InícioPortalRegistrar-seConectar-seSuspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 15hk9aoSuspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 3537guoSuspensão traseira desregulada 600rr... Help!! In4cbn
Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Bruthus
CBR 250
Bruthus

Número de Mensagens : 202
Mota/Modelo : 1000rr

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Empty
MensagemAssunto: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 18:51

Boas tenho andado de volta da minha mota há conta de um problema eléctrico e hoje lembrei.me de ir ver a suspensão, pois o ex dono era bem mais pesado que eu etc.
Resumindo, eu na minha SV via.se bem que na pré carga a posição era tipo a3 ou a 4, mas nesta, o sitio onde aquele entalho da roda das posições vai apoiar, não está em cima de nenhuma, é como se a minha mota estivesse na posição 0, isso é possível? Tentei rodar aquilo e aquilo nem mexe, o conjunto Amortecedor/Mola dança um pouco de um lado para o outro mas a croa onde se roda a pré carga nem mexe.
Queria meter tudo standard, a compressão e o rebound, como é que em português faço para meter aquilo de origem, não tenho livro dela, e saquei dois pdf da net mas ambos me dão medidas e passos diferentes, a unica coisa que é em comum é que ambo me mandam rodar tudo para a direita no sentido dos ponteiros do relogios, e depois no sentido contrário qual são os ajustes de origem? 
Aquilo é cliks ou tipo parafuso ?

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! W7btyx
Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Wt7vat
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9011
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 21:49

O preload traseiro é clicks, é rodar com ferramenta própria. Nesse caso da foto está no mínimo (mais macio).
Se quiseres combinamos e tento ver-te isso.

Preciso é das referências stock, que não sei para a tua moto.

Se tiveres as ferramentas que vem com a moto traz. O encaixe às vezes é diferente de moto para moto.

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 22:40

Boas daikoni, ferramenta especifica não tenho nenhuma, a única chave para rodar a croa da pré carga que tenho é uma que era de outra mota.
Quanto há compressão etc, só tenho as ref do manual que saquei da net, agora, eu acho estranho é a posição da rosca na primeira foto, porque dá.me ideia que isso saltou fora da escala, visto que a posição numero 1 parece.me ser a seguir há que ela se encontra de momento. Na ultima foto andei a rodar isso e a contar os cliks e ao todo contei 28, no livro eles falam que o standard é nos 7 cliks para trás depois de ter andado tudo no sentido horário. ou seja da esquerda para a direita corresponde ai ao 21 clik.
E cá em baixo ela fala em:
 Para retornar a ação do amortecedor à regulagem normal, gire o ajustador (1) no sentido horário até o limite, que corresponde ao amortecimento mínimo. Em seguida, gire-o aproximadamente 1 3/4 volta, de forma que a marca de punção (2) fique alinhada com a marca de referência.
Mas não percebo bem essa do "1 3/4 volta".
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 23:27

Bruthus escreveu:
(...) e ao todo contei 28, no livro eles falam que o standard é nos 7 cliks para trás depois de ter andado tudo no sentido horário. ou seja da esquerda para a direita corresponde ai ao 21 clik.
(...)
E cá em baixo ela fala em:
 Para retornar a ação do amortecedor à regulagem normal, gire o ajustador (1) no sentido horário até o limite, que corresponde ao amortecimento mínimo. Em seguida, gire-o aproximadamente 1 3/4 volta, de forma que a marca de punção (2) fique alinhada com a marca de referência.
Mas não percebo bem essa do "1 3/4 volta".

Em relação à primeira parte, sentido horário é rodar para a direita, se a partir do máximo é para andar para trás, é para rodar da direita para a esquerda.. Se estou a perceber bem...

O 1 3/4 penso ser uma volta + 3/4 de volta.
Ou seja, rodas a volta completa, mais meia e mais um quarto, imagina um relógio aos meio dia, os 3/4 rodas para as 21h.

O preload traseiro estás a rodar em que direcção?

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 23:36

Pois quanto ao 1 3/4 só se for isso não faço ideia.
O pré load estou a fazer força da direita para a esquerda, mas aquilo não mexe e o que acho estranho é que o meu amortecedor cá em cima no apoio dá um pouco de si, de um lado para o outro, não sei se é normal quando se faz força para rodar a croa para pré carga ou não.
No livro diz que a posição de fábrica é no 3 e está bem longe disso.
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 23:45

O preload ao costuma ser contado da posição mínima. Pela foto tens na 1, primeira posição, falta-lhe 2 clicks para a posição normal.
Pela foto parece-me correcto a direcção que estás a puxar. Às vezes o preload traseiro é preciso um bocado de força. Estás a usar a chave com o extensor ou só chave? Tem que comprimento? Se for só a chave sem adaptador muitas vezes tem apenas cerca de 10cm de comprimento e é difícil de teres força para rodar o preload.
Se poderes mete aí foto da chave/conjunto que estás a usar.

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 3rd 2016, 23:55

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 54bux0

Agora não a tenho aqui mas é qualquer coisa desse género, em baixo ela tem essa saliência meio arredondada, que eu tentei editar no paint.
Pois eu estava só com a chave sem extensor, mas também como o conjunto começou a rodar quando fazia força, nem insisti mais.
Amanha a ver se arranjo algo para adaptar na chave de maneira a conseguir fazer mais força nela.
Tu tens a tua pré carga de origem? tipo 3 ou 4 também?
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 00:15

A pré-carga depende apenas do teu peso (+ bagagem e pendura). Quando te sentas a suspensão deve de baixar entre 2.5 a 3cm a nível de percurso. Por norma de stock as motos estão reguladas para um peso entre 70-80kg.
A minha traseira está stock de preload (no meu caso é posição 2), já experimentei a 3 e não gostei quando ando sozinho (com pendura prefiro).

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 00:20

Pois, o estúpido nisto tudo é que tenho 2 documentos da Honda para a mesma mota/ mesmo modelo, e ambos com valores diferentes, tanto na pré carga, compressão etc, parece mentira mas é bem verdade, mais contraditório é impossível.
Um é um documento brasileiro e outro inglês.
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 07:55

Do mesmo ano? Se o ano variar é normal, se for exactamente o mesmo modelo/ano já não devia de variar...
A tua 600rr é de que ano?

MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3115
Mota/Modelo : CBR XX 2004

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 09:41

Atenção que pela tua primeira foto tens a pré-carga da mola no mínimo!

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 24gta1c

Isso deveria estar algures a meio. Se o antigo dono era mais pesado, isso então ainda estava pior!

WD-40 lá para cima e vais ver que começa a mexer. A chave deverá ser +/- universal para esse tipo de afinador (há diferentes).

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 9kpmjp

Tenta é apoiar a moto num cavalete traseiro (caso não tenhas descanso central).

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! 29fdv2a
Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 10:06

É de 2005, tentei agora rodar a tal croa e aquilo não sobe, sinto o amortecedor a rodar mas o afinador não sai daquela posição, o estranho é que apesar daquilo não subir de posição, quando rodo o afinado sente.se com se aquilo fizesse clik´s tipo passasse de um degrau para o outro.
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 10:55

Estranho, mas o ajuste roda mesmo? Se roda um 'click' completo, tem de mudar de posição. Só se tem algo moído, mas acho improvável aí.. confused

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 11:31

Sim o ajuste roda mas cá em baixo não mexe, vou tentar fazer um video a mostrar o que se passa.
Outra coisa, ter a compressão e o rebound da suspensão com os valores de origem e a mola nesse estado será que dá stress?
Ou esses valores não têm influencia com o nível da pré carga da mola?
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 11:46

Apesar de serem coisas completamente diferentes e distinctas, também acabam por ter todos uma certa relação.
A diferença no preload, causa comportamento mais firme ou menos firme na mola (por estar mais ou menos comprimida), com isto altera as forças com que a suspensão 'trabalha'.
Ao alterar estas forças, também trás impacto na maneira como a suspensão comprime (ajuste de compressão), e na maneira que ela volta a extender após compressão (rebound).

Por isso em termos práticos, o impacto existe.

Mas não tenhas problemas em por o resto stock, principalmente se os valores em que está, estão muito afastados dos valores de origem. Mas tenta também resolver esse problema, e por o preload stock (se estás nos valores padrões de peso).
A partir daqui podes ajustar um pouco mais ou um pouco menos ao teu gosto. Opinião pessoal Very Happy

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 11:53

Pois vou meter os outros de origem e ver o que se passa com a mola, só não sabia era se deixando a mola assim e ajustando os outros haveria algum problema mas se não há, melhor ainda.
Fica aqui o video com o problema que me deparo quando tento rodar o ajustador da pré carga, seja para um lado ou para o outro o resultado é igual, mexe o conjunto todo e aquilo subir ou descer 0 nem mexe.

View My Video
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 12:17

Parece que está a rodar todo o conjunto, quando devia de rodar apenas a parte debaixo...
Qualquer dos modos, acho que estás a rodar para o sentido contrário (era suposto rodares para a esquerda, de modo aquele suporte subir a 'escadinha' e fazer elevar a suspensão/comprimir a mola), experimenta para o outro lado sff (neste caso não devia era de bloquear e de não rodar nada, mas prontos).

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 12:23

EU só rodei para esse lado para mostrar o efeito, costumo tentar roda para o lado contrário com o intuito de subi a escada, mas o efeito é o mesmo, roda o conjunto todo e a peça nada, não consigo perceber que raio se passa ali, talvez antes da posição 1, haja um vazio e alguém rodou a croa demais dai ter ido parar a essa posição, se calhar agora só tirando o amortecedor e mola prensar a gaja e faze.la subir cá fora.
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 12:36

Então não sei, se calhar só mesmo se fores a um mecânico para tirar isso e ver qual o problema. É estranho rodar o conjunto, penso que não é suposto (pelo menos não conheço casos destes / nenhuma moto que ajustei me fez isto).

Só se isso já foi forçado de tal maneira que partiu algum batente... No idea!

Não consigo e não sei mesmo te ajudar mais neste aspecto.. confused

Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 12:45

Pois já somos dois então, obrigado na mesma pela ajuda amigo.
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3115
Mota/Modelo : CBR XX 2004

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 13:03

Fala com o CBR 666 aqui do fórum - ele sabe!
Bruthus
CBR 250
Bruthus

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitimeMaio 4th 2016, 13:12

Sim mandei.lhe agora uma MP.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!! Icon_minitime

Suspensão traseira desregulada 600rr... Help!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-