InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTécnica - As curvas - Página 5 LojaTécnica - As curvas - Página 5 V-deosTécnica - As curvas - Página 5 Fotos
Técnica - As curvas - Página 5 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
AjnSantiago
CBR 600F
AjnSantiago

Número de Mensagens : 1156
Idade : 41
Localização : Porto
Data de inscrição : 15/12/2011

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimedezembro 17th 2011, 01:15

Usar o countersteering é a maneira mais rápida de fazer curvar a moto, e isto é muito útil a desviar de obstáculos e a entrar em curvas na correta posição.

Ainda estou a aprender a usar corretamente mas tento fazê-lo constantemente para criar o automatismo Smile

A questão de virar o manípulo é que este procedimento faz com que todo o peso da moto se dirija para o lado contrário fazendo com que ela se "deite" logo na hora, em curvas também o consegues fazer (para te deitares mais) mas já tem que ser com mais calma e sem movimentos bruscos..

Bom post!
Ir para o topo Ir para baixo
ColeRR
CBR 400
ColeRR

Número de Mensagens : 469
Idade : 44
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 26/08/2010

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimejulho 30th 2012, 12:39

Aqui vai um pequeno dessenterranço..


Tem uma coisa que ainda hoje tenho dificuldades

"os olhos levantados e nivelados com o horizonte"

Geralmente nas estradas com cenas dos lados (árvores, etc).. tu não vês onde a curva acaba.. ou seja.. à medida que vais fazendo a curva.. o ponto mais longinquo para onde podes olhar vai alterando..

E é isso que me faz confusão.. pois quando começo a olhar.. tento fixar o olhar para onde quero ir.. mas à medida que vou fazendo a curva.. o ponto mais longinquo vai mudando também.. e isso vai-me fazendo confusão..

E isso faz-me confusão.. ainda não sei bem que fazer.. ir ajustando para onde vou olhando.. ou escolher um ponto e fixar-me nele..

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
JUSTJoao
CBR 250R
JUSTJoao

Pendura : não há , o andamento é muito xD

Número de Mensagens : 392
Idade : 27
Localização : Massamá
Mota/Modelo : Aprilia RS 125 The Devilish Machine
Data de inscrição : 03/04/2011

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimejulho 30th 2012, 16:11

Acho que entendi essa história de virar o guiador no sentido contrario da curva , pois segundo o que vi nuns videos de dicas , a mota inclina-se sempre no sentido contrário da curva , ou estarei errado ? ainda sou muito nabo nisto Razz
Ir para o topo Ir para baixo
ColeRR
CBR 400
ColeRR

Número de Mensagens : 469
Idade : 44
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 26/08/2010

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimejulho 30th 2012, 23:22

JUSTJoao escreveu:
Acho que entendi essa história de virar o guiador no sentido contrario da curva , pois segundo o que vi nuns videos de dicas , a mota inclina-se sempre no sentido contrário da curva , ou estarei errado ? ainda sou muito nabo nisto Razz
Exacto.. é mesmo isso que acontece..

Experimenta em linha recta.. com movimentos ligeiros.. vais ver o que acontece...

Depois aos poucos vais indo mais longe até que se torne confortável.

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimejulho 31st 2012, 01:34

ColeRR o truque é usares 2 pontos de referencia...

1º- Olhas para 1 ponto antes da curva já encostado o mais possível á direita se esta for para a esquerda ou á esquerda se esta for para a direita, usa como ponto de referencia o traço continuo.

2º- Quando vês o meio da curva ou apex (acho k é assim k se diz) é ai k deves tombar a mota, num movimento rápido mas suave, não devemos nos deitar lentamente numa curva pois podemos alargar muito a trajectória o k teremos de tombar demasiado a mota para compensar perdendo depois aceleração para a saída...

Com esta técnica de 2 pontos esqueces isso do horizonte pois eu tbm não vou lá com isso...

Faço a técnica do pêndulo (nádega e joelho de fora) tentando sempre acompanhar a mesma inclinação da mota e sempre com a técnica dos 2 pontos...

Espero ter ajudado...
Ir para o topo Ir para baixo
ColeRR
CBR 400
ColeRR

Número de Mensagens : 469
Idade : 44
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 26/08/2010

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimejulho 31st 2012, 18:07

Ruy escreveu:
ColeRR o truque é usares 2 pontos de referencia...

1º- Olhas para 1 ponto antes da curva já encostado o mais possível á direita se esta for para a esquerda ou á esquerda se esta for para a direita, usa como ponto de referencia o traço continuo.

2º- Quando vês o meio da curva ou apex (acho k é assim k se diz) é ai k deves tombar a mota, num movimento rápido mas suave, não devemos nos deitar lentamente numa curva pois podemos alargar muito a trajectória o k teremos de tombar demasiado a mota para compensar perdendo depois aceleração para a saída...

Com esta técnica de 2 pontos esqueces isso do horizonte pois eu tbm não vou lá com isso...

Faço a técnica do pêndulo (nádega e joelho de fora) tentando sempre acompanhar a mesma inclinação da mota e sempre com a técnica dos 2 pontos...

Espero ter ajudado...
Sim na fase inicial deves apontar teu olhar para o apex da curva.. o que me tem moido o juizo é depois do apex.. é suposto olhares para o ponto mais longinquo possível.. basta veremos os pilotos para perceber isso..

A cena é que num circuito isso é mais fácil de fazer, pois é tudo plano e vês bem tudo (excepto em curvas cegas como em Portimão), mas na estrada nem sempre consegues ver para onde vais.. imagina uma curva de 180º com arvoredo de ambos os lados.. à medida que vais saindo do apex, a curva vai abrindo e tu vais vendo mais.

É engraçado que nestas 2 semanas tenho ando a brincar mais com isso, e tenho feitos progressos mas às vezes podemos pensar que estamos a fazer bem quando isso não é verdade.

Dai ser importante trocar impressões com a malta, também se aprende assim.

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimeagosto 1st 2012, 02:28

Claro k sim .. Mas o importante é fazeres isso com toda a extensão ... da tua faixa é claro... Penso k isso é importante se fores com demasiada velocidade e em estrada k conheças ... Em estradas desconhecidas não te vale de nada ou podes ter surpresas, acho k o ideal é manteres esse raciocínio e ires abrindo punho á medida k fores saindo da curva.... Em pista certamente é bem usado pois vêem tudo em toda a extensão ...
Ir para o topo Ir para baixo
ColeRR
CBR 400
ColeRR

Número de Mensagens : 469
Idade : 44
Localização : Braga
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 26/08/2010

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimeagosto 9th 2012, 14:21

Exacto.. falo por mim.. acho que não tiro nem 20% do que a minha mota tem para oferecer.. e por ter consciência que é sobretudo na pista que devo procurar evoluir.. não arrisco muito..

Mas é engraçado que ao tentarmos fixar um ponto depois do apex.. para onde queremos que a mota vá.. obviamente não vamos ver possíveis obstáculos que estejam mais perto.. e já apanhei um ou outro susto com isso..

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy
CBR 400RR
Ruy

Pendura : Sonia/Minimim :-P

Número de Mensagens : 502
Idade : 51
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Ex: CBR 1000/08 - Hayabusa K9
Data de inscrição : 30/03/2012

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimeagosto 10th 2012, 02:37

Sim mas para isso eu faço como de BTT, olho em frente e baixo ... Em frente e baixo isto ajuda-te a não te desconcentrares e a fazeres o k pretendes...
Ir para o topo Ir para baixo
sierre
CBR 150
sierre

Pendura : Sara

Número de Mensagens : 180
Idade : 40
Localização : suiça
Mota/Modelo : aprilia 125rs, rsv mille, cbr 600r,2x954r atual yamaha r1 2004 e 2008
Data de inscrição : 31/08/2010

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimeagosto 10th 2012, 09:39

ColeRR escreveu:

Exacto.. é mesmo isso que acontece..

Experimenta em linha recta.. com movimentos ligeiros.. vais ver o que acontece...

Depois aos poucos vais indo mais longe até que se torne confortável.

Abc
Nao é só guiador também se tem de fazer forca no patim,
Curva a direita punho do lado direito para a frente e forca no patim direito
Ir para o topo Ir para baixo
http://motards.forumais.com
Silver_Bullet
Moderador
Silver_Bullet

Número de Mensagens : 7030
Idade : 37
Localização : Porto/Matosinhos
Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19
Data de inscrição : 16/08/2009

Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitimeagosto 10th 2012, 11:10

Têm é de acompanhar a mota com o corpo, automaticamnete ja fazem força no patim também, pois estão a trasferir mais massa para o lado interior, depois é escolherem a inclinção que é precisa esperar pelo ponto de aceleração e venha a proxima!

_________________________________________
Técnica - As curvas - Página 5 Youtube-png-image-49180    https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/SilverBulletR1
Conteúdo patrocinado




Técnica - As curvas - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 5 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5

 Tópicos semelhantes

-
» TÉCNICA MÉDICA
» Técnica de Pintura HYDROGRAPHICS
» Técnica para fazer cavalinhos
» Maravilha da técnica... Portugal é lindo
» Vídeo: Nova técnica para curvar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-