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 Pneu mais alto atrás, que tenho que mudar na suspensão?

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AutorMensagem
ColeRR
CBR 400
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MensagemAssunto: Pneu mais alto atrás, que tenho que mudar na suspensão? Abril 10th 2016, 10:56

Boas pessoal,

Após muito ponderar, mandei vir o Bridgestone S21 na medida 190/55 17, para a minha 1000RR de 2008.
Com este perfil a traseira vai ganhar altura, bem como a suspensão traseira vai ganhar maior curso.

Pretendo aproveitar a ocasião para verificar e ajustar se necessário, o SAG da suspensão.  A ideia é aplicar os settings recomendado por Dave Moss, e depois ver como me sinto.

Frente:
- Preload 4 voltas a partir do full soft
- Rebound 1 vola a partir de full stiff
- Compressão 2 voltas a partir de full soft

Traseira:
- Compressão 1.5 voltas a patir de full stiff
- Rebound 2 voltas a partir de full stiff.

Quanto ao SAG ando indeciso entre 30mm frente e trás, ou 38mm frente e 25mm atrás.
Que vos parece?
Eu peso cerca de 71 Kgs, e gostava da vossa opinião, relativamente ao pneu mais alto que vou ter. Devo alterar algo ou ajustando o SAG resolve a coisa?

Abc


Última edição por ColeRR em Abril 11th 2016, 09:24, editado 1 vez(es)
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Daikoni
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MensagemAssunto: Re: Pneu mais alto atrás, que tenho que mudar na suspensão? Abril 10th 2016, 13:38

Estou longe de perceber decentemente como configurar suspensões, comecei a brincar com as configurações há dias, mas a suspensão vai ganhar maior curso? Se não mudares nada, vai aumentar em altura pela altura do pneu. A suspensão mantém-se, fazendo o conjunto 'subir' atrás, pelo que eu entendo...

Neste aspecto a traseira vai subir, dar-te sensação de traseira alta, frente baixa, que vai trazer algum 'mau comportamento' na mota.

Neste caso tens de equilibrar as coisas entre frente e traseira. Se calhar o ideal não é diminuíres o SAG todo na traseira, é também aumentar um pouco na frente para as coisas ficarem um pouco mais equilibradas.

Para já eu experimentava dar uma volta assim, com curvas, acelerações à saída de curvas, abrandamentos à entrada, Stock, sem mexer em nada, para ter saber como se comporta Stock. A partir daqui, vai modificando e vendo se vai melhorando ou piorando... Se piorar, estás a fazer a coisa errada, se melhorar, tentas mais um pouco até ao ponto que começa a 'estragar' novamente.
Se começou a estragar, é porque é demais!
Faz o mesmo para essa Setting recomendada pelo Dave Moss (vês logo qual gostas mais para começar como ponto de partida, se Stock, se Dave Moss).

Mantém sempre registo dos valores actuais de configuração (se não provavelmente perdes-te), e se poderes manter um histórico com alguma descrição de cada, melhor (exemplo: config X: frente vaga e levantada; config Y: alarga trajectória em entrada de curva). Ajuda-te posteriormente nas comparações e saberes onde tens de mexer.

Tem algum cuidado nos testes, só sabes se estão bons ao puxar, o que a circular 'devagar' parece bom, quando começas a puxar começa a mudar de figura. Mas no entanto começa com progressividade, porque a moto tem comportamentos estranhos com más configurações.
Exemplifico: estás habituado a fazer uma curva a 100kmh... Estás a sentir-te minimamente bem com a moto, entras para fazer a curva a essa velocidade, e dás por ti com a moto a alargar-te a trajectória...
Já me aconteceu, e acontecia apenas nas entradas de curva em desaceleração, e no meu caso era simples como excesso de rebound traseiro. Algo que influencia apenas a velocidade com que a suspensão desce após compressão, faz logo comportamento tão 'estranho' e diferente nas entradas de curva.

Coisas mais específicas não te consigo dizer, só tenho (pouca) experiência com esta minha mota, além de que settings variam de moto para moto e indivíduo para indivíduo.

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ColeRR
CBR 400
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MensagemAssunto: Re: Pneu mais alto atrás, que tenho que mudar na suspensão? Abril 23rd 2016, 15:05

Faz sentido o que dizes mas acho que o SAG é imune a isso.tens que tratar disso primeiro
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MensagemAssunto: Re: Pneu mais alto atrás, que tenho que mudar na suspensão?

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