InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarRevisão Amortecedor Traseiro  LojaRevisão Amortecedor Traseiro  V-deosRevisão Amortecedor Traseiro  Fotos
Revisão Amortecedor Traseiro  Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Revisão Amortecedor Traseiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 11:12

Companheiros,

É facto que o meu amortecedor traseiro, e provavelmente de todos os que ainda têm stock, está MORTO! Ou lá perto.
A única coisa que ainda faz alguma coisa é a pre-carga, porque todo o resto já há muito que passou de prazo.

Nesse sentido, estou capaz de me meter numa aventura de o tentar "recuperar", pelo menos o mais próximo de "novo" que me for possível.
Além da desmontagem, limpezas óbvias e mudança de óleo, a parte do carregamento de nitrogénio é onde o "problema" reside.

Como sabem, segundo a Honda o SHOWA que lá está não é "serviceable" mas o que não falta são soluções e ideias para tal, como é o exemplo deste jovem () mas em que recorreu a material RaceTech (que seria o ideal) mas que por terras lusas é no mínimo um pau para conseguir (mas corrijam-me se estou enganado).
Também não estou à procura de um mod top. Apenas recuperar a sua glória passada.

Portanto no fundo, e para manter a coisa "simples", estava a pensar fazer uma única modificação no reservatório remoto com a inclusão de uma válvula para permitir o carregamento de nitrogénio  sempre que necessário.
Será necessário algum DIY e o skill de alguém que consiga selar/soldar a válvula schrader à tampa do reservatório. Até aqui ACHO que é pacifico (sim, porque não vou ser eu a soldar 😅)

Já alguém tentou  algo do género?
Se sim, quais as vossas recomendações?
E onde (assumindo que o resto corre bem) é que se pode carregar o dito nitrogénio?

Aguardo a vossa sabedoria.

Boas curvas!


Última edição por pedro.sousa em outubro 15th 2021, 10:38, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 11:25

Em termos monetários, será que compensa a recuperação do amortecedor...?

Se compensar, avança! Senão, compra um novo
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 12:25

Paulo Laia-HULK escreveu:
Em termos monetários, será que compensa a recuperação do amortecedor...?

Se compensar, avança! Senão, compra um novo

É por isso mesmo que quero recuperar! Novos originais, nem pensar (se é que ainda se arranjam) e aftermarket, há preços para todas as carteiras, menos a minha.

A cena é que tenho um amortecedor para fazer a experiência. E sendo que serei eu a fazer tudo, excepto a válvula e o nitrogénio, certamente fica mais barato.
Se vai dar mais trabalho? Ah sim, mas se fosse fácil estavam cá outros =)

Também já andei a namorar os da RR, que já tem a dita válvula ja de origem (porque será?) mas o reservatório é no topo e na horizontal. Vai bater em algo certamente. Para não falar que o meu tem olho para amarrar ao braço e o da RR não.
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Laia-HULK
Fundador
Paulo Laia-HULK

Número de Mensagens : 8660
Idade : 52
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : ex: cb500; ex: cbr900rr 1992; ex: cbr1000rr 2008
Comentários : TWO WHEELS MOVE THE SOUL
Data de inscrição : 25/09/2008

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 15:24

Hummm.... 
tens que ponderar! Vê primeiro se realmente compensa o trabalho e o que vais gastar para o arranjares.

Quanto custa um amortecedor novo para a tua Babe...?
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 16:03

Não te metas nisso.... vais estas a inventar em algo que é critico na mota.

Se fosse algo "banal" ainda vá lá, mas contas pelos dedos de 1 mão quem se arriscou a fazer isso, mesmo em fóruns / grupos de FB lá fora Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 13th 2021, 20:07

Em bom rigor,  deverá ter o mesmo tratamento que a suspensão frontal. Arriscava dizer mais até, porque o óleo degrada-se mais rapidamente só de apanhar o calor do motor, para não falar do trabalho que é submetido.

A fazer a experiência será sempre num suplente. Tipo objecto de estudo. Se estragar, não está tudo perdido. A correr bem, é fazer no meu!

Ou então fazer como um reles mortal e meter nas mãos de quem realmente percebe da poda!
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 14th 2021, 21:32

Problema resolvido!!!
Em vez de inventar, vou deixar para quem sabe!

Assunto arrumado!

(Mas já que tenho um extra ali perdido, não me chamasse que Pedro Sousa, vou ter de contar quantas peças aquilo tem 😅)
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 14th 2021, 22:15

Queremos feedback do antes e depois
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
PSonic
CBR 600RR
PSonic

Número de Mensagens : 4071
Idade : 40
Localização : Aveiro
Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K3 + Suzuki Zillion UX50, ex-CBR600FJ Hurricane '88
Data de inscrição : 26/01/2011

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 15th 2021, 09:13

Melhor assim, temos q saber ser humildes e chegar a um ponto q é melhor entregar a quem sabe. É assim mesmo.

Se tens o outro para inventares força nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 15th 2021, 09:29

pbmonteiro84 escreveu:
Queremos feedback do antes e depois
Sure! Nem podia ser de outra forma!  Revisão Amortecedor Traseiro  1f60b 
PSonic escreveu:
Melhor assim, temos q saber ser humildes e chegar a um ponto q é melhor entregar a quem sabe. É assim mesmo.

Se tens o outro para inventares força nisso.
Fazer, até era gajo para tal, ia era demorar 1 ano em vez dos 5dias que está previsto.
Da conversa que tive com o homem (José Silva para quem tiver interesse), o problema maior até nem é o desmontar e montar novamente.

É verdade que é necessário ter as ferramentas certas (que até safava) e nitrogénio no arsenal (not so much), mas sobretudo os spares.
Segundo ele, os o-rings e vedantes que são substituídos são feitos apenas por uma empresa no Japão e em exclusivo para a SHOWA.
Sendo que é um amortecedor descontinuado, ele patinou para encontrar o fornecedor. Imaginem eu!

Por isso sim, foi a melhor abordagem. 
Porque comprar novo na Honda não era uma opção..900€ e uns trocos!!! Revisão Amortecedor Traseiro  1f635  Revisão Amortecedor Traseiro  1f635  Revisão Amortecedor Traseiro  1f635 
Para isso, optava sempre por aftermarket, que não só são mais baratos, como oferecem melhores features e performance (né @pbmonteiro84??)

Por isso, este será mais um tópico de partilha de conhecimento (mas não são todos?) do que outra coisa qualquer.
Ir para o topo Ir para baixo
pbmonteiro84
CBR 500R
pbmonteiro84

Pendura : Mini - Monteiro

Número de Mensagens : 825
Idade : 39
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR954RR - Ex CB125F (2anos - 22116km)
Data de inscrição : 08/05/2017

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 15th 2021, 11:46

pedro.sousa escreveu:

Sure! Nem podia ser de outra forma!  Revisão Amortecedor Traseiro  1f60b 


Porque comprar novo na Honda não era uma opção..900€ e uns trocos!!! Revisão Amortecedor Traseiro  1f635  Revisão Amortecedor Traseiro  1f635  Revisão Amortecedor Traseiro  1f635 
Para isso, optava sempre por aftermarket, que não só são mais baratos, como oferecem melhores features e performance (né @pbmonteiro84??)

Ainda vou ter a minha full Bitubo... para que? não sei, mas vou ter...
Ir para o topo Ir para baixo
https://pm-motorparts.pt/
pedro.sousa
CBR 400
pedro.sousa

Pendura : É raro

Número de Mensagens : 466
Idade : 41
Localização : Barreiro
Mota/Modelo : CBR600 F4i '04 + Casal K181 (Herança do Sogro)
Data de inscrição : 03/08/2021

Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitimeoutubro 15th 2021, 12:01

pbmonteiro84 escreveu:
Ainda vou ter a minha full Bitubo... para que? não sei, mas vou ter...

Só porque sim? Check!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Revisão Amortecedor Traseiro  Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão Amortecedor Traseiro Revisão Amortecedor Traseiro  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Revisão Amortecedor Traseiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Revisão ao amortecedor de direção
» Amortecedor traseiro
» afinação de preload amortecedor traseiro
» Regulação amortecedor traseiro
» Amortecedor traseiro Race Tech e Amortecedorde direcção Extreme Tech "Dúvida"

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Quadro, Suspensão, Travões, Rodas e Pneus-