InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDe uma vez por todas!! Pressão Pneus LojaDe uma vez por todas!! Pressão Pneus V-deosDe uma vez por todas!! Pressão Pneus Fotos
De uma vez por todas!! Pressão Pneus Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 De uma vez por todas!! Pressão Pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:20

Pessoal, gostava de saber que pressões é que usam nas vossas motas...

De preferencia indiquem a marca do pneu e modelo da mota.

Ando com esta duvida porque pelo que tenho pesquisado dizem que usar 42 PSI no pneu traseiro é muito... Há quem diga até que deve-se usar quase a mesma pressão nos dois pneus..

O mais comum que vejo usarem em foruns estrangeiros é 33 PSI na frente e 34 atrás ou 36 PSI na frente e 38 PSI atrás.... Isto para uso na estrada!!

Cumps




Ir para o topo Ir para baixo
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:28

Simples 2.5 a frente e 2.9 atras! As motas têm um autocolante no braço oscilante com essa info, muita gente tira, até porque fica feio Razz

Isto são valores standard para cada pneu, independentemente da marca, depois mais coisa menos coisa ajustas tu conforme te sentires melhor


Última edição por silver_bullet em agosto 12th 2013, 18:29, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
jorge martins
CBR 600F
jorge martins

Pendura : Dani

Número de Mensagens : 1008
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 600rr
Data de inscrição : 05/03/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:28

penso que o indicado pela honda e , 2.9 atras e 2.5 a frente , eu pessoalmente uso 2.5 atras , 1.9 a frente
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:31

as marcas falam em 42 atras 36 a frente depois depende do tipo de estrada/condução que vais fazer e o tipo de pneus que usas se de estrada ou das corridas , os das corridas requerem pressões mais baixas , agora prepara te para 1001 opiniões diferentes do pessoal , eu pessoalmente com pneus de estrada usava sempre 38 atras 34 a frente , dias de muito calor baixava 2 a frente e atras para os 36T   32F , se fosse fazer muita AE aí já metia mais perto do que recomenda o fabricante 40 atras 36 a frente , moral da historia , consoante a utilização que deres a mota vai experimentando a ver o que te da melhor feedback , muito importante , pressões que falei tiradas sempre com pneus frios !!! por fim com pneus das corridas como agora que tenho feito track e dou umas voltas as vezes com a malta com esses pneus uso 32 a frente e 30 atras , na pista uso menos ainda 26 F 22 T (1.8 e 1.5) ...


Última edição por Gabriel Gonçalves em agosto 12th 2013, 18:33, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:32

Pois... Pelo que tive a ver dizem que essa recomendação que vem nos autocolantes é a pressão máxima que se deve pôr quando a mota vai com o peso máximo suportado.... Ou seja... Para quem anda regularmente sozinho deveria baixar uns quantos bars, correcto?

Eu tenho usado sempre usado 36F e 42T mas acho que vou baixar um bocado... Nestes dias de calor tenho notado a mota a "patinar" demais para meu gosto!!


Última edição por L.Delgado em agosto 12th 2013, 18:35, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tenazinha
CBR 600F
tenazinha

Número de Mensagens : 1138
Idade : 31
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Honda NSR 125 / CBR 600RR aka "A canária"
Data de inscrição : 15/05/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:34

2.5 à frente ; 2.9 atras

não tem muita a ciência, que tenha menos pressão vai gastar mais gasolina a moto, e com mais pressão correr o risco de ir ao tapete Wink aliás mesmo com menos pressão podes ir ao tapete pois o pneu não toca no chão da maneira de como foi estudado para tocar pelas marcas de pneus.

Pessoal por favor não inventem em termos de pressões se as marcas metem 2.5 / 2.9 é porque deve ser assim e foram estudados para tal.
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:34

Conforme referido, 2.5 frente, 2.9 atrás (para as 1000rr - 190/50 atrás, 120/70 à frente), até porque menos pressão à frente por exemplo nota-se muito na força que o guiador faz para dentro da curva.

abr
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:37

Pois.. Eu não queria estar a mexer muito nas pressoes até porque pode sair caro ao fazer uma curva ou numa travagem mais brusca mas a verdade é que estes ultimos dias o pneu traseiro pareceu-me agarrar menos do que é habitual =/
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:37

mete 40 T 36F se fizeres muita AE (dias quentes baixa 2 a frente) se gostares de fazer umas curvas e quiseres ter mais um bocado de apoio de pneu roda com 38T34F (esta pressão podes andar todo ano quer em curvas quer em AE sem stress) a única razão que uso mais pressão em AE e para não romper tanto o pneu ...
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:38

Gabriel Gonçalves escreveu:
mete 40 T 36F se fizeres muita AE  (dias quentes baixa 2 a frente) se gostares de fazer umas curvas e quiseres ter mais um bocado de apoio de pneu roda com 38T34F  (esta pressão podes andar todo ano quer em curvas quer em AE sem stress) a única razão que uso mais pressão em AE e para não romper tanto o pneu ...
Ok. Obrigado!

Vou experimentar 38T34F para ver como se porta :p
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:39

Pah eu sigo a indicação da marca até porque a ciclistica da mesma foi desenhada para andar à pressão indicada, fugires a esse valor comprometes em sempre alguma coisa (a tua segurança).

Como o Gabriel referiu, + pressão rompes menos pneu (tens menos contacto com o solo) mas .. tás sempre sujeito a azares..
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:40

L.Delgado escreveu:
Pois... Pelo que tive a ver dizem que essa recomendação que vem nos autocolantes é a pressão máxima que se deve pôr quando a mota vai com o peso máximo suportado.... Ou seja... Para quem anda regularmente sozinho deveria baixar uns quantos bars, correcto?
EDIT: bom, fui rever ao manual por via das duvidas e acho que disse algo menos acertado. Seja como for, não é por andares sozinho que deves reduzir a pressão dos pneus, senão de caminho pela lógica cada vez que andares com pendura, vais regular as suspensões dianteiras e traseiras assim como a folga da corrente.

Quanto à pressão, é o que já foi dito e não tem nada que saber: 2.5 à frente, 2.9 atrás.


Última edição por Trollitito em agosto 12th 2013, 18:45, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jorge martins
CBR 600F
jorge martins

Pendura : Dani

Número de Mensagens : 1008
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 600rr
Data de inscrição : 05/03/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:41

essas condições são as indicadas , mas para quem não arrisca tanto em curva , quem gosta de ir um pouco mais alem usa uma  presao bem mais baixa
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:42

AjnSantiago escreveu:
Pah eu sigo a indicação da marca até porque a ciclistica da mesma foi desenhada para andar à pressão indicada, fugires a esse valor comprometes em sempre alguma coisa (a tua segurança).

Como o Gabriel referiu, + pressão rompes menos pneu (tens menos contacto com o solo) mas .. tás sempre sujeito a azares..
Certo, mas como disse em cima, também já me foi dito que o que vem nos autocolantes (recomendados pela marca) são as pressões máximas recomendadas para o peso máximo que a mota pode suportar... O que invalida que eu use essas pressões!

Agora resta saber se isso que eu li tem algum fundamento ou não...
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:43

tenazinha escreveu:
2.5 à frente ; 2.9 atras



Pessoal por favor não inventem em termos de pressões se as marcas metem 2.5 / 2.9 é porque deve ser assim e foram estudados para tal.
Tenazinha não vai de inventar a minha mota nunca rodou com 42 36 como recomenda o fabricante nem nunca chegara a rodar aquilo são pressões para rodar a ritmo de passeio a ver paisagens se rodares a maiores ritmos tem mais aquecimento e por isso mais pressão de ar gerada dentro do pneu aumentando a pressão do pneu por isso não é inventar , consoante a condução e estrada se escolhe a pressão se fores em dias destes de 40 graus fazer serra com as pressões recomendadas pela marca quando deres conta não raspas joelhos raspas logo tudo no soalho ....

Mas volto a frisar tudo o que falei de pressões é a minha opinião e que uso e falo sobre a experiencia que tenho tido a andar agora cada um faz o que acha melhor ...
Ir para o topo Ir para baixo
jorge martins
CBR 600F
jorge martins

Pendura : Dani

Número de Mensagens : 1008
Idade : 35
Localização : lisboa
Mota/Modelo : cbr 600rr
Data de inscrição : 05/03/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:45

o pneu com uma calibragem desas parece uma pedra dura
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:45

Pressão + baixa gasta-te mais pneu mais rápido, agarra melhor decerto pois tens + superficie de contacto com o chão mas torna-te a condução diferente..

Acho que devem visitar este site:

Aqui!

abr
Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:48

Bem... Pelo menos 40T36F nestes dias de calor vou experimentar!! É que como disse, com 42 sinto o pneu traseiro a agarrar menos!!

Vou ver o link que puseste santiago.

Obg
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:50

Eu não sei o que voçês sentem mas aquilo que eu noto é que basta a frente perder + de 0.1 bar e eu noto bastante diferença na força do guiador para dentro da curva em curvas de / até 70km/h.

Acho que podes fazer esse teste e veres tu mesmo o comportamento que a tua moto fica com diferentes pressões..

Ir para o topo Ir para baixo
L.Delgado
CBR 250
L.Delgado

Número de Mensagens : 237
Idade : 37
Localização : Setúbal/Almada
Mota/Modelo : CBR 1000rr
Data de inscrição : 12/07/2012

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:53

AjnSantiago escreveu:
Eu não sei o que voçês sentem mas aquilo que eu noto é que basta a frente perder + de 0.1 bar e eu noto bastante diferença na força do guiador para dentro da curva em curvas de / até 70km/h.

Acho que podes fazer esse teste e veres tu mesmo o comportamento que a tua moto fica com diferentes pressões..

Ao pôr 36 na frente e 40 atrás só estou a baixar a pressão do pneu traseiro!!

A recomendada pela marca para o da frente é 36 psi (2.5 bar).

Basicamente fica 2.5Bar na frente e 2.7 atrás!
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:56

Como te referi há pouco, testa e tira as tuas conclusões Smile mas eu acredito que se à frente se nota diferença atrás também deve haver algo ali que te altera a condução..

abr
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 18:57

quem quiser perder uns minutos a ler , podem sempre usar o Google tradutor  tem aqui um artigo mais completo ...

http://canyonchasers.net/shop/generic/tires.php
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 19:02

Gabriel o site diz o oposto do que tu referiste há pouco..

"What about tire pressure and size? This one does not depend. For almost all cases go with the manufacturer's recommendations taking into consideration how much weight you have on the bike (such as luggage or a passenger or both). Believe it or not, those designers and engineers in Japan, Italy, and Germany know a lot more about motorcycle design than we think we do. Your best and safest bet for motorcycle performance and handling is to run the recommended pressure. You can deviate slightly depending on what you want from your tire or for a track day, but the closer you stay to manufacturer's guidelines the happier you will be. Dropping pressure causes the tire to flex more which does a lot more than just give you a bigger contact patch. Depending on the conditions, lower pressure could prevent your tire to coming up to proper pressure to causing it to overheat."

Basicamente diz-te para seguires o que o construtor anuncia e que pressão baixa provoca em determinadas condições que o pneu sobre-aqueça..
No parágrafo que peguei o que diz é que podes alterar em casos de Track days ou condução normal, nunca fugindo muito à pressão "normal"..
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel Gonçalves
CBR 600F
Gabriel Gonçalves

Número de Mensagens : 1091
Idade : 38
Localização : a andar de mota
Data de inscrição : 17/10/2010

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 19:09

claro que ninguém anuncia ou fala em pressões adquadas para andar a mais de 200 em AE ou fazer curvas ao dobro da velocidade recomendada de lei daí não falerem nesse pormenor de baixar as pressões pois não recomendam coisas para coisas que são ilegais , por isso lhe disse para rodar a 34 38 é bastante perto do que recomenda o fabricante sendo que numa situação de maior ritmo não fica mal pois tem mais base de contacto de pneu com o asfalto...
Ir para o topo Ir para baixo
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitimeagosto 12th 2013, 19:11

Não concordo.. as motas na Alemanha têm decerto as mesmas pressões indicadas e sabes que há lá AE que não tem limites de velocidade, daí que, as marcas não colocam as pressões adequadas às velocidades máximas de cada país.. mas isto digo eu e eu não sou ninguém para falar sobre isto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




De uma vez por todas!! Pressão Pneus Empty
MensagemAssunto: Re: De uma vez por todas!! Pressão Pneus De uma vez por todas!! Pressão Pneus Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

De uma vez por todas!! Pressão Pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» pressão pneus
» pressao pneus
» Pressao dos pneus f3
» Pressão dos pneus.
» pressao dos pneus

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Problemas, Reparações & Manutenção-