InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDiversas questões LojaDiversas questões V-deosDiversas questões Fotos
Diversas questões Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Diversas questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Localização : por ai
Data de inscrição : 30/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 18th 2015, 22:41

Cumprimentos a todos

Desde de sábado com sou proprietário de uma cbr 600 rr de 2004 sendo que o nº total de km feitos numa mota de 2 rodas como condutor é de apenas 50km    Very Happy  (vim do mundo das moto4) Mas isso não invalida o facto de já andar a pensar em alterar uma ou duas coisas na mota e nada mais, pois gosto de a ter simples

A minha mota ainda tem o "bacalhau" e os respectivos piscas de origem e como não gosto nada de ver aquilo gostava de fazer algo como isto:



Isto é muito caro? E a sua instalação é tirar o antigo e por o novo? 

O que tenho é de leds mas como não tenho luz de stop em ambos os travões vou ter que ver para já se tenho um problema na ficha ou na óptica

Tenho amigos que já têm uma larga experiência nas motas como a minha/vossas e disseram-me que tenho que trocar os rolamentos da direcção (local onde o volante prende ao quadro) e gostava de saber se alguém já mudou e se o €strago é muito grande?

Alguém pode dar sugestões ou indicar qual o tipo de óleo ideal para a mota?

Já me falaram em óleo 100% sintético de competição (3l = 100€) mas que o muda de 12 em 12mil 
já me falaram em óleo semi-sintético que se muda de 6 em 6mil km

Para finalizar qual o tipo de velas ideais?

Desde já agradeço a vossa ajuda, desculpem a carrade de pergundas num só tópico mas julgo ser melhor assim do que abrir um tópico por cada questão

PS: julgo ter aberto o tópico no sitio certo, caso contrário desculpem o erro de principiante  Embarassed

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Deville
CBR 400RR
Deville

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Idade : 47
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Data de inscrição : 31/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 00:48

Olá Pedro,

em relação aos rolamentos, comprei estes mas ainda nao os montei
http://moto.rodabem.pt/index.php?route=product/product&product_id=34

são cónicos (os de origem são de esferas) e tb pelo que sei são foram cerca de metade do preço dos OEM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Localização : por ai
Data de inscrição : 30/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 10:41

Deville escreveu:
Olá Pedro,

em relação aos rolamentos, comprei estes mas ainda nao os montei
http://moto.rodabem.pt/index.php?route=product/product&product_id=34

são cónicos (os de origem são de esferas) e tb pelo que sei são foram cerca de metade do preço dos OEM
Boas

Qual a diferença de uns para os outros? Sempre pensei que só existia um tipo de rolamentos.

E alguém sabe responder ás outras questões?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 11:03

Movi-te o tópico para Manuntenção Geral, visto que que se diversifica um pouco no tipo.

Pedro Costa escreveu:
Alguém pode dar sugestões ou indicar qual o tipo de óleo ideal para a mota?

Já me falaram em óleo 100% sintético de competição (3l = 100€) mas que o muda de 12 em 12mil 
já me falaram em óleo semi-sintético que se muda de 6 em 6mil km

Para finalizar qual o tipo de velas ideais?

Quanto ao resto, bacalhau e afins não te sei responder com exactidão. Mas existe acessórios para isso.
Posso-te deixar aqui um link do ebay com uma pesquisa que fiz, confirma no entanto se é isto que queres, e podes mandar vir de qualquer sítio (incluindo parceiros aqui do fórum em que podes ter algum desconto, logo vês o que se adapta melhor às tuas expectativas):
Link Ebay

Quanto ao óleo, é uma questão sempre complicada de responder, porque cada um tem as suas opiniões.

À partida o óleo para a tua será 10w40. Quanto ao sintético ou não, motos com alguns anos não estão minimamente preparadas para sintético, as mais recentes sim, a do teu ano, 2003 penso que já está preparada para tal.

No entanto, sintético ou não, não te recomendo trocares aos 12k, é intervalo um pouco longo, principalmente para moto rotativa como a CBR600. Não te esqueças que o mesmo óleo, é usado para motor, caixa e embreagem (ao contrário dos carros).

E a tua provavelmente mesmo no manual tem especificado trocas de 6k.

Para exemplo pessoal, na minha, que o intervalo é especificado aos 12k no manual, faço com semi-sintético aprox. de 6 em 6k.
Ao fim de 4.000km já começo a notar que o óleo não é o mesmo na caixa (começa a ficar mais rígida e menos suave nas trocas de mudanças), por isso nem me atrevo a esticar muito para além dos 6k.

E a minha moto é pouco rotativa e de baixa potência / compressão.

Claro que também vai depender da tua condução, se fazes muita AE, baixa velocidade constante, situações que não stressem muito o motor, podes esticar mais um pouco, se puxas aqui e ali, mantém-te nos 6k... Se andares sempre a fundo, se calhar até seria melhor mudares antes...

Não são só os KMs que deterioram o óleo, por isso não há uma regra exacta, mas em caso de dúvida, o melhor é prevenção.

Qualquer das maneiras, troca-o anualmente, independentemente se faças os 6k ou não. O tempo também deteriora o óleo.

_________________________________________
Diversas questões R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Localização : por ai
Data de inscrição : 30/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 11:19

Muito obrigado pelas dicas, vou seguir o que dizes e perguntar ao mecânico qual a opinião dele (tenho extrema confiança nele). 

O pessoal recomenda algum tipo de velas e filtro de ar em particular ou isso vai ao gosto de cada um também?

Vou ver se vejo a luz traseira igual à do video, não sei se alguém tem uma e se pode dar feedback da mesma, pois isso seria o ideal, será que dá boa luz e se vê bem durante o dia, principalmente os piscas?

Correcção a minha cbr é de 2004 mas deve de ser tudo "quase" igual.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 11:29

Pedro Costa escreveu:
O pessoal recomenda algum tipo de velas e filtro de ar em particular ou isso vai ao gosto de cada um também?

Em relação ao filtro de ar, existem bons filtros, tipo K&N, laváveis (ou seja, não precisas de voltar a comprar).

Em relação às velas, existe um pouco o dilema entre as ditas "normais" (cobre) e Iridium.
Entre velas de marcas e qualidade equivalentes, as de Iridium têm aproximadamente o dobro da durabilidade. Imagina, se trocavas aos 24k as normais, as de Iridium só trocas aos 48k.

No entanto, custam praticamente o dobro do preço (na prática só ganhas no menor número de trocas).

Há quem diga que as de Iridium dão "melhor trabalhar" à moto, mas por tudo o que tenho visto / investigado, simplesmente resume-se à durabilidade, as de cobre, por norma até conseguem ter melhores performances devido ao cobre ser melhor condutor.

Claro que eu não sou a pessoa indicada para afirmar nem atestar a veracidade de nada, apenas estou a indicar referências que tenho obtido.

_________________________________________
Diversas questões R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 11:39

Pedro Costa escreveu:
sou proprietário de uma cbr 600 rr de 2004 sendo que o nº total de km feitos numa mota de 2 rodas como condutor é de apenas 50km    Very Happy  (vim do mundo das moto4)

E ja foste andar nela a fundo? Quanto é que deste? Aquilo é maquina....mas tens de comprar é a 1000, essa sim, tem um coice brutal
ganza ganza ganza ganza ganza
Ir para o topo Ir para baixo
Deville
CBR 400RR
Deville

Pendura : Mafagafa

Número de Mensagens : 690
Idade : 47
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 F4i
Data de inscrição : 31/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 11:47

Pedro Costa escreveu:

Boas

Qual a diferença de uns para os outros? Sempre pensei que só existia um tipo de rolamentos.

E alguém sabe responder ás outras questões?

Cumprimentos

pelo que li, têm maior durabilidade e tb li algumas reviews de pessoal que colocou estes e não têm motivos de queixa. Mais não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Localização : por ai
Data de inscrição : 30/03/2015

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 12:00

És louco???   LOOL

Tenho carta à meses e como disse só andei 50 km com a cbr e acho que nem dei 100km/h nela, por ser muito verde na coisa, algo que com o tempo e depois de conhecer melhor a mota e ganhar mais confiança vai lá. 

O máximo de velocidade que dei numa mota de 2 rodas foi a pendura e foram 220km/h e assusta um pouco

Como condutor e foi numa moto4 dei apenas 150km/h (não dava mais)   =P  Mas  não se pode comparar uma com a outra pois é o mesmo que comparar o mar com o céu.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
Anonymous


Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 12:35

Pedro Costa escreveu:


Como condutor e foi numa moto4 dei apenas 150km/h (não dava mais)   =P  Mas  não se pode comparar uma com a outra pois é o mesmo que comparar o mar com o céu.

Alias, ate porque Moto4 Não é Mota, como sabes, é um veiculo agrícola ganza ganza ganza
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitimemaio 19th 2015, 13:35

Pedro Costa escreveu:
Tenho carta à meses e como disse só andei 50 km com a cbr e acho que nem dei 100km/h nela, por ser muito verde na coisa, algo que com o tempo e depois de conhecer melhor a mota e ganhar mais confiança vai lá.

E acho que fazes muito bem, não te estiques mais que a tua confiança. Faz tudo com progressivade, tempo e kms. É a melhor maneira de evitar situações menos boas! fixe!

_________________________________________
Diversas questões R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Diversas questões Empty
MensagemAssunto: Re: Diversas questões Diversas questões Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Diversas questões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Notícias - Diversas - Saldos
» Moto 4 - Questões
» As seguintes afirmações foram retiradas de diversas provas globais este ano:
» Resgate de PPR - Duvidas sobre legislação e outras questões
» Á procura de nova mota....O que escolher?? Tantas questões...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Manutenção Geral-