InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarNovos Michelin Road 5 - Página 3 LojaNovos Michelin Road 5 - Página 3 V-deosNovos Michelin Road 5 - Página 3 Fotos
Novos Michelin Road 5 - Página 3 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Novos Michelin Road 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
madd
CBR 600F3
madd

Número de Mensagens : 2075
Idade : 32
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007
Data de inscrição : 01/10/2015

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimemarço 22nd 2018, 13:38

JoelAntunes escreveu:
'' Ah e tal a mota dela fundiu os médios... teve de levar a minha...'' Diz a verdade Madd, ele precisava de tirar as chickens dos pneus e pediu-te ajuda para tratar do assunto...

Mission Accomplished  bounce pig
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimeabril 5th 2018, 17:40

Serão estes um "extra" de segurança obrigatório na próxima necessidade de troca de pneus?

Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimeabril 6th 2018, 09:33

PSonic escreveu:
Serão estes um "extra" de segurança obrigatório na próxima necessidade de troca de pneus?

Estou com eles já. Já lhes fiz uns 1000 e tal KM, mas gosto de fazer avaliações dos pneus apenas no final da vida dos mesmos (há pneus que são muito bons nos primeiros KMS, mas depois perdem a performance muito rapidamente).

Para já em seco noto ganhos significativos em relação aos PR4, em grande parte das situações parece que estou a andar com PP3 (versão Sport, anterior aos mais actuais RS).
O pneu da frente é muito bom em travagem, e bastante aderente (apesar de achar que tem uma carcaça melhorada em alguns aspectos, acho que não chega ao nível dos Power3 em termos de aderência absoluta, mas não deixa de ser muito bom, e em termos de estrada, não anda assim tão longe). As melhorias principais, para mim são no pneu traseiro, que era o ponto fraco em seco dos PR4. É um pneu com maior estabilidade, e aderência.
Molhado, em travagem aparentemente são melhores ainda que os PR4, mais estabilidade e não se movimenta tanto, em curva ainda não consegui perceber se chegam ao nível dos anteriores PR4 (estes foram simplesmente os melhores pneus em molhado que já me passaram pelas mãos.. rodas!), eles são bons, bastante bons, mas ainda não tive oportunidade de os testar mais nos limites e ver onde cedem. Mesmo que não cheguem ao nível dos PR4, mas forem melhores que os já excelentes PP3, já é um grande WIN nestas circunstâncias.

Resumidamente, e em primeira análise nos poucos KMs que fiz, é que é um pneu que corrigiu os pontos fracos dos PR4, aumentou a desportividade, estabilidade, e aderência em seco, e aparentemente (falta-me testar melhor em curva) mantendo o bom nível de aderência em molhado que os PR4 tinham.
Não é um Sport puro, mas não anda longe.

Mais para o final da vida se quiserem faço uma review mais precisa deles. Para já ainda está tudo muito fresco.

Se alguém decidir experimentar, dê é algum tempo ao pneu da frente para fazer o break-in (o de trás é mais rápido), que me lembre, nunca tive um pneu a precisar de tanto tempo de break-in como estes. Ao fim de 200-300km eu ainda não gostava muito dele, e 500km ainda estava a 'melhorar' e a agarrar melhor (atenção que também faço muita AE que pode prolongar o break-in)...

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 3 R8YquuM


Última edição por Daikoni em abril 6th 2018, 10:57, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4075
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimeabril 6th 2018, 10:22

Impecável, obg pelo feedback.

Tendo em conta os kms q fazes por dia e eu (q n tenho necessidade de andar em dias de chuva) acredito que vais acabar com esse conjunto mais depressa que eu estar a necessitar trocar os Dunlop q tenho agora (q vieram com a mota qd comprei). Por isso qd vier a necessitar de trocar os meus já deves estar quase no fim de vida de um segundo par!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimeabril 6th 2018, 11:03

Tirando se decidir experimentar outros, os meus próximos ou serão novamente PP3, ou outros MR5 (já não digo PR5, porque deixaram de lhes chamar 'Pilot') iguais a estes, vai depender da performance destes ao longo do tempo, durabilidade, e se compensa. Os Power RS também são fixes, mas benefício em relação aos PP3 só no verão, o que perdem em molhado (não são maus, mas também já não são tão bons) não acho que compense o que ganham em seco, e os PP3 consegue-se ter a um preço mais baixo. Por isso não sei se os volto a pôr, e se puser, será apenas no verão.

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 3 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
so usa
CBR 500R
so usa

Número de Mensagens : 943
Idade : 57
Localização : Santo Tirso
Mota/Modelo : CBR 1100XX Super Blackbird
Data de inscrição : 30/03/2010

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimeabril 7th 2018, 12:13

quando os meus PR4 forem à vida meto uns destes!!! fixe!
Ir para o topo Ir para baixo
http://crfsousa@hotmail.com
PedroS86
CBR 150
PedroS86

Número de Mensagens : 156
Idade : 37
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 1000 RR Fireblade
Data de inscrição : 16/11/2018

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 10th 2018, 16:52

Daikoni escreveu:
Não sei se os também novos Power RS me vão durar até ao final do ano, mas se me durarem, já tenho os próximos pneus em mente para experimentar.

Os novos Michelin Road 5 (Sport-Touring), já não era sem tempo! Very Happy

A nível de rasto são bastante parecidos com os RS que agora tenho. Prometem melhor estabilidade em seco, melhor coerência no molhado mesmo após desgaste. Ainda não tenho muito mais informações além do que vi aqui nestes links:
http://moto.michelin.co.uk/GB/en/tyres/products/road-5.html

http://www.andardemoto.pt/acessorios-equipamentos-motociclismo/noticias/34286-michelin-apresenta-o-seu-novo-pneu-sport-touring-o-road-5/

https://de.mynetmoto.com/news.cfm/1180-michelin-pilot-road-5.html



Novos Michelin Road 5 - Página 3 Michel11
Novos Michelin Road 5 - Página 3 Michel10



Qual a tua opinião sobre os Power RS??
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 11th 2018, 12:37

Respondendo à tua questão, os Power RS são muito bons pneus, embora precisem de algum aquecimento para se conseguir deveras tirar proveito da aderência deles. Não digo com isto que são maus a frio, são bastante bons (e cheguei a andar com eles em temperaturas de 0ºC), apenas não tens grande benefício VS uns anteriores Power3 ou mesmo uns Road5 nessa gama de temperaturas.

Durabilidade não é má, mas depende muito das velocidades que andas e acelerações. Consegui quase 10k com eles, mas eu faço muito casa-trabalho e vou em velocidades +- constantes e acelerações progressivas. Utilização mais desportiva (aka, saídas de fins de semana e curvas apontava para entre 5-8k).

Molhado, não são maus, mas também já não os considero bons. Dá para circular perfeitamente em segurança, desde que não te estiques em demasia. Não acho que estejam ao nível dos anteriores Power3 neste aspecto.

Se são os pneus ideais para ti, depende dos teus objectivos. Neste momento ainda acabo por preferir os Power3 devido ao preço vs benefício (aderência e durabilidade nas circunstâncias em que ando), e molhado, ou os novos Road5. Os meus já vão com quase 12k e estão ainda em muito bom estado e incrivelmente com aderência muito boa para os kms que têm.
É raro o pneu que tenho usado que não o sinto a perder imensa aderência após os 8000km.

Estes Road5 para já só vejo 2 defeitos neles:

1º- no molhado em curva (digo níveis de inclinação maiores), acho que perderam um bocado para os Road4, talvez devido também ao 2º composto em carbon black. Os rasgos considero-os melhores em estabilidade, mas não tanto em aqua-planagem.

2º defeito, pneu da frente está a gastar-me mais que o de trás, principalmente ali a meio das laterais.

Mas eu também não sou propriamente o melhor exemplo, porque tenho mais tendência para ser agressivo nas travagens à entrada de curva, do que acelerações à saída, ao contrário do que é "normal". Daí os meus pneus da frente por norma nunca durarem muito mais que os de trás... xD

Resumidamente, se queres um pneu para acelerar, e a puxar por ele, ou até mesmo fazer um trackday ocasionalmente, etc. Power RS.
Andar a circular mais moderadamente, ficarias bem servido com um Road5, dura-te mais, funciona mais coerentemente entre frio-quente/sol-chuva, e dá para curvar muito bem na mesma, em grande parte das situações até de modo semelhante.

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 3 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
PedroS86
CBR 150
PedroS86

Número de Mensagens : 156
Idade : 37
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 1000 RR Fireblade
Data de inscrição : 16/11/2018

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 11th 2018, 15:51

Eu sou mais o gajo que só pega na mota quando não chove, logo procuro mais um pneu para seco e nao estou preocupado com as condições em chuva. Até andava inclinado para uma gama mais mole, tipo Bridgestone RS10 ou Supercorsa (porque gosto de fazer curvas de serra ate ao limite do pneu), mas como não faço só curvas, ate faço bastante auto-estrada, tenho receio de estar a comprar um pneu demasiado mole e depois ficar gasto no meio muito rápido.

Daí por em hipotese esta gama em causa: Power RS, Pirelli 3, Metzeller M7RR ou S21.
Destes últimos que referi, o Michelin RS é sem dúvida o que arranjo a melhor preço. Se calhar para as minhas voltas deve ser o suficiente.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 11th 2018, 21:52

Só um "aviso", para o mês que vem os S22 já estarão disponíveis para venda

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Lusso
CBR 600RR
Lusso

Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV

Número de Mensagens : 4754
Idade : 29
Localização : Over the rainbow
Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13
Data de inscrição : 13/01/2015

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 11th 2018, 23:30

F1CT1C10U5 escreveu:
Só um "aviso", para o mês que vem os S22 já estarão disponíveis para venda
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 11:17

PedroS86 escreveu:
Eu sou mais o gajo que só pega na mota quando não chove, logo procuro mais um pneu para seco e nao estou preocupado com as condições em chuva. Até andava inclinado para uma gama mais mole, tipo Bridgestone RS10 ou Supercorsa (porque gosto de fazer curvas de serra ate ao limite do pneu), mas como não faço só curvas, ate faço bastante auto-estrada, tenho receio de estar a comprar um pneu demasiado mole e depois ficar gasto no meio muito rápido.

Então nesse caso diria para meteres os Power RS.

Quanto ao ir ao limite do pneu (e mota), nunca foi ter um S-T que me limitou tal coisa. Ainda neste set de Road5, raspei a chapa dos colectores (não tenho avisadores e é a primeira coisa a raspar para o lado direito não tendo o escape de origem) já algumas vezes (com e sem pendura, e eu por norma ando devagar com pendura mas entusiasmei-me um pouco...). Também já raspei o descanso lateral, a minha mota não permite mais. Mas o problema nunca foram os pneus. Claro que num piso polido/sujo, não me estico, adapto a condução à aderência que tenho. Mas isto também deve de ser feito com qualquer pneu.

Também já ouvi dizer muito bem dos Pirelli Diablo Rosso 3, infelizmente ainda nunca experimentei, mas estou curioso.

Brigdestone não sou muito adepto devido ao feel (neste caso mais à falta dele), gosto de pneus que dão maior feedback, e as únicas marcas que experimentei que realmente me deram isso foram a Michelin e a Pirelli. Há quem não goste da Michelin exactamente pelas mesmas razões, porque as diferenças de feedback neutraliza-lhes a confiança.

Todas as marcas principais são boas nos pneus actuais, por vezes é mais questão de preferência / gosto pessoal. Ficas bem servido com qualquer uma, e escolhe a marca que mais te adaptares.

Brigdestone RS10 ou Supercorsa acho um desperdício em estrada, se queres a minha opinião, são muito raras as pessoas que eu vi a usar estes pneus que lhes tiram qualquer proveito.

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 3 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
tokenize
Honda Monkey
tokenize

Número de Mensagens : 28
Idade : 36
Localização : Sintra
Data de inscrição : 22/09/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 19:41

Tenho de trocar de pneus agora e estou um pouco indeciso.

Na minha Hornet tive uns PR4 e adorei. Quer em seco quer em molhado.

Mas agora que estou numa CBR1000RR tenho algumas dúvidas. Estava a pensar meter PR5 atrás e Power RS à frente. Acham que é uma boa combinação?

Eu ando à chuva, mas nesse caso ando com muito cuidado. Mas quando ta seco gosto de puxar e curvar bem. A durabilidade também é um factor porque ando quase diariamente.

Também posso esperar para ver a durabilidade do S22.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 21:50

tokenize escreveu:
Estava a pensar meter PR5 atrás e Power RS à frente. Acham que é uma boa combinação?

Não

tokenize escreveu:
Também posso esperar para ver a durabilidade do S22.

A julgar pelos S21, os últimos fizeram 9500, mas "tiveram" que sair precocemente, e estes já levam 9100. O da frente faz à vontade mais 1000kms ou mais, o de trás... meto € em como faz mais uns 3 ou 4 mil.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
PedroS86
CBR 150
PedroS86

Número de Mensagens : 156
Idade : 37
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 1000 RR Fireblade
Data de inscrição : 16/11/2018

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 22:11

Será que querias dizer que fazes mais 10.000km com o da frente? Porque se o de trás faz mais 3 ou 4 mil, o da frente fará mais.
Nunca meti bridgestone nas minhas motas (no carro adoro).
Que tipo de utilização dás? Julgando pelas fotos do teu Facebook (fui espreitar para ver a mota), nota-se que também gostas de fazer umas curvaças
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 22:12

PedroS86 escreveu:
Será que querias dizer que fazes mais 10.000km com o da frente? Porque se o de trás faz mais 3 ou 4 mil, o da frente fará mais.
Nunca meti bridgestone nas minhas motas (no carro adoro).
Que tipo de utilização dás? Julgando pelas fotos do teu Facebook (fui espreitar para ver a mota), nota-se que também gostas de fazer umas curvaças

Na teoria sim, mas na práctica está-me a gastar mais o da frente.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
PedroS86
CBR 150
PedroS86

Número de Mensagens : 156
Idade : 37
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 1000 RR Fireblade
Data de inscrição : 16/11/2018

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 22:15

É porque tens travões muito bons
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 23:03

PedroS86 escreveu:
É porque tens travões muito bons
Não me posso queixar... Razz

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 12th 2018, 23:04

PedroS86 escreveu:
Que tipo de utilização dás? Julgando pelas fotos do teu Facebook (fui espreitar para ver a mota), nota-se que também gostas de fazer umas curvaças

99.9% da utilização é ir e vir para o trabalho, hora de ponta na CRIL e 2ª circular.
As "curvaças" é das 2 ou 3 vezes por ano que vou ao Bombarral.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
tokenize
Honda Monkey
tokenize

Número de Mensagens : 28
Idade : 36
Localização : Sintra
Data de inscrição : 22/09/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 09:11

F1CT1C10U5 escreveu:
A julgar pelos S21, os últimos fizeram 9500, mas "tiveram" que sair precocemente, e estes já levam 9100. O da frente faz à vontade mais 1000kms ou mais, o de trás... meto € em como faz mais uns 3 ou 4 mil.
Fiquei um bocado baralhado. Quantos km fez cada pneu?
Eu estou na mesma situação que tu em termos de utilização. IC19 todos os dias e curvas ao fim de semana. Achas que os S21 (agora os S22) dão durabilidade suficiente para não ficar pobre? E como se comportam à chuva?

F1CT1C10U5 escreveu:
Não
Eu cheguei a andar com S20 à frente e T30 atrás na Hornet e gostei. A pergunta que fiz era neste sentido mas usando Michelin. Porque respondes com um não tão direto? Tiveste má experiência?
Ir para o topo Ir para baixo
PedroS86
CBR 150
PedroS86

Número de Mensagens : 156
Idade : 37
Localização : Coimbra
Mota/Modelo : CBR 1000 RR Fireblade
Data de inscrição : 16/11/2018

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 09:25

tokenize escreveu:

Fiquei um bocado baralhado. Quantos km fez cada pneu?
Eu estou na mesma situação que tu em termos de utilização. IC19 todos os dias e curvas ao fim de semana. Achas que os S21 (agora os S22) dão durabilidade suficiente para não ficar pobre? E como se comportam à chuva?


Eu cheguei a andar com S20 à frente e T30 atrás na Hornet e gostei. A pergunta que fiz era neste sentido mas usando Michelin. Porque respondes com um não tão direto? Tiveste má experiência?

O que ele quis dizer é que meteu um par de pneus novo. Como tal, ambos ja têm 9100km. O da frente ainda aguenta fazer +1000km, o de trás aguenta +3/4000km.

Por norma deve-se evitar andar com um pneu dum modelo e outro de outro modelo. A razão, a meu ver e pelo que já li, é que cada modelo tem o seu comportamento característico. Se colocares dois diferentes não estás com a mota devidamente equilibrada. Até porque os fabricantes de pneus os produzem tendo em conta que estamos a usar a mesma borracha à frente e atrás. 
Muitos colocam um pneu mais macio (aderente) à frente e um mais duro (menos aderente) atrás, de forma a conseguir prolongar a vida do pneu traseiro. Só que não se pode ter em conta apenas a durabilidade, pois para cada situação, um vai ter um comportamento diferente do outro. No caso que aplicaste, gostaste e até te adaptaste. Há imensa gente a colocar RS10 à frente e S21 atrás por exemplo. Mas se fores a ver: em molhado n agarram igual, 1 aquece primeiro que o outro, 1 mantém temperatura melhor que o outro, um permite curvar mais rápido que o outro, etc... do ponto de vista económico compreendo, mas no ponto de vista de segurança/desempenho não.

Esta é a minha opinião, não digo que esteja correctíssima mas pronto, ficas com ela  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 09:29

F1CT1C10U5 escreveu:


99.9% da utilização é ir e vir para o trabalho, hora de ponta na CRIL e 2ª circular.
As "curvaças" é das 2 ou 3 vezes por ano que vou ao Bombarral.

tenho o mesmo "problema" 

acabo por sentir que não consigo avaliar o pneu em condições

essencialmente acabo por escolher um pneu bom para chuva porque a seco, para o uso que forçosamente lhe dou, praticamente qualquer um cumpre
Ir para o topo Ir para baixo
tokenize
Honda Monkey
tokenize

Número de Mensagens : 28
Idade : 36
Localização : Sintra
Data de inscrição : 22/09/2012

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 09:37

PedroS86 escreveu:
O que ele quis dizer é que meteu um par de pneus novo. Como tal, ambos ja têm 9100km. O da frente ainda aguenta fazer +1000km, o de trás aguenta +3/4000km.
Ah, já percebi thanks! A durabilidade do de trás está muito acima do que eu achava nesse caso.

PedroS86 escreveu:
Por norma deve-se evitar andar com um pneu dum modelo e outro de outro modelo. A razão, a meu ver e pelo que já li, é que cada modelo tem o seu comportamento característico. Se colocares dois diferentes não estás com a mota devidamente equilibrada. Até porque os fabricantes de pneus os produzem tendo em conta que estamos a usar a mesma borracha à frente e atrás. 
Muitos colocam um pneu mais macio (aderente) à frente e um mais duro (menos aderente) atrás, de forma a conseguir prolongar a vida do pneu traseiro. Só que não se pode ter em conta apenas a durabilidade, pois para cada situação, um vai ter um comportamento diferente do outro. No caso que aplicaste, gostaste e até te adaptaste. Há imensa gente a colocar RS10 à frente e S21 atrás por exemplo. Mas se fores a ver: em molhado n agarram igual, 1 aquece primeiro que o outro, 1 mantém temperatura melhor que o outro, um permite curvar mais rápido que o outro, etc... do ponto de vista económico faz compreendo, mas no ponto de vista de segurança/desempenho não.
Percebo perfeitamente e, inclusivamente, também concordo. No entanto, como em quase tudo, acho que há sempre casos e casos.
Eu gosto muito de ter uma aderência superior à frente. Sinto muito mais confiança a curvar. Até porque se perdes a frente é quase garantido que já caíste sendo que a traseira tem algumas hipóteses de recuperação. No entanto, como infelizmente não temos pneus feitos à medida como no MotoGP, é de facto preciso ter em conta os fatores que referiste: tempos de aquecimento, comportamento seco vs molhado, etc. No caso dos S20/T30, o comportamento à chuva era bastante parecido e o tempo de aquecimento também pelo que gostei bastante.

Entretanto quando experimentei os PR4 gostei tanto que acabei por meter igual. Perguntei sobre os Power RS/PR5 porque da Michelin só conheço os PR. Se de facto as diferenças de comportamento forem muito grandes pode não ser boa ideia.
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 10:16

tokenize escreveu:
F1CT1C10U5 escreveu:
A julgar pelos S21, os últimos fizeram 9500, mas "tiveram" que sair precocemente, e estes já levam 9100. O da frente faz à vontade mais 1000kms ou mais, o de trás... meto € em como faz mais uns 3 ou 4 mil.
Fiquei um bocado baralhado. Quantos km fez cada pneu?
Eu estou na mesma situação que tu em termos de utilização. IC19 todos os dias e curvas ao fim de semana. Achas que os S21 (agora os S22) dão durabilidade suficiente para não ficar pobre? E como se comportam à chuva?
Frente vai fazer-me 10k, talvez chegue aos 11k.
Trás 13/14k à vontade.
A durabilidade de um pneu é um tópico subjectivo. Há malta que estoira S21s em 3 ou 4 mil kms... há pessoal que faz 20k.
À chuva, e em seco, são o melhor pneu que já tive (tirando os D212, mas isso "não é" para andar na rua).

tokenize escreveu:
F1CT1C10U5 escreveu:
Não
Eu cheguei a andar com S20 à frente e T30 atrás na Hornet e gostei. A pergunta que fiz era neste sentido mas usando Michelin. Porque respondes com um não tão direto? Tiveste má experiência?
Tens razão... podia ter sido mais específico. Se calhar não é um "não"... é um depende. Depende do que esperas que aconteça. Pessoalmente experimentei uma vez essa combinação de frente mole, traseira rijo, no meu caso atrás era um Pilot Road 3, à frente já nem me lembro. Não achei grande piada.

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitimedezembro 13th 2018, 10:34

tokenize escreveu:
Entretanto quando experimentei os PR4 gostei tanto que acabei por meter igual. Perguntei sobre os Power RS/PR5 porque da Michelin só conheço os PR. Se de facto as diferenças de comportamento forem muito grandes pode não ser boa ideia.

A situação deverá ser semelhante à tua experiência anterior. A questão é que os pneus são feitos para funcionar um com o outro, quando misturas, estás a criar situações de incoerência.
Se dizes que gostas de ter um pneu mais aderente à frente, a pores RS à frente e um PR5 atrás poderás ter isso em condições ideias (temperatura mais alta e seco), chegas a molhado ou temperaturas mais baixas, provavelmente terás um de trás mais aderente. Até o tipo de piso faz variar a aderência entre modelos de pneus diferentes. Há uns que agarram melhor nuns pisos outros noutros.

Por pneu mais 'macio' / desportivo à frente, não quer dizer que tenhas sempre mais aderência nesse. E a incoerência entre umas vezes teres mais aderência atrás e outras à frente, acaba é por te neutralizar a confiança, porque não sabes com o que contas, e até pores-te em risco desnecessariamente.

Se gostaste dos PR4, podes pôr os PR5 que são bastante melhores em seco (diria que são praticamente Power3 a nível de aderência).
E a aderência também me parece melhor ao longo da vida, os PR4 eu gostava muito deles enquanto eram novos, mas no último terço da vida, nem por isso. Nestes PR5 já estou +- com 12.000km neles, e não estou nada descontente com a aderência para os kms que têm.

O meu conselho seria, escolhe um modelo, e mete ambos os pneus desse modelo.

_________________________________________
Novos Michelin Road 5 - Página 3 R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Novos Michelin Road 5 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Novos Michelin Road 5 Novos Michelin Road 5 - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Novos Michelin Road 5

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Michelin Pilot Road 4
» Michelin Pilot Road 3 - Análise
» Novos pneus Pilot Road 3
» Os Novos Pneus da Michelin...os Power Pure
» Novos Pneus: Bridgestone BT 003 RS | Michelin Power One | Pirelli Angel ST

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-