InícioPortalRegistrar-seConectar-seTroca de motor  15hk9aoTroca de motor  3537guoTroca de motor  In4cbn
Troca de motor  Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Troca de motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Número de Mensagens : 38

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 11:59

Bom dia.
Tenho uma honda cbr 600rr 2004 comprada em segunda mão com mais ou menos 20mil km. Já a tenho à  2 anos e a mota sempre andou mto bem mas comia um bocado de óleo, decidi colocar a mota num mecânico de confiança que viu e mostrou o motor por dentro e  o mesmo está todo riscado de tal forma que não dá para ir ao torneiro e a única solução para a pôr operacional é por outro motor em segunda mão. 
Já que sou mesmo obrigado a trocar de motor estou com ideias de por um de uma cbr 1000 e se possível mais recente, mas não sei se o motor da 1000 cabe no quadro da 600 e não sei qual a fiabilidade dos mesmos. 
Tive azar é 1 facto só tenho a mota à  2 anos e já ando nestes filmes e tenho receio que os motores tenham algum defeito crónico de fábrica, mas quem as tenha já à  mais anos e quilómetros que diga qual a sua satisfação em relação ao mesmo e se possível que digam a vossa opinião em relação à troca de motor, qual o ideal para lá, será que consigo por o motor da 1000 no quadro de uma 600?
Qual o ano de  motor das cbr rr, se possível 1000, mais fiável? (Ok esta última pergunta é parva pois isso tudo tem a ver com o tratamento) 
A última pergunta tem mais a ver se alguém sabe se existe algum ano de motores com problemas crónicos de fábrica? 
Desde já o meu obrigado pelas ajudas e opiniões

PS:  espero que o tópico esteja no sitio correcto caso contrário agradeço a quem de direito que corrija este engano. 

Cumprimentos 

Pedro Costa
JoelAntunes
CBR 600F
JoelAntunes

Número de Mensagens : 1347
Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Ex: Honda Cb125f ; Ex Honda CM 125

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 18:30

Boas Pedro, não sou muito entendido mas vou-te dar a minha opinião
Se fores trocar de motor, mete um igual, a mota foi projectada e desenvolvida de uma ponta à outra para o motor que tem, mesmo que o motor da 1000 resultasse, acredito que o conjunto fosse ter algumas falhas eletrónicas e não só. Há quem seja muito bom e faça essas trocas de forma rigorosa e a mota fique impecável, mas para o dinheiro que essa pessoa te levará para um trabalho perfeito, talvez compense mais venderes a 600 e comprares uma 1000rr...
Fiabilidade, tal como disseste, depende do tratamento que levaram e lhes darás em diante, à partida bem tratados e com revisões a tempo duram uma vida, mas já se sabe que comprando usado e a alguém que não se conhece corre-se sempre o risco...
Espero ter ajudado alguma coisa, fico à espera de novidades
Boa sorte com isso, abraço!
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 20:33

JoelAntunes escreveu:
Boas Pedro, não sou muito entendido mas vou-te dar a minha opinião
Se fores trocar de motor, mete um igual, a mota foi projectada e desenvolvida de uma ponta à outra para o motor que tem, mesmo que o motor da 1000 resultasse, acredito que o conjunto fosse ter algumas falhas eletrónicas e não só. Há quem seja muito bom e faça essas trocas de forma rigorosa e a mota fique impecável, mas para o dinheiro que essa pessoa te levará para um trabalho perfeito, talvez compense mais venderes a 600 e comprares uma 1000rr...
Fiabilidade, tal como disseste, depende do tratamento que levaram e lhes darás em diante, à partida bem tratados e com revisões a tempo duram uma vida, mas já se sabe que comprando usado e a alguém que não se conhece corre-se sempre o risco...
Espero ter ajudado alguma coisa, fico à espera de novidades
Boa sorte com isso, abraço!
Viva. Sim concordo contigo a 100%.
O problema é que não existem muitos motores da cbr 600rr de 2004 para venda em mínimas condições daí ter tido a ideia da 1000 mas depois tive a pensar bem e cheguei à mesma conclusão que tu. 
Vou ver se é possível por um motor de uma cbr 600rr mas mais recente, talvez esses apesar de mais caros (digo eu) sejam mais fáceis de encontrar e a fiabilidade não se alterava, nomeadamente os pontos que indicaste, posto isto , será que alguém me sabe indicar se é possível colocar um motor  mais recente da mesma cilindrada numa mota mais antiga? Julgo que não iria ter problemas a nível legal, tenho que me informar, mas se alguém poder ajudar agradecia. 
Cumprimentos
w@rrior
CBR 600F
w@rrior

Número de Mensagens : 1121
Mota/Modelo : Tem dois pedais e 27 mudanças

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 21:07

O ideal é mesmo procurares um motor igual (em bom estado claro) ao que tens, o colocares um motor mais recente/de outra mota vai criar problemas a nível de alimentação/eletrónica/apoios do motor etc... e desde já desaconselho devido à complexidade associada a um trabalho desses.
DavideVTR
CBR 600F
DavideVTR

Número de Mensagens : 1358
Mota/Modelo : Honda VTR SP2

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 22:42

Eu tenho um motor mas é de CBR 600 de 2007.

Mas sinceramente julgo que o ideal é um motor igual. Não vale a pena inventar...
D.G
CBR 400RR
D.G

Número de Mensagens : 635
Mota/Modelo : Trotinete

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 22:54

Também sou da opinião que deves ir buscar um motor igual até porque se fores buscar uma de uma 1000 se és mandado parar e eles se metem a ver números estás lixado.
Estou curioso é que um motor com 20 mil e poucos kms já se deitou?! Deve ter levado muito esfrega não?!
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 25th 2017, 23:03

Boas. 
Sim esfrega levou. Não sei que tipo de esfrega foi, mas marcou bem.
A minha questão é mesmo essa, que números? No livrete não  tens números de motor, como é que eles sabem que é uma mil ou uma 600? Ou até mesmo de uma rr? O meu livrete não tem lá o número do motor...
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Número de Mensagens : 4060

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 00:39

Peço desculpas, mas vá la... vamos ser realistas... em principio a mota não tinha 20 mil km.
Estes motores são fiáveis pro xuxu....
Qualquer mota, desde que seja Honda, é bem fiável, desde que seja bem cuidado. E esses motores estão prontos para levarem alguns esticanços.... mas mudar o óleo a tempo e horas é bem importante para que tudo corra bem.

Colocar o motor da 1000? Isto não é como nos carros. Muita coisa se alterava e não é justificado.
Queres uma 1000, vende a 600.
Não há outra hipótese.

Boa sorte na procura do motor do ano 2003/2004
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3380
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 08:11

é estranho esse motor com 20.000km deitar se, provavelmente teria já muito mais, arranja um motor do mesmo ano ou repara esse e pelo menos ficas a saber com o que contas, colocar outro motor diferente não é impossível mas será para gastar mais dinheiro.
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 08:29

Boas. 
Sim provavelmente tinha mais km e o tratamento que lhe deram provavelmente tb não foi dos melhores. Reparar o motor não dá pois a parte de cima está toda arranhada e o torneiro não consegue reparar e a parte de cima faz parte do bloco o que complica mais a coisa....
DavideVTR
CBR 600F
DavideVTR

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 09:39

https://www.olx.pt/anuncio/motor-cbr600rr-2003-e-2004-IDAqquL.html#6bf2bccaae

vê se está bom Wink
FGOMES
CBR 400RR
FGOMES

Pendura : Aluga-se

Número de Mensagens : 640
Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 09:45

A minha opiniao nao difere. Ou encontras um motor igual, ou trocas de mota, nao tens grande opcao no que toca a recuperar a mota que tens.
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 11:57

DavideVTR escreveu:
https://www.olx.pt/anuncio/motor-cbr600rr-2003-e-2004-IDAqquL.html#6bf2bccaae

vê se está bom Wink
Boas.
Obrigado pela dica é um caso a ver, tenho que falar e pedir ao mecânico para ir comigo, pois eu sou um nabo em mecânica.
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9012
Mota/Modelo : CBR600F 2012

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 12:10

Atenção ao material do OLX e afins, motores, peças à venda, podem ter origem roubada, peço-vos que não alimentem o negócio dos roubos, sob pena de um dia, também chegar a vós.

Comprem apenas peças, e motores, de onde tenham garantias fidedignas de onde vem.

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
DavideVTR
CBR 600F
DavideVTR

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 12:30

Sim claro. 

O motor que tenho da CBR600RR sei de onde veio Smile infelizmente tenho lá algumas peças...
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 12:37

Daikoni escreveu:
Atenção ao material do OLX e afins, motores, peças à venda, podem ter origem roubada, peço-vos que não alimentem o negócio dos roubos, sob pena de um dia, também chegar a vós.

Comprem apenas peças, e motores, de onde tenham garantias fidedignas de onde vem.
Boas. Sim sem dúvida e concordo. 
O meu mecânico anda a falar com um gajo que comprar motas acidentadas com o motor em condições e dps vende os mesmos mas com factura para que não exista o problema de ser roubado. 
Abraço e obrigado pelo teu comentário pertinente,  nunca se sabe quando é que o azar nos bate à porta de casa.
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 15767
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 13:11

Esses motores não têm problemas crónicos...
Das duas uma... ou foi muito mal tratado nesses 20.000km... Ou (e é o que eu acho) já tem muitos 20.000km em cima.

Em relação ao meter um motor de uma 1000... não percebo nada desses assuntos, os experts que se manifestem.

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Troca de motor  Sig_CBR_copy
SeveNN
CBR 600F
SeveNN

Número de Mensagens : 1076
Mota/Modelo : Suzuki HAYABUSA

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 13:50

Como já aqui foi dito, compra o mesmo motor, e como também já foi dito e só vou voltar a repetir, a mota não teria 20 000 quilometros, o mais provavel foi alterarem os KLM's ou colocaram um novo painel... 

Resumindo, colocas um motor em conduções, e tens outra vez a histórica 600RR, uma das motas mais fiaveis de sempre.

Se queres a 1000, dps é questão de pensares e verificares se vale a pena venderes a 600RR e ires comprar a 1000RR, é a unica forma de fazeres o "upgrade", e de forma aconselhada.

Agora falando noutro assunto... aconselho a comprares um motor numa casa propria de peças, ou em alguem que faça fatura e de garantia, como acontece normalmente, pois caso o motor esteja "nas coves", tens a garantia.
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3380
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 14:04

aqui está mais uma batida 
http://www.custojusto.pt/aveiro/pecas-motas/honda-cbr-600-rr-23042418
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 14:24

SeveNN escreveu:
Como já aqui foi dito, compra o mesmo motor, e como também já foi dito e só vou voltar a repetir, a mota não teria 20 000 quilometros, o mais provavel foi alterarem os KLM's ou colocaram um novo painel... 

Resumindo, colocas um motor em conduções, e tens outra vez a histórica 600RR, uma das motas mais fiaveis de sempre.

Se queres a 1000, dps é questão de pensares e verificares se vale a pena venderes a 600RR e ires comprar a 1000RR, é a unica forma de fazeres o "upgrade", e de forma aconselhada.

Agora falando noutro assunto... aconselho a comprares um motor numa casa propria de peças, ou em alguem que faça fatura e de garantia, como acontece normalmente, pois caso o motor esteja "nas coves", tens a garantia.

Viva 
Provavelmente trocaram o painel ou então o antigo dono devia de gostar de acelerar com a mota em ponto morto e fazer rateres.... enfim alguma coisa foi.
A ideia de upgrade para 1000 era mesmo a questão de que já que tenho que por o motor ia para esse, mas já vi que não é uma boa ideia e assim sendo vou para o motor 600 do mesmo ano ou de 2005 ou 2003 pois a treta é a mesma mas apenas muda o cheiro...
Vou esperar um bocado pelo que o mecânico diz pois ele conhece um gajo que vende motores de motas acidentadas e com factura e garantia, vamos ver o que dá.

Muito obrigado pela ajuda e grande abraço
LCruz
CBR 125R
LCruz

Pendura : Monolugar

Número de Mensagens : 117
Mota/Modelo : CBR 919 RR Ex: CBR 900RR, GSXR 400 R (importada), VFR 400 R, NSR 125

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 20:00

Boas, já foi dito varias vezes mas deixe-me dizer-te uma coisa, na altura que começei o meu projeto, a minha ideia era o motor da 1000rr em vez do da 919 uma vez que o quadro era suficientemente forte para suportar o mesmo mas precisava de um ajuste (criar 2 apoios em baixo, ha um video no youtube detalhado sobre esta instalação), e tem de ser um trabalho feito com precisão que se n sabes fazer tens de pagar a quem sabe (e acredita n vale a pena).

Mas aqui estávamos a falar de uma mota pensada para 900cc que passaria a 1000, ora o quadro de uma 600 para esse tipo de mudança, teria de ser restruturado para suportar o motor, n só dimensões, mas também potencia, para alem do sistema electrico, refrigeração, etc, como ja foi dito, mais vale uma comprar uma 1000, em relação a um 600 mais recente, pesquisa primeiro características detalhadas para saber o que precisa ser alterado para ver se compensa.
Pedro Costa
Honda Monkey
Pedro Costa

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 26th 2017, 20:14

LCruz escreveu:
Boas, já foi dito varias vezes mas deixe-me dizer-te uma coisa, na altura que começei o meu projeto, a minha ideia era o motor da 1000rr em vez do da 919 uma vez que o quadro era suficientemente forte para suportar o mesmo mas precisava de um ajuste (criar 2 apoios em baixo, ha um video no youtube detalhado sobre esta instalação), e tem de ser um trabalho feito com precisão que se n sabes fazer tens de pagar a quem sabe (e acredita n vale a pena).

Mas aqui estávamos a falar de uma mota pensada para 900cc que passaria a 1000, ora o quadro de uma 600 para esse tipo de mudança, teria de ser restruturado para suportar o motor, n só dimensões, mas também potencia, para alem do sistema electrico, refrigeração, etc, como ja foi dito, mais vale uma comprar uma 1000, em relação a um 600 mais recente, pesquisa primeiro características detalhadas para saber o que precisa ser alterado para ver se compensa.
Sem dúvida, tens toda a razão. 
Muitas das vezes pomos a carroça à frente dos bois e no fim de pensar duas vezes caímos na realidade. 
O modelo da cbr 600rr de 2004 foi fabricado até que ano? 2005 ou 2006?
Pergunto isto porque até pode ser que consiga colocar um motor com 1 ano ou 2 mais recente, isto se tudo o resto servir,  como por exemplo o radiador, parte eléctrica etc.
Vou ver se vejo o teu vídeo no YouTube. Chegaste a concluir o projecto? Onde é que posso vê-lo? Desclpem as perguntas fora do tópico. 
Obrigado pelas dicas.
LCruz
CBR 125R
LCruz

Mota/Modelo : CBR 919 RR Ex: CBR 900RR, GSXR 400 R (importada), VFR 400 R, NSR 125

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 27th 2017, 17:43

Eu tive a vantagem de os modelos da CBR 900 entre 1992 e 1999, partilharem a maior parte das peças, o manual de serviço da Honda 900 RR que engloba os modelos até 99, foi uma ajuda imensa para perceber o que mudava de modelo para modelo.

Deveras encontrar o manual de serviço (tem de ser o de serviço, o da mota n tem nem metade da info que precisas) para a CBR 600 sem dificuldade, pois esse modelo é um dos mais vendidos, primeiro o do teu modelo até ao ano em que ainda contenha o mesmo quadro, se pretenderes um motor que já seja de outro quadro/modelo, tens de ver qual a diferença entre os quadros a nível de fixação e "estudar" o resto da info para ver o que se manteve, parte eletrica, refrigeração, carburação etc, é bocado chato, mas compensa, pois não corres o risco de montar uma mota atrofiada.

O video no Youtube n é meu, foi um amigo meu que decidiu criar uns episódios de uma conversão total de uma CBR 900 usando o motor da primeira 1000 RR, o video é ingles mas tem tradução se n me engano (ele fez todo o trabalho, mesmo o do quadro).

A minha mota de momento, para alem da pintura total, só precisa de pequenas alterações estéticas aqui e ali, por amortecedor de direção e um escape full custom, ainda estou a pensar em por umas suspensões invertidas, mas tenho de estudar primeiro, eu ao de contrario de muitos não pretendo perder a roda 16 a frente.
LCruz
CBR 125R
LCruz

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeJunho 27th 2017, 18:11

Daikoni escreveu:

Subscrevo o Daikoni, todo o material que comprei para minha moto no OLX (sem contar Ebay, claro), uns dos requirimentos meus foi sempre os documentos da mesma, especialmente quando comprei o motor 919 com 12000, que pedi para ser desmontado na hora, historias da carochinha toda a gente conhece, "perdi" alguns negocios porque causa da ausência de docs, mas a ultima coisa que quero, é alguém dizer que tenho uma peça dele na minha mota.

Já tive uma experiencia em 1993 quando apos um acidente com fuga do enlatado, recorri á candonga para montar a minha frente toda da a minha DT 50, na praia grande, vi 2 sócios a olhar para minha mota, quando os abordo a perguntar o que se passava, perguntaram se tinha comprado a mota assim, expliquei o que se passou, um diz-me "a suspensão da frente é minha", o que? "taz a ver aquele autocolante, colei-o quando fiz um risco" apos uns momentos, ya a suspensão e roda era mesmo dele, apesar de tudo ter-se resolvido pelo melhor já que eu sabia a morada onde fui buscar as peças, n me ponho a jeito para outra igual.
Jorge Madeira
Honda Monkey
Jorge Madeira

Número de Mensagens : 15

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitimeAgosto 16th 2017, 18:47

Boas,
Sem dúvida que é melhor colocar um motor idêntico, é só chegar e instalar (menos horas de mão de obra). Ao pôr um motor diferente o conjunto pode não funcionar com fiabilidade, pode ter problemas eléctricos, de injecção, ciclística ou o quadro pode simplesmente não aguentar a pedrada (são mais de 50cv...)
Abraço.
Conteúdo patrocinado

Troca de motor  Empty
MensagemAssunto: Re: Troca de motor Troca de motor  Icon_minitime

Troca de motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Troca Dia dos Namorados 1ª pag act.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Motor, Embraiagem, Transmissão e Sistema de Refrigeração-