InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe | .

Temperatura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
carvalhop
Honda Monkey

Pendura : Ana

Número de Mensagens : 24
Mota/Modelo : Honda CBR 600f sport

MensagemAssunto: Temperatura Outubro 7th 2017, 20:07

Boas pessoal.
Tenho uma CBR 600F SPORT até agora a funcionar tudo bem, porém hoje quando vou pegar nela pela segunda vez, reparei que a temperatura não está a ser marcada, apenas aparece os dois traços. Mesmo após uns quilómetros continua só a aparecer os dois traços. De salientar que até a data nunca tive problemas relacionados com a temperatura. (A foto é apenas para salientar o local dos graus, não é foto da minha mota)

Agradeço algum tipo de ajuda antes de a deixar na oficina.
Obrigado, 
Boas curvas.
JoelAntunes
CBR 400RR

Número de Mensagens : 726
Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Ex: Honda Cb125f ; Ex Honda CM 125

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 7th 2017, 22:24

Boas, sem certeza nenhuma do que estou a dizer, mas a temperatura da f4i não aparece só após atingir x graus? Tenho ideia que a f sport do meu pai só aparecia dos 35 para cima, se calhar viste quando a ligaste e poucos km's depois... é pouco provável que mesmo assim ainda fosse abaixo de 35, mas podias ter arrancado logo e quando olhaste de novo ainda ia fria... Se tens a certeza que viste com a mota já bem quente, se calhar o melhor mesmo é passares numa oficina, na volta é algum sensor/ligação suja ou assim, mesmo que seja algo para além disso duvido que te saia caro...
Boa sorte!
Lusso
CBR 600F4i

Número de Mensagens : 3397

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 7th 2017, 23:39

Sim, abaixo dos 35 não marca. Mas mete WD40 nisso. É um fio se calhar que levou com agua. Limpas-te a mota a pressão, recentemente?
carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 8th 2017, 16:35

Boas pessoal.
Provavelmente me expliquei mal. Sei que abaixo dos 35°C não marca. 
O que se passou é que ia eu a andar muito bem, quando a temperatura passa dos 80°C (+/-) para os 35°C e posteriormente para os tais traços, depois à noite fui dar uma volta, já funcionava e voltou a acontecer o mesmo, ou seja, passou dos 80°C para os 35°C e posteriormente para os dois traços. Não sei se será mau contacto, se será sensores, não faço ideia. Mas a minha preocupação é que a ventoinha possa não disparar quando necessário. 

Obrigado pelas respostas.
Boas curvas.
PSonic
CBR 600F

Número de Mensagens : 1260
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3, ex-CBR600FJ Hurricane '88

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 9th 2017, 08:14

Primeiro passo é seguires os cabos da temperatura e ires pondo um pouco de limpa contactos em cada ficha q encontres, depois de colocado um pouco de limpa contactos meter e tirar a ficha umas 3 ou 4x para "lixar" os terminais e voltarem a fazer contacto como deve ser, inclusive as ligações no painel.
Tens aqui no fórum o manual de serviço, descarrega-o e vê por anda o cabo e o sensor.

Se continuar aí sim tirar o sensor fora (vai sair anticongelante) para ver o estado e testar cá fora, o manual de serviço tb explica como testar o sensor cá fora com um voltimetro e água quente. Se o sensor tiver ok então penso q resta o painel.
N deixes andar isso assim, faz já o mais simples q é limpar contactos, pode parecer demasiado simples mas acredita q resolve mtas vezes (experiência própria). O sensor de temperatura deve estar acessível num dos lados do radiador. Não o tires fora senão tens encher com líquido, tira só a ficha e limpa assim como até ao painel e inclusive, segue o cabo.

Qd andares a seguir o cabo procura tb possiveis danos, como emendas, descarnado, vincado, contacto solto/partido nas fichas, etc.
Normalmente usa-se um voltimetro para testar a condutividade do início ao fim do mesmo cabo, mexendo nele a ver se perde ligação, sinal q tá partido algures.
Como dizes q dá bem até aos 80 e depois cai aposto algum dano no cabo e com a temperatura dilata e deixa de passar informação ao painel.

Última edição por PSonic em Outubro 9th 2017, 17:17, editado 1 vez(es)
carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 9th 2017, 16:51

Boas.

Obrigado pela ajuda PSonic, assim que testar tudo isso e descobrir, direi.

Abraço
carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 12th 2017, 17:54

Boas Pessoal,

Relativamente à questão colocada acima, após levar a mota à oficina e ser feito vários testes, ao que tudo indica é mesmo o sensor de temperatura que se fod** Mad Mad Mad

Alguém tem conhecimento do preço? Só para não andar às cegas.

Obrigado.

Boas Curvas, Grandes Retas.
PSonic
CBR 600F

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 12th 2017, 18:29

Novo deve rondar os 55 a 65€ +/- (mais a mão de obra se for feito na oficina) com base nos sites de referencia que uso:

CBR600 F4 2001

PSonic
CBR 600F

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 12th 2017, 18:36

E em relação aquela duvida se isto pode prejudicar a mota, em principio não já que o radiador tem outro sensor.

Pelos esquemas da mota tem um sensor para informação de painel e outro sensor para controlo da ventoinha, logo tudo indica que mesmo sem o sensor de painel a funcionar correctamente a ventoinha é controlada por outro sensor, dessa forma não interessa o q é apresentado no painel.
Atenção que isto sou eu a dizer, não sou mecânico, alguém mais entendido é poderá confirmar isto que acabei de dizer.

carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 12th 2017, 19:05

PSonic escreveu:
E em relação aquela duvida se isto pode prejudicar a mota, em principio não já que o radiador tem outro sensor.

Pelos esquemas da mota tem um sensor para informação de painel e outro sensor para controlo da ventoinha, logo tudo indica que mesmo sem o sensor de painel a funcionar correctamente a ventoinha é controlada por outro sensor, dessa forma não interessa o q é apresentado no painel.
Atenção que isto sou eu a dizer, não sou mecânico, alguém mais entendido é poderá confirmar isto que acabei de dizer.

Muito Obrigado pelo feedback!!! paz! paz!

É que tinham me dito que ia rondar os 65€. Já agora, quais são os sites que utilizas-te acima mencionados?
Pelo que pesquisei e pelo o que me disseram vai de acordo com o que disseste, ainda assim, só andei naquele Sábado (07/10/2017), até agora está parada praguejar  e vai continuar até terça, dia em que chega o sensor. Depois do caso resolvido, digo alguma coisa, caso aconteça a alguém, já sabe com o que pode contar.

Mais uma vez obrigado.
PSonic
CBR 600F

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 12th 2017, 22:21

Olha então os preços destes sites até batem certo, fixe.

Tens aqui os manuais de serviço (de oficinas) e os 2 sites
http://www.cbrportugal.com/t36368-manuais-de-servico-para-todos-os-modelos-honda-cbr
carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 28th 2017, 12:10

Boas pessoal, como prometi acima, assim que tivesse algum feedback que diria.

Bem, vamos por partes:
- No dia 20 de Outubro fui buscar a mota, após trocar o sensor de temperatura, fui testar a mota e estava a marcar tudo correctamente a funcionar como pretendia. Porém estive nesse fim de Semana sem andar e não a testei mais.
- Assim sendo, esta semana foi dia de tirar a barriga das misérias e aproveitar o tempo perdido, sendo assim estava a ir para casa ao fim do dia de trabalho e vejo que afinal acontece o mesmo que acontecia antes.
- As fotos descrevem mais ou menos aquilo que se passou, (tentei por um vídeo mas não consegui) que é a transição da temperatura normal, para uma leitura errada e novamente normal.
- Por fim, no dia seguinte a temperatura desapareceu e voltaram a ficar apenas os dois traços que aparecem quando a mota está fria. Friso ainda que se ela aquecer em demasia a ventoinha dispara.
praguejar

Obrigado pessoal, qualquer ajuda é bem vinda.
CBR

PSonic
CBR 600F

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 28th 2017, 16:19

Q chatice, se já tem sensor novo falta ver se há algum problema na cablagem ou no próprio painel.
Chegaram a passar limpa contactos em todas as fichas desde o sensor até ao painel, e inclusive?

É daqueles problemas chatos de apanhar, basta um simples fio partido algures para fazer mau contacto.
carvalhop
Honda Monkey

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 28th 2017, 19:41

PSonic escreveu:
Q chatice, se já tem sensor novo falta ver se há algum problema na cablagem ou no próprio painel.
Chegaram a passar limpa contactos em todas as fichas desde o sensor até ao painel, e inclusive?

É daqueles problemas chatos de apanhar, basta um simples fio partido algures para fazer mau contacto.

Não sei o que de facto se trata, não sei se será painel ou o que é!
Mas sim, chegou se limpar contactos das fichas. 
Mais uma vez, obrigado PSonic
PSonic
CBR 600F

MensagemAssunto: Re: Temperatura Outubro 28th 2017, 19:52

Então sem te queimares com o motor quente e a trabalhar tenta ir mexendo nos cabos e olha para o painel a ver se perde a temperatura ou aparece (dependendo como esteja nesse momento), se houver alterações imediatas a ver em alguma parte do cabo então estará partido em algum sitio. Pelo q dizes só começa a acontecer a quente logo penso q será junto algum cabo q passe junto do motor/colectores/radiador.

Outra era conseguires um painel emprestado para testares uns dias antes de gastares dinheiro num sem certeza se é. Ou o teu painel na mota de um amigo.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Temperatura

Temperatura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Temperatura dos vossos Jeep motores VM (2.5 e 3.1)
» Can bus WJ

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Dúvidas e questões-