InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarMoto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 LojaMoto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 V-deosMoto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Fotos
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Moto de Principiante? Quais os factores importantes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Qual o plano mais indicado para o meu caso?
Plano A
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_lcap256%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_rcap2
 56% [ 5 ]
Plano B
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_lcap244%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_rcap2
 44% [ 4 ]
Plano C
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_lcap20%Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Vote_rcap2
 0% [ 0 ]
Total de votos : 9
 

AutorMensagem
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 10:19

Por outro lado, se querem uma mota para puxar até ao limite, comprem uma só para track-days e limitem-se a andar na pista... Andar no limite na via pública é a receita perfeita para um funeral antecipado.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
nunojorge7
CBR 400RR
nunojorge7

Número de Mensagens : 567
Idade : 55
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : GSX R 1000 K1 Black Mamba «----» Ex-Honda CBR 600F
Data de inscrição : 24/04/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 12:26

silver_bullet escreveu:


Eu desminto! a RR é um pouco mais rápida que a F e nada mais que isso, de resto é uma mota mais equilibrada em tudo!
E só quem não experimenta é que diz que é mais fácil a F! A F pode ser é mais confortável para andar com pendura e até para o condutor, mas até nisso acho a 600rr aniga do condutor e eu não sou propriamente pequeno! A única 600r que acho mais confortavel que a cbr é a gsxr e então com pendura é uma diferença abismal para a cbr!


Silver concordo contigo, mas excluindo a parte do conforto entre a RR e a F (já tive uma e agora tenho a outra exactamente por circular regularmente com pendura) e nesse campo só para citar uma das diferenças gritantes entre os modelos em questão basta ver a configuração (e conforto) do banco.
Quanta A GSXR não me pronuncio porque nunca conduzi nenhuma, mas posso assegurar que a Thundercat tem o mesmo nivel, mas com menos motor, sendo que o que as duas apresentam até poderiam ser boas opções para o caso aqui exposto!
Ir para o topo Ir para baixo
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Idade : 33
Localização : MargemSul
Mota/Modelo : Daytona 675
Data de inscrição : 30/12/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 13:01

ja tive na mesma situaçao que tu, era louco por velocidade, andava de carro sempre acima de 200, enfim era um acelera xD

depois quando comecei a pagar a minha gasolina e a ver o que custa e quando fui trabalhar pro hospital e vi muita gente morrer, muito sangue, muitos acidentes fatais deixei.me disso, hoje de carro é sempre a 90-100 porque a gasolina esta cara

de mota la acelero mais um pouco, o que me encanta sao as aceleraçoes e nao so top speeds

a minha opiniao é so uma, compra o que tu queres e nao o que os otros querem, compra a 600rr, é uma mota facilima de conduzir, para morrer até se morre numa 50cc se noa tiveres juizo, portanto compra o que te completa, pois nao é por ser 600 ou 250 que vais durar mais

se nao comprares o que te realiza nunca te vai apetecer andar com ela, nunca sera a mesma coisa, so vais perder tempo e dinheiro e nao vais descansar enquanto nao tiveres a 600rr.


podes perguntar a muitos users e todos te vao dizer q uma 125 ou 250 é muito mais perigosa que uma 600, por causa da sua estabilidade, por exemplo, fazer a vasco da gama numa 125 ou 250 a a mota até muda de faixa sozinha com o vento e com os carros a passar, e com uma 600 é uma calma, pk ela é corpulenta e tem estabilidade e nao sai do sitio

acredita, ao fim de 1 semana de andares com ela ja te vais sentir completamente a vontade, ha é que manter sempre o respeito pela maquina e nao arriscar
Ir para o topo Ir para baixo
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Idade : 33
Localização : MargemSul
Mota/Modelo : Daytona 675
Data de inscrição : 30/12/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 13:23

silver_bullet escreveu:
A quem diz que a é melhor uma 600f que uma RR gostava que me dissessem a razão, porque não encontro!

São ambas motas que ultrapassam os 250 km/h reais
Ambas, vão dos 0 a 200 e menos de 10 segundos!
A 600f tem suspensões inferiores, tem travões inferiores, um quadro inferior, e um equilibro inferior!

Mas fico curioso para saber porque é mais aconselhável ele começar por uma 600f e não por uma 600rr que é o que realmente gosta!

Vai começar por uma mota que não lhe diz nada, nem prazer tem! Apenas está a fazer um frete!


nunca dou razao ao SILVERBULLET, o gajo é um chato do pior, mas nesta tenho que admitir, tem toda a razao

ja conduzi a 600f e a rr e tenho a mesma opiniao
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 13:49

nunojorge7 escreveu:


Silver concordo contigo, mas excluindo a parte do conforto entre a RR e a F (já tive uma e agora tenho a outra exactamente por circular regularmente com pendura) e nesse campo só para citar uma das diferenças gritantes entre os modelos em questão basta ver a configuração (e conforto) do banco.
Quanta A GSXR não me pronuncio porque nunca conduzi nenhuma, mas posso assegurar que a Thundercat tem o mesmo nivel, mas com menos motor, sendo que o que as duas apresentam até poderiam ser boas opções para o caso aqui exposto!

Eu disse que a F era mais confortavel e que até a gsxr o é, mas que a mim nao me causava desconforto! Smile

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 13:51

KaraPau_GT escreveu:


nunca dou razao ao SILVERBULLET, o gajo é um chato do pior, mas nesta tenho que admitir, tem toda a razao

ja conduzi a 600f e a rr e tenho a mesma opiniao

Ahahah também te curto à brava Razz

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
[C4]
CBR 400
[C4]

Pendura : O nome da(o) tua/teu pendura

Número de Mensagens : 463
Idade : 47
Localização : Amadora
Mota/Modelo : CBR 600F de 2000
Data de inscrição : 05/08/2010

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 15:11

Como em tudo na vida, compra o que gostas e tem juizo...

Com qualquer uma que compres vais apanhar sustos. Acho que o importante é nao desanimar com o primeiro susto....

Nao conduzas com medo, mas nunca lhe percas o respeito.

Ir para o topo Ir para baixo
fever
Honda Monkey
fever

Pendura : A minha sombra

Número de Mensagens : 82
Idade : 34
Localização : Massamá
Mota/Modelo : CBR 600 RR
Data de inscrição : 03/06/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 16:10

Não podia concordar mais com o Silver e o Lammazze...

Escolhe o que gostas, com a tua idade e experiência penso que saibas já muito bem que as coisas tem o seu tempo, vais conduzir melhor ao fim de um mês do que na 1ª semana, melhor ao fim do 1º ano do que no 1º mês, e por ai fora, e isso tem mais haver com a tua cabeça do que com a tua mota, as coisas acontecem quando têm de acontecer, como é óbvio por vezes tem de se abdicar de certos desejos na vida, mas quanto menos tiveres de o fazer melhor Twisted Evil e o desejo da mota, para mim, foi muito complicado de ignorar, começou nos 15 e desde então o desejo só cresceu... Ou não tens a paixão/fascínio suficiente ou andas a hesitar demasiado, acho que devias comprar uma mota que tu gostes, ires numa 125 a 120km ou numa RR, vais sentir muito menos efeitos do vento por exemplo, vais ter um pneu com uma superfície de contacto muito maior, vais ter uma estabilidade muito melhor, é só aprender a andar nela respeitando as características da mesma, já para não falar que a RR é superior a outros modelos que te recomendaram em potência, mas também em travões, suspensão, aerodinâmica, etc, em muitos aspectos tenho mais medo de ir numa 125 do que na minha RR, e sim foi a 1ª mota e surpreendeu-me MUITO pela manobrabilidade e comportamento da mesma, foi a melhor escolha que fiz! Abraço e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1138
Idade : 31
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"
Data de inscrição : 15/05/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 16:35

Na minha humilde opinião eu acho que o plano A é o mais racional de todos.

Isto das motas não é uma questão de cair ou não cair. É uma questão de quando se vai cair, pois qualquer pessoa que ande de mota irá cair em qualquer momento, mesmo aqueles que tem cabeça, vai chegar uma altura, quer seja pelo próprio ou por outras coisas inerentes, tais como (outros condutores, estado da via, estado da mota).

Cair numa 600 não é o mesmo que cair numa 125/250 disso é certezinha, uma pessoa quando é novata nas motas vai apanhar sustos, eu mesmo os apanhei, eu apanhei mais à bem pouco tempo quando ia para gois no fim de semana de 16 a 20 deste mês.

O meu concelho é comprares uma mota já desvalorizada em 2ª mão de preferência e pedires a alguem deste forum que perceba da mecânica delas para ir contigo e ver se a mota está de facto em boas condições, assim se caires (porque irás cair :/, desculpa a cerdade) não vais desvalorizar muito uma mota que já desvaloriazada e não vais desta para melhor, pois apanhar sustos numa 125/250 cm3, não é a mesma coisa que apanhar sustos numa 600 cm3, e por exemplo uma 125/250 atinge prefeitamente os limites de velociade que no nosso país são praticados, 50 km/h em cidade, 90 km/h fora de localidade e 120 km/h em Autoestrada.

Aqui está o que eu acho que é a melhor opção, aceito as opiniões dos outros, apesar de descordar com as mesmas.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 16:54

Que logica da batata..... Compra um 125 barata pk vais cair....

Nem ha comentarios possiveis para essa forma de ver as coisas Rolling Eyes Rolling Eyes

DIz-me entao quando ele pode mudar para a 600? quando cair na 125? quantas vezes? Chega uma? Assim já teve experiência?

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
SportSilva
CBR 400
SportSilva

Número de Mensagens : 421
Idade : 39
Localização : Almada
Mota/Modelo : CBF 600SA
Data de inscrição : 07/09/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 19:19

Em primeiro lugar, olá visto que nunca tinha falado contigo aqui.

Já aqui li questões bastante elucidativas e outras menos.
Em relação a segurança na mota e o que ela te pode oferecer, arranja uma mota de guiador, preferencialmente com ABS e que possas apoiar o pé todo no chão, se a cilindrada for inferior a 599cc em 15 dias vais-te fartar da mota e vais querer vender...actualmente esta mau para vender, deves ter isso em conta.Não te preocupes com a 600cc porque se pensares nos primeiros tempos em "dar gás" ela mostra-te os dentes e tu assustas-te.
Podes sempre aproveitar e curtir a mota sem que ela de pregue uns sustos....

Agora...não deixes que A ou B te influencie em relação a como tu vais fazer isto ou aquilo...tu vais-te encontrar, vais aprender a tua maneira...correcta ou errada não interessa é a tua maneira. Se caires por erro teu, vive o teu erro, se tiveres medo? então muito bem, ele vai-te ajudar nos imprevistos.
Como? depende da pessoa que tu és...


Espero ter ajudado.
Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
tiagofsport
CBR 400RR
tiagofsport

Pendura : sandra li chen

Número de Mensagens : 560
Idade : 43
Localização : almada
Mota/Modelo : f-sport 2002
Data de inscrição : 02/01/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 22:06

Perco conta as pessoas que ja me disseram que as F permitem coriigir mesmo muitos erros,dai a minha opinião ser essa,pois concordo completamente com isso!a F so´puxa a partir das 7500 rpm,já a RR é logo de baixas a dar carga!a posiçao fa F nao tem nada a ver com a RR!a RR está mm construida p ires vergado a dar pau!mas esta é so a opinião de quem tem uma F e está muito satisfeito!e todas as opiniões sao validas,mas tb nao concordo com a opiniao de comprar uma 125 pk vais cair!compra uma 600 e vai com calma!

tenho um amigo que tem uma 954 e ja se arrependeu!tem medo da mota,diz que é muito bruta!e qts andam p aqui que ainda não exploraram uma 600 a sério e já andam de 1000!e dps n andam p frente p isso,falta a escola!
Ir para o topo Ir para baixo
Asa Negra
CBR 400RR
Asa Negra

Número de Mensagens : 707
Idade : 44
Localização : Numa estrada qualquer
Mota/Modelo : cbr 650 f
Data de inscrição : 03/11/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 22:26

Compra a mota que gostas de acordo com os euros que queres ou tens para gastar e em função daquilo que queres fazer com ela e pronto!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 47
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 21st 2012, 22:52

Olá outra vez

Em primeiro lugar, deixem-me dizer-vos que estou abismado com tantas respostas ao meu tópico. Quero voltar a agradecer a todos sem excepção a paciência e boa vontade que demonstraram ao responder (concerteza pela inésima vez) às perguntas de um leigo cheio de dúvidas.

Gostaria de esclarecer que a minha obsessão secreta é mesmo com a máquina. As minhas dúvidas e hesitações não se prendem com o facto de querer ser motard ou não... é aquela máquina que me tira do sério cada vez que a vejo... isto já é assim desde 2003.... e cada vez que considerava a hipótese, colocava os prós e os contras e lá desistia da ideia.

Agora, obviamente, sinto outra vez um medo terrível de estar a fazer a asneira da minha vida. Se me puser a pensar em tudo o que pode correr mal e que posso não ver os meus filhos a crescer por causa de uma "maluqueira" ou "vontade" ou "obsessão" até me dá logo um aperto no estómago mas por outro lado... aquela máquina... deve ser brutal poder andar de um lado para outro sem estar enfiado numa caixa, sentir o vento na carra, a proximidade da estrada... sei lá... estou só a supor. O maior contacto que tive com uma mota foi andar de pendura numa e até gostei... pelo menos até ao momento em que o fulano acelerou até os 300km/h e eu não encontrava uma posição para conseguir respirar por detrás dele... aí a brincadeira perdeu a piada mas sobrevivi :p

Alguns colegas afirmaram que era possível morrer-se em qualquer situação e é verdade mas as probabilidades estatísticas não são as mesmas. No entanto, estou disposto a arriscar e, se para ter a maior garantia de sucesso possível, tiver que comprar duas ou três motas antes de atingir o meu objectivo, que seja mas que vai ser uma seca diabólica lá isso vai pois, como já referi, a obsessão não é andar em duas rodas numa moto qualquer... é andar na 600 rr.

Em relação à recomendação de conseguir assentar os pés completamente no chão... nem me tinha passado pela cabeça... outro factor que poderá fazer rebentar a minha bolha de ilusão, Apenas tenho 1.77-1.78. Não é lá grande altura. Já me tinha mentalizado que teria que perder a barriga por causa do tipo de motorizada o que será mais um sacrifício mas mandar esticar as pernas, penso que não seja viável :p ... vou ter que passar por um stand e experimentar in loco se me consigo sentar nela.

Acerca da questão da mota em 1ª ou 2ª mão, já vi que pode haver ganhos significativos e se vier já riscada melhor que não haverá de doer tanto a alma quando a deixar cair ao subir um passeio ou outra asneira e principiante. Por outro lado, visto que eu realmente insitiria na questão do ABS (por causa das tais travagens de emergência instintivas), torna-se mais difícil encontrar uma mota com esse extra em 2ª mão.


Quanto à experiência de conduzir em estrada... em 18 anos de carta fiz 715000km. Tive 2 acidentes de registo nesse tempo e ambos antes de completar 23. Agora não me peçam o meu historial de multas que eu sou um íman humano... quando era puto, eram multas de 200km/h para cima. Agora são por parar o carro à frente da minha casa com as rodas em cima do passeio, são por ir a 56 numa zona de 50 e outras do género... até já fui multado num parque de estacionamento de 300 lugares em que eu era o único ocupante mas o polícia embirrou com o meu carro e multou-me por ter deixado a roda traseira do lado esquerdo a tocar na linha branca que separava o meu lugar do do lado... enfim.

De resto, agradeço mais uma vez a vossa disponibilidade para me darem as vossas opiniões que não irão ser ignoradas. Espero que se tudo correr bem, traga boas novidades nos próximos meses.

Abraços a todos.

Tony
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 00:34

Minha modesta opinião ...

Não tinha experiência mas comprei logo uma 1000, continuo em aprendizagem e vais andar a vida toda a aprender...
Uma mota deve sempre ser comprada pelo CORAÇÃO e não pela razão...
Vais sempre ter um vazio e um gasto a dobrar em compra.....
Ando na maioria dos dias a uma velocidade média e por vezes em Auto Estrada estico-me como todos ...

Vai e sê feliz, compra realmente a k queres e não oiças ninguém Wink

P.S. Á e não menos importante, comecei a andar de motão aos 39 anos (cota tbm) e tbm tive os meus desvairios de infância....

Abraço...
Ir para o topo Ir para baixo
Adri
CBR 500R
Adri

Número de Mensagens : 892
Idade : 41
Localização : Setúbal
Mota/Modelo : RSV4
Data de inscrição : 10/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 00:49

Na minha modesta opinião, se é da RR que gostas, é essa que deverás comprar! Ela tanto anda a 20 - 50 - 100 -200kmh, dependendo do que [b]TU[/b] acelerares!
Essa do fazer uma maluquisse e acontecer algo que não possas ver os teus filhos crescer, bem... pode acontecer a passares numa passadeira, sujeitas-te mais de mota? Talvez... mas visto seres um hímen às multas irás ter atenção em como andas! Smile
Poderás não tirar partido de 1/4 ou 1/10 do que a mota é capaz... mas estarás a conduzir o teu "sonho", os outros dizem que andas devagar num R!? Problema deles... pois tu estarás a viver o teu sonho e não o deles.
Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 09:32

tchavei escreveu:


até já fui multado num parque de estacionamento de 300 lugares em que eu era o único ocupante mas o polícia embirrou com o meu carro e multou-me por ter deixado a roda traseira do lado esquerdo a tocar na linha branca que separava o meu lugar do do lado... enfim.


Tony

Shocked Shocked Porra isso devia ir para a televisão Laughing

_________________________________________
Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 11:21

Bem, li o teu post completo e li alguns comentários por alto.

Vou-te contar a minha situação, talvez vá de encontro à tua. Como deves ter reparado, eu ainda sou novo. Quando era ainda mais novo (abaixo dos 20), nunca tive grande obsessão por motas, era fixe vê-las passar mas nunca tive desesperado por andar numa. Só há coisa de pouco mais de 1 ano é que o bicho começou a bater forte e... Bem, fiz tudo por tudo para ter uma.

Até Outubro do ano passado, eu não tinha carta nem de carro nem de mota, portanto, a minha experiência na estrada, era zero. No entanto, em Agosto do ano passado, acabei por comprar a mota que eu gostava: uma Cbr 929. Posso dizer-te que a minha mota foi o primeiro veículo motorizado que eu conduzi na minha vida, nunca na vida tinha experimentar conduzir um carro ou outra mota qualquer. Esta foi a primeira. Fi-lo ainda sem a carta apenas aqui na minha zona apenas para ter noção de como é que era. Acho que também é importante dizer que sempre tive juízo, pois não desatei aí a acelerar que nem um maluco.

Entretanto lá comecei a ter aulas de condução e tirei a carta. No dia em que recebi o papel a dizer que já podia conduzir, a primeira coisa que fiz foi fazer o seguro e assim que cheguei a casa, fui dar uma volta na mota. Sim, é uma mota muito bruta, muito potente, mas se eu quiser que ela seja mansinha, também o é. Tudo depende de nós. Claro, com mais alguma experiência, fui experimentando mais e mais e mesmo agora passado um ano, a mota ainda me consegue impressionar devido a tamanha potência, ainda estou muito longe de ver tudo o que tem para dar.

Resumindo, eu já estive na tua posição a perguntar qual seria a melhor mota para me iniciar. Muitos falaram na 600F e houve até quem dissesse para começar numa de gama mais baixa, mas felizmente encontrei pessoas que me disseram que devia procurar a mota que goste, independentemente da cilindrada. E foi o que fiz, para mim seria ou uma 954 ou uma 929 e assim foi.
Portanto, o meu conselho será mesmo esse: escolhe a mota que gostes!

Claro, o facto de já conduzires há muito tempo dá-te sempre vantagem pois estás mais habituado a lidar com as situações do dia a dia, depois é só aplicar isso à mota. Eu tive que começar devagar pois para mim ainda era tudo novo e praticamente conduzi a mota como se fosse um carro, sempre atrás dos outros carros na fila. Agora parece que existe uma via extra, há as dos carros e existe ali uma via para mim. Very Happy
Mas pronto, isto já são experiências aparte. Apenas não faças mais do que aquilo que sabes que consegues controlar (e mesmo quando pensamos que está tudo sob controle, as coisas acontecem), desde que te sintas seguro e saibas o que estás a fazer, é o que importa. Aos poucos e poucos vais melhorando...

E em relação à tua idade, o que te posso dizer é que alguns dos companheiros com quem ando, têm 45 e mais anos, casados e com filhos e para os 300 é com eles. Portanto, não será pela tua idade que estarás velho. Smile

E acho que é só. Boa sorte na escolha e na compra.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 12:43

Não existe qualquer diferença de perigo entre uma 50 ou uma 1000cc, se houvesse diferença de perigo não morria ninguem de motorizada, tal como diz o kentera "tu é que enrolas o punho" a pior coisa que pode existir num motociclista é andar numa mota que não se gosta só para fazer o frete de aprender, aprender a fazer o quê? é como ires para a cama com uma mulher e não sentires absolutamente nada por ela, "estar ali só por estar é fooderr e andar"
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 12:44

O que quero dizer é que nunca aprendes a fooder da mesma forma que nunca aprendes a andar de mota se andares numa mota apenas pelo favor de andar, o motociclismo corre-nos nas veias e não o podemos tirar, nem meter.....
Ir para o topo Ir para baixo
superpt
CBR 600F
superpt

Pendura : Kat

Número de Mensagens : 1276
Idade : 42
Localização : São Martinho do Porto
Mota/Modelo : Roubada - CBR 1000RR (2009) 2014-06
Data de inscrição : 16/02/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 22nd 2012, 13:43

Ainda hoje tive uma conversa com uns amigos meus, sobre isso!
E fiz a mesma comparação que o J Luis fez, entre andar de mota e "fazer o amor" Wink

Tenho uma CBR600F e estou super contente, fui um pouco limitado na altura da compra por factores financeiros, mas sempre procurei algo que me agrade! Já não conduzia motas há 7 anos e estava ciente que teria que voltar à "escola". Mas sempre tive olhos para desportivas, adoro o estilo. Também tive outra nuance limitadora, já fracturei a coluna aqui há uns anos, e tinha algum receio de arranjar uma mota com uma posição muito agressiva e o meu corpo reclamar. Daí ter ido para uma F e não uma R.

Mas também ao fim de uns minutos as capacidades básicas voltaram todas, e depois começas a querer mais, querer fazer mais!

E não há nada como fazer isso numa mota que se gosta!

Em suma, sou da opinião que deves adquirir aquilo que gostas.
O punho só enrola o que a tua mão mandar, e por consequência a mota só anda aquilo que tu deixares!

Factor perigo? Existe em todas, desde bicicletas a uma Hayabusa 1300cc!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.dev4u.net
tchavei
Honda Monkey
tchavei

Número de Mensagens : 12
Idade : 47
Localização : Faro
Data de inscrição : 19/08/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 25th 2012, 16:43

Olá de novo.

Agradecendo, uma vez mais, todas as respostas, penso que já tenho mais ou menos a ideia do caminho a seguir. Agora é apenas uma questão de iniciar esta aventura com a carta A. Na próxima semana vou informar-me junto às escolas de condução sobre o que preciso e quais os preços. Depois vou colocando novidades a medida que as houver.

Pode ser que daqui a alguns meses já possa vir aqui a relatar a minha primeira experiência em cima de uma 600 Wink

Muito obrigado a todos

Abraços
Tony
Ir para o topo Ir para baixo
mepes
CBR 250
mepes

Pendura : dizem que sou muito maçarico

Número de Mensagens : 243
Idade : 35
Localização : Atrás do sol posto
Mota/Modelo : ex----- -----------------–---------------------900rr sc28. GSXR1000 K1
Data de inscrição : 08/10/2011

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 26th 2012, 00:20

Sou exactamente da mesma opinião que o trollitito..

Antes de ter a minha 900rr e a carta A tinha simplesmente dado 2 ou 3 voltas numa DT e uma V5 e a falta de experiencia nas 2 rodas não me limitou minimamente..

Tirei a carta A em maio e apesar de tantos avisos e opiniões por vezes de pessoas que nem de biciclete sabem andar nunca hesitei em ter a minha 900 so porque me diziam que não seria capaz de andar devagar..

Enfim mitos urbanos.



Compra sem duvida aquilo de que gostas e veras que so pelo simples facto de como dizem, estares a viver o teu sonho teras a "escolinha" que tanto procuras...
Ir para o topo Ir para baixo
Fernandor1
CBR 125R
Fernandor1

Número de Mensagens : 129
Idade : 40
Localização : lisboa
Mota/Modelo : r1
Data de inscrição : 05/07/2012

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 26th 2012, 07:01

tudo tem a ver c a posiçao o corpo na mota..e c o enrolar do punho...eu adoro levantar a sair dos semaforos=)
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16276
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitimeagosto 26th 2012, 12:09

mepes escreveu:
Tirei a carta A em maio e apesar de tantos avisos e opiniões por vezes de pessoas que nem de biciclete sabem andar nunca hesitei em ter a minha 900 so porque me diziam que não seria capaz de andar devagar..

Enfim mitos urbanos.

Nem mais... alguns amigos meus só diziam que me ía matar... E olha... ainda cá ando...

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Moto de Principiante? Quais os factores importantes? Moto de Principiante? Quais os factores importantes? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Moto de Principiante? Quais os factores importantes?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Sondagens-