InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 LojaDúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 V-deosDúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Fotos
Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Dúvida: Carta de moto - Categorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Pendura : Ana Rita

Número de Mensagens : 716
Idade : 31
Localização : Lourinhã
Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98
Data de inscrição : 02/07/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 14:05

Se tirares A2 sim Edgar. 
Nuno: A2: Motociclos até 35 kW, relação potência/peso até 0,2 kW/kg, não derivados de versão 
com mais do dobro da sua potência máxima 

O que eu entendo nisto é que só pode ter no máximo (derivado do dobro da potencia) 70 kw quando limitado a 35kw, e isso da 98cv, a F3 tem 110cv... :s
Ir para o topo Ir para baixo
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Pendura : Ana Rita

Número de Mensagens : 716
Idade : 31
Localização : Lourinhã
Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98
Data de inscrição : 02/07/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 14:07

E na minha opinião Nuno, eu agora esperava pelos 24... Simplesmente só me arrependo de ter esperado pelos 21 para tirar ilimitada e no fim, tramei-me Smile Porque mudou quando ia fazer os 21...
Ir para o topo Ir para baixo
zephex
Honda Monkey
zephex

Número de Mensagens : 29
Idade : 44
Localização : Porto
Mota/Modelo : Srad 750 98/ cbr xx 04
Data de inscrição : 05/12/2012

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 14:11

Só por curiosiadade, que motas desportivas se podem comprar até 35kw?

estive a ver o livrete das minhas, a vstorm 650cc tem 49kw e a gsxr 750 99.3kw.

Cumps.
zephex
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 16:56

Viralhadas escreveu:

Atenção aos kw's da mota, uma F3 ou F4 limitada a 25kw não dá para esta nova categoria A2, eu tenho A2 e tenho uma F3, mas cheira-me que se sou algum dia mandado parar antes de fazer os 2 anos de carta e marcar exame para ilimitadas tou feito ao bife, apenas não troco, porque além de gostar dela, não sabia nada disso.
Depende... Podes andar com ela limitada no livrete desde que esta limitação não seja inferior a metade da potencia original dela ,  por exemplo tua mota geralmente no livrete normal tem 77KW , e se tiver limitada a 25 ou 35kw , é menos de metade da potencia...No entanto não me parece que seja algo que te chateiem numa operação stop, a não ser que apanhes algum que realmente seja muito esperto , caso contrario podes ir descontraído , pois duvido que numa paragem tentem saber a potencia original da mota etc , se no livrete ta limitada ta limitada eles não vão abrir-te o motor e poucos pescam alguma coisa disso lol
Ir para o topo Ir para baixo
CARBONx_X
CBR 500R
CARBONx_X

Pendura : Jess_

Número de Mensagens : 844
Idade : 33
Localização : Açores , Ilha Terceira
Mota/Modelo : Kawasaki ninja zx6r 2008 limited edition
Data de inscrição : 21/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 17:02

zephex escreveu:
Só por curiosiadade, que motas desportivas se podem comprar até 35kw?
ou f
estive a ver o livrete das minhas, a vstorm 650cc tem 49kw e a gsxr 750 99.3kw.

Cumps.
zephex
Isso Varia muito , mas qualquer uma abaixo dos 35KW e peso/potencia inferior ou máximo de 0.2 ta pronta a seguir , 125 / 250 / 400 / 500 depende do modelo mas em ambas as cilindradas tens motas que se enquadram na categoria , ou mais do que isso desde que teja limitada no livrete pode até ser uma 1000cc se tiver menos ou 35kw no livrete e a potencia original não exceder os 70kw you good to go Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Marco Reis
CBR 125R
Marco Reis

Pendura : Neuza

Número de Mensagens : 144
Idade : 36
Localização : Viseu - V.N.Famalicão - Alcobaça
Mota/Modelo : Vespa 50S (1969) / CBR 600 F - Sport
Data de inscrição : 03/12/2012

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 19:24

Parra09 escreveu:
Antigamente era licença ciclomotor com 14 anos.

Carta A2 para 16 anos dava para até 125 cc e 15 cavalos

Carta A1 para os 18 anos com potencia até 25Kw (cilindrada não importava, apenas a potencia)

Carta AL a partir dos 21 anos que era ilimitada, eu esperei ate aos 21 para tirar esta.

Ao que parece agora a AL passou para os 24 anos, pelo que deverás agora tirar o equivalente à A1, com máximo de potencia até 25 Kw, não define a cilindrada pois podes ter motos de 600cc com menos Kw que uma moto de 250cc ou 300 cc.
Exatamente como amigo referiu...

Eu tirei a carta de 125cm3 quando tinha 16 mas esta não da para passar a AP (antiga categoria sem limite de cilindrada) Só se consegui a pela AL.
Assim sendo depois tive de tirar outra categoria neste caso AP isto em Setembro de 2012.. A legislação ia mudar em Janeiro que mesmo assim nao me fazia diferença porque já tinha os 24...

Ve la melhor isso na escola. Wink
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jorge 123
CBR 250
jorge 123

Número de Mensagens : 222
Idade : 51
Localização : santa m. f.
Data de inscrição : 26/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 19:53

Tanto a PSP como a GNR ambas teem um catalogo com a potencia de todas as motos vendidas em Portugal.

Eu já o vi !

A minha sorte na altura (ano 1996)   foi eu ter  um motociclo importado (GSXR 600W) de 93 com 100cv moto que nao constava nos catalogos deles.
Lembro-me que o GNR desfolhou o catalogo todo ao mesmo tempo que me perguntava; você sabe muito bem a potencia que ela tem.....eu respondia sempre que nao sabia mas sabia  Laughing 

A minha carta de moto foi tirada em fins de 95 e só dava para conduzir até 11 kw cerca de 30cv nos primeiros 2 anos, como nao tinham como comprovar a potencia da moto face a minha carta  lá me deixaram ir.

Desde 95 até hoje a lei já mudou um cento de vezes doido
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitimefevereiro 19th 2014, 22:20

nuno91pt escreveu:
Como prometido, depois do assunto resolvido aqui fica o feedback.

Pelos visto ninguém lá sabia era muito bem a potência em KW e gerou-se uma confusão por me terem dito que era limitado a 15Kw. De uma maneira ou de outra lá a senhora da secretaria vai confirmar e garantiu-me que fica A2. Confusão era confusão e eu já estava em pânico ao pensar que tinha pago para andar de 50cc lol.



Sim Edgar, eu tinha pensado em esperar. Porém, como já tinha tirado a carta de carro lá eles fizeram-me um desconto, era 399€ e passou para 300€ e para o ano quando for fazer o exame para a A pago só 50€ vou lá e fico despachado. Assim, posso comprar já uma até 35Kw que eu prevejo que me dure uns 2anos para me ambientar bem.
Logo vi que andava ai uma grande confusão ...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida: Carta de moto - Categorias Dúvida: Carta de moto - Categorias - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Dúvida: Carta de moto - Categorias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Novas categorias de carta. AL->A2->A
» Novas categorias - Carta de mota
» dúvida 1º seguro de moto
» Carta AP
» carta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-