InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTécnica - As curvas LojaTécnica - As curvas V-deosTécnica - As curvas Fotos
Técnica - As curvas Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Pardal
CBR 600F3
Pardal

Número de Mensagens : 2310
Idade : 46
Localização : Baixa da Banheira
Mota/Modelo : Aprilia RSV MILLE R
Data de inscrição : 29/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 09:06

Olá a todos,
Mesmo para os mais experientes, existem determinadas coisas sobre as quais podemos sempre aprender mais, de modo a aperfeiçoarmos a nossa maneira de conduzir. Existem técnicas para conduzir uma moto, e às vezes não é só por conduzirmos todos os dias que as dominamos. É preciso treino. Tomei a liberdade de traduzir e adaptar dois pequenos textos, que a seguir transcrevo, e que espero que sejam úteis para todos.



Parte 1- A curva

Vamos falar de curvas e como elas se fazem. A maioria dos acidentes de moto, quando o motociclista vai sozinho e sem intervenção de outros veículos, acontecem porque a moto entra mal na curva (descrevendo posteriormente uma circunferência demasiado larga), e o motociclista não consegue corrigir a situação.

Pergunta: Quando entras numa curva demasiado depressa, o que fazes?

a) Travas

b) Usas a embraiagem

c) Reduzes uma mudança

d) Desaceleras

e) Inclinas-te mais

Veremos no fim a resposta correcta a esta questão.



Pergunta: Quando travas, para onde é que vai o peso?

a) Para a frente

b) Para trás

c) Para dentro

d) Para fora

A resposta correcta é “a) Para a frente”. O peso vai para a frente, tirando tracção à roda de trás.

Pergunta: Numa curva, tu queres:

a) Mais peso no pneu da frente

b) Menos peso no pneu da frente

c) Mais peso no pneu de trás

d) Menos peso no pneu de trás

e) O mesmo peso em ambos os pneus

A resposta correcta é “e) O mesmo peso em ambos os pneus”. “Aliviar” o peso atrás irá causar perca de tracção, e a moto poderá “escorregar” debaixo de ti. O peso deve ser igual em ambos para a moto descrever a curva o mais estabilizada possível.

Pergunta: Travar em curva é a única coisa que “alivia” o peso atrás?

a) Sim

b) Não

A resposta é “b) Não”. Em curva, a moto não conhece a diferença entre travar, embraiar, reduzir ou desacelerar. Em curva, qualquer uma destas formas de desaceleração irá causar a mesma reacção – “aliviar” o peso atrás.

Portanto, a resposta à primeira pergunta é “e) Inclinas-te mais”. Entra na curva por fora, olha para o ponto mais afastado que conseguires, inclina a moto, e mantém uma aceleração constante durante toda a curva, “rolando” progressivamente o punho. O tempo para abrandar, travar e outras coisas, é antes da curva, antes de inclinares a moto. Se entrares numa curva muito depressa, inclina-te mais e mantém uma aceleração constante. Uma das coisas que devemos todos praticar para descrevermos bem uma curva é uma técnica chamada “Slow, Look, Lean and Roll”.



Parte 2- A Técnica

Slow (abrandar): Usa os dois travões para abrandar (diz-se que a força a aplicar deverá ser aproximadamente de 75% no(s) da frente e 25% no de trás), e reduz a(s) “mudança(s)”. A moto deverá estar engrenada na “mudança” correcta e “desembraiada” antes de começares a curva.

Look (olhar): Olha para a saída da curva (ou o ponto mais longe que conseguires. Este é provavelmente o passo mais importante de todos. Mantém a cabeça e os olhos levantados e nivelados com o horizonte, não olhes para o chão à tua frente. Numa moto, tu vais para onde olhas, e se olhas para baixo, vais para baixo… Manter a cabeça levantada ajuda-te a manter o equilíbrio e o controle. Se quiseres virar para a direita, vira a cabeça (e os olhos) para a direita e vê para onde queres ir, olha para o ponto de saída da curva. Se quiseres virar para a esquerda, faz a mesma coisa.

Lean (inclinar): Inclina a moto para fazer a curva. Usa o guiador (e não o peso do corpo) para te inclinares. Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.

Roll (“enrolar” o punho): Uma velocidade constante ou uma ligeira aceleração (e não o abrandamento ou travagem) estabilizam a suspensão e distribuem a tracção e o peso igualmente pelos dois pneus. Se não conseguires acelerar suavemente durante a curva, é porque já a começaste a fazer mal. Abranda mais, antes da curva, para poderes acelerar durante a mesma.

Pensem sempre antes de cada curva: "Abrandar, olhar, inclinar e acelerar"... "abrandar, olhar, inclinar e acelerar"...
_________________

FONTE: Fórum Motonline
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.myspace.com/miguelcbr
LCPessoa
CBR 600RR
LCPessoa

Número de Mensagens : 4489
Idade : 57
Localização : KA100
Mota/Modelo : CBR1000RR 08
Data de inscrição : 24/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 13:51

Tenho de ler isto mais logo em casa com mais calma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8671
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 14:12

Sim sr.,espétaculo!!
Ir para o topo Ir para baixo
LCPessoa
CBR 600RR
LCPessoa

Número de Mensagens : 4489
Idade : 57
Localização : KA100
Mota/Modelo : CBR1000RR 08
Data de inscrição : 24/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 20:43

Aprendemos todos os dias até ao final da nossa vida.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
LIDER_RR
CBR 600F4i
LIDER_RR

Número de Mensagens : 3207
Idade : 42
Localização : baixa da banheira
Mota/Modelo : HUM!!!!!
Data de inscrição : 29/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 1st 2008, 22:03

eu ando a tentar por esses conselhos em pratica vamos a ver se nao me aleixo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.liga-me se quiseres looool.com
k u p
CBR 250
k u p

Número de Mensagens : 211
Idade : 43
Localização : Na nuvem..:-)
Mota/Modelo : Á espera do Euromilhões RR...
Data de inscrição : 06/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 7th 2008, 00:54

Interessante...!!!!!


Acho que está tudo muito claro...


Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva....


Última edição por k u p em novembro 21st 2008, 01:02, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
CBRodrigues
CBR 400RR
CBRodrigues

Número de Mensagens : 559
Idade : 38
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2005
Data de inscrição : 04/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 04:02

Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.
Só não precebo esta parte então se nós fazemos uma curva para a direita o punho direito vai para tras e não para a frente certo , ou então eu é que não tou a perceber Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 10:52

CBRodrigues escreveu:
Se te quiseres inclinar para a direita, empurra o punho direito para a frente. Se te quiseres inclinar para a esquerda, empurra o punho esquerdo para a frente. Chama-se a isto “countersteering”, e é a melhor maneira de inclinar uma moto em movimento.
Só não precebo esta parte então se nós fazemos uma curva para a direita o punho direito vai para tras e não para a frente certo , ou então eu é que não tou a perceber Rolling Eyes

A mim também me está a fazer confusão.
Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
Viking
CBR 600F4
avatar

Número de Mensagens : 2800
Idade : 47
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR1000RR
Data de inscrição : 30/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 13:37

Amigos quando curvamos para a direita e o punho direito empurra-lo para a frente é o correcto!!pela compensaçao da gravidade!!porque se curvamos para a direita o punho vem para traz a mota está em risco de virar toda a direita!e temos sempre k ter o punho direito virado uns milimetros para a frente para compensar!!o proprio peso da mota e inclinaçao em k vai se repararem faz com que se curvarmos para a direita e o punho direto tb vir pa traz se deixarem a maquina seguir essa linha ela foge!!é tipo um contrapeso!!
relamente nunca visto uma explicaçao destas como ai teem atraz!!mas a verdade é k isso acontece!!tentem devagar e vao ver se nao é!!!lol
Abraços e cuidado com os testes!!
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 8th 2008, 23:51

Mas isto sai institivamente, quando curvas e te desiquilibras, tentas sempre compensar esse desiquilibrio de forças, certo.
Resumindo fazes este movimento, no caso de a mota te fugir de traseira, é uma alternativa, por isso acho que não será um movimento que se tem de fazer sempre, é só em situações de emergência.
Julgo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
Accident
CBR 600F
Accident

Número de Mensagens : 1218
Idade : 38
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Target 50 Kitada
Data de inscrição : 01/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 9th 2008, 00:20

Isso dos punhos é correcto! e é a maneira mais rapida de inclinar a mota.

Exprimentem ir a uma velocidade baixa ( 20,30 ) a direito, se virarem o volante para a esquerda a mota vai para a direita, e vice versa.

É simples, quem é que nunca andou de carro e a fazer uma curva lá vai o telemovel lá parar á outra ponta do carro ?
O movimento que estamos a fazer, neste caso na curva empurra o corpo para o lado de fora, acontece o mesmo por exemplo na Moto4, se virar-mos muito depressa temos que nos por na parte de dentro da mota, caso contrario somos cuspidos pa fora.

Ora como isto são só duas rodas, assim que viramos o volante pa esquerda se formos a direito, a mota é "deitada" directamente para a direita.

O Slide é basicamente um equilibrio dessas forças !

Esta tecnica é bem mais rapida por exemplo a desviar de objectos, porque sem querer ou não a tendencia quando nos aparece qualquer coisa á frente, é mandar o corpo para um lado, e depois então puxar a mota, é bem mais demorado !

A sério ... exprimentem !
Ir para o topo Ir para baixo
Aicilop
CBR 600F4i
Aicilop

Número de Mensagens : 3080
Idade : 43
Localização : Moita/Viseu
Mota/Modelo : Honda CBR 954rr Fireblade
Data de inscrição : 01/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 9th 2008, 00:25

Ok, serve também para inclinar a mota de uma forma mais rápida.
Mas isso é mais para os Pros
Ir para o topo Ir para baixo
barbosa
CBR 600F2
barbosa

Número de Mensagens : 1983
Idade : 53
Localização : Por perto!
Mota/Modelo : CBR1000RR WHITE POWER com tc com fd e uma bufadeira de ladecos
Data de inscrição : 02/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimeoutubro 18th 2008, 11:38

Vicking eu pensava que tu agora puxavas era os pés para cima.
deste conta das botas nas curvas da arrabida

lololololololololololololo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=816638764
Puto
Honda Monkey
Puto

Número de Mensagens : 15
Idade : 35
Localização : vila nova de caparica
Data de inscrição : 12/01/2009

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 15th 2009, 22:20

Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos.
Mas isso é na minha opiniao! cumps
Ir para o topo Ir para baixo
[kp]
CBR 400RR
[kp]

Número de Mensagens : 556
Idade : 37
Localização : Queluz
Mota/Modelo : CBR 600 RR 07
Data de inscrição : 21/12/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 16th 2009, 02:33

tens razao Puto.
eu nao aprendi a fazer isso.. acho que, o meu erro foi, aprender numa 125 e 250.. e 2 meses dps nao averbado peguei na 600 e a primeira curva a 140 enfiei no rail LOL
ha coisas que deviam ensinar-se. ng me ensinou como controlar o peso de uma mota.. saber o que o CG é importante e que joga ctg ou com um pendura.
aprendemos com os erros e com os amigos.
na escola não. é o stop e o botão magico da ignição
Ir para o topo Ir para baixo
http://kp-phoudass.hi5.com
TelmoAdriano
CBR 600F4
TelmoAdriano

Número de Mensagens : 2810
Idade : 35
Localização : Meda/Guarda
Mota/Modelo : Honda CBR 125R
Data de inscrição : 20/11/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimejaneiro 16th 2009, 18:24

Puto escreveu:
Grande post, tudo correcto sem falhas, na minha opiniao o pessoal devia de sair da escola de conduçao a fazer isto, evitava muitos acidentes estupidos.
Mas isso é na minha opiniao! cumps


Pois isso é uma realidade, ensinam certas merdinhas como fazer "8´s"...tudo bem até pode contribuir para se ter mais equilibrio na moto, mas ninguem vai depois fazer isso na estrada scratch , por isso não vai servir de muito.

Deviam sim encinar estas pequenas técnicas, travar rapidamente com segurança, etc. isto sim seria util futuramente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://telmoadriano-fotografia.blogspot.com/
dosantos
CBR 250R
dosantos

Número de Mensagens : 339
Idade : 33
Localização : Torres Vedras - Sobral M.A.
Mota/Modelo : Honda CBR125R (linha completa Arrow)
Data de inscrição : 13/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimefevereiro 19th 2009, 20:33

Não sei em que escola andaram.. Mas o meu instrutor ensinou-me estas coisas todas! Mesmo tudinho! E vejam la que me portei tao bem que ele ate deixou-me a mim.. Naquela altura com 16 anos andar na CB500 da escola! E eu todo contente! Parecia uma puto com 6 anos com um gelado na mao! Very Happy




Mais vale ter uma Honda feia a duas Yamaha!
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8671
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimefevereiro 19th 2009, 20:36

k u p escreveu:
Interessante...!!!!!


Acho que está tudo muito claro...


Na minha opinião, apenas acrescento uma coisa... dps de praticar isso tudo e de fazer umas boas curvas surge o "excesso de confiança" e a meu ver é esse o pior inimigo da curva....

Á pois é, o calcanhar de Aquiles de qq um: o excesso de confiança.
Ir para o topo Ir para baixo
Anibal Martinho
Honda Monkey
Anibal Martinho

Número de Mensagens : 75
Idade : 38
Localização : bombarral
Mota/Modelo : R6
Data de inscrição : 01/03/2009

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 23rd 2009, 23:24

hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento....
Ir para o topo Ir para baixo
fuser
CBR 400RR
fuser

Número de Mensagens : 597
Idade : 43
Localização : Pinhal Novo
Mota/Modelo : CB500
Data de inscrição : 19/11/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 00:25

texto muito bom!!
o countersteering é do mais simples de testar... como já disseram,ir a direito, 20Km/h e guinar para a esquerda...a mota vai para a direita.

já em curva... ainda ando em testes!!LOL mas a menina já fala comigo e já diz "oi... assim vai magoar!" Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Accident
CBR 600F
Accident

Número de Mensagens : 1218
Idade : 38
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Target 50 Kitada
Data de inscrição : 01/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 02:03

Anibal Martinho escreveu:
hum... essa parte dos punhos tb me deichou a pensar... acho que nunca reparei como é que faço isso... a ver se fico mais atento....

Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Passadão
CBR 900RR
Passadão

Pendura : Passadona

Número de Mensagens : 10932
Idade : 45
Localização : Lisboa + Xangai
Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR
Data de inscrição : 06/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 02:38

Accident escreveu:
Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes

pois, não é exemplo para ng!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Kalashnikov
CBR 600F2
Kalashnikov

Número de Mensagens : 1648
Idade : 39
Localização : Covilhã
Mota/Modelo : CBR 900 RR Firblade Motobecane 41 Special Fuego
Data de inscrição : 02/12/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 18:55

Passadão escreveu:
Accident escreveu:
Desde que não te sigas pelo avatar ... Rolling Eyes

pois, não é exemplo para ng!!!


é exemplo é um MAU exemplo ehehe lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Anibal Martinho
Honda Monkey
Anibal Martinho

Número de Mensagens : 75
Idade : 38
Localização : bombarral
Mota/Modelo : R6
Data de inscrição : 01/03/2009

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 24th 2009, 22:46

hehehe o avatar e para me lenbrar do k nao posso fazer...
Ir para o topo Ir para baixo
Passadão
CBR 900RR
Passadão

Pendura : Passadona

Número de Mensagens : 10932
Idade : 45
Localização : Lisboa + Xangai
Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR
Data de inscrição : 06/10/2008

Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitimemarço 25th 2009, 03:18

Anibal Martinho escreveu:
hehehe o avatar e para me lenbrar do k nao posso fazer...

Pois...se keres asas bebe red bull!!! LOLOL
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Técnica - As curvas Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» TÉCNICA MÉDICA
» Técnica de Pintura HYDROGRAPHICS
» Técnica para fazer cavalinhos
» Maravilha da técnica... Portugal é lindo
» Vídeo: Nova técnica para curvar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-