InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarConduzir com vento lateral LojaConduzir com vento lateral V-deosConduzir com vento lateral Fotos
Conduzir com vento lateral Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Conduzir com vento lateral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
WCrusader
Honda Monkey
WCrusader

Número de Mensagens : 20
Idade : 43
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR 600Fi 2001
Data de inscrição : 04/06/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 10th 2010, 19:59

Boas tardes camaradas das duas rodas Smile

Tenho aqui uma duvida que os mais experientes sabem de certeza Smile

À uns tempos tive uma aula de condução pela IC19 e fiquei sempre a pensar naquilo...

Estava um vento lateral médio (para mim bastante forte Smile ) suficiente para me assustar Smile, estava a tentar vir a cerca de 80km/h e andava sempre aos ziguezagues até ocupava a faixa da direita toda Smile para o pessoal atrás de mim deve ter sido um fartote de rir Smile

Agora a minha pergunta é a seguinte com vento lateral forte é preferível andar mais devagar ou mais depressa?

É que eu tanto tentei abrandar como acelerar e aquilo era sempre o caos e o pânico total Smile não encontrei nenhuma solução que me fizesse abanar menos!

ps: era numa CBF500
Ir para o topo Ir para baixo
AVPrendas
CBR 600F4i
AVPrendas

Pendura : MMPrendas

Número de Mensagens : 3424
Idade : 39
Localização : Wonderland
Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red
Data de inscrição : 22/10/2008

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 10th 2010, 20:03

Pessoalmente,
quando está assim muito vento tento ir em aceleração ou em desaceleração!!
Não vou a uma velocidade constante! Pois acho que se for a uma velocidade constante não vou a criar nenhuma força....
Um físico é que pode explicar isto bem...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pcxportugal.com
redscorpion
CBR 125R
redscorpion

Número de Mensagens : 119
Idade : 40
Localização : Leça da Palmeira
Mota/Modelo : Yamaha R6 99
Data de inscrição : 10/06/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 10th 2010, 23:04

Já tinha lido sobre isso e o que é aconselhado a fazer é nunca desacelerar bruscamente.
Devemos manter a parte inferior do banco numa posição de "grip" ou seja com as pernas bem junto à mota e parte superior do tronco e braços numa posição relaxada.
No caso de sermos atingidos por uma forte rajada de vento devemos fechar as pernas e apertá-las contra a mota, manter uma postura relaxada na parte superior do tronco e acelerar ou desacelerar apenas ligeiramente, isto fará com que a força do vento não seja transferida para o guiador.
Nunca em momento algum devemos travar se formos atingidos por uma rajada de vento, visto que a deslocação de massas juntamente com a força do vento altera a trajectória da mota e pode-nos mandar mais rapidamente para fora da estrada ou para a faixa contrária.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 00:00

já foi explicado em cima...

e, na mota em questão, é normal que leves porrada do vento..

na tua cbr, que por sinal é o mesmo modelo da minha, n sentes tanto, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
WCrusader
Honda Monkey
WCrusader

Número de Mensagens : 20
Idade : 43
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR 600Fi 2001
Data de inscrição : 04/06/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 09:30

Na CBR levo menos de frente mas creio que de lado deve ser a mesma coisa.

O que penso que pode ajudar na mota é o ser uma mota mais pesada que se mexa menos com o vento.

Aquilo que notei em relação à velocidade é que quanto mais devagar mais a mota abanava e tinha menos estabilidade, a maior velocidade abanava menos mas os ziguezagues ocupavam mais a faixa de rodagem e o panico era maior Conduzir com vento lateral Affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 11:24

é normal.. para n sentires isso, tens de comprar uma goldwin!! Twisted Evil

ahahahaa
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 11:34

Vê este tópico

https://www.cbrportugal.com/mecanica-truques-f21/alguns-conselhos-para-a-posicao-conducao-t9654.htm?highlight=posi%C3%A7%C3%A3o+na+mota

a posição é essencial na condução com evento lateral ou nao.

fica aqui um excerto do texto de condução no inverno:

"5.º Inimigo: o VENTO

É um inimigo diabólico que não permite baixar as precauções nem um momento.
Consegue pôr tenso o sistema nervoso do mais calmo dos motociclistas.
Sempre se prefere o vento frontal aos laterais e são muito mais defensáveis os contínuos do que os intervalados.
A arma definitiva de defesa é a perícia do condutor.
Como soluções de emergência, pode-se mudar a posição, deslocando-se para o lado de onde sopra o vento. Deve transportar-se equipamentos baixos e pouco volumosos e, ao viajar-se com acompanhante, deve tentar fazer-se um só corpo.
Quanto à condução, deve evitar-se a distracção, conduzindo sempre muitoatento e disposto a corrigir qualquer rajada com energia, mas também com tranquilidade.
Viajar apoiado num vento lateral é relativamente fácil.
A mota avança inclinada nas rectas, mas é preciso prestar muita atenção às mudanças do vento que se verificam nas barreiras (taludes ou valas): tapam repentinamente o vento, considerando-se que os momentos mais críticos são o da ultrapassagem de um camião ou o da entrada numa ponte.
Deve observar-se as árvores, as bandeiras ou a vegetação alta.
Os sinais deuma manga de aviação (ou de vento) indicam zona de ventos frequentes ou que estamos próximos de uma travessia de corredores naturais de vento. "

resta dizer que já apanhei vento lateral na recta do ic19 na zona do retail park e nas rectas do tagus park em que a mota ia inclinada e eu tambem claro Smile e com trajectória a direito. É o pior para os motociclos pois não se vê.

A nova A16 tambem tem uma zona propicia a vento lateral a seguir a um vale onde se vira para sintra/mem martins, faz com cada ventania naquela zona.
Ir para o topo Ir para baixo
WCrusader
Honda Monkey
WCrusader

Número de Mensagens : 20
Idade : 43
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR 600Fi 2001
Data de inscrição : 04/06/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 12:03

Ti, exactamente no mesmo sitio que eu,
na IC19 em frente ao retail parque Smile

O texto até foi bom mas por enquanto ..
"A arma definitiva de defesa é a perícia do condutor. " = 0 Conduzir com vento lateral Icon_pale

Vai ter de ser uma questão de experiência, a maior parte do vento é por rajadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 12:06

realmente bom post..

ultrapassagens ainda va que n va.. agora camioes em sentido contrario, mais vale segura-la com força e continuamente ate passar aquela rajada, após o cruzamento de veículos..

mas, o que me faz mais confusão, é passar entre dois camiões, n só pq tas smp naquela (vou ficar espalmado) como a corrente de ar que sofres....

é perigoso a todos os níveis...
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 12:58

é terrível essa zona.

com sorte estas a tirar a carta na mesma escola onde tirei e andas com uma CBF500 Smile

sem duvida que a perícia do condutor conta, mas o factor sorte conta ainda mais. A perícia vez em circuito e não nas estradas. Ao que uns chamam perícia eu chamo irresponsabilidade na grande parte dos casos! que dá uns bons vídeos para o youtube quer corra bem ou mal.
Claro que já enrolei o punho na minha (como quase toda a gente), ate na cbf500 xD tive sorte nos instrutores quer de carro quer de mota, o de mota só disse ate aos 150 é tua, na A16 claro, e claro que ele ficou para trás no carro e eu dei um bocadinho mais porque a estrada estava livre Smile
Ir para o topo Ir para baixo
WCrusader
Honda Monkey
WCrusader

Número de Mensagens : 20
Idade : 43
Localização : Sintra
Mota/Modelo : CBR 600Fi 2001
Data de inscrição : 04/06/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 13:22

Eu estou a tirar na Afonso V

Até já tenho comichão à espera da data do exame de condução Smile

Ti, já vi que és de Sintra tb depois temos de ir dar umas voltas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejunho 11th 2010, 13:48

Nem mais, nessa mesmo e andas então com a CBF500 xD

Depois combinamos umas voltas aqui pela zona Wink
Ir para o topo Ir para baixo
fernandes_85
CBR 250R
fernandes_85

Número de Mensagens : 336
Idade : 39
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 09/04/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 4th 2010, 22:35

Realmente o vento lateral é uma chatice do caraças....e com pendura ainda mais...

Fui um fim de semana destes passear ate Évora + a maria.
Fomos de mota e nas calmas.
Correu tudo lindamente, no entanto, a atravessar a Vasco da Gama à chegada foi um terror: tava um vento brutal, com rajadas fortes mas inconstantes.

Nunca tinha lido nada acerca do assunto, e apesar de ás vezes andar com algum vento, nunca tinha tido uma situação destas de pensar "estou aqui estou no chao".

O que fiz foi tentar vir a uma velocidade constante.
Com a aumentar do vento (ou da minha preocupaçao, nao sei bem...) acabei por reduzir para uma velocidade de +- 100-90km/h. e tentar que a minha namorada viesse o + colada a mim possível. o facto de ela trazer a mochila com as coisas do fds tambem nao deve ter ajudado muito....

Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 8th 2010, 21:20

No início confesso que tinha a mesma sensação que tu... e é bastante normal... Aquela sensação de irmos a ocupar a faixa toda... aos ziguezagues... Mas, hoje não noto isso... costumo acelerar quando há vento lateral (nada de exageros), e sempre que há aquelas rajadas mesmo valentes.. desacelero um pouco (para a controlar melhor)...

Claro que há dias que o melhor é nem sair de casa hahah Very Happy

E com o tempo vais deixar de sentir isso... Depois estar vento ou não (quase) nem notas! Ou não Wink
Ir para o topo Ir para baixo
César Coriolano
Fundador
César Coriolano

Pendura : Mafa

Número de Mensagens : 8581
Idade : 46
Localização : Braga / S.M.Feira
Data de inscrição : 24/09/2008

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 9th 2010, 01:23

Já me aconteceu isso e de facto chega a ser aterrorizador tchiii !!

Mas deu por mim a controlar mantendo o motor sempre em aceleração constantemente.

Mas de quando em vez era cada desviadela que o vento me obrigava a fazer !!! grrrrrr

Deve ser porreiro é rolar em ponto morto hehehe ... quem tenta para contar como se comporta ? Conduzir com vento lateral Icon_lol
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 9th 2010, 10:37

Irra... deve ser giro... mas em ponto morto... eu opto por não saber qual a sensação Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 9th 2010, 14:12

Isso é quase como fazer as rotundas em ponto morto Smile mais vale nem experimentar.

O vento lateral é tramado, pior que a chuva! já dei por mim nas rectas do tagus, deitado sobre o deposito, mota inclinada e a seguir em frente :O

Vento inconstante é o pior.

Quem gosta gosta! quem não gosta ande numa coisa de 4 ou mais rodas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
nuno.ripper
CBR 600F
nuno.ripper

Pendura : marlene

Número de Mensagens : 1414
Idade : 39
Localização : alfragide
Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125
Data de inscrição : 20/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 20th 2010, 11:10

conduzir com vento é um atrofio. estes dias entao, vamos mt bem, vem de repente uma rajada e la vai mota para o outro lado da faixa. ainda por cima a minha bicicleta, aquilo é tao leve Sad por acaso atrofia-me bastante, ja apanhei vento forte e uns pingos de chuva no IC19, que tava com tanto receio de tombar que ia a 40-50kmh
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 20th 2010, 13:54

Realmente tem estado terrível aqui na zona de sintra, na minha não noto tanta diferença como na tua.

Ontem e hoje apanhei com cada rajada! é ir coladinho ao deposito e punho constante Smile

prefiro conduzir à chuva mesmo do que em chuva miúda, mas claro que com sol e sem vento não há melhor :p

Ir para o topo Ir para baixo
WhizzZ
CBR 500R
WhizzZ

Número de Mensagens : 901
Idade : 40
Localização : Parede
Mota/Modelo : CBR 600 RR '07
Data de inscrição : 14/10/2009

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 20th 2010, 14:38

eu cá pela marginal hj até vim bem tava um ventinho mas nada de mt preocupante ... agora que é chato quando ah rajadas fortes lá isso é ... tambem já dei por mim todo deitado e a mota a ir em frente as pessoas nos carros devem pensar ... olha aquele malukinho LOL

Ir para o topo Ir para baixo
Passadão
CBR 900RR
Passadão

Pendura : Passadona

Número de Mensagens : 10932
Idade : 45
Localização : Lisboa + Xangai
Mota/Modelo : Honda CBR 1000 RR
Data de inscrição : 06/10/2008

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 20th 2010, 14:42

ontem na zona de sesimbra tb estava mto mau e ainda por cima com pendura piorava ( deve ter levado um tareão ehehehe )...
Ir para o topo Ir para baixo
R.TzR
CBR 125R
R.TzR

Número de Mensagens : 105
Idade : 34
Localização : Sintra
Data de inscrição : 04/05/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 21st 2010, 18:41

xi..ainda ontem de manhã a vir do trabalho pela ic19, chega se ali ao lado de retail park é um terror. pelo menos na minha porque é mta levezinha, parece que se vai bebado dum lado pro outro...agacho-me um pouco e reduzo a velocidade...
Ir para o topo Ir para baixo
rc.prof
CBR 400
rc.prof

Número de Mensagens : 471
Idade : 46
Localização : odivelas
Mota/Modelo : Cbr 600 Fi
Data de inscrição : 30/04/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 22nd 2010, 23:55

hoje apanhei uma tareia do vento que vai lá vai. a entrar no casal de cambra, a mota parecia que saltava, sempre com velocidade constante mas devagar 40\50 kmh
Ir para o topo Ir para baixo
Ti
CBR 400RR
Ti

Número de Mensagens : 611
Idade : 36
Localização : Sintra
Mota/Modelo : Cbr 600 F4
Data de inscrição : 03/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 23rd 2010, 00:26

Estes dias têm sido terríveis aqui na zona de sintra e não só..

já se torna habito Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
nuno.ripper
CBR 600F
nuno.ripper

Pendura : marlene

Número de Mensagens : 1414
Idade : 39
Localização : alfragide
Mota/Modelo : cbr 954, ex: cbr125
Data de inscrição : 20/01/2010

Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitimejulho 23rd 2010, 00:33

haha hoje ia fazendo uma curva em frente, eu a inclinarme e o vento a endireitarme... qq dia torna-se habito estarmos só a compensar e ainda compensamos demais sem ser preciso Conduzir com vento lateral Icon_lol
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Conduzir com vento lateral Empty
MensagemAssunto: Re: Conduzir com vento lateral Conduzir com vento lateral Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Conduzir com vento lateral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Fonix.... o vento lateral pregou-me cá um susto...
» MotoGP: Suzuki no túnel de vento
» Acidente mortal em Bom Vento (Bombarral)
» Linhas do eléctrico, VDG, vento e chuva.
» O prazer do vento no rosto não tem preço

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-