| CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura | |
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Autor | Mensagem |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 16th 2016, 18:57 | |
| Bem pessoal, quase que precisava de me apresentar novamente que já não vinha aqui faz um bom tempo. Tanto como a minha mota que não entrava numa oficina há 2 anos.. E entrou por motivos elétricos... Passo a descrever muito brevemente como aconteceu... Ia eu muito bem na A5 a fundo vá , quando a mota desliga e volta a ligar ... bem o que terá sido pensei eu... continuo e em carnaxide vai 1-2x vezes até chegar ao trabalho.... De saída do trabalho foi coisa de 200 metros e já não chegou à oficina.. desligou completamente Conclusão.. bobine de chamada queimada e retificador a debitar 19V sem aceleração.. a bateria tinha menos de 1 ano, não foi trocada.. vamos ver.. A mota atualmente trabalha, mas sem indicadores nenhuns... as luzes dos painéis (backlight) ligam, mas nada de sensores a mexer, nem kms.. Como não podia gastar mais dinheiro por agora na oficina, acabei por deixar ficar... mas é chato andar assim por isso vou investigar isto. Alguma ideia? já vi pelo fórum alguns tópicos e um recente que poderia ser o sensor de velocidade, mas isso é no manômetro digital Se for o CDI é pior , mas como está a ler a chave não acredito muito Qualquer sugestão será tida em conta |
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Nuno MSA CBR 600F
Pendura : ......é peso a mais.
Número de Mensagens : 1144 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : SYM NH-X 125; Ex: CBR 600 F Sport Data de inscrição : 12/06/2011
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 16th 2016, 21:04 | |
| Boas Ti. Mas olha uma coisa......a mota pega e trabalha a rotações normais e anda normalmente mas o painel não mostra dados nenhuns? Foi isso que percebi.........Se for esse o caso parece-me que o problema é mesmo do painel. Do sensor de velocidade não é de certeza que não se manifesta assim e terias dados e a luz Fi acesa. Ou é o painel ou quem sabe alguma ligação do painel à próxima peça de contacto ou um fio queimado talvez. Mas se a mota pega e trabalha e anda sem se peidar toda uma coisa é certa a CDI provavelmente está boa e tens o painel marado por algum motivo para já incerto. É o melhor da minha sabedoria . Vamos ver o que os mais experientes dizem |
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Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 16th 2016, 21:22 | |
| Primeiro, verifica a continuidade de todos os fusiveis, as luzes acendem certo, óleo , neutral, piscas, a unica coisa que não mexe é conta rotações e conta km, e a temperatura? Se alguém tiver o esquema eléctrico dessa mota talvez te consigamos ajudar, vê se consegues arranjar... |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 16th 2016, 21:55 | |
| Boas, sim anda na boa sem quebras... andei agora e puxei por ela... o painel deve ter queimado... as luzes ligam todas... a parte de sensores e km's nem sinal.. e o display tem uma mancha preta que acho que não tinha.. vou ter mesmo que desmontar a frente para sacar o painel Vou tentar arranjar o esquema daqui a pouco, que tenho isso algures no disco externo obrigado pessoal |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 17th 2016, 00:47 | |
| Aqui está pessoal Mas tenho primeiro que desmontar e ver realmente o que chega dos sensores.. se vier sinal dos sensores é porque foi mesmo o painel. E se for o caso alguém sabe quanto fica o €strago? onde arranjar este ou comprar um usado? porque na marca deve ser o preço de uma mota usada Amanha já o tiro fora... Bem aqui fica o estrago: Fusíveis queimados Suporte do fusível/bobine de chamada (tal foi o esticão do retificador que soldou um perno do fusivel) E aparentemente o mau da fita |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 18th 2016, 18:47 | |
| Bem hoje foi dia de desmontar, O antes, como podem ver todas as luzes de contrafundo ligam e as outras também, mas nada de manômetros nem conta kms Andei a testar algumas ligações, e até ver tudo em ordem, chega energia e confirma-se na voltagem certa Alguns indícios de humidade, mas nada queimado :/ Ou foi algum microcontrolador que foi a vida ou alguma proteção... ainda não olhei bem com olhos de ver E o dito a cru, só mesmo pela foto Vi no esquema electrico que o diodo da caixa de fusiveis tem varias ligações em comum com o painel.. já o testei e tudo ok.. era bom de mais para ser só isso lol Vou analisar, entretanto já pesquisei e usado fica-me a 130€ um, se alguém arranjar por menos diga xD, mas antes de comprar quero ter a certeza que chega os sinais todos dos sensores ...e se é realmente o painel pifado e não é a ICM pifada.. vai ficar para a semana isto por agora.. opiniões são bem vindas :p já agora fica aqui a foto do novo retificador.. este aquece mais.. das duas uma ou dissipa melhor energia ou é pior Novidades só para a semana, que vem ai o fds |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 17th 2016, 01:34 | |
| Bem pessoal, demorou, mas está resolvido. Atrás do painel de velocidade, depois de desmontado, dei com uma resistência queimada.. 1+1+1 componentes queimados... Basicamente 2 diodos, 1 resistência e uma pista simplesmente quebrou tal foi a corrente. Depois de algum trabalho, cerca de 2h e nas calmas... recuperei a placa. Depois coloco fotos |
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Cardosus CBR 600F
Pendura : AnjinhA qdo qer sentir emoções fortes :P
Número de Mensagens : 1275 Idade : 33 Localização : Aboboda - Sao Domingos de Rana Mota/Modelo : CBR 954RR Ex:CBR 900RR Data de inscrição : 20/01/2014
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 21st 2016, 01:52 | |
| No que poder ajudar Não é uma situação normal, mas tal foi a corrente que não aguentaram os componentes. já agora na Honda só a placa eletrônica ficava em 322€+IVA Somando os componentes todos (placa, mostradores, caixa) iria para os 600€ um painel novo. |
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Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 36 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
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Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 24th 2016, 08:30 | |
| Podes crer Edgar! Coincidências ou não desde que comecei a trabalhar de noite, deixei de vir a foruns.. e não foi só este xD Bem pessoal aqui fica a resolução! O problema visto de frente parte de trás: Pista ardeu completamente já reparado: Como não sabia o tamanho da pista original (a imagem engana devido ao isolamento porque o fio é fino). Vamos ver se não queima por ser fino demais. Antes isso do que o contrario pronto a montar: o teste: E parada deu isto, ahahahah O ponteiro estava mal preso (posição errada) na bobina. podia ter deixado que levava 40km/h de avanço todos os dias toca de abrir o painel e voltar a fechar. Ficou impecavel Aproveitei o desmontar e instalei isto na bicha (que há mais de 2 anos tinha isto aqui parado numa caixa): Não me preocupei muito com os 4 piscas como manda a lei, por agora... porque isso implicava trazer um fio do rele, que fica na traseira da mota. Quando trocar o filtro de ar ou algo que implique tirar o deposito faz-se isso Quer dizer então que só tenho 4 piscas se acionar esse botão e um pisca (esq ou drt) Tomada usb, foi o mais pratico.. só dá quando ligo os mínimos. Mas se for para manter irei usar um rele e ligar diretamente à bateria com um temporizador de 1min por exemplo. Pois caso desligue a mota o temporizador corta a corrente passado o tempo estabelecido. Evita-se empurrar a menina |
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angeloalmeida_ Honda Monkey
Número de Mensagens : 61 Idade : 31 Localização : Lisboa Mota/Modelo : GSXR K6 600; Ex 99 F4, Ninja 250R, Yamaha R125 Data de inscrição : 06/04/2015
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JPTaveira Honda Monkey
Número de Mensagens : 3 Idade : 40 Localização : Pinhal Novo Mota/Modelo : CBR 600 F4i (2001) Data de inscrição : 23/07/2018
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura fevereiro 15th 2019, 10:29 | |
| Boas pessoal, vou aproveitar este tópico porque estou com um problema pareceido. Tenho uma f4i de 2001 com o velocimetro digital e o conta rotações analogico. Fui mandar reparar e pintar o frontal que estava rachado e quando estava a montar tudo (desmontei o frontal, farol, aranha e desconectei o quadrante) antes de montar o farol liguei o quadrante para testar e está completamente marado. O ponteiro rpm não mexe, não mosta o relogio nem os Kms, só aparecem dois traços no visor e as unicas luzes que acendem são a FI e o N. Quando desligo a mota a luz de FI fica acesa (mas fraca) A bateria parece-me estar boa porque roda o motor de arranque de forma normal? Já aconteceu algo parecido a alguem? Ideias ou sugestões? |
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Deltamike Honda Monkey
Número de Mensagens : 12 Idade : 38 Localização : Setúbal Mota/Modelo : Cbr600f4 2000 Data de inscrição : 21/06/2019
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura outubro 5th 2021, 22:53 | |
| Boas pessoal, vou aproveitar o tópico para pedir ajuda como não pesco nada de electrónica... No meu caso, apenas algumas luzes do quadrante de vez em equando lembram se de não ligar, de momento é o indicador dos máximos e a luz de fundo do conta km, estão uns tempos sem ligar e de repente já tem luz outra vez, isto em questão de dias, depois quando uns estão ligados passam a estar outros sem luz, mas tudo funciona, simplesmente a luz indicadora é que às vezes não... |
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pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura outubro 6th 2021, 00:13 | |
| - Deltamike escreveu:
- Boas pessoal, vou aproveitar o tópico para pedir ajuda como não pesco nada de electrónica...
No meu caso, apenas algumas luzes do quadrante de vez em equando lembram se de não ligar, de momento é o indicador dos máximos e a luz de fundo do conta km, estão uns tempos sem ligar e de repente já tem luz outra vez, isto em questão de dias, depois quando uns estão ligados passam a estar outros sem luz, mas tudo funciona, simplesmente a luz indicadora é que às vezes não... Deltamike, Não te vou ajudar a não ser com apoio moral. Quando há intermitência normalmente é mau contacto. Exactamente qual será o problema? Só abrires e ires à procura. |
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pbmonteiro84 CBR 500R
Pendura : Mini - Monteiro
Número de Mensagens : 857 Idade : 40 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km) Data de inscrição : 08/05/2017
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura outubro 6th 2021, 10:58 | |
| Poderá ser mais fácil ver a ficha principal que vai para a frente da mota do que andar a desmontar a frontal para ver primeiro a ficha do painel.
Tens o PDF da tua mota ou não te sentes à vontade para isso? |
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pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
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Lusso CBR 600RR
Pendura : tenho a vaga aberta - manda CV
Número de Mensagens : 4754 Idade : 29 Localização : Over the rainbow Mota/Modelo : Triumph Daytona 675 '13 Data de inscrição : 13/01/2015
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Mecateknic Honda Monkey
Número de Mensagens : 9 Idade : 40 Localização : Corroios Data de inscrição : 22/02/2023
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pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 14th 2023, 12:18 | |
| - Mecateknic escreveu:
- Na cablagem do painel está lá um fio a ligar numa indicação 20km ..alguém sabe para o que serve?
Tens foto dessa ficha? Quantos pinos? Qual a cor da ficha? Com essa info é possível encontrar no diagrama. |
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Mecateknic Honda Monkey
Número de Mensagens : 9 Idade : 40 Localização : Corroios Data de inscrição : 22/02/2023
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pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 15th 2023, 17:10 | |
| - Mecateknic escreveu:
- Ficha branca ..pino com fio rosa com faixa amarela
..vai ligar entre o painel ao relé da bomba de combustível e a solenoide de controlo de ar De facto esse Rosa/Amarelo é bastante falado na web e no manual também. Esse fio tem a indicação de 20 km/h porque essa é a velocidade "trigger" para a bomba combustível começar a trabalhar. Abaixo disso, os carbs vivem da gravidade do combustivel no depósito. Aparentemente é um tema nas conversões de quadrante (i.e. F4i) porque não existe sítio onde ligar o fio. Ao que percebo, esse fio é o que fecha o circuito e deverá ser ligado à massa. No entanto, e tipicamente nestas gerações, a Honda usa a cor Verde como negativo. Mas como todos os circuitos têm de ter (+) e (-), e visto que quadrante tem ligação à massa faz sentido que controle o fio, fazendo passar massa pois o quadrante sabe quando "são 20km/h". Mas vejo um senão nisto tudo: é que a bomba estar sempre ligada porque vai achar que está sempre a 20km/h ou mais. Maybe? Podes sempre meter um switch para quando estás ao ralenti... DISCLAIMER: Como não tenho acesso ao diagrama do quadrante, não sei se isto é verdade, logo não me responsabilizo por fios/circuitos/motas a arder!Sugeria, caso ainda não tenhas, arranjar o manual. Lá descreve o procedimento correcto para validar se quando o fio é ligado à massa, se comporta como suposto. Consulta da página 5-6 em diante. O Rosa/Amarelo é frequente nos testes. Em alternativa, liga o fio à massa e vai dar uma volta a ver como ela se comporta e diz-nos o resultado. Boa sorte! |
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Mecateknic Honda Monkey
Número de Mensagens : 9 Idade : 40 Localização : Corroios Data de inscrição : 22/02/2023
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 17th 2023, 22:00 | |
| A cena é que eu ando até procura á imenso tempo da razão da mota falhar em altas e tenho trocado tanta coisa que este é um dos pontos que nunca tive a certeza o que fazer ....
O comportamento da mota é falhar em alta rotação... A bomba trabalha na mesma com o fio desligado Acho ( corrijam se estiver enganado) que o fio serve para dar corrente ao relé para dar mais intensidade visto que é um relé duplo ( 5 fios) e o fio também liga a solenoide de passagem de ar ... Não sei se o ligo a massa ou se o ligo a corrente .... Posso meter um botão e um fusível a meio para caso correr mal o fusível proteja o resto |
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pedro.sousa CBR 400
Pendura : É raro
Número de Mensagens : 466 Idade : 42 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro) Data de inscrição : 03/08/2021
| Assunto: Re: CBR 600 F4 sem km / rotações / velocidade e temperatura março 19th 2023, 18:42 | |
| - Mecateknic escreveu:
- A cena é que eu ando até procura á imenso tempo da razão da mota falhar em altas e tenho trocado tanta coisa que este é um dos pontos que nunca tive a certeza o que fazer ....
O comportamento da mota é falhar em alta rotação... A bomba trabalha na mesma com o fio desligado Acho ( corrijam se estiver enganado) que o fio serve para dar corrente ao relé para dar mais intensidade visto que é um relé duplo ( 5 fios) e o fio também liga a solenoide de passagem de ar ... Não sei se o ligo a massa ou se o ligo a corrente .... Posso meter um botão e um fusível a meio para caso correr mal o fusível proteja o resto O que o manual diz em termos de troubleshoot é que abaixo dos 20km/h o fio deverá ter a tensão da bateria, mas acima dos 20km/h não tem tensão, daí ligar a negativo. E esta alteração é feita certamente no quadrante por meio de um transístor. Algo com Gate/Drain/Source. Em termos de prevenção, ligar a negativo não irá queimar nada à partida, no entanto implementar um fusível fraquinho e um switch é um bom failsafe. Estou tanto às escuras como tu. |
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