InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarTécnica - As curvas - Página 3 LojaTécnica - As curvas - Página 3 V-deosTécnica - As curvas - Página 3 Fotos
Técnica - As curvas - Página 3 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 13th 2009, 23:58

Ficamos à espera Zé cheers

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
Convidado
Convidado
Anonymous


Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 14th 2009, 00:10

jam escreveu:
Em relação a este video que aqui falei, breve haverá novidades.


to curioso study
Ir para o topo Ir para baixo
ROÇY
Honda Monkey
ROÇY

Número de Mensagens : 68
Idade : 52
Localização : seixal
Mota/Modelo : cbr 600 f sport
Data de inscrição : 08/02/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 21st 2009, 02:37

eu custumo utilizar oura tecnica aliada a essa. (nao sei se mais alguem usa mas da jeito)
A curvar calco o patim do lado de dentro da curca, alivia um pouco a forca nos braços. é fazer ( countersteering ) com a ajuda dos pes.
Ir para o topo Ir para baixo
motocoins
CBR 400RR
motocoins

Número de Mensagens : 744
Idade : 46
Localização : evora
Mota/Modelo : cbr 1000 2008
Data de inscrição : 12/05/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 28th 2009, 18:21

Anda tudo muito tecnico!! Smile pesso desculpa mas, nao concordo com nada disto, ate pode estar aqui coisas corretas, mas isto é tudo muito relativo, o que eu acho é que para aprenderem alguma coisa devem ir tirar um curso de conduçao, e até lá nao entrem em aventuras, e andem sempre com margem para se defenderem. cumprimentos


para aprender a fazer contas é preciso ter um professor ,e praticar muito!... nao se aprende só de ouvir falar nelas.
Ir para o topo Ir para baixo
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 29th 2009, 01:35

motocoins escreveu:
Anda tudo muito tecnico!! Smile pesso desculpa mas, nao concordo com nada disto, ate pode estar aqui coisas corretas, mas isto é tudo muito relativo, o que eu acho é que para aprenderem alguma coisa devem ir tirar um curso de conduçao, e até lá nao entrem em aventuras, e andem sempre com margem para se defenderem. cumprimentos


para aprender a fazer contas é preciso ter um professor ,e praticar muito!... nao se aprende só de ouvir falar nelas.

Nem mais, nem menos.
Vamos lá propor aos Administradores organizar acções de formação com pessoal especializado.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
fernandes_85
CBR 250R
fernandes_85

Número de Mensagens : 336
Idade : 39
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : CBR600RR
Data de inscrição : 09/04/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 29th 2009, 11:34

jam escreveu:
Nem mais, nem menos.
Vamos lá propor aos Administradores organizar acções de formação com pessoal especializado.

Grande ideia!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ed_acelera
Fundador
Ed_acelera

Número de Mensagens : 6598
Idade : 46
Localização : Amadora ou Arganil
Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike)
Data de inscrição : 25/09/2008

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 29th 2009, 23:43

jam escreveu:
Nem mais, nem menos.
Vamos lá propor aos Administradores organizar acções de formação com pessoal especializado.

Talvez seja mais cedo do que vocês imaginem Cool

MCumps

_________________________________________
Ex-Honda CBR 600 F3 (PC31) 2001-2009  
A actual Lifan Pit Bike 140
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com/
jam
CBR 900RR
jam

Pendura : Anda na moto dela

Número de Mensagens : 12297
Idade : 64
Localização : porto
Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA
Data de inscrição : 16/02/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 30th 2009, 00:16

Ed_acelera escreveu:
jam escreveu:
Nem mais, nem menos.
Vamos lá propor aos Administradores organizar acções de formação com pessoal especializado.

Talvez seja mais cedo do que vocês imaginem Cool

MCumps

É já na segunda feira?
Amanhã não posso, vem cá a malta do forum e tenho que os conhecer
Domingo não posso, acção formação no Vasco Sameiro
Segunda, segunda
Hehehehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.cbrportugal.com
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 30th 2009, 01:50

Tá bem oh tecnica.... quando ela aperta.. toca de baldar até onde der... peseiras no chão??? sim tb já consegui... mas so com a esquerda...



foi para o lado que cai Embarassed

hehe Very Happy

Mas realmente tb ja dei cmg a por o rabinho de lado... e n e necessario inclinar tanto...parece me q assim ate se curva + depressa.. o joelhinho... irra q a recuperação deste é complicada LOL
Ir para o topo Ir para baixo
Ruimuskito
Honda Monkey
Ruimuskito

Número de Mensagens : 19
Idade : 45
Localização : Odivelas
Mota/Modelo : Honda CBR 1ooo RR
Data de inscrição : 22/04/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimemaio 30th 2009, 12:48

Depois de ver todos esses comentários e respeito a maneira de cada um de vás na maneira de curvar vou dár a minha honesta opinião,como comecei por baixas cilindradas habituei-me a deitar o corpo consoante a velocidade e pesso da máquina,em todas as motas que tive foi sempre no limite e um cadito antes de cair,lolol,felizmente,a anterior mota que tive (CBR 1100 XX) ensinou-me muito e foi um estágio para a 1000 RR,perna de fora só em circuito ou em estrada que conheça muito bem e que não tenha aqueles quadradinhos que se bateres neles até te arrancam da mota directamente para o chão,nunca entro em demasiada velocidade na curva,apenas quando já estou na curva é que dou gás,mas o fundamental é mesmo deixares-te levar ou seja não vires a direção simplesmente tomba a mota para o lado da curva e o rabiosque só sai da mota quando o joelho vai raspar,mas como disse inicialmente é a minha opinião e como conduzo,áh é verdade mais uma coisinha os kilometros e as motas é que fazem as curvas,por isso pratiquem,pratiquem,andem muito de mota,boas curvas pra todos.
Ir para o topo Ir para baixo
sWip
CBR 400
sWip

Número de Mensagens : 454
Idade : 39
Localização : Lisboa e s.joão da talha
Data de inscrição : 25/05/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimejulho 22nd 2009, 18:07

hj andei a experimentar essa tecninca do coutersteering, tenho pouca experiencia, e tinha medo de me inclinar, notava que não demorava o tempo que queria a inclinar a mota, mas depois de experiemtar ajudou bastante, noto que consigo me fazer a curva muito mais depressa, sem ter medo se vou conseguir inclinar o suficiente ou não, altamente!!!
Ir para o topo Ir para baixo
joao 929
Honda Monkey
joao 929

Número de Mensagens : 83
Idade : 39
Localização : vila nova de gaia
Mota/Modelo : cbr 929 rr
Data de inscrição : 01/07/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimejulho 25th 2009, 12:09

fazer o countersteering e mt util para grandes velocidades pois ajuda a curva da mota, mas atençao a duas coisas:
andar devagar e inclanar demasiado a mota (numa curva a direita puxar o punho direito mais para a frente que o necessário cria instabilidade, e a alta velocidade inclinar demais pode deitar mais a mota do que queremos e seguimos outra rota que nao a que queremos.
o ideal e começar devagar e deixar a pratica aplicar a inclinaçao correcta para cada curva
Ir para o topo Ir para baixo
cronus
Honda Monkey
cronus

Pendura : Não tenho

Número de Mensagens : 35
Idade : 50
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Yamaha GTS 1000
Data de inscrição : 02/07/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimejulho 25th 2009, 14:55

boas ppl. aconselho a malta a ler a revista motociclismo pois aborda a técnica de curvar exaustivamente e é muito bom para saber que forças estão envolvidas no acto de curvar. á que compreender estas forças para perceber o que faz a moto inclinar e manter-se inclinada durante uma curva.

basicamente existem 3 fases na curva, a travagem, entrada e saida da curva. muuuiiito resumidamente, deve-se travar antes da curva, manter a rotação, não usar a embraiagem mas apenas o motor e mal se passe o apex ( ponto mais interior da curva) da curva, acelerar. ora isto tudo parece facil mas não o é. a ideia é de que se deve entrar na trajectoria correcta da curva de forma a que a moto quando chega ao apex da curva está em posição para se começar a acelerar logo. eu já experimentei isto e realmente notei que estou a fazer as curvas um pouco mais rápidas.

e ao contrário do que estão a dizer, para inclinar a moto por exemplo para a esquerda tem de empurrar o punho da direita e vice versa. o efeito da força centrífuga obriga a que desloque o seu centro de gravidade fazendo com que conjunto moto/condutor inclinem para a esquerda. dentro da curva, a força centrifuga/giroscópica força a moto a voltar á posicao vertical ai sim devem então exercer força no punho do lado que estão a curvar para manter a moto nessa posição. isto são coisas que acontecem numa fracção de segundos. experimentem numa recta devagar empurrar para a frente o punho da direita e depois o punho da esquerda. a tendencia da moto é virar para o lado contrario de onde se está a empurrar o punho.

depois á que contar com varios factores. o tipo de moto, o angulo de viragem dessa moto, tipo de pneu, condições da estrada, alcatrão...ver os meninos do motogp, sbk a fazerem aquelas curvas brutais é diferente de as fazer na estrada pois o alcatrão duma pista tem um componente de aderencia muito superior ao de uma estrada normal.

eu tenho em pdf as folhas desta revista. se souber onde as alojar meto aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimeagosto 4th 2009, 21:09

boas tardes...

faço uma coisa que nao sei se é a mais correcta, mas sem duvida que me dá jeito...com o meu corpinho por vezes a inclinação do meu corpo, a velocidades nao exageradas nao compensa o peso da mota, e ela teima em fazer a curva mais larga e a por-se de pé....

ao olhar para provas...lol que inspiração, comecei a rodar o joelho....mto melhor....agora nao falho uma....

acham que há algum perigo??? (sem ser tocar com o joelho, no chao, porque lá nao chego de certeza)....lol
Ir para o topo Ir para baixo
Dark_Jak
CBR 400RR
Dark_Jak

Número de Mensagens : 513
Idade : 36
Localização : Guimarães
Mota/Modelo : Tracer 900 GT 2018 & VT600 95-> Tracer 700 2018 -> Ex-600RR 05-> ex-CBR 600F ex- CRF 250 ex-KXF 250
Data de inscrição : 03/10/2008

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimeagosto 5th 2009, 01:20

AGAS, em termos de rodar o jeolho, varia conforme o que queres dizer com rodar o joelho.
Pois em circuito, o joelho usa-se para duas coisas simplesmente, para medir inclinação, e ajudar a levantar a moto.
O que te ajuda na inclinação é sim a tua parte superior, do corpo e pressao nas pernas, o joelho em si, não serve de grande coisa em termos de direcção.

Eu no meu caso evito ao maximo fazer pressão com o guiador, ou seja deixar o guiador o mais neutro e leve nas tuas maos durante a curva, e usar o peso e posicionamento do teu corpo nos patins e na moto.

Aqui ficam um video que ja andou por ai... que te explicar melhor o que quero dizer..

Ir para o topo Ir para baixo
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimeagosto 5th 2009, 21:19

daqui a um tempo sai o anuncio

"aprenda a andar de mota no conforto da sua casa"

lol
Ir para o topo Ir para baixo
Dark_Jak
CBR 400RR
Dark_Jak

Número de Mensagens : 513
Idade : 36
Localização : Guimarães
Mota/Modelo : Tracer 900 GT 2018 & VT600 95-> Tracer 700 2018 -> Ex-600RR 05-> ex-CBR 600F ex- CRF 250 ex-KXF 250
Data de inscrição : 03/10/2008

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimeagosto 5th 2009, 23:24

Lolol, realmente AGAS, tem razão...

Mas depois tambem ha sempre aquela coisa, uma coisa é ver isso isso e praticares isso sentado e parado.
Outra coisa é por isso mesmo em pratica quanto vais numa moto e fazeres uma curva a 100 e cento e muitos km/h.
Pois ao inicio acredita que é muito estranho...

Cumprimentos "V"
Ir para o topo Ir para baixo
kripton
CBR 125R
kripton

Número de Mensagens : 141
Idade : 37
Localização : Montijo
Mota/Modelo : Honda cbr 600rr 05/ Suzuki GN 250
Data de inscrição : 24/07/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimeagosto 6th 2009, 00:35

eu por acaso tenho algum receio de faxer isto..parece ke a bike vai me fuggir de baixo e vou estatelar me no chao...bahh mas e como tudo na ha nada como experimentar em circuitos fexados com alguem ke saiba curvar e depois treinar depois e so apanhar o geito...so custa a 1º vex...boas curvas
Ir para o topo Ir para baixo
TWEETY
CBR 600F2
TWEETY

Pendura : DEUS

Número de Mensagens : 1831
Idade : 51
Localização : Alverca do Ribatejo
Mota/Modelo : Suzuki Gsx-r 750 K1
Data de inscrição : 03/02/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 7th 2009, 15:45

Já vi que isto é tudo rapaziada que quando sai para dar umas voltas leva o "pijama"... Shocked e é ve-los a deitarem-se nas curvas....

Agora a serio curvar tem muito que se lhe diga e eu que o diga....costumo andar aos domingos com um amigo da velha guarda que tem uma GTS e eu na minha Fsport não o consigo apanhar...o gajo curva com aquele peso todo a 250...dassseeeee pro velho.....a 1º coisa que ele fez à GTS foi tirar-lhe os limitadores.... mas o facto é que tenho aprendido bastante com ele...
Uma das primeiras foi a cena do volante... curvar para a esquerda empurrar o volante para a direita e vice versa e a moto deita-se logo mais...a cena do joelho de fora uzo mas é para me dar mais equilibrio embora ultimamente tenho tentado curvar com os joelhos colados ao deposito....
Tudo o resto virá com o tempo... uma coisa já verifiquei a rapaziada que gosta de sair de fora da mota para curvar é só show off pois no Moto GP um gajo vê essa cena mas esquece-se que aquela rapaziada só anda nos limites e curvam tb nos limites, a mota já não deita mais entam os meninos tem de sair para fora para darem ainda mais inclinação (penso eu de que), duvido que a maior parte do pessoal que faz isto na estrada ande nos limites, dai a conclusão é simples SHOW OFF....

abraço
Luis
Ir para o topo Ir para baixo
http://Luispiupiu@gmail.com
kiKe
Honda Monkey
kiKe

Número de Mensagens : 26
Idade : 38
Localização : Oeiras
Mota/Modelo : CBR600 F4
Data de inscrição : 13/04/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 7th 2009, 18:25

Luispiupiu escreveu:
J(...)uma coisa já verifiquei a rapaziada que gosta de sair de fora da mota para curvar é só show off pois no Moto GP um gajo vê essa cena mas esquece-se que aquela rapaziada só anda nos limites e curvam tb nos limites, a mota já não deita mais entam os meninos tem de sair para fora para darem ainda mais inclinação (penso eu de que), duvido que a maior parte do pessoal que faz isto na estrada ande nos limites, dai a conclusão é simples SHOW OFF....

abraço
Luis

A minha opinião é que não é só show off...quanto mais peso pões fora da mota menos tens de a inclinar, logo menos longe estás do limite do que o pneu agarra bem. Claro que para uma curva de 10º não se justifica, mas nas mais apertadas dá-me mais segurança. Mas posso ser eu, que efectivamente sou um bocado maçarro.

Ah, e também é mais giro meter o rabo de fora pra curvar Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Bad4company
CBR 750
Bad4company

Pendura : Sagres/Super Bock... depende!

Número de Mensagens : 6407
Idade : 62
Localização : MAFRA
Mota/Modelo : BMW R 1100 RT
Data de inscrição : 25/04/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 7th 2009, 19:09

Bom, o rabinho de fora em determinadas situações já me aconteceu... e e´exactamente o que aqui foi escrito... mais peso fora da moto, menos inclinação da mesma, conseguem-se correções de trajétória um tanto ou quanto radicais, acreditem que funciona.

O "empurrar" o volante para correção em curva tbm funciona e muito bem, embora eu ache que em velocidades altas pq para usar esta técnica se fôr em baixa velocidade pode ser perigoso e fatal.

Para roçar com as cabeças da BM no chão ñ posso usar essa do "rabinho" lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.floraldesign.com.pt
AMAS
CBR 600F2
AMAS

Número de Mensagens : 1628
Idade : 39
Localização : -
Mota/Modelo : R1
Data de inscrição : 01/08/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 7th 2009, 21:05

se vocs tivessem 48 kilos e tivessem uma cbr 900rr a querer meter-se de pé e vcs a querer deita-la......metiam td de fora como eu meto...é joelho, é rabo.....vou com tudo...... Very Happy

fiz a viagem atras do tio Luis ao cabo para tirar umas ideias..... cheers

Tio BAD??? Essas caipirinhas???
Ir para o topo Ir para baixo
MarCoelho
CBR 400RR
MarCoelho

Número de Mensagens : 629
Idade : 48
Localização : Aparaguas Honda
Mota/Modelo : Várias Honda
Data de inscrição : 06/10/2008

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 7th 2009, 21:46

Boas.
Sou tao maçarico, que nem sei para mim quanto mais para ensinar aos outros!!!
Este e um dos meus principios de andar de moto.
Ir para o topo Ir para baixo
Bad4company
CBR 750
Bad4company

Pendura : Sagres/Super Bock... depende!

Número de Mensagens : 6407
Idade : 62
Localização : MAFRA
Mota/Modelo : BMW R 1100 RT
Data de inscrição : 25/04/2009

Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitimesetembro 8th 2009, 00:32

AGAS escreveu:
se vocs tivessem 48 kilos e tivessem uma cbr 900rr a querer meter-se de pé e vcs a querer deita-la......metiam td de fora como eu meto...é joelho, é rabo.....vou com tudo...... Very Happy

fiz a viagem atras do tio Luis ao cabo para tirar umas ideias..... cheers

Tio BAD??? Essas caipirinhas???

Eu só meto tudo de fora quando já estou mesmo muito bem aviado.. e nem sempre.

Atrás do Tio Luis... foste a controlar o rabo do Homem... agora já percebi pq q moto caiu para o lado... lol!

As caipirinhas ñ estão esquecidas miuda... vamos vêr se ainda consigo combinar alguma coisa aqui por casa até ao final do mês... Sanxenxo vai-me deixar sem "Xenxo" pás caipirinhas, por isso vou ter de recuperar "folego"... mas esquecido ñ está.

O prometido é devido... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.floraldesign.com.pt
Conteúdo patrocinado




Técnica - As curvas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Técnica - As curvas Técnica - As curvas - Página 3 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Técnica - As curvas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» TÉCNICA MÉDICA
» Técnica de Pintura HYDROGRAPHICS
» Técnica para fazer cavalinhos
» Maravilha da técnica... Portugal é lindo
» Vídeo: Nova técnica para curvar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GERAL :: Técnicas de condução-