InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarAjuda de opinião - Aquecimento LojaAjuda de opinião - Aquecimento V-deosAjuda de opinião - Aquecimento Fotos
Ajuda de opinião - Aquecimento Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Ajuda de opinião - Aquecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Antonio74
CBR 250
Antonio74

Pendura : Susana Henriques

Número de Mensagens : 200
Idade : 49
Localização : Mem Martins
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F
Data de inscrição : 10/07/2010

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 22:19

Boa noite pessoal
Preciso da vossa opinião em duas questões que estão relacionadas uma com outra.
A minha mota (CBR 600F 2000) aquecia muito ao ponto de quase chegar ao vermelho e para quem conhece o manómetro, o ponteiro saía do branco antes de "tocar" no vermelho...isto aconteceu várias vezes em dias de calor e com pouco "andamento" (trânsito e semáforos)...
Troquei termostato, igual; mandei arranjar e o mecânico disse que não era da bomba de água pois esta estava a funcionar e deu como causa uma pequena "fissura" na junta da cabeça.
Paguei duzentos e tal euros e hoje, com 33ºC em Lisboa, vindo de Sintra, mal cheguei ao Largo do Rato e já estava a bater no vermelho. Parei a mota e esta não pegou (mas tinha pegado bem em casa (Sintra))...
Questões: há mais alguma coisa que possa causar este problema? O que o mecânico disse é que é normal pois estava um dia quente...
Quem tem este tipo de mota ou já teve, acham normal?? Eu não acho!!
Estou fulo, para não dizer asneira, com esta situação e quero muito a vossa opinião...já estou farto desta situação e não ando a "nadar em dinheiro"...
Não tenho dinheiro para ir à Honda,senão até ia...
Agradeço as vossas opiniões e atenção
Cumprimentos e boas curvas
António
Ir para o topo Ir para baixo
Bertolucci
Honda Monkey
Bertolucci

Número de Mensagens : 91
Idade : 33
Localização : Norte
Data de inscrição : 21/03/2013

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 22:42

Não te sei esclarecer em relação ao teu problema mas posso-te dizer que a minha estando um calor infernal com transito e semáforos basta o ponteiro chegar só ligeiramente acima de meio que liga logo a ventoinha e o ponteiro da temperatura nunca passou daí para cima. Portanto não pode ser normal o que tem vindo a acontecer na tua..

Não sei se pode ajudar mas na minha já reparei que as fichas da ventoinha estão a partir, para já vai funcionando mas tenho andado com mais atenção, verifica a parte eléctrica das tuas ventoinhas a ver se está tudo ok.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio74
CBR 250
Antonio74

Pendura : Susana Henriques

Número de Mensagens : 200
Idade : 49
Localização : Mem Martins
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F
Data de inscrição : 10/07/2010

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 22:50

As ventoínhas funcionam (ouço-as a trabalhar) podem é não estar bem da pás e não fazer efeito.
Tendo como um relógio o ponteiro, antes das 9 horas ela dispara e começa a trabalhar, mas começa a subir, subir, subir até às 11h quase a bater no vermelho... Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Trinitom
CBR 500R
Trinitom

Pendura : algures caído

Número de Mensagens : 815
Idade : 38
Localização : UK
Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX
Data de inscrição : 31/10/2013

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:02

realmente não é muito normal.
tens confiança no mecânico?
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio74
CBR 250
Antonio74

Pendura : Susana Henriques

Número de Mensagens : 200
Idade : 49
Localização : Mem Martins
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F
Data de inscrição : 10/07/2010

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:03

Trinitom escreveu:
realmente não é muito normal.
tens confiança no mecânico?
Sim, até agora tenho...
Ir para o topo Ir para baixo
Trinitom
CBR 500R
Trinitom

Pendura : algures caído

Número de Mensagens : 815
Idade : 38
Localização : UK
Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX
Data de inscrição : 31/10/2013

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:13

tens visto o nível da agua? esta sempre igual?
uma coisa a ter em conta é que, a mota pode não ter problemas de aquecimento mas sim algum problema no sensor que lê a temperatura.

tenho quase a certeza que o sensor tem de ser substituído a uma certa altura ou quando ultrapassa uma uma leitura de erro acima dos 10%.
não sei se isso implica com que a mota não pegue em alguma forma de protecção.
Ir para o topo Ir para baixo
black arrow
CBR 250R
black arrow

Pendura : A aguardar ocupante

Número de Mensagens : 354
Idade : 38
Localização : chaves
Mota/Modelo : Honda cbr 600 rr 07
Data de inscrição : 18/03/2014

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:24

A mota depois de ir abaixo tornou a pegar ?
Ir para o topo Ir para baixo
tsoares
CBR 250R
tsoares

Pendura : A Maria

Número de Mensagens : 285
Idade : 38
Localização : porto (matosinhos)
Mota/Modelo : CBR 600 FSport
Data de inscrição : 12/11/2009

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:37

boas, nao conheco muito bem o sistema de refrigeracao da cbr, mas nao podera ter ar no circuito? ou ate mesmo o radiador estar entupido?
Ir para o topo Ir para baixo
Trinitom
CBR 500R
Trinitom

Pendura : algures caído

Número de Mensagens : 815
Idade : 38
Localização : UK
Mota/Modelo : CBR 900 RR, Ninja ZX12R, CR 500, CBR XX
Data de inscrição : 31/10/2013

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 16th 2014, 23:40

causas que podem causar sobreaquecimento-

termostato
tampa do radiador
sensor da temperatura
ar no sistema
junta da cabeça
cabeça empenada 
bomba de agua
algum tubo de agua perfurado

quando o mecânico mudou a junta ele verificou se a cabeça estava plana?
as vezes basta um sobreaquecimento para empenar a cabeça. 

outra coisa a ter em conta é o termostato, que mesmo sendo novo pode vir com defeito. (e parece que tem acontecido algumas vezes na 600f)
uma maneira fácil de testar é colocares o termostato numa taça com agua quente, e adicionares agua quente ate atingir a temperatura em que ele deve abrir, ai verás se o termostato funciona a temperatura devida.

a tampa do radiador também pode fazer aquecer o motor se não conseguir manter a pressão.
Ir para o topo Ir para baixo
Oz900RR
Honda Monkey
Oz900RR

Número de Mensagens : 40
Idade : 34
Localização : porto
Data de inscrição : 06/07/2014

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 17th 2014, 01:24

Podes tambem exprimentar andar sem termoestato para ver como se comporta. Partindo do principio que nao tem problemas de junta nem colassa e a ventoinha funciona, n tou a ver outra hipotese a nao ser o termoestato, se fosse da tampa do radiador sairia agua e mesmo assim acho que nao chegaria a esse ponto. Outra coisa, se a mota nao pegou depois de ter sobreaquecido nao me parece nada bom. E por ultimo sem querer ofender ninguem, acho que devias pensar em mudar de mecanico, porque se ele te diz que isso é normal entao as motas estao todas avariadas...

Para dar um exemplo, a 2 anos tive uma 60p f4, e numa brincadeira, com a mita quente(ponteiro a meio) fiquei praí 4minutos a dar rateres com a mota parada (à estupido eu sei) o ponteiro ficou a 3mm do quadrado branco, assusteime e arranquei loogo com a mota, ao fim de uns 700m o ponteiro desceu logo para o sitio obrigatoriamente normal dele: no meio! Lol
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio74
CBR 250
Antonio74

Pendura : Susana Henriques

Número de Mensagens : 200
Idade : 49
Localização : Mem Martins
Mota/Modelo : Honda CBR 600 F
Data de inscrição : 10/07/2010

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 17th 2014, 07:35

Boas
Sim, depois de ir abaixo voltou a pegar numa rampa (lá tive de pedir à oficina da Mercedes que me deixasse usar a rampa de acesso à oficina/garagem), mas parecia falta de bateria pois quando carregava no "Start" ela parecia morrer...só hoje vou ver melhor que ontem o dia foi para esquecer (correria de um lado para o outro)
Água ela tem...hoje vou falar com ele pessoalmente e ver o que se pode fazer...
Da bateria logo vos digo mais alguma coisa e a conversa que tive com ele (mecânico)
Mais uma vez obrigado pelas dicas...
Ir para o topo Ir para baixo
MotardFeio
CBR 600F4i
MotardFeio

Número de Mensagens : 3610
Idade : 20
Localização : Margem Sul
Mota/Modelo : CBR XX
Data de inscrição : 12/03/2014

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 17th 2014, 07:41

Olha que o radiador não deveria ter água, idealmente deveria levar Coolant (que provavelmente terá uma mistura com água não sei) - corrijam-me se estiver enganado.

Se a ventoinha dispara, consegues vê-la efectivamente a rodar?
Se aproximares a mão da mesma sentes a deslocação do ar?
O radiador está estanque?
Bomba de água tá boa pelos vistos...

Experimenta dar um salto à L&L e vê o que o Tiago te diz disso, ele parece ter um dedinho que adivinha...
Ir para o topo Ir para baixo
napsb1616
CBR 500R
napsb1616

Número de Mensagens : 802
Idade : 33
Localização : Espinho/Porto
Mota/Modelo : CBR 600 F4
Data de inscrição : 21/04/2013

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 17th 2014, 09:15

Boas, tenho uma F4 igualzinha a tua e nunca me aconteceu isso... Mesmo em cidade a ventoinha dispara quando o ponteiro temperatura está a meio e daí o ponteiro nunca mais sobe. Se o mecânico diz que é normal não acho nada. O melhor seria trocar de mecânico e ouvir mais opiniões...
Ir para o topo Ir para baixo
Lince Audaz
CBR 250R
Lince Audaz

Número de Mensagens : 281
Idade : 66
Localização : Viseu
Mota/Modelo : Honda CB 500
Data de inscrição : 05/06/2014

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 17th 2014, 09:39

Bem pelas informações que colocas aqui deverá ser aquela válvula que tem no radiador que não está a funcionar corretamente.

É essa válvula que dá informação do aquecimento á ventoinha que está no radiador e que faz disparar para fazer arrefecimento.

A moto em andamento tem obrigação do ponteiro estar sempre cá em baixo,  só nas paragens é que sobe. Pode estar algum canal obstruído e não deixa fazer a passagem e motiva aquecimento.
(A junta era de origem?)

Verificas-te se a temperatura de abertura do termostato era a mesma do de origem?

Também poderá ser a bateria que por falta de carga (retificador) não aciona o motor da ventoinha.

Será que não ficou nenhuma ficha desligada?


Lince
Ir para o topo Ir para baixo
luistarget
CBR 250R
luistarget

Número de Mensagens : 281
Idade : 50
Localização : Manique city
Mota/Modelo : Há procura.....
Data de inscrição : 25/05/2009

Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitimejulho 18th 2014, 18:01

Boas, passa no meu mecânico no Estoril que ele vê isso e faz bons preços.

https://pt-br.facebook.com/fernandobmotos
 
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Ajuda de opinião - Aquecimento Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda de opinião - Aquecimento Ajuda de opinião - Aquecimento Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Ajuda de opinião - Aquecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-