InícioPortalRegistarEntrarAlterações ao código da estrada LojaAlterações ao código da estrada V-deosAlterações ao código da estrada Fotos
Alterações ao código da estrada Iy07r7

Novas mensagens desde minha última visita
Ver minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

Alterações ao código da estrada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9181
Mota/Modelo : CBR600F 2012

Alterações ao código da estrada Empty
MensagemAssunto: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 17:58

Alterações ao código da estrada:
https://mega.co.nz/#!aBZgnBAC!aFAXMWdnrELBE83cfARNPG-guPNqZMJwqHubwCkRpAg

Resumidamente, mais aperto no álcool, os ciclistas passam a ter prioridade equivalente a automóveis em todo o lado, e uma data de benefícios, incluindo circular no Bus (motas parece que ainda não Sad), circular aos pares, etc.

Agora é obrigatório abrandar "durante" a ultrapassagem um ciclista. Não sei até que ponto isto faz sentido, concordo que não haja razias e a abrir, mas vou a 30, vejo um ciclista, quero ultrapassar, tenho de abrandar para 20? E se for a 90? Abrando para 80 e já está tudo ok?

E indo ao ridículo, estou a circular atrás do ciclista, à mesma velocidade que ele? Se abrandar é impossível ultrapassar!

Claro que não deve de ser isto que o código quer dizer, mas não está claro, pelo menos no artigo.

Nas rotundas passa a ser proibido circular na faixa à direita, a menos que se vá sair na próxima saída (já não era?!), para mim até devia de ser proibido circular na faixa do meio, quando se vai dar a volta a rotunda completa.

As rotundas devem de ser feitas de dentro para fora, quase em espiral, quanto mais afastada está a nossa saída, mais dentro devemos de andar, quanto mais próxima está, mais na faixa de fora devemos de estar. Embora 95% das pessoas não percebam isto, aliás, acho que a maior parte nem deve de perceber o porquê das rotundas terem mais que uma faixa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Bugalho13
CBR 600F4i
Bugalho13

Número de Mensagens : 3407
Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 18:04

O teu ultimo paragrafo é isso mesmo Lol...acho que é mais por ai...

Quanto aos ciclistas é mais uma alinea para Inglês ver como se costuma dizer face aos inumeros acidentes que houve com ciclistas causando algumas mortes em 2012 e 2013...tens em conta que a bicicleta está em ascensão e em grande ascensão...
Randrecing94
CBR 400RR
Randrecing94

Número de Mensagens : 570
Mota/Modelo : Cbr 600F 2011

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 18:09

Será que o ciclista é que tem que abrandar ? 

A mim o que me ensinaram na escola foi que nas rotundas se a nossa saída for a 1ª ou ate a 2ª fazer por fora, se for a partir da 2ª, fazer por dentro e quando for para sair encostar-me a direita um pouco antes da nossa saída.
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9181
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 18:16

Aos ciclistas, em geral, eu já dava prioridade antes, não me faz diferença. Tenho cuidado e respeito por tudo o que é 2 rodas, sejam motas, scooters ou bicicletas.

A única coisa que talvez não concorde tanto, é eles poderem andar na faixa do Bus, e motociclos não. Supostamente a faixa do BUS é para facilitar transportes públicos, uma faixa sem congestionamento, e entre bicicletas e motociclos, acho que as bicicletas congestionam bem mais, já que dificilmente andam a mais de 20-30km/h. Já viram o que é um autocarro/taxi estar bloqueado com uma bicicleta à frente, durante toda a faixa do BUS? Quase que perde o propósito.

Claro que tem partes benéficas para o ciclista, como não obrigarem o ciclista andar numa faixa mais ao meio (já que o bus costuma estar à direita), nem obrigá-lo a andar no passeio, mas também considero a faixa do BUS um bocado perigosa.

Se os taxis, e grande parte dos autocarros já dificilmente respeitam / têm cuidado com as motas, mesmo carros, imaginem bicicletas (estou a generalizar, há excepções).

Em relação a aulas de condução, quase que prefiro nem falar do que me ensinaram na condução, em relação a rotundas, tive 3 instrutores (2 de carro, de vez em quando trocavam, e outro de mota). Cada um explicava / queria que fizesse de uma maneira, nenhum deles estava correcto. Um era sempre por fora, outro, só queria que usasse as 2 faixas de fora, o outro parecia um perdidinho nas rotundas, não fazia ideia.
EDIT: tive uma 4ª instructora, mas esta é quase como não existisse, não largava o telemóvel e nem olhava minimamente para o que eu fazia, como tal nem corrigia, nem explicava, nem nada. Eu simplesmente conduzia.... Lol

Última edição por daikoni em Dezembro 10th 2013, 18:28, editado 1 vez(es)
https://www.youtube.com/user/daik0ni/videos
Bugalho13
CBR 600F4i
Bugalho13

Número de Mensagens : 3407
Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 18:23

A mim também me ensinaram isso...

Quanto à faixa BUS...temos de ver os quê's cada um fala por si mas 70% de mota que utiliza a faixa BUS já pensa que é tudo deles imagina se houver luz verde como não é faixa BUS dentro da localidade tudo a 100km/h lol
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Mota/Modelo : Daytona 675

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 18:32

acho tudo muito bem, á excepçao de os ciclistas andarem a pares!!! é ESTUPIDO e vai fazer morrer uns quantos, mas por mim tudo bem
Mukenga
Honda Monkey
Mukenga

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 19:49

Boas!

Compreendo quase todas as alterações e concordo com muitas delas.
Mas aquela dos pares não consigo mesmo compreender...
Quanto ao circularem na faixa do BUS é o modelo Britânico. Se virem neste vlog compreendem o intuito. https://www.youtube.com/user/CycleGaz
A bicicleta deve circular de igual forma, o mais à direita possível, mesmo dentro dessa faixa específica.
No que diz respeito às rotundas, acho que mexer na lei infelizmente não vai fazer com que os condutores mudem os seus hábitos ( a não ser que batam uma porrada de vezes e as seguradoras lhes subam tanto as franquias que abram a pestana e aprendam a fazer as rotundas...)

Abraços!
https://www.youtube.com/user/mukengacreations
jorge 123
CBR 250
jorge 123

Número de Mensagens : 222

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 21:22

Off tópic
Nao vai demorar muito as bicicletas terem de pagar impostos como um motociclo de baixa cilindrada. Aos poucos eles estao a atribuir-lhes direitos para....

Eu ainda me lembro das bicicletas terem matricula e livrete ou registo de propriedade.

Antigamente a canga ou jugo que os bois traziam para puxar as carroças tambem tinham uma chapa de matricula e livrete
KaraPau_GT
CBR 600F4
KaraPau_GT

Número de Mensagens : 2558
Mota/Modelo : Daytona 675

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 22:00

eh pena é nao seguirem tambem o modelo britanico no resto, como nas categorias, para nao ser a confusao que se vê q nem eles sabem as leis q criaram umas por cima das outras
Viralhadas
CBR 400RR
Viralhadas

Pendura : Ana Rita

Número de Mensagens : 716
Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 22:30

KaraPau_GT escreveu:
eh pena é nao seguirem tambem o modelo britanico no resto, como nas
categorias, para nao ser a confusao que se vê q nem eles sabem as leis q criaram umas por cima das outras
Onde está o "like"? Wink
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 22:46

jorge 123 escreveu:
Off tópic
Nao vai demorar muito as bicicletas terem de pagar impostos como um motociclo de baixa cilindrada. Aos poucos eles estao a atribuir-lhes direitos para....

Eu ainda me lembro das bicicletas terem matricula e livrete ou registo de propriedade.

Antigamente a canga ou jugo que os bois traziam para puxar as carroças tambem tinham uma chapa de matricula e livrete

Podes apostar nisso Jorge, vai voltar a matricula e livrete e ainda aposto que vão implementar carta de condução (pelo menos o código da estrada, convém saberem, já que vão usar as vias publicas em pleno direito...) aliás li algures que o ACP quer seguro obrigatório para bicicletas à imagem dos restantes veículos que circulam na via publica e concordo plenamente já que podem usar em pleno direito a via publica, também podem ter os problemas que qualquer tem nela ...
Quanto as rotundas pergunto mas não é já assim???

Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 22:56

Todas as rotundas deviam ser assim:
http://forum.autohoje.com/road-book/23010-rotunda-em-espiral-nova-oeiras.html
Assim não há como fazer asneirada ...
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Mota/Modelo : 1000rr-11

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 23:29

Embora aprecie bastante as rotundas porque obrigam uma diminuição da velocidade de todas as viaturas, verifico que é um pouco o salve-se quem puder. Assim, qd tirei a carta era obrigatório a circulação o mais à direita, tal como numa dupla via. a faixa de dentro era para ultrapassagem... Depois alterou-se para o contrário. no entanto a malta mais velha continua a circular da primeira forma. A marcação de rotunda referida pelo NUNO.CBR parece-me ainda mais confusa, principalmente se a rotunda for pequena....
Mukenga
Honda Monkey
Mukenga

Número de Mensagens : 34

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 10th 2013, 23:47

Boas!

Conheço essa rotunda já lá passei umas quantas vezes...
Da primeira vez que lá passeio acabei por me enganar no caminho pois fui "empurrado" para uma saída que não era a que pretendia, mas como vinham carros atrás e eu não queria passar o traço  contínuo lá fui... Neutral 
Mas realmente reconheço que aquela é a forma mais correcta de o fazer e o problema é o que o Kafka mencionou. Os condutores que já tiraram a carta à muitos anos não fizeram nenhuma reciclagem ao código da estrada e acabam por continuar a conduzir como aprenderam e como sempre fizeram....
https://www.youtube.com/user/mukengacreations
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 11th 2013, 00:06

A rotunda que referi é mesmo confusa (enquanto não se perceber o funcionamento dela) eu próprio na primeira vez senti-me completamente perdido... mas representa com extrema precisão o correcto uso actual das rotundas, ou seja se queres a primeira saída vais na exterior, se queres a segunda entras directamente na 2 via e vais directamente para a 2 saída e para a terceira saída entras na faixa mais interior... Mas sim Kafka confesso é confusa nas primeiras vezes... 
Mas confusão confusão é esta na Inglaterra chama-na de rotunda mágica lol:

www.roletadasanedotas.com/swindons-magic-roundabout-the-most-confusing-traffic-junction-in-the-world/
http://www.d-eficiente.net/forum/viewtopic.php?f=23&t=98
jadfreire
CBR 250R
jadfreire

Número de Mensagens : 360
Mota/Modelo : Honda CBR500R 13'

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 11th 2013, 00:13

A minha reação depois de ver isso:scratch  -> doido -> crazy!  crazy!  crazy! 

LOOOL
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 11th 2013, 00:14

jadfreire escreveu:
A minha reação depois de ver isso:scratch  -> doido -> crazy!  crazy!  crazy! 

LOOOL

LOL sim também fiquei assim... loool
Asa Negra
CBR 400RR
Asa Negra

Número de Mensagens : 707
Mota/Modelo : cbr 650 f

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 11th 2013, 03:05

isso e' tudo muito bonito, se nao fosse o mau estado de muitas estradas, muitas nem bermas tem, e o risco de "encontros imediatos" depois de uma curva... !
MaLLaiKu
CBR 500R
MaLLaiKu

Pendura : Mónica

Número de Mensagens : 961
Mota/Modelo : Honda CBR 600

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 30th 2013, 13:57

Aqui está bem explicado a cena das rotundas -> Rotundas

Por acaso já fazia isso, e lá de vez em quando tinha que buzinar aos gajos que a fazem toda por fora e depois não nos deixam passar para a mais à direita para sair (quando são duas faixas)
PauloBairrinho
CBR 500R
PauloBairrinho

Pendura : Marta

Número de Mensagens : 841
Mota/Modelo : REPSOL Honda 1000RR

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 30th 2013, 14:29

Alguem tem a certeza que os motociclos não podem circular na faixa do BUS? Vi na Tv a uns meses falarem dessa mesma mundança no codigo da estrada e que os motociclos passam a ser autorizados a andar na faixa do BUS. Acho que ja esta em vigor algum tempo.

Ja agora essa rotunda Inglesa é de genio! Só é preciso é tirar uma formaçao antes, lool
https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100000838902342
MaLLaiKu
CBR 500R
MaLLaiKu

Pendura : Mónica

Número de Mensagens : 961
Mota/Modelo : Honda CBR 600

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitimeDezembro 30th 2013, 14:55

Isso era uma proposta de lei do PCP de Junho, duvido que tenha sido aceite..
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Alterações ao código da estrada Alterações ao código da estrada Icon_minitime

Alterações ao código da estrada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste fórumVocê não pode responder aos tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Legislação-