InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarIndicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) LojaIndicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) V-deosIndicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Fotos
Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
NOKIAS
Honda Monkey
NOKIAS

Número de Mensagens : 7
Idade : 44
Localização : Aqui
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 12/08/2010

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 12th 2010, 03:37

Boas companheiros...

Eu possuo bons conhecimentos de electrónica, robótica, programação, etc... e pensei em fazer um indicador de mudanças para a minha 1000rr... mas para isso tenho algumas duvidas, que não sei se me sabem responder.

Eu criei de base este mesmo projecto para a minha antiga gsxr 750,
o qual podem ver ao fazerem download de :

Citação :
w w w.megaupload.com/?d=HBQ6VNME

Para fazer o indicador de mudanças, baseei-me num sensor que as suzuki têm q é o Gear Position Sensor... ou seja, sai da caixa de velocidades uma ligação onde contém um fio que vai á ECU (centralina) em que a tensão varia em cada mudança. (por ex: 1ª = 1.56v... 2ª 1.85v... 3ª 2.21v... por ai fora)

O que fiz foi programar um microprocessador da Microchip com uma porta ADC (conversor de antológico para digital) para ler essa tensão e para cada mudança fazer acender determinados leds num LED de 7 Segmentos. (explicado de maneira a todos perceberem)

Sendo assim... onde está agora o meu problema para fazer o mesmo para a 1000rr?

É que pelo que tenho lido na net, as CBR (ou talvez todas as hondas) não têm o "Gear Position Sensor"... e sendo assim, não faço ideia de onde poderei ir buscar a informação da mudança quem que a moto se encontra (sem erros)

Se que há várias marcas que vendem esses indicadores de mudanças, em que os q se destacam são os accumen e os GIpro... mas pelo que li estes aparelhos tem de ser calibrados para cada moto, e penso que sabem a mudança através de um cálculo entre a velocidade e a rotação... o que me deixa muitas duvidas quanto à sua precisão!!!


(já estudei o esquema eléctrico da 1000xx e não vi nada de relevante)

Contudo....

Alguém me sabe dar alguma dica quanto a interpretar a mudança em que a moto está??? Onde sacar essa informação??

Para quem tenha indicadores de mudança comprados...
Isso funciona correctamente??? Funciona com a moto parada??? se forem a 50km/h em 6ª ele marca a mudança correcta????

Obrigado a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 12th 2010, 03:49

Bom dia,
O GiPro funciona razoavelmente bem.
Com a moto parada indica "0", mal começas a andar indica efectivamente a mudança engrenada. Tem um pequeno desfasamento de tempo mas indica sempre correctamente mesmo que se vá em 6ª a muito baixa rotação.
É para esquecer se usarmos o quick shift. Trocando as mudanças sem embraiagem e sem alteração de posição do acelerador o GiPro perde-se e indica até à 4ª, não passa da 4ª e fica todo baralhado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
LuisMadeira
CBR 400RR
LuisMadeira

Número de Mensagens : 590
Idade : 59
Localização : Paço Arcos
Mota/Modelo : Honda XR 400 CBR 600 RR 04 (Track Day)
Data de inscrição : 28/06/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 12th 2010, 11:21

NOKiAS, efectivamente as honda não têm esse sensor e o calculo é efectuado da forma que, referes logo a precisão é muito relativa, normalmente existe um pequeno delay na passagem de caixa que agrava medida que vais subindo, caso roles a uma velocidade muito baixa, e como costumo dizer "com a embraiagem apertada esqueçam a informação" no entanto assim que largas a embraiagem e numa condução "normal" até que funciona bem. Agora como o JAM refere, com quick shift esquece lá a coisa. Se necessitares do manual de oficina da tua mota (onde tens a maxima informação disponivel) diz.
Ir para o topo Ir para baixo
NOKIAS
Honda Monkey
NOKIAS

Número de Mensagens : 7
Idade : 44
Localização : Aqui
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 12/08/2010

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 13th 2010, 05:50

Obrigado pelas respostas companheiros.

Realmente, o que me faz confusão é como é que eles fazem esses indicadores de mudanças baseados na relação entre velocidade e rotação...

a única maneira que me parece mesmo possível, seria afinar o indicador de mudanças em andamento, afinando separadamente cada mudança e sempre à mesma rotação em todas elas.... para tentar estabelecer um padrão e uma relação entre velocidade / rotação.... e daí saber a mudança em que vai... mas isso poderia causar muita instabilidade no indicador.... amenos que para cada mudança visualizada fossem feitas por ex 100 leituras, e achada a media dessas 100 leituras.... o que iria causar um delay consideravel (dependente do clock a que o microprocessador estivesse a trabalhar... mas mesmo q fosse a 20Mhz devia ter +- 1seg pelo menos de delay) sempre que se alterasse a Mudança....

Vocês confirmam isso?

Alguém que tenha um Indicador de Mudanças numa CBR, pode explicar detalhadamente como o "calibrou"? (para eu tentar perceber se funcionará pelo princípio que eu estou a pensar)

É pena não haver mais malta a manifestar-se...hehe

@LuisMadeira... o "manual de oficina" que te disponibilizas a arranjar é o Service Manual?... se for, foi nesse manual que estudei o esquema eléctrico.... e que fiquei meio "ás escuras", hehe...


O que me "chateia" no meio disto tudo, é que os tipos que vendem os indicadores de mudanças, não são nada meigos.... aquilo em material não tem mais de 4€... e se ainda os vendessem na casa dos 25 a 30€... já lucravam MTTT.... mas pelo que tenho visto.... anda pelo 150 a 200 dólares... o que é uma EXORBITÂNCIA.

A minha ideia continua a ser tentar fazer um de raiz e postear o Projecto completo na net (fotos, esquemas, datasheets, código fonte, etc...) assim como fiz para as Suzuki.... mas se alguem souber de onde se venda um indicador porreiro a um preço acessível.... que posteie aqui, SFF.

Obrigado e Cumprimentos a Todos.
Ir para o topo Ir para baixo
hmapc
CBR 250
hmapc

Número de Mensagens : 245
Idade : 46
Localização : Loures
Mota/Modelo : Honda CBR 600Fi
Data de inscrição : 24/12/2008

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 13th 2010, 10:13

O processo de calibração que fiz quando instalei o acumen na CBR:
-Entrar em modo Learning
-Indicar o nº de mudanças disponiveis (maximo 8 vel)
-Começando na 1º engatada, acelerar entre as 2000 e 4000 rpm até que o aparelho peça a mudança seguinte e por aí adiante.

Sempre ouvi dizer que desde que bem calibrado, funciona relativamente bem. E no meu caso, o delay (que no maxímo nunca é mais de 1 seg) parece que ainda é menor quanto mais alta é a rotação.

Espero ter ajudado.
Ir para o topo Ir para baixo
LuisMadeira
CBR 400RR
LuisMadeira

Número de Mensagens : 590
Idade : 59
Localização : Paço Arcos
Mota/Modelo : Honda XR 400 CBR 600 RR 04 (Track Day)
Data de inscrição : 28/06/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 13th 2010, 10:33

Nokias o manual que referi é o mesmo de que falas, neste link dá para veres como se calibra o Acumen Dg8

www.acumen-electronics.co.uk/pub/files/User%20Guides%20etc%20-%20PDF_s/1197905466_Acumen%20DG8%20.pdf

Se fores de perto, em breve vou montar mais um, se quiseres aparece

Relativamente a preços se ficares atento ao ebay inglês pode ser que consigas um na ordem dos 50€ já com portes.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 13th 2010, 10:48

Já calibrei no cavalete e em andamento.
É igual, quando pisca intermitentemente o numero 1 engatasse 1ª, passados uns segundos começa a piscar 2 e engatasse 2ª, e assim sucessivamente.
O GiPro custou cerca de 70 euros com montagem.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
NOKIAS
Honda Monkey
NOKIAS

Número de Mensagens : 7
Idade : 44
Localização : Aqui
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 12/08/2010

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 15th 2010, 05:01

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

@LuisMadeira, Obrigado pela dica!

Realmente.... vendo pelo prisma da compra.... se andar nos valores que vocês falam, até seria de pensar em comprar um, em vez de construir um de raiz... embora sempre fosse muito mais barato, acabaria por dar muito trabalho a desenvolver, visto ser mais complexo do que nas suzuki e mais complicado de fazer os testes.

eu o mais barato q vi no ebay penso q foi 68€... o resto esticam-se mesmo muiiiiiiito. (não sei se aquilo é tudo igual, ou se ha modelos específicos para determinadas motos)

Pessoalmente o GIpro parace-me mais "bem construído" (pelo que li) mas....
onde raio é que o @jam arranjou um Gipro por 70€ em PT já com montagem? sem montagem era mais barato???

@jam, se puderes dizer onde é que adquiriste isso, agradecia.... é que o que vejo na net é td mt caro.... mesmo no ebay. (amenos que sejam alturas, e neste momento não haja nenhum tipo porreiro a fazer "saldos", hehe)


Abraço,
NOKIAS
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimeagosto 15th 2010, 17:40

Porto, Motoboxe.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Convidado
Convidado
Anonymous


Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimesetembro 6th 2010, 20:22

Desculpem estar a usar este topico , mas isto serve para o efeito ?

http://cgi.ebay.co.uk/Red-Universal-Digital-Gear-Indicator-Motorcycle-New-/320586824155?pt=UK_Motorcycle_Parts&hash=item4aa476b9db

PS. reparei agora que só indica 5 velocidades .


Última edição por Razerzone em setembro 6th 2010, 20:44, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimesetembro 6th 2010, 20:26

mt interessante..., mas estás a fazer uma pergunta ou a afirmar?
Ir para o topo Ir para baixo
sierre
CBR 150
sierre

Pendura : Sara

Número de Mensagens : 180
Idade : 40
Localização : suiça
Mota/Modelo : aprilia 125rs, rsv mille, cbr 600r,2x954r atual yamaha r1 2004 e 2008
Data de inscrição : 31/08/2010

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimesetembro 6th 2010, 20:51

eu ja tive isso numa cbr 954 e estava ligado a centralina
Ir para o topo Ir para baixo
http://motards.forumais.com
Convidado
Convidado
Anonymous


Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimesetembro 6th 2010, 21:01

Então e capaz de dar , o problema e que aquilo só indica 5 velocidades
Ir para o topo Ir para baixo
NOKIAS
Honda Monkey
NOKIAS

Número de Mensagens : 7
Idade : 44
Localização : Aqui
Mota/Modelo : CBR 1000RR
Data de inscrição : 12/08/2010

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimesetembro 19th 2010, 04:58

Razerzone.....

Desculpa só responder agora.... mas espero que não tenhas comprado isso.... nem tu, nem ninguém!!!!!!!!!!!!!!!

Isso parece apenas 1 LED de 7 Segmentos com os fios ligados.... isso não conta mudanças nem faz absolutamente nada.... ( É apenas os leds e os fios)

Não tem nenhum microcontrolador para fazer leituras da moto!

Se vieres o projecto do meu primeiro post deste tópico com atenção, verás que eu fiz exactamente isso que aí está, mas que está ligado a uma placa que faz a interpretação da mudança em que a moto está e essa placa é que por sua vez comanda os leds que deve acender para formar os numeros correspondentes.

isso que aí está á venda, encontra-se em qualquer loja de electronica.... e como tem 7 segmentos (em forma do numero 8 em linhas rectas) serve para formar qualquer numero de 0 a 9...
Ir para o topo Ir para baixo
eskilo
Honda Monkey
eskilo

Número de Mensagens : 47
Idade : 41
Localização : porto
Data de inscrição : 18/01/2011

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitimejaneiro 18th 2011, 17:10

Boas amigo Nokias
Estive a ver com atençao o teu projecto e parece-me muito bom mesmo.
Podes deixar-me pf o teu email por pm para esclarecer umas duvidas ctg?
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Empty
MensagemAssunto: Re: Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Indicador de Mudanças (homemade 1000RR e outras)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Modificações, Tuning & Xuning-