| | pequeno problema no motor, não, não é Honda | |
| Autor | Mensagem |
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davidfelix CBR 400RR
Número de Mensagens : 612 Idade : 51 Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário) Mota/Modelo : 1100XX (2006) Data de inscrição : 04/02/2015
| Assunto: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 14:31 | |
| Boas, nem sei bem se estou no sitio certo mas aqui vai: - um colega de trabalho, tem uma MT09 Tracer, e andava a "esticar" a vida da corrente. Até que um belo dia a sair de casa, a dita cuja resolveu saltar, como acontece nas bicicletas e vai de colocar a corrente no sitio, como se faz nas bicicletas também. E voltou para casa a pensar que tinha mesmo de mudar aquilo. Uns dias depois lá foi para mudar, quando lhe ligam a dizer que tinha um "pequeno" problema e que lhe iam enviar as fotos: e por fim: o que aconteceu foi que a corrente quando saiu, alojou-se toda à volta do Pinhão de Ataque, forçando a protecção, que acabou por partir o pino que a ligava ao motor (carter)!! Agora o que acham que ele faça, a moto é de 2016. Manda arranjar, sendo que na melhor das hipóteses é "apenas" o buraco? ou no pior dos cenários, como ele andou na moto com aquele buraco aberto no carter, é ter entrado "lixo" e o motor já estar nas couves, e ser preciso mudar muitos componentes? Troca de motor? ou vende para peças e compra outra? Um abraço e Bom Ano. |
| | | Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9221 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 14:43 | |
| Em princípio se algum lixo entrou apenas no cárter, ainda tem de passar pelo filtro de óleo até chegar ao motor, é possível que não tenha danificado nada. Não faz sentido mandar já motor fora só por essa suposição.
A questão é a reparação nesse local, não sei se é muito fazível (e se ficaria algo de jeito...), não faço ideia, provavelmente o ideal era desmontar o motor, e trocar essa peça inteira se for possível (que também não sei se é, mas um mecânico deverá saber responder melhor que eu).
Andar a "esticar" correntes nunca é boa ideia. Eu já parti uma na moto anterior e não andava a estica-la... E pode danificar a mota, e até pior, bloquear uma roda e provocar uma queda (que em velocidade mais alta ou certas circunstâncias pode ser grave, muito grave). _________________________________________ |
| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4070 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 15:06 | |
| Tb concordo q isso n deve ser já o fim do motor. N sei se essa zona é todo o bloco, mudar isso deve ficar uma pipa de massa para além q acaba por ser uma reconstrução inteira do motor, ao mudar tudo de um lado para o outro (novo bloco).
Na minha modéstia opinião, se o buraco é visível/acessível pelo cárter era de reparar (depois de opinião de alguém que faça soldas em alumínio e o mecanico). Mas apenas fechar o buraco, não inventar uma nova fixação da tampa nem nada (ela segura-se nos outros parafusos). Ao reparar depois já depende o nivel de qualidade/acabamento q se queira ou se possa pagar, tirar o motor para ser mais facil trabalharem e deixarem algo o mais perfeito possivel tanto por dentro como por fora. Para n gastar mto tapar isso mm com o motor no sitio e sem grande embelezamento.
O principal é ficar totalmente preenchido e sem fugas na solda para n ceder, essa zona do cárter penso q n acumule pressão como o resto do motor, mas convém q seja preenchido o buraco por alguém q saiba fazer bem. Há tb a questão da temperatura do motor, nao sei como reage o aluminio a isso qd resoldado.
Obrigatoriamente lavar essa tampa do cárter, trocar oleo e o filtro para evitar q fique la restos e limalhas. A muda seguinte ser mais curta e voltar a trocar tudo. |
| | | Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 48 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| Assunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 15:46 | |
| isso resolve se bem sem complicar muito, é agarrar na mota e no bocado que falta ali no carter, deve ser o que está agarrado a tampa, e ir a um profissional em soldadura de aluminio que ele consegue soldar isso na boa, fica prefeito e nem se vai notar nada....depois é só mudar o oleo e filtro e andar descansado...
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| | | PSonic CBR 600RR
Número de Mensagens : 4070 Idade : 40 Localização : Aveiro Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88 Data de inscrição : 26/01/2011
| Assunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 15:50 | |
| Reparei agora q o suporte ficou agarrado na tampa, pode ser q consigam resoldar isso no sitio. Por fora n se deverá notar quase nada, mm q por dentro fique uma solda grande. |
| | | davidfelix CBR 400RR
Número de Mensagens : 612 Idade : 51 Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário) Mota/Modelo : 1100XX (2006) Data de inscrição : 04/02/2015
| Assunto: Re: pequeno problema no motor, não, não é Honda janeiro 4th 2019, 15:55 | |
| antes de mais obrigado pelas vossas opiniões, já tranquilizei o meu colega ele vai tentar perceber junto a um familiar, que segundo me disse agora, já reparou situações identicas em motores de carros e camiões o que se pode fazer. |
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