InícioPortalRegistrar-seConectar-seBornes da bateria trocados LojaBornes da bateria trocados V-deosBornes da bateria trocados Fotos
Bornes da bateria trocados Iy07r7

Ver as novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Ver as mensagens sem resposta
Compartilhe

Bornes da bateria trocados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
FcPf
Honda Monkey
FcPf

Número de Mensagens : 3

Bornes da bateria trocados Empty
MensagemAssunto: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 08:44

Bom dia, tirei a bateria para dar-lhe uma carga e quando a fui montar liguei o vermelho ao negativo e o preto ao positivo, ou seja, fiz asneira. Fez uma pequena faísca e foi quando me apercebi da porcaria que tinha feito. Depois montei tudo como deve ser, preto no negativo e vermelho no positivo mas a mota não dá sinal de vida. Terá sido algum fusível? Ou será algo mais grave?
A notar é uma Honda CBR 600F Sport. Desde já o meu agradecimento a quem me possa ajudar.
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Pendura : A maria

Número de Mensagens : 7499
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 10:05

Melhor mesmo é ires ao teu mecânico...
SeveNN
CBR 600F
SeveNN

Número de Mensagens : 1087
Mota/Modelo : Suzuki HAYABUSA

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 11:19

Deverá ser fusível... ve se notas algum queimado, se não encontrares ou se achares que foi algo mais ja sabes, mecanico com a mota .

Se precisares de ajuda avisa, somos de perto  Very Happy
D.G
CBR 400RR
D.G

Número de Mensagens : 681
Mota/Modelo : Trotinete

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 11:23

Começa pelos fusíveis, se estiver tudo ok pede uma bateria emprestada e tenta, com essa troca de bornes e se a tua bateria for de ácido podes ter lixado a bateria, pode ter afectado o rectificador de corrente, alternador talvez?
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3499
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 11:58

quase garantidamente que é só o fusivel...
FcPf
Honda Monkey
FcPf

Número de Mensagens : 3

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 19:11

Boas, obrigado pelas vossas respostas. A bateria em princípio está boa, tenho um carregador que supostamente diz quando a bateria está danificada e coloquei-a lá e diz que está boa e tem 12,7V
Amanhã com tempo vou ver os fusíveis, tenho ideia que os fusíveis só "partem" quando são expostos a correntes mais elevadas do que a sua capacidade, acho que não parte se estiver em curto, já tive aulas sobre o assunto mas sinceramente não me lembro, mas logo vejo.
JoelAntunes
CBR 600F
JoelAntunes

Número de Mensagens : 1425
Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Ex: Honda Cb125f ; Ex Honda CM 125

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 19:27

FcPf escreveu:
Boas, obrigado pelas vossas respostas. A bateria em princípio está boa, tenho um carregador que supostamente diz quando a bateria está danificada e coloquei-a lá e diz que está boa e tem 12,7V
Amanhã com tempo vou ver os fusíveis, tenho ideia que os fusíveis só "partem" quando são expostos a correntes mais elevadas do que a sua capacidade, acho que não parte se estiver em curto, já tive aulas sobre o assunto mas sinceramente não me lembro, mas logo vejo.
Boas! Uma vez ao mexer na mota deixei cair uma chave de bocas mesmo em cima da bateria e acertou nos 2 bornes ao mesmo tempo... Apanhei um cagaço descomunal e a chave ficou toda picada, como se tivesse tentado lá soldar algo... A mota não dava qualquer sinal mas felizmente tinha sido só mesmo o fusível principal, que pelo menos na tua mota não está na caixa dos fusíveis, mas sim ao lado da bateria por baixo de uma ''ficha'' vermelha
Deixo-te aqui 2 fotos da localização na fsport do meu pai, talvez a tua também ainda lá tenha um suplente
Abraço!Bornes da bateria trocados Dcf7e110
Bornes da bateria trocados 2475b310
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3207
Mota/Modelo : CBR XX 2004

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 10th 2019, 23:29

FcPf escreveu:

Fusível serve para fundir sempre que uma corrente mais elevada passa por ele - derrete literalmente e abre o circuito, deixando de haver condução eléctrica nesse circuito.

O curto-circuito que provocaste é mais que suficiente para fundir o fusível. Se ele fez o seu trabalho, não fodeste mais nada na moto.

Vê lá disso. E boa sorte!
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3499
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 11th 2019, 08:18

FcPf escreveu:

os fusiveis servem para proteger de subcargas e de curto-circuitos What a Face
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9094
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitimeSetembro 11th 2019, 13:38

Sim, quebram quando passa corrente mais elevada do que o seu valor.

Curto-circuitos dão-se quando há passagem de corrente sem resistência, que por sua vez faz com que ultrapasse o facilmente valor limite dos fusíveis e queime... Razz

Fusíveis protegem assim de tudo o que é excesso de cargas, seja intensidade de corrente a mais, seja intensidade descontrolada como o curto-circuito (que basicamente na prática é a descarga total do circuito, seja vindo de bateria ou outra qualquer fonte).

Se um fusível estivesse programado para aguentar a carga de um curto-circuito, seria completamente inútil nesse circuito, e não funcionaria / não queimaria com nada abaixo (visto que deixaria passar tudo). O curto-circuito é o limite de descarga de um determinado circuito, se não queima com isso, não queima com mais nada.

Motorcycles teach you different: it isn't the destiny that really matters, it's the ride between.
Think for yourself. Live your life. Make it count.
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Bornes da bateria trocados Bornes da bateria trocados Icon_minitime

Bornes da bateria trocados

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
CBRportugal | Comunidade Motard :: CBR PORTUGAL :: Problemas, dúvidas e soluções relacionados com o fórum-