InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarinspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Lojainspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 V-deosinspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Fotos
inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 33 ... 40  Seguinte
AutorMensagem
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 7th 2016, 17:38

sim mas aplica-se ENTRE os piscas.. ou seja 100mm para cada lado, se tiverem centrados com a matricula. 

entao isso dos leds dizes k bastara? entao pq o farol que usavamos que tem la o E n passa na ipo? 

ja estou cm li algures no face, é mais outra inspecção para passar cm nota por fora. 

enfim
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 7th 2016, 17:43

Edgar_Oliveira escreveu:
sim mas aplica-se ENTRE os piscas.. ou seja 100mm para cada lado, se tiverem centrados com a matricula. 

entao isso dos leds dizes k bastara? entao pq o farol que usavamos que tem la o E n passa na ipo? 

ja estou cm li algures no face, é mais outra inspecção para passar cm nota por fora. 

enfim

NAO, ESTA MEDIDA APLICA-SE CONFORME A FOTO QUE COLOQUEI ACIMA COM A LINHA A DIVIDIR A MOTO AO MEIO E AI TENS DE MEDIR 20 CM PARA CADA LADO . le a portaria 851/94 e ficaras a perceber melhor.

nao passa pois como eu tb nao sabia da legislaçao... pois se soubesse nao tinha de ter montado piscas extra.......e fui comido poir tolo pq o sr inspector é que sabe.... mas nem tudo o que luz é ouro....
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 7th 2016, 21:52

baralhando PASSA cm ta? com farol cm piscas homolgado? k salda russa aqui vai Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 09:03

se tiveres um farol igual ao meu com piscas integrados e com a marca de homologaçao passa. em caso de duvidas e caso queiras ir prevenido leva a portaria contigo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
rui_manue
Honda Monkey
rui_manue

Número de Mensagens : 23
Idade : 45
Localização : Barcelos
Mota/Modelo : Honda CB1000R
Data de inscrição : 09/12/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 11:59

Boas pessoal,
esta manhã levei o meu charuto à inspeção e, questionei o inspetor que me atendeu acerca da inspeção para motociclos... disse ele... já estão a alterar uma linha para motociclos como constatei e apontou para o próximo março o início das inspeções sem certeza de nada. afirmou que ainda não tiveram formação para tal pois ainda não sabe quais são os critérios de inspeção.
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo_TKD
CBR 500R
Ricardo_TKD

Pendura : meu anjinho da guarda

Número de Mensagens : 835
Idade : 36
Localização : Lisboa/Loures
Mota/Modelo : CBR300RA
Data de inscrição : 14/12/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:08

rui_manue escreveu:
Boas pessoal,
esta manhã levei o meu charuto à inspeção e, questionei o inspetor que me atendeu acerca da inspeção para motociclos... 

Boa ideia, ir perguntando directamente a eles sobre este tema ainda antes de precisarmos de lá ir com as motas.
É sempre bom estarmos um passo à frente
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:12

rui_manue escreveu:
Boas pessoal,
esta manhã levei o meu charuto à inspeção e, questionei o inspetor que me atendeu acerca da inspeção para motociclos... disse ele... já estão a alterar uma linha para motociclos como constatei e apontou para o próximo março o início das inspeções sem certeza de nada. afirmou que ainda não tiveram formação para tal pois ainda não sabe quais são os critérios de inspeção.

os criterios ja existem bem como tabela de preços a praticar esta tudo em DR apenas falta a portaria sair com a data de inauguraçao ai no continente ... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:18

bom aqui esta a minuta que irei utilizer para efetuar a exposiçao relativamente á colocaçao dos piscas Smile

Citação :
Eu, ……… portador do CC……..venho por este meio efetuar uma exposição e pedir o respetivo parecer ao seguinte caso:

Adquiri um farol traseiro em LED para o meu motociclo que faz a agrupagem de luzes ou seja efetua as seguintes funções:

- Pisca
- Luz de presença
- Luz de travagem

O mesmo encontra-se homologado e contém a seguinte menção registada exteriormente:
SAE ST08 DOT (E13) 50R-0012368

Ao deslocar-me ao centro de inspeção no dia 05/01/2016 para efetuar a devida IPO ao motociclo (descreve a mota conforme está no livrete), o Sr. Inspetor informou-me que teria de ter os piscas traseiros distanciados do eixo longitudinal de assimetria da moto em cerda de 200mm para cada um dos lados (informação corroborada pelo Sr. Eng. Andre Melo representando a aérea de homologações / legislação na Direção Geral de Viação de Ponta Delgada).

Fui colocar os indicadores de mudança de direção na secção traseira do meu motociclo de modo a que a mesma obedecesse aos critérios definidos e expostos pelo Sr. Inspetor, que me indicou estarem descritos em legislação.

Apresentei-me novamente no centro de inspeção com os indicadores montados e foi-me dada a folha de IPO sem qualquer tipo de observação atestando que o veiculo esta dentro dos parâmetros definidos por lei afim de circular na via pública.

Não querendo colocar ninguém em questão, mas com vontade de me inteirar dessa mesma legislação, efetuei um telefonema para o Sr. Eng. Andre Melo que atenciosamente disponibilizou a portaria em vigor (Portaria 851/94 de 22 de Setembro).

Ao ler a mesma, deparo-me que existe uma alínea que não obriga os motociclos a ter os indicadores distanciados em 200mm do eixo longitudinal assimétrico do veículo, conforme poderão verificar nas alíneas D e J do parágrafo 7, o qual transcrevo abaixo:
Citação :

(….) ‘’7 -º Os veículos automóveis ligeiros e pesados e seus reboques devem possuir luzes indicadoras de mudança de direção, com as seguintes características:
(….)
d) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura:
Devem estar situadas a uma distância máxima aos bordos que limitam as dimensões máximas do veículo de 400 mm;
Devem estar situadas a uma distância mínima do plano longitudinal de simetria do veículo de 300 mm;
Quando a largura total do veículo for inferior a 1300 mm, aquela distância pode ser reduzida para 200 mm;

j) Nos motociclos que possuam luzes de mudança de direção, estas deverão respeitar as disposições aplicáveis constantes no presente número, com exceção do que se refere ao posicionamento em largura. (…)’’

Pelo que consigo depreender após uma leitura cuidada deste parágrafo é o seguinte:
· Obrigatoriedade de ter os indicadores no motociclo tanto á frente como na retaguarda para veículos com mais de …..

Mas como o meu motociclo apenas tem 770mm de largura (distancia apresentada nas características do veiculo no site oficial da marca do mesmo) esta obrigatoriedade não se aplica.
Venho também solicitar se existe alguma legislação que englobe os Díodos Emissores de Luz (LED) e no caso de homologações quais as indicações que deverão constar nesse componente.

Após o exposto ficarei a aguardar a vossa deliberação.

Cordialmente
………..
Ir para o topo Ir para baixo
carapito
CBR 125R
carapito

Número de Mensagens : 143
Idade : 46
Localização : amadora
Mota/Modelo : Cbr 1000 rr
Data de inscrição : 13/04/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:19

Já agora, alguém sabe quais serão os valores que teremos que desembolsar?
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:31

carapito escreveu:
Já agora, alguém sabe quais serão os valores que teremos que desembolsar?

10 — Motociclos (L3e e L4e), com cilindrada superior a 250 cm3 . . . . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em

dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente



INSPEÇÕES PERIÓDICAS

Ligeiros € 30,54
Pesados € 45,72
Reboques € 30,54
Semi-reboques € 30,54
Motociclos, Triciclos e Quadriciclos € 15,38 (Aguarda publicação da Portaria, referida no n.º 5 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 144/2012). 



Os valores anunciados incluem IVA incluído à taxa de 23% e estão de acordo com a Portaria 378-A/2013 de 31 de Dezembro
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeMaiaMarques
CBR 600F
JorgeMaiaMarques

Pendura : Diz que tem medo!

Número de Mensagens : 1044
Idade : 36
Localização : Carcavelos
Mota/Modelo : CBR 600RR
Data de inscrição : 28/12/2013

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:35

Acorexx....perdi-me...vais expor isso a quem?!
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:37

JorgeMaiaMarques escreveu:
Acorexx....perdi-me...vais expor isso a quem?!

se fosse ai no continente seria ao IMTT  cá sera á DGV pois ainda nao foi extinta....  isso é apenas uma proforma que deverá ser melhor trabalhada para se adquar a cada caso....



vai ser enviada via email conforme pedido do representante da DGV ....
Ir para o topo Ir para baixo
carapito
CBR 125R
carapito

Número de Mensagens : 143
Idade : 46
Localização : amadora
Mota/Modelo : Cbr 1000 rr
Data de inscrição : 13/04/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:44

Mais dinheiro para aliviar o nosso bolso.
Ir para o topo Ir para baixo
JorgeMaiaMarques
CBR 600F
JorgeMaiaMarques

Pendura : Diz que tem medo!

Número de Mensagens : 1044
Idade : 36
Localização : Carcavelos
Mota/Modelo : CBR 600RR
Data de inscrição : 28/12/2013

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 12:49

Claro...masn ok, basicamente é para pedires a homologação e o constar no livrete!
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 14:13

ACORXX escreveu:
se tiveres um farol igual ao meu com piscas integrados e com a marca de homologaçao passa. em caso de duvidas e caso queiras ir prevenido leva a portaria contigo Smile
ok check..obrigado e sim é da clear alternatives ou que lá é... vendido pela jbs Smile 

n me vao papar por parvo.. agora tenho é de voltar a ler o topico para encontrar a portaria Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 14:31

isso das portarias e dos decretos, não vos vale de nada se o inspetor quiser, chumbar a mota, chumba...
todos os veículos matriculados em Portugal têm uma ficha técnica de homologação, onde está todas as características do veiculo com desenhos, fotos que comprovam a conformidade do veiculo e dos seus componentes, a partir dai todas e qualquer alterações as características ou aspeto do veiculo, está sujeito a aprovação... ou seja, eu até posso querer meter esse farolim (por acaso tinha 1 e agora meti outro ainda mais pequeno) mas mesmo que ele seja homologado para uso em estrada, não foi com ele que o veiculo foi homologado, só será legal depois de apresentado ás entidades competentes, juntamente com a ficha de homologação do farolim, com o parecer de um eng.mêcanico, ou do fabricante do veiculo, com o projeto de alteração devidamente aprovado, e depois de mencionado no livrete essa alteração...enquanto não estiver assim todas as alteração ao veiculo dão direito a reprovação do mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 14:55

Wolf escreveu:
isso das portarias e dos decretos, não vos vale de nada se o inspetor quiser, chumbar a mota, chumba...
todos os veículos matriculados em Portugal têm uma ficha técnica de homologação, onde está todas as características do veiculo com desenhos, fotos que comprovam a conformidade do veiculo e dos seus componentes, a partir dai todas e qualquer alterações as características ou aspeto do veiculo, está sujeito a aprovação... ou seja, eu até posso querer meter esse farolim (por acaso tinha 1 e agora meti outro ainda mais pequeno) mas mesmo que ele seja homologado para uso em estrada, não foi com ele que o veiculo foi homologado, só será legal depois de apresentado ás entidades competentes, juntamente com a ficha de homologação do farolim, com o parecer de um eng.mêcanico, ou do fabricante do veiculo, com o projeto de alteração devidamente aprovado, e depois de mencionado no livrete essa alteração...enquanto não estiver assim todas as alteração ao veiculo dão direito a reprovação do mesmo...
e consegues ter isto?

entao elucida-me...... para que servem as leis nacionais neste aspect? para ingles ver? ou o inspector estará acima da lei e o que ele disser é lei?
nao me parece

deduzo então que cada vez que .. vamos supor avariam os piscas em led que estão homologados e compras uns novos... teras de colocar a moto novamente a inspeção com os novos pareceres e respetivas fichas... certo?


Última edição por ACORXX em janeiro 8th 2016, 15:04, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 14:57

JorgeMaiaMarques escreveu:
Claro...masn ok, basicamente é para pedires a homologação e o constar no livrete!
não não é para efetuar qualquer homologação ou para constar no livrete.

é apenas para cumprir com o que esta estipulado na lei ou seja  o constante na alínea J desta portaria
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:02

basicamente o que estou a transcrever desta portaria refere que no que toca a:
motociclos que possuam luzes de mudança de direção, estas deverão respeitar as disposições aplicáveis constantes no presente número, com exceção do que se refere ao posicionamento em largura.

ou seja, sim tenho de ter os piscas na moto, sim teem de ser homologados .. não não teem que distar os 200mm do eixo central da moto.

basicamente é o que a lei se refere e é bem clara nesse aspecto.

não percebo quais as duvidas que poderão existir.

no entanto peço a qualquer um de vos que diga se consegue obter as fichas técnicas de um componente bem como a ficha de homologação de um componente aftermarket
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:07

isso é obrigação do fabricante que diz que o farol é homologado, fornecer...os da puig por exemplo diz logo na caixa que não são...e são iguais...
os inspetores não estão acima da lei, e leis portuguesa é que não é clara em nada, podes ter 1001 razão, mas se existe uma lei que diz que todas as alterações do veiculo têm de ser aprovadas...não quer dizer que o farolim que têm não seja homologado, têm é de conseguir que aprovem o uso dele no teu veiculo, e averba-lo no documento único, como é que fazem para aprovar a alteração das medidas dos pneus? o processo é o mesmo...
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:11

Tu estas a ler leis que os veículos têm de obedecer para serem homologados em Portugal, a questão é que a tua mota já foi homologada pelo fabricante ou importador e foi homologada da forma como saiu do stand para a tua mão, a partir dai tudo o que tires ou metas ou alteres mesmo que cumpra as normas tem de ser averbado no livrete como alteração, não estou a dizer que o que têm não é legal, mas tem de ser averbado por ser uma alteração á homologação inicial do veiculo...
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:16

por acaso nunva vi... mas gostaria de ver um componente de iluminação averbado num livrete, já vi jantes, pneumáticos, peliculas... mas componentes elétricos.... iria ser a primeira vez.
não estou a dizer que esteja errado....
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16277
Idade : 44
Localização : Casal da Silveira - Lisboa
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'
Data de inscrição : 12/05/2009

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:24

Estou com o Wolf

_________________________________________


1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Ir para o topo Ir para baixo
Wolf
CBR 600F4i
Wolf

Número de Mensagens : 3628
Idade : 48
Localização : Caldas da Rainha
Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992
Data de inscrição : 03/10/2008

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 15:33

Tu nunca viste, nem eu, e provavelmente nunca ninguém o fez, porque não havia inspeções, nem o rigor que querem implementar agora, eu estou no mesmo barco que tu, a minha mota esta toda alterada e apesar de ter todo o material de origem guardado não estou com vontade nenhuma de o meter uma vez por ano para ir á inspeção...
Ir para o topo Ir para baixo
ACORXX
CBR 400
ACORXX

Número de Mensagens : 431
Idade : 44
Localização : Ponta Delgada Açores
Mota/Modelo : yamaha xj6n
Data de inscrição : 27/01/2015

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitimejaneiro 8th 2016, 16:11

bom iremos aguardar o veredito....... Smile por agora todos nos temos a razão .... vamos ver Smile
penso não valer a pena por enquanto estar a dizer muita coisa baseado em fatos uns reais e outros na suposição.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update! - Página 26 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 26 de 40Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 33 ... 40  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» inspecção obrigatórias para motos AINDA NÃO é uma realidade - novo Update!
» NOVO GPS PARA MOTOS
» novo metodo de lavagem de motos.....
» Para quem ainda nao sabe. . .
» Ajuda para (tentar) recuperar o meu dainese :( será que ainda dá?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-