem de uma mota, deixo aqui uma duvida: em que situações devemos usar o travão traseiro? Apenas em situações em que vamos a maior velocidade e precisamos de reduzir bruscamente a mesma, então aí usamos o travão traseiro para dar "apoio" ao frontal, correcto? Há mais alguma situação?

Eu pergunto porque há uma discrepância entre mim e a instrutora quanto a isso. Rolling Eyes
Ela diz-me sempre que devo travar primeiro com o de trás e só depois com o da frente, e eu fico... scratch pig pig

Ainda para mais, às baixas velocidades a que ando, uso sempre e só o da frente, nunca senti necessidade de usar o traseiro, as únicas vezes que travo com o de trás é quando estou totalmente parado e quero tirar a mão do acelerador, fora isso, nunca o uso. Mas como devo fazer?

Eu pergunto porque acho que não se devo começar a travar com o de trás e só depois o da frente, vejo imensas situações que acho que a coisa não correria bem, mas como sou maçarico posso estar enganado.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 17:39

Trollitito escreveu:
E já que o tópico se destina à travagem de uma mota, deixo aqui uma duvida: em que situações devemos usar o travão traseiro?

Eu uso sempre ou quase sempre. Mas é só mesmo para ajudar a abrandar, porque para travar mesmo é com o da frente.

Trollitito escreveu:
Eu pergunto porque há uma discrepância entre mim e a instrutora quanto a isso. Rolling Eyes
Ela diz-me sempre que devo travar primeiro com o de trás e só depois com o da frente, e eu fico... scratch pig pig .

O meu instrutor dizia o oposto. Ou melhor, usar os 2 na proporção 75% frente 25% traseiro. Os manuais também indicavam algo semelhante.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
escarigo
CBR 250R
escarigo

Número de Mensagens : 358
Idade : 46
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002
Data de inscrição : 30/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 18:21

Eu uso e sempre usei os dois ( estamos a falar de situações normais ) sinto a travagem optimizada e com bastante mais estabilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 18:41

Travar sem reduzir não me parece boa ideia...! lol

De motão muito menos claro...! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
cbr600user
CBR 400
cbr600user

Pendura : João Santos

Número de Mensagens : 461
Idade : 58
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Honda Crosstourer 1200 ex BMW K 1300 S, ex VFR 1200, ex CBR 600 rr
Data de inscrição : 10/12/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 19:52

Oi Pessoal:

embraigem deslizante é isso mesmo...quando largamos a embraiagem numa forte redução...a embraigem desliza até não fazer bloquear a roda. O pessoal com alguma experiencia entenderá é que nunca tentei fazer de 6ª para 1ª...Fonix...tinha de deslizar muito...lol....mas é porreiro e dá-nos confiança, principalmente permite travagens mais fortes apoiadas no travão motor...e Denver...num trajecto citadino que andas a 30 ou 40 Km e tens de travar...ya faz como te sentires melhor....a partir dessa velociodade segue o nosso conselho... usa e abusa da caixa para reduzires a velocidade. Abc


Ps: todas as Hondas com Abs combinado acionando o travão da frente trava o da frente em 75% e o de tràs 25 %.
Ir para o topo Ir para baixo
escarigo
CBR 250R
escarigo

Número de Mensagens : 358
Idade : 46
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F 2002
Data de inscrição : 30/05/2010

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 20:03

Acrescento que as Hondas com CBS também têm sistemas combinados de travagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 20:34

escarigo escreveu:
Acrescento que as Hondas com CBS também têm sistemas combinados de travagem.

confirma-se.. e ate se nota.. ao apertar o de trás, tmb trava o da frente..ou o inverso... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Daniel_F
CBR 600F2
Daniel_F

Pendura : Solange

Número de Mensagens : 1887
Idade : 34
Localização : Porto/Burgos
Mota/Modelo : Cbr 600 F 2001
Data de inscrição : 16/06/2011

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 20:43

pois eu estou acostumado a travar com os pes no chao :/ secalhar é por isso que compro 2 pares de sapatilhas cada mes :/
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 20:48

compra umas botas que alem de ser mais seguro, dificilmente gastas a sola.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitimesetembro 21st 2011, 20:50

Reduzir de 6ª para 1ª directamente nunca experimentei nem experimento.
Reduzo sempre uma mudança e largo a embraiagem, volto a reduzir e assim sucessivamente até1ª se for necessário. Mas destrocar todas de 6ª até 1ª e largar a embraiagem em 1ª nunca fiz e vou continuar a não fazer.
A embraiagem deslizante ajuda a não bloquear a roda traseira em redução de mudança de caixa. A roda traseira não bloqueia mas saltita. Aliás, uso este saltitar da roda traseira para a inserir em curva, acho fantástico.
Quanto ao travar de emergência, precisar deparar no espaço disponível e achar que é pouco, faço assim:
Aperto o travão da frente até não poder mais, o de traz qualquer coisa, tento reduzir as mudanças possíveis nesse espaço e espero que corra bem e conseguir parar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Conteúdo patrocinado




travar uma mota Empty
MensagemAssunto: Re: travar uma mota travar uma mota Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

travar uma mota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Travar uma moto
» Vibração ao travar
» Som tipo estalido a travar
» pequena vibração ao travar (frente)
» A importância de travar com AMBOS os travões

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-