InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarPneus novos, conduçao nova LojaPneus novos, conduçao nova V-deosPneus novos, conduçao nova Fotos
Pneus novos, conduçao nova Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Pneus novos, conduçao nova

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 25th 2014, 23:20

Boas,
finalmente tenho pneus novos.. tinha uns pneus já com 1 ano e tal, que tinham vindo quando comprei a mota, e já eram pneus algo velhos e precisavam de estar bem aquecidos para terem aderência. O pneu de trás entretanto ja tinha os arames de fora e agora com pneus novos BT016 fui fazer umas curvas e  affraid  affraid 
Primeiro em frente mal conseguia manter a mota direita, porque ao mais pequeno toque a mota queria inclinar, no inicio pensei que o mecânico tivesse posto os pneus ao contrario( doido ) ou que tivesse mexido na suspensao, mas depois pensei no novos pneus em U, e os outros estavam com a faixa central do piso já algo extensa, mais que o normal pelo menos.
Quando começo nas curvas, fiquei mesmo parvo, só me ria  lol! 
A facilidade para deitar a mota e a segurança que dá em curva é uma coisa brutal.
Muitas das vezes tive que endireitar a mota um bocado porque estava a ir em direcção à linha interior da curva..

E a pergunta é..
Houve um pormenor que piorou, que é o levantar a mota, dou por mim a fazer uma força maluca no guiador para a mota se levantar, como penso que não seja toda esta força a necessária para levantar a mota, o que será que está mal? a suspensão?
Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Trinitom
CBR 500R
Trinitom

Pendura : algures caído

Número de Mensagens : 815
Idade : 38
Localização : UK
Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX
Data de inscrição : 31/10/2013

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 00:52

viste qual a pressão que te puseram nos pneus novos? 
digo isto porque podias ter uma pressão muito baixa nos pneus velhos e dai teres mais dificuldade em deitar a mota, ou então teres pressão a mais nos pneus novos.
quanto ao levantar, será que não estas a fazer as curvas muito devagar? mudaste o tamanho do pneu?
não sei o que poderá ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 01:13

Se calhar estavas já habituado aos pneus "quadrados" e agora apanhaste uns bons pneus Razz

_________________________________________
Pneus novos, conduçao nova R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 11:25

daikoni escreveu:
Se calhar estavas já habituado aos pneus "quadrados" e agora apanhaste uns bons pneus Razz

é mesmo isso que eu acho  Very Happy 
Mas mesmo assim não deveria ser tão dificil levantar a mota. 
O que eu acho é que com os pneus quadrados, o pneu estava pouco tempo na parte ainda redonda, porque o centro estava muito desgastado, e ao endireitar a mota, passava rapidamente para a parte do pneu mais "direita". E agora nestes, o pneu está sempre na parte curva.  Laughing 

Trinitom escreveu:
viste qual a pressão que te puseram nos pneus novos? 
digo isto porque podias ter uma pressão muito baixa nos pneus velhos e dai teres mais dificuldade em deitar a mota, ou então teres pressão a mais nos pneus novos.
quanto ao levantar, será que não estas a fazer as curvas muito devagar? mudaste o tamanho do pneu?
não sei o que poderá ser.

não, mas suponho que devam ter posto a pressao certa.
Nos velhos andava constantemente a encher os pneu, 2.9 atrás e 2.5 frente, o tamanho do pneu ficou igual
em relação ás curvas, noto que consigo entrar na curva mais rápido, porque consigo inclinar muito mais rápido, logo até as faço com maior velocidade


Última edição por tiagomdv em abril 26th 2014, 16:47, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9221
Idade : 35
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR600F 2012
Data de inscrição : 27/05/2013

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 13:11

Não conheço muito a forma do BT016, mas provavelmente tem um perfil mais desportivo, faz um pouco esse efeito que dizes, parece que a mota só quer é curvar... Razz

_________________________________________
Pneus novos, conduçao nova R8YquuM
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoP
CBR 600F2
RicardoP

Número de Mensagens : 1967
Idade : 34
Localização : Portugal
Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400
Data de inscrição : 05/02/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 13:47

eu apontava para pneus vazios mas pode ser suspensão, se assim for nada como procurar no manual quais as definições de origem e repor.
Ir para o topo Ir para baixo
Kafka
CBR 400
Kafka

Pendura : -te

Número de Mensagens : 481
Idade : 60
Localização : Home
Mota/Modelo : 1000rr-11
Data de inscrição : 17/07/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 15:17

Subscrevo que cada pneu tem a sua foram diferente de condução. É por isso que conduzir moto não tem nada a ver com a condução de um carro.
Por ter furado um pneu novo tinha um Michelin pilot road 2 e coloquei um michelin pilot power 2ct. à chuva em reta não agarra tão bem. E em seco é mais macio e faz gingar mais a moto!
Quanto ao levantar penso que é uma questão psicológica. Mal te habitues ao pneu vais sacar ainda mais rápido. Repara que se o pneu agarra melhor é suposto levantar ainda melhor!
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 15:45

Kafka escreveu:
Subscrevo que cada pneu tem a sua foram diferente de condução. É por isso que conduzir moto não tem nada a ver com a condução de um carro.
Por ter furado um pneu novo tinha um Michelin pilot road 2 e coloquei um michelin pilot power 2ct. à chuva em reta não agarra tão bem. E em seco é mais macio e faz gingar mais a moto!
Quanto ao levantar penso que é uma questão psicológica. Mal te habitues ao pneu vais sacar ainda mais rápido. Repara que se o pneu agarra melhor é suposto levantar ainda melhor!
Não sei se percebi bem, mas tou a falar em levantar a mota da curva, não levantar a roda da frente  Smile
Ainda não tentei com estes pneus, mas com os outros tinha que andar uns metros com o pneu árrojar pelo chao para aquecer, e só depois é que agarrava e levantava.
 
Pois, secalhar é mesmo do pneu ter uma forma mais desportiva, e por isso ter notado TANTA diferença.
Ainda à pouco apanhei um bocado de piso molhado e fiquei parvo com a aderência, dá tanta confiança como em seco, mas também nao inclinei muito, que estas primeiras chuvas são sempre tramadas.

Até sinto menos impacto das imperfeições da estrada  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
cj
CBR 400RR
cj

Número de Mensagens : 600
Idade : 51
Localização : CHARNECA DA CAPARICA
Mota/Modelo : CBR 600F4i
Data de inscrição : 16/01/2011

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 16:36

tiagomdv escreveu:
...
Nos velhos andava constantemente a encher os pneu, 2.5 atrás e 2.9 frente, ...


Olha que a pressão dos pneus é ao contrario  doido  lol! 



mas penso que a diferença o daikoni já te respondeu:
"
Se calhar estavas já habituado aos pneus "quadrados" e agora apanhaste uns bons pneus Razz"

Abc
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 16:46

cj escreveu:



Olha que a pressão dos pneus é ao contrario  doido  lol! 




mas penso que a diferença o daikoni já te respondeu:
"
Se calhar estavas já habituado aos pneus "quadrados" e agora apanhaste uns bons pneus Razz"

Abc

xD enganei me foi a escrever
Sim, também foi o que pensei na altura e também penso que seja disso


em relação ao levantar a mota da curva, não será os rolamentos da direção que deixam a direção mais pesada?
Ir para o topo Ir para baixo
cj
CBR 400RR
cj

Número de Mensagens : 600
Idade : 51
Localização : CHARNECA DA CAPARICA
Mota/Modelo : CBR 600F4i
Data de inscrição : 16/01/2011

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 17:07

Sim, tambem pode ter a ver com os rolamentos de direcçao.

Já agora, que pneu tinhas ? e mudaste os 2 ou só o de trás?
Ir para o topo Ir para baixo
Pedras
CBR 400RR
Pedras

Pendura : you wish...vai a pé!!

Número de Mensagens : 564
Idade : 41
Localização : lisboa,Ponte de lima
Mota/Modelo : ex EN500 ex CBR600F3 exCBF600SA-Actual : CBR600F4I SPORT silver
Data de inscrição : 16/08/2013

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 18:05

verifica se a tua suspenção da frente esta boa eu a ums tempos falei nisto que preciso fazer força(custa) a levantar a mota na saida de curva..
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomdv
Honda Monkey
tiagomdv

Número de Mensagens : 79
Idade : 83
Localização : Leiria
Mota/Modelo : CBR 600F 92
Data de inscrição : 25/03/2012

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 19:15

mudei os 2, os pneus que tinha eram uns que já tinham passado da validade, por isso é que duraram tanto tempo, acho que era michelin atrás e bridgestone à frente, nao me lembro

como ver se a suspensão está boa? ela não tem fugas de óleo
Ir para o topo Ir para baixo
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR
Data de inscrição : 23/05/2011

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 19:41

Aconteceu-me igual.

Tinha já uns pneus gastos e ainda para mais de marcas diferentes à frente e atrás e quando mudei (e para marcas iguais) a mota parecia que se queria deitar para tirar uma soneca.  Smile 

Achei piada, mas a condução não tinha nada a ver mesmo. Não foi mudado nada na mota excepto os pneus, portanto, eu aponto mesmo para o hábito a pneus "quadrados" e isso faz muita diferença.

Com o tempo habitua-se, mas não deixa de assustar o facto de se curvar e a mota inclinar muito mais do que aquilo a que se está habituado.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno.CBR
CBR 600F3
Nuno.CBR

Número de Mensagens : 2123
Idade : 42
Localização : Costa de Caparica
Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013
Data de inscrição : 04/05/2013

Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitimeabril 26th 2014, 19:57

Eu também senti grandes diferenças na condução quando mudei dos Dunlop para os BT 016 Pro, mesmo bué, mas acabas por te habituar num instante ...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Pneus novos, conduçao nova Empty
MensagemAssunto: Re: Pneus novos, conduçao nova Pneus novos, conduçao nova Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Pneus novos, conduçao nova

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-