InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrarDesligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 LojaDesligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 V-deosDesligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Fotos
Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Desligar mota com ventoinha ligada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 24th 2010, 22:22

ok em relação a mota obrigado pela dica..

carros a turbo e n turbo, por opção minha e por sistema.. deixo smp um pouco a trabalhar antes de arrancar e antes de parar.

assim n ha que enganar.
Ir para o topo Ir para baixo
j_santos
CBR 600F4
j_santos

Número de Mensagens : 2893
Idade : 40
Localização : gondomar - Porto
Data de inscrição : 30/03/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 24th 2010, 23:00

luís alves escreveu:
o disparo da ventoinha por norma é sempre acima dos 100, variando de motor para motor ou marca.......desligar pra mim é, a melhor opçao imagine-se num dia quente pra quê sacrificar mais o motor se se pode logo acabar.....pois com o motor parado a temperatura só desce nunca vai aumentar mais do que está ......eu penso assim ..pois embora é um assunto interessante ,,,,no livro que a minha cbr 1000rr trouxe....nada disso explica.........
haja saude

ao desligares a mota a temperatura sobe sempre, nada de significativo mas nao desce de imediato pois ainda vai o bloco passar mais um pouco de temperatura para a agua (que desligada nao circula) so depois começará a baixar..
Ir para o topo Ir para baixo
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 25th 2010, 15:48

isso mesmo..... Smile j_santos
Ir para o topo Ir para baixo
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 28th 2010, 19:09

A minha dispara aos 105º, e o que eu faço é, mal a desligo no corte corrente desligo logo a chave e a ventoinha para e não fica a gastar bateria.
Se a deixares a trabalhar ao relantim a temperatura não baixará, as R's paradas só aquecem, só em andamento é que arrefece.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 28th 2010, 20:58

a minha arrefece ao relantim é estranho..ja viste se esta tudo bem com o mota CBR666????
Ir para o topo Ir para baixo
CBR666
CBR 600F3
CBR666

Número de Mensagens : 2360
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250
Data de inscrição : 17/10/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 28th 2010, 21:00

davidrr escreveu:
a minha arrefece ao relantim é estranho..ja viste se esta tudo bem com o mota CBR666????

Eu acho que está tudo OK, o que é certo é que a minha ao relantim mantem a temperatura, se tiver acima dos 105º, poderá baixar 2/3º.
Estranho.
Ir para o topo Ir para baixo
http://ll-motors.pt
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimenovembro 28th 2010, 21:07

ya é mxm...ela dispara a ventoinha aos 105g mas arrefece ate aos 98º 100º

n sei mxm
Ir para o topo Ir para baixo
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 4th 2010, 22:51

Edgar_Oliveira escreveu:
se desligares a mota mas deixares a chave rodada, a ventoinha continua a trabalhar ate a mota arrefecer.

eu actualmente faço assim.

Edgar. estás a cometer um "grande" erro, a única coisa que tem efeito é na bateria!

Ao desligares o motor deixas de ter circuito de água! E a única coisa que estás a fazer é a arrefecer a água do radiador! E a descarregar a bateria rapidamente! Surprised


Última edição por Morais em dezembro 4th 2010, 23:51, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Edgar_Oliveira
CBR 1000RR
Edgar_Oliveira

Pendura : Susana_Pires

Número de Mensagens : 28359
Idade : 35
Localização : Palmela
Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010
Data de inscrição : 17/09/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 4th 2010, 23:09

n volto a faze-lo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
AVPrendas
CBR 600F4i
AVPrendas

Pendura : MMPrendas

Número de Mensagens : 3424
Idade : 39
Localização : Wonderland
Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red
Data de inscrição : 22/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 5th 2010, 09:38

A minha parada, não arrefece!
Se tiver parada com ela algum tempo a ventoinha entra logo em funcionamento!
Ou aos 98ºC quando estou completamente parado ou se andar em pára arranca...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pcxportugal.com
guatemal
CBR 400RR
guatemal

Número de Mensagens : 536
Idade : 42
Localização : Oliveira De Azeméis
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR 04
Data de inscrição : 01/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 5th 2010, 15:26

só se desliga a mota quando a ventoinha parar....
Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 7th 2010, 20:51

Quando a temperatura está perto dos 100... desligo a moto.. Quando se atira lá mesmo para cima espero até arrefecer um pouco!
Ir para o topo Ir para baixo
motocoins
CBR 400RR
motocoins

Número de Mensagens : 744
Idade : 47
Localização : evora
Mota/Modelo : cbr 1000 2008
Data de inscrição : 12/05/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 9th 2010, 19:22

Eu desligo e ao fim 30 segundos ligo a mota de novo, e ela baixa a temperatura rapinamento e depois volto a desligar, esperimenta e vais ver que resulta Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 10th 2010, 20:02

motocoins escreveu:
Eu desligo e ao fim 30 segundos ligo a mota de novo, e ela baixa a temperatura rapinamento e depois volto a desligar, esperimenta e vais ver que resulta Smile


“e ela baixa a temperatura rapidamente”

Se isso acontece, estás a facilitar um choque térmico… Se paramos e a mota está com a ventoinha ligada:

1º O que está a 100Cº ou a 105Cº é a água do sistema de arrefecimento!

2º O Motor está a muito mais quente que isso!

3º Por exemplo: à saída das “câmaras de combustão” / entradas dos colectores estamos a falar de temperaturas a rondar 750Cº / 800Cº ás 3.500, 4.000Rpm…

4º Não há referência nenhuma no manual de utilização para deixar a ventoinha parar e só depois desligar o motor. study

5º É bem mais importante deixar a centralina fazer o “Start Check” antes de fazer Starter! e isso muita malta nem se lembra... Wink

Se a “mota” esta a 100Cº e a parar-mos o ar está a 30Cº +/-, no máximo... a natureza arrefece-as! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
motocoins
CBR 400RR
motocoins

Número de Mensagens : 744
Idade : 47
Localização : evora
Mota/Modelo : cbr 1000 2008
Data de inscrição : 12/05/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 10th 2010, 20:14

Tudo bem, mas se eu a disligar mesmo quando ela tem a ventuinha ligada nao faz mál certo!? eu desligo a mota um pouco e depois volto a ligar o motor e ela baixa muito mais rapido do que se ficar á espera que a ventuinha se desligue com ela a trabalhar! de qualquer forma penso que de uma forma ou de outra isso nao prejudica em nada o motor, caso contrario o frabricante diria nao desligue o motor com a mota em fase de arrefecimento, ( ventuinha ligada )
Ir para o topo Ir para baixo
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 10th 2010, 22:17

Certo! É mesmo isso que estou a dizer!
A mota arrefece mais rapidamente com o motor desligado, do que com o motor a trabalhar, uma vez que dessa forma não está a ser gerado calor pelo seu funcionamento!

Não há problema nem vantagem! Apenas estás a dar mais desgaste à bateria e mais um ciclo ao motor de arranque!

É de lembrar que o maior desgaste de qualquer máquina dá-se no seu arranque! Cool
Ir para o topo Ir para baixo
motocoins
CBR 400RR
motocoins

Número de Mensagens : 744
Idade : 47
Localização : evora
Mota/Modelo : cbr 1000 2008
Data de inscrição : 12/05/2009

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 03:19

sim tens razao!
Ir para o topo Ir para baixo
khan
CBR 150
khan

Número de Mensagens : 169
Idade : 49
Localização : Alverca
Data de inscrição : 30/08/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 06:52

vou vender o meu peixe....

pelo menos nos carros, a ventoinha trabalha com o carro desligado até a temperatura ser menor que o valor da válvula térmica (e termoestato).
Deve-se, principalmente nos sobrealimentados, deixar o carro um pouco a trabalhar. Não tanto devido as pressões, mas devido a lubrificação do turbo/compressor. Ao desligar a chave, vai-se desligar a bomba de óleo, e consequentemente o atrito dentro do veio da turbina irá aumentar....(calculem não haver lubrificação nos momentos íntimos!!.... Wink )

nas motas, deve-se passar o mesmo...agora desligar e ligar e a temperatura diminuir muito....não estou a ver o filme...só mesmo desgaste do motor de arranque/bateria..
Ir para o topo Ir para baixo
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 15:43

khan escreveu:
vou vender o meu peixe....

pelo menos nos carros, a ventoinha trabalha com o carro desligado até a temperatura ser menor que o valor da válvula térmica (e termoestato).
Deve-se, principalmente nos sobrealimentados, deixar o carro um pouco a trabalhar. Não tanto devido as pressões, mas devido a lubrificação do turbo/compressor. Ao desligar a chave, vai-se desligar a bomba de óleo, e consequentemente o atrito dentro do veio da turbina irá aumentar....(calculem não haver lubrificação nos momentos íntimos!!.... Wink )

nas motas, deve-se passar o mesmo...agora desligar e ligar e a temperatura diminuir muito....não estou a ver o filme...só mesmo desgaste do motor de arranque/bateria..

tem logica o k disseste mas o "filme" é que desligando o carro ou mota com a ventoinha a trabalhar paras a circulaçao da agua pk a bomba d agua esta parada"motor parado nao trabalham as correias k umas delas faz trabalhar a bomba d agua,."na realidade estas a arrefecer apenas o radiador mas a agua k esta na cabeça do motor e tubos esta parada fazendo um aquecimento mais alto por momentos....ela tem k circulas"agua ,anti congelante....."
Ir para o topo Ir para baixo
khan
CBR 150
khan

Número de Mensagens : 169
Idade : 49
Localização : Alverca
Data de inscrição : 30/08/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 18:57

sim..correcto...
.mas como o termoestato está aberto (a quente), a penso que mesmo com a "agua", o circuito está aberto...e o liquido deve arrefecer por simpatia?? lol
ou se calhar, serve mesmo para arrefecer o liquido que está no radiador, para assim que se fizer novo arranque, o liquido entrar mais fresco no motor??
Ir para o topo Ir para baixo
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 19:06

Errado!

É por isso é que não se deve meter agua "fria" no radiador quando o motor está subreaquecido, devido a uma brusca descida de temperatura há falência de material!
Da mesma forma que não se deve arrancar a fundo com os motores frios! study
Ir para o topo Ir para baixo
khan
CBR 150
khan

Número de Mensagens : 169
Idade : 49
Localização : Alverca
Data de inscrição : 30/08/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 20:18

..não foi isso que eu escrevi....se calhar expliquei-me mal....
o liquido que esta dentro do radiador, é que com a ajuda da ventoinha, e enquanto a válvula térmica "der ordem" (isto com o motor parado), vai diminuindo a temperatura...calcula...a valvula dá contacto aos 90ºc e o termoestato abre o diafragma á mesma temperatura.como o circuito está aberto, a temperatura vai diminuir ate aos tais 90º graus...

o arrancar a fundo com os motores frios, tem a ver com a lubrificaçao.....
Ir para o topo Ir para baixo
Morais
CBR 600F2
Morais

Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P

Número de Mensagens : 1763
Idade : 44
Localização : Cartaxo
Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;)
Data de inscrição : 17/10/2008

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 22:45

Não há vantagem nenhuma de ficar à espera que a ventuinha pare!

"o arrancar a fundo com os motores frios, tem a ver com a lubrificaçao....."

...no caso a falta dela, mas não só, o outro grande problema é estar a expor o motor a temperaturas brutais, enquanto que todos os componentes metalicos estão frios, bloco do motor, carter, babeça... etc...
Ir para o topo Ir para baixo
khan
CBR 150
khan

Número de Mensagens : 169
Idade : 49
Localização : Alverca
Data de inscrição : 30/08/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 11th 2010, 23:05

sim....

o que tentei explicar, era o motivo possível da ventoinha continuar a bombar com o carro desligado...

posso estar enganado, mais quanto menor foi a temperatura do motor (e componentes), maior o rendimento..certo?

se tivesses sempre o motor a..sei lá......30º, e com uma lubrificação perfeita,terias uma máquina "do power"....segundo as contas da "esquina", cada grau tirado, é mais uma cavalo que se obtém....

Por norma, os problemas..empenos, etc, são derivados a temperaturas excessivas....
tens o exemplo das colaças......que empenam com o calor....

tens outro exemplo....as brocas....quando são para fazer buracos "à homem", tem de ser lubrificadas para não empenar devido ao movimento das moléculas (calor)...


Ir para o topo Ir para baixo
davidrr
CBR 600F2
davidrr

Número de Mensagens : 1538
Idade : 44
Localização : sintra
Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR
Data de inscrição : 23/09/2010

Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitimedezembro 12th 2010, 13:27

sim nas brocas ya lol....mas no motor desligas a mota a agua para de circular a ventoinha a trabalhar mas so mesmo a arrefer o radiador nada mais ...a agua passa pelo radiador para voltar a entrar n motor com a intuiçao de estar mais freca percebes..asiim nao arrefece nada
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Desligar mota com ventoinha ligada? Desligar mota com ventoinha ligada? - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Desligar mota com ventoinha ligada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Portatil com ventoinha sempre ligada
» 600rr ligada as maquinas
» Desligar luz de HISS
» Desligar bateria CBR 600f
» CBR 929 - Assobio constante apos desligar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: GARAGEM :: Arquivo :: Mecânica & Truques-